Soluções para o Dlink DI-524 que funcionam!

Muitos techies não viam a hora de comprar um roteador WiFi e instalar em casa. Mas como toda nova tecnologia, essa também custava caro.

A solução foi comprar um dos mais baratos, e entre eles, o mais famoso é o Dlink modelo DI-524, que mais tarde evoluiu para o DI-524 150(mbps). Lembrando que existem roteadores WiFi para poucos e muitos usuários. Não adianta pendurar dezenas de usuários em um roteador meia-boca e depois ficar reclamando Internet a fora.

Mas finalmente o tal roateador chegou e após ligá-lo e configurá-lo, o DI-524 mostra porque a relação com seus usuários é de amor e ódio. Alguns deles funcionam bem, mas outros, são uma dor no pescoço!

O bicho trava, não conecta, ping instável, lento toda vida. Mas algumas dicas de usuários pacientes parecem resolver o problema, ou minimizar seus efeitos irritantes: Atualizar o firmware, trocar a fonte, usar ventilador, etc.

Tive o desprazer de adquirir uma dessas belezinhas… a do tipo escangalhada…

Fiz tudo o que estava ao meu alcance, chegando a utilizar um firmware modificado por um usuário americano obcecado.

Mas a idéia logo chegou: Utilizar todas as dicas! Ou então as melhores, mais coerentes e/ou eficazes.

Aqui vão as dicas: Hardware, firmware, canal & velocidade das portas e performance.

1 – Hardware: Não pendure vários elementos de rede no DI-524 através das portas RJ-45, mas só os mais importantes. Utilize tantos acessos wireless quanto puder, mas evite downloads por longos períodos de tempo, e nestes casos, utilize acesso via cabo ou outros tipos. Adquira um roteador desses mais antigos (sem WiFi), conecte-o ao modem através da porta WAN, e o Di-524 em uma das portas compartilhadas. Troque a fonte se perceber que não está fornecendo os 5VDC necessários para o bom funcionamento do DI-524.

2 – Firmware: Atualize o firmware do seu roteador para a versão mais atual. Preste atenção à versão do seu hardware e baixe a versão correta.

3 – Mude a velocidade das portas RJ-45 para 10Mbps. Para isso, entre no menu de configuração do DI-524 (o IP padrão de fábrica é 192.168.0.1, login “admin” e senha em branco), clique na aba “TOOLS” e  depois no botão “MISC”. No fim da página, no item “WAN select to 10/100 Mbps”, clique na opção “10Mbps/Full” e depois clique em “APPLY”. A queda na velocidade das portas não será tão sentida quanto vocês imaginam, mas esse sacrifício serve para trazer mais estabilidade. Mude o canal de operação. Para isso, na página principal, clique em “WIRELESS”, em Channel escolha 11, em Security escolha WEP e em Authentication Type escolha Both.

4 – Altere os parâmetros da performance, visando a estabilidade. No menu de configuração, clique na aba “ADVANCED” e  depois no botão “PERFORMANCE”, e altere os campos conforme os seguintes valores: 20, 1300, 1314, 1, 11 b/g Mixed, Auto e Enable.

Essas dicas ressuscitaram meu pobre DI-524 e agora ele é meu queridinho. Não trava mais e já me permitiu downloads a fantásticos 1MBps (8mbps) em um link de 10mbps…

Não posso garantir que essas mudanças funcionarão bem em todos os DI-524, mas já as utilizei em 3 unidades e o ganho de estabilidade e velocidade foi de 100% nos 3 casos…

Outras mudanças podem ser experimentadas, como SPI mode, DMZ e madar o MTU de 1500 para 1305.

Sorte a todos os proprietários de um DI-524, funcionando bem ou não.

Essas dicas foram retiradas do site www.conexaodlink.com

Marcelo Ribeiro de Almeida

Mais artigos deste autor »

Gerente de Projetos - Telemática.
Formado em Gestão de TI - UNIP;
MBA em Gerência de Projetos - UNIP;
Gestão de Pessoas - IBMEC;
Certificado ITIL V3 Foundation e estudando PMP;
Colaborador dos times de tradução do Linux Ubuntu e WhatsApp.


30 Comentários

Marcelo Costa Almeida
1

Boa tarde Marcelo.
Artigo interessante e de impacto. Tendo em vista que imagino ter milhões de pessoas utilizando este equipamento, inclusive este que vos escreve!
Para ser sincero, tive pouquíssimos problemas com este equipamento, se bem que lá em casa, o roteador conecta à Internet um desktop (via cabo) e dois notebooks (via wifi). Mas mesmo assim, as dicas foram muito boas.
No mesmo aparelho, há outros recursos interessantes, como o firewall, proxy e servidor virtual. Vale a pena tostar alguns neuronios para aprender.
Mais uma vez, parabéns pelo artigo.

vania
2

Meu rotador D-Link DI-524 travou completamente e todos os leds ficam acesos exceto o do power. Não consigo acessar a configuração do aparelho e nem mesmo resetar.
Algumas das vezes que ele travou eu apenas desliguei e religuei , voltou a funcionar normalmente, mas agora travou de vez. Não sei o que fazer. Você tem alguma idéia?

