Especificação de Requisitos – A parte mais importante de seu projeto (será?)

“O levantamento de necessidades e especificação de requisitos pode ser considerada a etapa mais importante do projeto de um sistema de informação”

Que atire o primeiro mouse quem nunca ouviu a frase acima. Mas será mesmo que podemos dizer que ela é verdadeira?

Bom, se me perguntarem, eu diria que “em partes”.

O levantamento de requisitos é uma parte extremamente importante em um projeto, contudo o responsável por essa atividade deve ter conhecimento não somente do negócio, mas da sua equipe, tecnologia a ser empregada e suas limitações. Por melhor que seja a especificação, esta por si só não poderá gerar valor (lucro) para o cliente, já que o produto com que este trabalha diretamente é o software. Fazendo uma analogia com o mercado da construção civil, os engenheiros e arquitetos devem fazer o levantamento das necessidades do cliente, projetando a obra e definindo um escopo. Esse levantamento tem valor para o cliente, o serviço é cobrado e o cliente receberá a documentação. Todavia, somente o projeto não satisfaz as necessidades do contratante. O cliente tem a tendência de ver como produto somente a parte funcional que lhe é entregue, e como é esta que será trabalhada diretamente, sua importância não deve ser considerada inferior ao do levantamento de requisitos.

Tão importante quanto realizar o levantamento das necessidades corretamente, é implementar essas necessidades da maneira ao qual foram especificadas. Para otimizar o processo as equipes de levantamento e implementação devem trabalhar em sintonia, de modo que tudo que seja especificado e documentado seja possível de ser implementado, respeitando-se as limitações da tecnologia, pessoal, entre outros. Algumas pessoas acreditam que de posse do levantamento, qualquer desenvolvedor poderá implementa-lo, mas isso não é exatamente tão simples. Mão de obra qualificada é um problema recorrente nas empresas de TI, além do fato de que certas funcionalidades “prometidas” na especificação podem não ser viáveis ou até mesmo impossíveis de serem realizadas por limitações de tecnologia e/ou verba ou prazo, por exemplo.

Por fim, a importância do levantamento de requisitos e da etapa de implementação não devem ser comparadas em uma escala de importância. Elas se auto complementam e devem caminhar juntas para que o produto final seja entregue com excelência.

E você, o que acha?

Publicado originalmente em Eu Faço Programas

Gabii Fonseca

Mais artigos deste autor »

Gabriella Fonseca Ribeiro tem 21 anos e cursa Sistemas de Informação. Trabalha com desenvolvimento, pesquisa e otimização de websites - SEO, marketing digital, redes sociais e comunicação interativa. || www.eufacoprogramas.com


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!