Cientistas inventam wireless capaz de transferir 2,5 terabits por segundo

Você está satisfeito com sua Wi-Fi? Imagina se ela fosse milhares de vezes mais rápida! Não, isso não é mais parte de filme de ficção científica – é realidade. Pesquisadores americanos e israelenses estão trabalhando em um projeto que traz a tona a Wi-Fi mais rápida do mundo, com transferência de 2,5 terabits por segundo.

A wireless mais rápida do mundo se encontra nos Estados Unidos, oferecida pela Verizon. Conhecida como FiOS, ela atinge apenas 300Mb/s. Comparando com os 2,5 terabits da nova invenção, a nova wireless é 8.000 vezes mais rápida. Para se ter uma idéia do potencial desta nova wireless, você pode transferir sete filmes inteiros em Blu-ray por segundo.

Desenvolvimento da pesquisa

A descoberta foi resultado de um estudo que utilizou as ondas eletromagnéticas, aonde os dados são carregados, retorcidas em feixes vórtices. Esta técnica deve ser utilizada nos próximos anos para aumentar consideravelmente o rendimento de redes sem fio e de fibra óptica.

Os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórina, Laboratório de Porpulsão a Jato da NASA e a Universidade de Tel Aviv, conseguiram juntos “retorcer” oito correntes de dados juntas, cada uma operando a 300 Gb/s, o que possibilitou os 2,5 terabits. Claro que a tecnologia ainda não está disponível para comercialização, mas este, sem dúvidas, foi um grande passo para em breve termos redes extremamente rápidas.

A nova wireless utiliza o OAM (Orbital Angular Momentum) para colocar mais dados em um único fluxo. Com ele, o número infinito de protocolos de transmissão convencionais, tais como WiFi e LTE, podem ser torcidas em conjunto para velocidades mais rápidas, sem a necessidade de mais espectro.

A atual distância de transmissão é de apenas 1 metro, o que não permite a invenção se tornar tão útil. A equipe de pesquisadores continuará trabalhando para aumentar o limite de distância para no mínimo 1 km.

E viva a tecnologia! o/