Jorge Psendziuk
3

Quando voltei a usar o meu, atualizei o firmware pra última versão e o wifi morreu. tive que dar um downgrade pra versão de 2004 do FW pra voltar a funcionar. Por isso eles falam no site da DLINK para somente atualizar o firmware se o mesmo estiver corrompido ou o modem já não funcione mais direito.

patrick
4

comprei um dlink di524/150 usado numa feira aqui na cidade onde resido em juiz de fora MG paguei 5 reais comprei sabendo que poderia nao funcionar o bichinho tava funcionando atualizei a firmware dele so que ele dava pau toda hora sumia wifi depois de algum tempo de uso ai precisava desligar e religar novamente pra voltar a funcionar!! depois que li este artigo coloquei quase tudo que sugere o artigo em prática so nao passei a as portas rj45 pra 10 mb pq acho besteira e deixei ele transmitir em bgn pq o motivo de eu comprar ele é por causa da transmissão em N 150 Mb! ta quase a 1 semana funcionando e nao some mais a wifi rsrsrrs valeu pela dica eu ira estrunchar o bichinho e colocar um cooler kkkkkkkkkk

Orlando
6

Uso um Dlink DI-524/150 ligado a um modem da OI e tentei os passos acima (atualizar firmware e parâmetros) e resolveram os problemas de travamento porém a net continuava lenta. Desativei o o serviço de DHCP e liguei a saída do modem a uma das portas LAN (ao invés da WAN). Surpresa: saí de 0,4 Mbps para 4,16 (meu plano é de 5 Mb). Deixo a dica caso alguém enfrente esse mesmo problema e queira tentar!
Abraços!

Gustavo
9

O meu problema não tem solução, esse roteador não é compatível com placa 1gb, só 10/100

KATIA
10

SABE, TENHO APENAS QUE DIZER UMA COISINHA SÓ:
MMMMMMMMMMMMMMMIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIUUUUUUUUUUUUUUUTO AGRADECIDA, VALEU MESMO E FICOU PERFEITO!

Marcelo Almeida
13

Pasmem vcs. Eu mesmo recorri a essas dicas para ressuscitar o modem da minha cunhada. Está uma beleza ! Isso mostra que, mesmo a tecnologia estando disponível a todos, precisamos pesquisar e entender bem o que usamos, para tirar o máximo proveito e eficiência.

irvando
14

Ola Orlando ou alguem que saiba como fazer para desativar o DHCP e trocar o cabo da porta WAN para a LAN, como sugiriu o pessoal aqui. sou leigo em informatica e minha wifi está muito lenta.
Ou é melhor seguir todos os passos que o Marcelo sugere? aí fica mais dificil ainda pra mim.
obrigaodo

Valdo Nascimento
16

Olá amigos. Meu roteador D’Link parou de funcionar, fica acesa apenas a luz “power”. Não consigo resetar nem fazer nada.Já toquei a fonte e os cabos ADSL e nada resolve! O que devo fazer neste caso?

sol
17

Show Minha Internet estava Precisando De Um Mestre Igual A Vc… Agora Ficou Show..Quem sabe Sabe Né ..Brigadão aeeeee valeu msm

Pedro
18

Valdo Nascimento, estou com o mesmo problema q vc.
A diferença q minha conexão não é ADSL, mas somente a luz do Power do meu Dlink- 524 que fica acesa.
Acho q a vida útil dele se foi ! Troquei cabos, tentei resetar, e nd !

20

Excelente! Melhorou muito, 200% ou mais! A DLink deveria te contratar como engenheiro.
– Quase não cai o sinal quando longe da antena;
– Alcance aumentou 30%;
– Não tava mais o roteador; 3 meses sem dar reset! E vai longe ainda
– velocidades mais consistentes (não oscilam tanto);
– não deu mais erro em página nenhuma;
Mais uma dica: pra quem for comprar outro router, comprem o TP Link com 2 antenas DESTACAVEIS (tem uma versão maldita que não da pra trocar) e troquem as 2 por antenas grandes. Cara, já instalei em uma dúzia de residências essa configuração, consegue atravessar 2 andares esse treco!

