Um belo dia aquele HD que continha seus dados deu “piripac” e você lembrou que não tinha cópia dos dados… e agora, quem poderá me defender?
“Palma, palma, não priemos cânico…”, diria o Chapolim Colorado.
Antes de chorar, faça alguns testes para saber se o mesmo tem recuperação. Existem alguns testes básicos que você mesmo pode fazer e assim ter informações suficientes para a tomada de decisão.
Antes, porém, uma dica universal: NÃO FORMATE!
E outra: Nunca, jamais, sob hipótese alguma desmonte o disco, pois ele é fechado hermeticamente para evitar danos nos discos (que são magnéticos e atraem tudo quanto é tipo de sujeira).
Todo HD, para ser reconhecido pela BIOS, deve:
a) ser alimentado (energia elétrica);
b) estar jumpeado ou pelo menos ser reconhecido automaticamente em nível de conexão (primário, secundário, sata, ide, sas (novo scsi), etc);
Se ele não aparecer na tela inicial da BIOS existem boas chances de a placa eletrônica (alguns chamam de placa lógica) – (externa – de circuitos eletrônicos, geralmente da cor verde) estar danificada ou a CMOS não conseguiu identificá-lo adequadamente (HD Sata são automaticamente reconhecidos).
Vamos aos testes.
Primeira Fase de teste
1º teste
Entre na BIOS e verifique se ele está sendo detectado (o local depende muito do fabricante da BIOS), mas geralmente no primeiro item da tela da BIOS ou em STANDARD CMOS FEATURES (PHOENIX – AWARD BIOS) ou MAIN (American Megatrends Inc.)
Verifique:
1º Teste
Ele aparece na BIOS?
Sim: O problema não está na placa lógica/eletrônica externa.
2° Teste: Ligue o cabo de energia nele e observe:
- Não vibra (como se os discos estivessem rodando)?
Então o problema pode ser apenas na placa lógica/eletrônica externa.
- Vibra, mas não faz barulho: Coloque-o no ouvido (ou use um estetoscópio) e verifique se está fazendo algum ruído.
Se o houver ruídos do tipo estalos, provavelmente a cabeça de leitura está se movendo e causando estragos.
Em alguns casos uma leve pancada pode fazer a cabeça se afastar do disco. Geralmente este tipo de problema não tem solução, mas vale a pena fazer um orçamento numa empresa especializada na área de recuperação de dados.
Não é detectado na BIOS…
Ótimo, talvez o problema pode ser solucionado na troca da placa lógica externa.
A placa pode ser trocada como em todo equipamento eletrônico, porém, deve-se levar em conta:
- Marca/Modelo/Série (ex: WD Caviar Blue WD3200AAJS-00L7A0 HD da Western Digital de 320 GB) têm que ser idênticos;
- Fique de olho no formato da placa, além dos dados de identificação previamente citados;
Alguns componentes da placa também podem ser trocados, basta que exista um técnico em eletrônica disposto à fazer isto.
Alguns casos de barulho na cabeça de leitura podem ser solucionados congelando o HD.
Se o HD tiver cabeças de leitura arranhando as trilhas, impossibilitando o acesso a seus dados, deixá-lo no freezer fará com que os cilindros se contraiam e assim as cabeças desencostem das trilhas. Por um intervalo curto de tempo (enquanto houver contração nos metais), o HD poderá voltar a girar, até que o HD aqueça. O tempo é suficiente para a gravação dos dados em outra mídia. Recomenda-se, por razões óbvias, embalar o HD de forma hermética antes de inseri-lo no freezer. [Fonte: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/58891]
Obs: Já obtive sucesso com essa técnica.
A segunda fase de testes é via sistema
Coloque o HD com problema como secundário num outro computador e verifique se o sistema o reconhece.
O Windows reconhece o disco?
Se o Windows reconhecer, quando você clicar na letra de unidade dele (EX: E:) aparecerá uma mensagem pedindo pra formatá-lo, clique em NÃO e tente o comando CHKDSK /R UNIDADE: (EX: CHKDSK /R E:) no modo comando – (Clique em INICIAR/EXECUTAR (1-2), digite CMD (3), clique em OK (4) e na tela de comando (5) digite: CHKDSK /R UNIDADE: e dê enter). Aguarde até que o processo esteja concluído. Se tudo der certo você pode acessar os dados.
