Gestão com Pessoas: Ser bem-sucedido

“O sucesso é mais difícil de trabalhar do que o fracasso.”
— Augusto Cury no livro “O Vendedor de Sonhos”

O que é sucesso? Lendo o site do dicionário informal me deparei com vários significados e ilustrações interessantes para essa pergunta, postadas pelos leitores do site. Escolhi esse enviado pelo leitor José Luiz: “Significa ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo; conseguir chegar ao fim de uma empreitada“1.

Cada um tem a sua definição de sucesso e, por conseguinte a sua meta de sucesso definida ou não. Eu tracei algumas metas para minha vida e quando as alcancei, vivenciei a experiência de me sentir bem-sucedida. Um sentimento de alegria, de vitória, de alcançar o que se deseja ou ainda o sabor da realização.

Para que possamos ser bem-sucedidos precisamos definir o quanto é suficiente para nós àquela realização, ou corremos o risco de não conseguirmos mais controlar a avalanche de atividades, projetos, planos e metas que absorveremos. Tornar-se-á uma batalha em que mais nada terá sentido, uso o termo batalha, pois vai com certeza gerar um desgaste muito grande nas relações interpessoais de quem não determinar seu limite.

No livro citado acima, está um alerta para que possamos apreciar as diminutas coisas da vida e as grandes que Deus deu a cada um sem distinção.  Sair pela rua caminhando, observar uma paisagem, ouvir o canto dos pássaros, conversar com os amigos e curtir o sol que entra pela janela. Ao saborear esses momentos é possível estabelecer o que vale a pena ou não, e seguir em frente apenas com o que realmente importa.

Tem pessoas que abrem mão de suas posições em grandes corporações por um período de sabático2, onde podem investir em aprimoramento profissional ou em reavaliar uma mudança de carreira. E já presenciei profissionais no auge de suas carreiras, obrigados a se afastarem de suas atividades, por estarem extremamente cansados e estressados. Não é uma decisão fácil, mas necessária à saúde. É um momento que não se consegue organizar nada, simplesmente são forçadas. De forma estruturada, apesar de não ser um processo fácil, é sempre melhor realinhar o rumo da vida por conta própria do que ser forçado.

Então pense se o seu sucesso é prazeroso ou te deixa sobrecarregado?  Se nesse momento você se sentir no meio de uma “batalha”, antes que você seja obrigado a abrir mão do seu sonho ou projeto, se permita um momento de reflexão e reavaliação sobre a sua medida de sucesso. Se for necessário redefinir a carreira, as metas, os projetos e abrir espaço na agenda, faça isso sem medo de recuar. Recuar não significa que você abandonou algo, mas que adquiriu uma nova visão do que vale a pena para sua vida. Você ganhou uma nova medida de sucesso.

Fontes: 1 http://www.dicionarioinformal.com.br/sucesso/
2 O Sabático é o afastamento voluntário de um executivo por um período não inferior a seis meses, visando principalmente uma profunda reflexão sobre a vida, seu trabalho e seus objetivos. http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/executivos/artigos/300301-sabatico_carminhato.shtm

Renata Lopes

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação. Graduada em Processamento de Dados e Pós-graduada em Gestão Empresarial.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


quatro + 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>