Daniel Funchal
21

Parabéns pelo post. Ótimas dicas e realmente ajudaram muito.
Queria apenas complementar com um ponto importante que eu mesmo sofri muito pra conseguir resolver. Sempre configurava tudo certo e mesmo assim não conseguia acessar a internet. Mudava o roteador e tudo funcionava.. Acontecia que o modem/roteador da NET possuia o mesmo IP do roteador DI-524 (192.168.0.1), por isso não funcionava a internet pelo roteador e direto no pc funcionava, dois equipamentos com o mesmo IP.
Pra resolver foi simples, ir em LAN e mudar o IP adress para 192.168.2.1. Simples assim…
Acho que tem muita gente q tem o mesmo problema e não viu essa solução, mas pra mim funcionou e com a exceção do WEP, fiz o restante como está no seu post.
Parabéns!

Moita Mattos
22

Kkk… Em pleno 2017 ele ainda está vivo!!! Bom, pintou uma emergência por aquí, o roteador (CISCO) não mais serviu (o provedor disse que estava travando a rêde dele e pediu que comprasse outro) e meu bolso não dispõe de $$ para comprar outro… Daí, futucando as minhas tralhas, adivinhem quem encontrei hibernando? Êle mesmo: D Link – DI-524… Kkkkk… Lembro-me que, certa feita, fiz uns testes e ele nem deu ligança, cheguei a abrir prá ver se tinha algum “fio solto”…kkk… e acabou virando sucata. Hoje, em pleno 2017, eis que ressurge do limbo e não é que está funcionando direitinho?. Kkk.
Meus agradecimentos pelas dicas, camarada. Aquele abraço!

San James
23

Aqui no trabalho obtive melhora na velocidade em média de 100% com link da Velox de 1 mega.
Fiz um teste com a página da UOL que é bem pesada, veja o resultado:
Com o Windows XP Pro – SP3 (antes abria em 20~22 segundos; agora em 8~10 segundos)
Com Windows 10 Pro – x64 (antes abria em 30~35 segundos; agora em 12~15 segundos)
* Isso com a página totalmente carregada.
Sei que existem outros fatores que podem interferir no teste, mas foi só um teste a grosso modo, não “profissional”. A questão é que a melhora de velocidade foi instantânea e nítida ao mudar alguns parâmetros do roteador.
Tenho 6 máquinas ligadas nesse roteador o dia inteiro. 2 máquinas ligadas diretamente ao router e 4 passando por um switch, todas via cabo lan.
Fora isso, mais 5 smartphones acessando via wireless também o dia inteiro.
Todos os pcs e smarts com IP fixo.
_ NÃO mudei o Firmware;
_ Mudei a velocidade das portas, como na dica #3. Não alterei o Wireless (pra mim já tava bom);
_ Alterei os parâmetros da performance, conforme na dica #4.
_ Mudei o MTU de 1500 para 1305.
Tá quebrando um galho o meu DI-524 até que eu compre um mais moderno, pois a capa da antena também tá quebrada, mas funcionando. kkkkkk
Pra ficar melhor que isso, só trocando a Velox, porque plano de 1 mega… pqp!

Luciano
24

Parabéns Marcelo, suas dicas realmente fazem a diferença. Estou configurando meu DI524 HW: verG1 para utilizá-lo como “access point” (roteador 2) que estou interligado a outro roteador D’link DI615 (roteador 1) através de cabo.
O problema aparece quando desabilito o DHCP, após este momento, o roteador fica inacessível – seja via cabo ou wireless – e também não cumpre a função de HUB mesmo com todas as configurações previamente realizadas…..
Alguém já passou por isso? Alguma sugestão de atualização?
Desde já, muito obrigado!!!!

adriano
25

vlw valeu nao conectava de jeito nenhum ajudou muito
tava pensando que era o modem

Jônatas Gabriel
26

Olá, poderia dar mais informações sobre esse “firmware modificado por um usuário americano obcecado”?
Obrigado!

BRUNO LOPES
28

quem diria que em pleno 2019 essas dicas ainda seriam úteis e salvadoras!!
gracas ao tutorial do marcelo e o macete descrito pelo orlando, pude estender a vida útil do meu DI 524 (guerreiro) por mais um bom tempo.
estava sofrendo exatamente com os mesmos problemas relatados (net caindo, lentidão extrema no wifi), mas gracas as dicas e aplicação das configurações o roteador parece até outro!
muito obrigado por compartilharem estas informações!
grande abraço.

Eduardo
29

Inacreditável, em pleno 2023, e essas dicas ainda fazem diferença, na empresa que eu trabalho usamos um roteador di524 com uma internet de 400mbps, ele chaga no maximo 6 no wifi, porem estável de tudo, após as configurações do post, melhorou a vida dele em 100%, patrão não gasta a gente tem que se virar. Muito obrigado pelas dicas!!!

Marcelo Almeida
30

Cara, que legal…
Mais de 10 anos depois da publicação deste artigo, e tem gente se beneficiando…
Eu acredito nisso… Na colaboração, na união em torno de um objetivo, no compartilhamento de informações, que sempre foi uma das bandeiras mais bonitas da Internet.
É isso, pessoal… Vamos em frente e com nosso velho amigo DI524.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!