Se o Windows não reconhece o HD, tente verificar se ele aparece como uma partição oculta.
Acesse o Painel de Controle (1), clique em Ferramentas Administrativas (2), escolha a opção Gerenciamento do Computador (3) e verifique Gerenciamento de Discos (4 e 5).
Se ele aparecer lá, verifique a letra de unidade definida para ele e tente usar o comando CHKDSK /R UNIDADE: (EX: CHKDSK /R E:);
Se nesta fase nenhuma das alternativas acima funcionarem ou não se enquadrarem no seu caso…
Inicie o computador com um CD/DVD do Ubuntu, escolha a opção EXPERIMENTAR LINUX UBUNTU e quando ele carregar a área de trabalho, clique em LOCAIS/COMPUTADOR
Se não aparecer é provável que a partição esteja oculta.
Verifique isto em SISTEMA/ADMINISTRAÇÃO/EDITOR DE PARTIÇÕES GPARTED
Se aparecer como uma partição oculta, clique nela com o botão direito e escolha a opção MONTAR.
Se não aparecer como oculta e nem visível, é bem provável que a placa do HD esteja avariada.
Lembra que eu disse no início para NÃO FORMATAR?
As chances de se recuperar dados após uma formatação diminuem consideravelmente…
Instalar o sistema operacional ou mesmo copiar arquivos para o HD após formatado diminuem ainda mais.
Os testes acima são casos experimentais, que durante meus anos de experiência eu coloquei em prática e – acreditem – na maioria das vezes eu consegui recuperar dados.
Se você enviar o disco para uma empresa especializada provavelmente eles farão os mesmos testes, e só então depois eles desmontarão os discos.
Antes de enviar para uma empresa certifique-se que eles tenham um laboratório, pois os discos só podem ser abertos num ambiente sem umidade, poeira, magnetismo, etc.
Na maioria das vezes o primeiro teste que eu faço é o da energia, depois uso um Live CD/DVD do Linux para acessar a partição.
Só depois desses testes, se nenhum der certo…
Se o sistema solicitar que o mesmo deve ser formatado, verifique:
- Tentei recuperar via comando (CHKDSK) e não deu certo;
- Tentei acessar os dados via Linux e não deu certo;
Pronto, agora você pode formatar o disco e tentar recuperar os dados via software.
Existem bons softwares que recuperam dados, como o Recuva, que recupera dados na camada mais alta ou numa pesquisa mais profunda – recomendado para recuperação de fotos e documentos de discos removíveis.
Para recuperação de dados em partições perdidas (ocultas ou ilegíveis) recomendo o Active File Recovery, que é pago, mas é excelente e já consegui recuperar muitos dados com ele.
Mas se o HD não é reconhecido pela BIOS ou continua fazendo barulho, mesmo após a troca da placa eletrônica então é porque o erro pode ser na outra placa que controla a cabeça de leitura, nesse caso só abrindo o HD mesmo (que deve ser feito por empresas que têm laboratório para isto).
Deixe seu comentário, caso de sucesso, conte sua história ou deixe sua pergunta que a gente responde.
Já visitou meu blog? Curtiu minha página? Me adicionou no Twitter?


















42 Comentários
Bom dia
Muito bom as dicas, parabens, e quanto a congelar o hd, eu achava que era mito, mas semana passada experimentei fazer com um sata 320 de notebook, incrível, deixei ele 24 hs no meu congelador, não so recuperei todos os dados, como voltou a funcionar sem problemas, antes tinha hora que reconhecia na bios hora não, e às vezes quando reconhecia não dava pra copiar nada, recuperei os dados e ainda to usando ele como copia.
Obrigado, Marciel, pelo depoimento.
É muito importante que as pessoas comentem suas experiências ou até críticas para que possamos melhorar os artigos e incentivar novos artigos.
Uma dica: Verifique se o disco recuperado não está com ruídos ou lento pois se ele deu problema uma vez pode dar novamente… se estiver com ruídos, não confie nele como backup.
Valeu!
Obrigado.
Prezado Netto,
Tenho um HD WD de 1T e dias atrás ele deixou de ser reconhecido qdo inserido no computador, mas continua acendendo o led e vibrando. Troquei de computador e continuou não reconhecendo.
