Criptografia Quântica: Uma Alternativa Segura?

INTRODUÇÃO

Criptografia e criptoanálise fazem parte de uma ciência matemática denominada criptologia, onde a criptografia é responsável por cifrar ou codificar uma mensagem de modo que somente o destinatário legítimo seja capaz de decifrar o conteúdo da mensagem, sendo ilegível para terceiros [1]. A criptoanálise tem a função inversa a da criptografia, sendo responsável por decodificar, decifrar uma mensagem criptografada a fim de conseguir ter acesso ao conteúdo. A Criptografia é o estudo de técnicas matemáticas relacionadas a aspectos da segurança da informação, tais como, confidencialidade, integridade dos dados, autenticação e não repúdio [2].

Atualmente a criptografia é mundialmente utilizada em todos os setores informatizados, usando desde algoritmos simples até algoritmos muito complexos. A segurança destas mensagens depende da técnica de criptografia utilizada para codificar e decodificar a mensagem e o tamanho da chave criptográfica utilizada. São necessários algoritmos complexos que mesmo com a ajuda de computadores sejam difíceis de serem decifrados.

Os algoritmos modernos podem ser classificados em algoritmos de chaves simétricas ou assimétricas onde os algoritmos simétricos são aqueles que utilizam uma chave compartilhada entre o emissor e o receptor para poderem encriptar e decriptar as mensagens, já os algoritmos assimétricos, utilizam uma chave para encriptar as mensagens e outra para decripta-las, esses algoritmos também são conhecidos como algoritmos de chave publica e chave privada.

Os Algoritmos atuais são considerados seguros, devido ao tamanho da chave e por se basearem em operações matemáticas que são fáceis de resolver por um caminho e muito complexas no sentido inverso, porém, com a evolução da computação este processo de fatoração pode se tornar simples e fácil de resolver, e em tempo hábil, pesquisas com a computação quântica comprovaram que é possível fatorar números primos grandes em pouco tempo.

Outro grande problema está no processo de distribuição de chaves que atualmente é confiado a um CDC (Centro de Distribuição de Chaves) que pode ficar vulnerável por falhas humanas, proposital ou acidental.

Por esses motivos pesquisadores estão sempre procurando novas formas de criptografia a fim de conseguir sempre garantir a segurança das informações, um método que vem mostrando bons resultados é o método de utilizar mecânica quântica para criptografar dados, denominada criptografia quântica.

Leia o artigo completo em formato PDF


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!