Versão Release Candidate do Windows 8 será liberada em junho

É comum a Microsoft liberar versões betas dos softwares em desenvolvimento, mas com o Windows 8 foi diferente. O que muitos não sabem é que embora Steven Sinofsky, o encarregado na Microsoft, tenha chamado esta versão de beta no ano passado, a companhia fez questão de deixar claro que se tratava de uma “prévia ao consumidor” (Consumer Preview).

Um usuário comum se pergunta: por que simplesmente mudaram o nome das versões? Bem, não é algo tão simples assim. Primeiro precisa entender o significado que a palavra beta carrega ou carregava anteriormente. Beta era uma versão lançada quando um ponto característico do produto estava pronto, mas o desenvolvedor queria fazer testes para encontrar e solucionar os bugs.

Já a versão prévia do consumidor (Consumer Preview) é diretamente para o consumidor, como o próprio nome diz, é uma prévia do produto que será lançado posteriormente, para que o consumidor saiba o que esperar, não se trata de uma versão de testes como a beta. Como Windows 8 ainda tem muitos bugs, caso a Microsoft chamasse de versão beta, os consumidores se decepcionariam com o produto e os desenvolvedores acostumados com a idéia de beta iam procurar por alguém para informar os erros que encontrassem.

Segundo Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows, em um evento colaborador do Windows 8 no Japão, anunciou que uma versão prévia do produto final (a “Release Candidate”) estará acessível e livre para download na primeira semana de junho, mais cedo do que esperávamos. Sem muitas alterações da prévia do consumidor (Consumer Preview), essa versão significa que em breve o produto chegará ao mercado. Desta forma, a Microsoft caminha a passos largos para o lançamento de varejo até Outubro.

Você já testou a versão Consumer Preview do Windows 8? Quais suas impressões?

Com informações de ars technica


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!