Em dado momento apareceu mensagem para formatar e não confirmei. Tens Alguma dica?
Obrigado
Tem como sim, Lima… você pode acessar meu blog e ver que tem uma dica recente lá para a solução desse problema.
Bom dia Netto,
Tenho um hd sata em uma case, nao é reconhecido atualemnte quando se conecta via usb nem no note montado. Ele era do notebook e era particionado ao meio, fiz o procedimento via linux, mas ele montou como uma unica particao. Nem assim eu consegui recuperar as fotos e docs do word que eu precisava. tentei diversos softwares de recuperação de partição sem sucesso. Devo formatar e tentar o Recuva? Muito Obrigado parabens pelas dicas que são ótimas.
Olha cara eu tenho uma hdd samsung 250 gb (notebook itautec infoway note w 7645) e ela tinha o windows xp sp3. Então eu instalei o intel gma, como ele pediu para reiniciar eu reiniciei. Mais ao ligar ele siplesmente dizia que o windows estava ausente no hd. Eu constatei e a hd tava com defeito. Acabei de ler seu tópico e gostaria de saber como copiar os dados da hd para um pendrive, e qual versão do linux vc me recomenda?
Roger, use o Ubuntu 11.10, queime num CD/DVD e escolha a opção TESTAR/EXPERIMENTAR (não me lembro o termo) e nesse caso você pode também usar o HIRENS BOOT CD que ele simula o Windows XP no CD… teste e qualquer dúvida mande pro meu email ou comente aqui que eu te ajudo.
abraços
No caso de recuperação por software, já obtive sucesso(recuperando quase todo o disco) com o testdisk.
ola!
tenho um hd externo q n funciona mais, esta fazendo aquele ruido de estalos quando eu ligo. uma rapida lida por aqui e me parece q é um dos problemas mais dificeis de solucionar
vc saberia me dizer por volta de quanto custaria para conseguir arrumar, se for possivel arrumar? grata
Olá, Soraia, tudo bem?
Com relação ao problema do seu HD realmente é um problema que não tem conserto… o máximo que você pode fazer é tentar recuperar os dados e trocar o HD, pois quando ele chega a apresentar esses ruídos, só o próprio fabricante ou uma empresa que tenha equipamentos próprios para consertar.
Se ele estiver na garantia o caminho mais rápido é entrar em contato com uma representante do fabricante e tentar a troca.
Abraços e muito obrigado pelo contato e feliz 2013.
tenho um hd seagate de 500 sata ,o mesmo não é reconhecido pela a minha placa mae asus m2n68-am se2 depois que eu desmontei o pc para lompar e montei d novo não é mais reconhecido..eu abri ele e acabou arranhando tem como eu recuperar os meus dados..por favor me ajude vez de ja agradeço pela ajuda..
Sérgio, se você abriu o hd acabaram-se todas as chances de se recuperar os dados, pois o HD não pode ser aberto à não ser em um laboratório isento de poeira, umidade ou estática.
netto muito obrigado pela a sua ajuda.então não adianta eu levar para um especialista,que nçao vai adiantar né..
parabens pelo site, então eu posso jogar fora o hd ou tem como arrumar ele..abraço
Sim, Sérgio, esse já era… faz um túmulo bem bacana pra ele e escreve… “Aqui jazia meus dados..” porque o HD depois de aberto fica irrecuperável, não tem especialista que resolva e se resolver não vale a pena porque fica muito caro.
abraços e boa sorte
Boa noite Sergio..
Deixei meu hd cair e ele continuou funcionando, porem passados alguns minutos ele parou. A luz de led acende e faz um ruido, mas nao consigo nem encontra-lo no sistema. Me dê alguma dica por favor. Obrigada
Adriana
adriana, siga as instruções do artigo… se caiu provavelmente a cabeça leitora está deslocada… desligue-o e deixe esfriar, depois ligue-o e dê umas pancadas fracas do lado do hd, primeiro do lado direito e veja se ele foi reconhecido no sistema, se não repita o processo com o lado esquerdo… se ele acessar, copie os dados e troque-o, esse não presta mais…
Olá Netto ,
Meu HD hoje resolveu dar xabu lembro-me que sempre falei para meus clientes “faça bkp , faça bkp ” faça bkp , e eu não fiz bem já sabe do resto ne pois é , tomei na tarraqueta enfim como primeira opçao coloquei o meu dentro do freezer agora vou deixar um tempo (não sei bem quanto) depois ligarei para ver o que dá .
