Histórico de Pesquisas x Nova Política de Privacidade do Google

Vale a pena dar uma atenção especial para este aviso de alteração nas Políticas do Google:

1º de março de 2012 a nova Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google entrarão em vigor. Se optar por continuar usando o Google após a alteração ocorrer, você estará de acordo com as regras de utilização dos serviços da gigante.

Tire um tempinho para ler (e entender) as mudanças impostas pelo Google: www.google.com/intl/pt-BR/policies/

Resumidamente, a mudança consiste em substituir todas as políticas de privacidade por uma única política e alertar os usuários que seus históricos de pesquisas no Google podem ser utilizados pela empresa para diversos fins, sendo um deles (o carro chefe da empresa) a oferta de anúncios mais relevantes seguindo suas preferências.

Se você não deseja que o Google utilize seus dados de pesquisas, siga os passos abaixo:

1 Passo: Consulte o Histórico de Pesquisas que você já realizou na Web – www.google.com/history

2 Passo: Acesse sua conta no Google


3 Passo:
 A imagem abaixo ilustra como pode ser administrado o histórico de acessos


4 Passo:
Você tem a alternativa de parar a gravação de suas pesquisas, clicando sobre o botão Pausar.

Se mudar de ideia e quiser voltar, basta acessar o mesmo endereço e clicar no botão Retornar, para o Google capturar suas pesquisas novamente.

Resta saber o que nunca saberemos: O que o Google faz com os backups destas informaçoes? Remove ou restuara e continua usando sem sabermos? Será que as informações são realmente removidas ou será que apenas estão ocultas para nossos olhos? Vai saber…

Marcos Henrique

Mais artigos deste autor »

Marcos Henrique é pós-graduado em Segurança da Informação, é o desenvolvedor do site 100security.com.br, autor dos livros Nagios – Monitoramento de Redes e ownCloud – Crie sua Própria Nuvem publicados pela editora Ciência Moderna.


1 Comentários

eduardohki
1

Aposto que após deletar, o Google coloca uma TAG nas pesquisas pra deixar elas inativas… Só não aparece para os usuários.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!