Análise sobre o Concurso da CGU 2012 (45 vagas de TI)

Saudações,

Como este é meu primeiro post, a netiqueta demanda que eu primeiramente deveria me apresentar e explicitar os meus objetivos aqui, perante à comunidade do Portal.

Porém, por conta da publicação do Edital da CGU, um dos mais esperados do ano e órgão no qual sou servidor, vou deixar um pouco a netiqueta de lado e ir direto ao ponto, mas, de todo modo, vocês vão acabar mesmo inferindo a minha missão.

No próximo post, prometo que retomo o “Happy Day”, ok?

Fatos sobre o último Concurso da CGU em 2008:

  • A CGU chamou praticamente TODO mundo que constava nas listas de aprovados de seus diversos cargos. Foi, inclusive, o primeiro caso de realimento do corte de classificação, só para poder chamar mais gente. Especificamente para o cargo de Infra de TI, faltou gente! E isso, para ganhar quase o mesmo salário de um Auditor da Receita Federal (AFRFB);
  • A CGU, bebê da Administração Pública Federal (APF), vinha sendo considerado um órgão de segunda divisão e, por isso, sempre sofreu com a evasão de pessoal. Porém, com a quase equiparação com os outros Auditores – a qual deve se igualar nos próximos anos – e a sua projeção nacional/internacional no combate à corrupção, ela vem sendo “empurrada” a passos acelerados para a primeira divisão, onde lá estão PF, RFB, AGU…;
  • Ainda, das 250 vagas pedidas nesse novo concurso,  a CGU resolveu dedicar 45 para área de TI, sendo 13 para infraestrutura e 32 para desenvolvimento. E esse número deve crescer, com a tradicional aprovação de 50% a mais de vagas. Necessidade existe, o que pode limitar são questões orçamentárias;
  •  Concurso sem surpresas: sempre ESAF, sempre as mesmas disciplinas, mesma distribuição das questões, farta quantidade de provas anteriores (jurisprudência do concurso), etc.  De quebra, você ainda pode estudar pelas provas da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a primã-irmã da CGU, as quais compartilham o mesmo cargo, Analista de Finanças e Controle.
  • Por falar em STN, no último concurso da CGU, aquela secretaria também aproveitou a lista de aprovados da CGU, especificamente da área de TI,  fazendo a fila andar mais ainda;
  • Particularmente… Eu adoro trabalhar na TI da CGU (tem gente que discorda frontalmente). Adoro meus colegas e considero o ambiente intelectual de alto nível. Falta mais governança? Sim, como em todo órgão, mas, definitivamente, estamos correndo atrás, inclusive buscando apoio em especialistas do mercado.

E aí, com essas informações, vocês já conseguem vislumbrar o cenário que vão enfrentar para o Concurso da CGU 2012? Animaram?

Mais informações sobre o concurso estão aqui!

Bons Estudos!


15 Comentários

Ricardo
1

Olá WC, tudo bem?
gostaria de saber sobre a possibilidade de remoção para servidores da CGU na área de TI.
Por exemplo, existe alguma chance de se conseguir remoção nessa área para Curitiba/Florianopolis?
Abs

Walter Cunha
2

@Ricardo
TI é só em BSB. Porém, nada impede que você migre para Auditoria, com lotação em todas as capitais. Agora, Floripa é um das cidades mais procuradas, portanto, é difícil, mas não impossível.

Laline
3

Walter me tira uma dúvida, sou novata no mundo dos concursos e no edital esta escrito que é necessário ter nível superior. Minha dúvida é se pode ser qualquer curso de nível superior?

Robert
5

Walter, o trabalho na GCU é pouco ou é desempolgante? Como vc consegue manter outros negócios, como o ITnerante, além de passar praticamente todo o dia focando em especificidades de concursos, ao invés de se dedicando para o cargo público? Alias, o cargo não deveria exigir dedicação exclusiva? Falta trabalho ou empenho da parte dos funcionários?

igor
6

Que é isso robert, isso tudo é inveja?
Que tanto interesse na vida do cara é esse, parece uma esposa, questionando o marido.

Breno
7

Urraaa !! que isso !
rs… Que inveja hein Robert !
Meu sonho é ser parceiro do Walter Cunha… trabalhar na mesma equipe…
já estou garrado para que isso se concretize !
CGU é meu foco agora !!

Walter Cunha
9

4 – DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO:
(…)
f) possuir diploma de curso superior concluído, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação;

Adailton Lima
10

Ola Walter, blza?
Fiz a prova da CGU 2012 pra deficiente (tenho 1 olho legalmente cego) pra Área de Desenvolvimento e fiz uns 74% da prova objetiva. Como tou com chances (eu acho) de estar classificado, queria te perguntar algumas coisas:
-Tem muitos descontos no salário bruto?
-Qual seria a dificuldade de pegar algum cargo de chefia? (sou aluno de doutorado na área de Gerência de Projetos, certificado de implementador MPS.BR, tenho alguns anos de experiência nisto, etc.)
-Atualmente sou sócio minoritário de uma empresa de TI. Sabes me dizer se há algum impedimento legal de continuar o sendo e recebendo lucros da empresa mesmo sendo da CGU?
Abs

Walter Cunha
11

-Tem muitos descontos no salário bruto?
—> Basicamente Imposto de Renda e Previdência;
-Qual seria a dificuldade de pegar algum cargo de chefia? (sou aluno de doutorado na área de Gerência de Projetos, certificado de implementador MPS.BR, tenho alguns anos de experiência nisto, etc.)
—> Nenhuma, mas você precisará mais de legitimidade junto aos colegas e superiores do que de currículo;
-Atualmente sou sócio minoritário de uma empresa de TI. Sabes me dizer se há algum impedimento legal de continuar o sendo e recebendo lucros da empresa mesmo sendo da CGU?
—> Você só pode ser sócio cotista. Veja este artigo:
http://www.advogadocuritiba.com.br/seu-direito/Funcionario-Publico-Socio-de-Empresa.asp?c=55

Adailton Lima
12

Valeu Walter pelas dicas! Espero que consiga fazer parte da equipe da CGU.
Pelo que vi, a CGU parece-me ser um órgão relativamente novo. Neste contexto creio que o ambiente de trabalho seja mais aberto e inovador.
Abs

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!