O que gostaria de saber de voce é , o meu HD no caso está fazendo um TEC TEC TEC quando liga não demora muito e o bios não o reconhece , e passa logo para o boot normalmente para o HD que está o sistema , que está funcionando normalmente. pois bem , já dei um belo peteleco (soco) no dito cujo e não adiantou foi quando ele foi pro freezer , quero sua opinião sincera , acho que vou tentar (se não resolver o freezer) trocar a placa lógica o que deve levar em consideração além da marca Seagate 500 Gb Modelo Barracuda 720.12 e ainda o modelo 100532367 REV B algo mais ?? ainda acho que dá pra recuperar pelo menos 50 mega de dados IMPORTANTES para meu trabalho , o resto é filmes e series isso mesmo to chorando por causa de 50 mizeros megas.
O Foda está sendo para achar esse mesmo modelo agora na internet suas dicas foram ótimas obrigado se puder me responder eu agradeço .
Abçs
Anderson, o problema do seu hd é interno, trocar a placa lógica não vai adiantar… talvez – mas com poucas chances – coloca-lo no freezer por umas tres horas, resolva, mas o fato de estar fazendo barulho e deixando de ser reconhecido é sinal de que ele já era…. pra recuperar seus dados ele deve ser reconhecido no BIOS. do contrário, sem chances… ligue o computador sem ele – deixe o cabo de dados ligado mas não ligue o de energia e assim que o sistema iniciar abra o Windows Explorer (Meu computador), ligue o cabo de energia e verifique se ele aparece como unidade lógica, se aparecer, veja por quanto tempo ele continua sendo reconhecido… pode até ser problema de placa externa, que após esquentar é desligada… dê uma olhada na placa pra ver se tem algum chip/* queimado, esquentando demais, etc… se for o caso, leve num técnico em eletrônica e peça pra ele testar os componentes.
Qualquer dúvida, poste aqui. – BOA SORTE! vc vai precisar…
Muito boa sua dica,observarei detalhadamente e assim fazendo,verei se resolverá o meu problema.Pois,meu HD não está sendo detectado pela BIOS.Grato Márcio.
Professor,gostaria de saber como faço para me manter em contato com você?
Atualmente só tenho E-mail.
Desejo tirar outras dúvidas com você,se for possível.
E-mail para contato: “atelifeofamj@hotmail.com”
Grato pela atenção.Márcio Costa.
Ola Netto tdu bom? sera q poderia me ajudar?
Tenho um hd externo samsung s2 portable, aqueles q o case eh blindado. Estava assistindo um seriado q estava salvo nele e travava tda hora, dps disso eu tentei abrir meu computador a pagina do hd e ele ficava tentando carregar tdos os arquivos mas aparecia so 2 pastas e ai travava a janela e eu tinha q pedir pra finalizar tarefa. Dps disso ele comecou a pedir pra formatar o hd, mas como nao queria perder os dados eu cliquei na opcao nao. E por fim ele parou de ser reconhecido pelo computador, nao so no meu computador como tbm no gerenciador de discos. Tentei colocar em outros computadores mas deu na msm. Qdo conecta o cabo no computador a luz acende e o hd roda, com alguns estalos, mas pelo qme lembre ele tinah esses estalos antes (n sei se desde a 1a vez q usei ele mas acho q ele fazia um barulhinho). dps de um tempo rodando, ele para de rodar e fica piscando o led. levei em assistencias mas ngm soube consertar, pedi em uma assistencia para abrir o case para tentar ver se tinha dado algum problema na placa responsavel pelo reconhecimento usb, porem este hd eh diferente de tdos os outros. segue um link para foto dele aberto:
http://smg.beta.photobucket.com/user/Rico007/library/Opened%20HDD/?fromLegacy=true
ele tem a placa logica com a peça do cabo usb e o hd sem nenhuma entrada. Entao acredito eu q eh impossivel transformar este hd em sata ou ide para tentar recuperar. Ja tentei usar recuva e o euas partition mas nos dois o hd externo nao aparece na lista já q ele nao eh reconhecido pelo windows. Gostaria de saber se vc teria alguma sugestao do q eu posso fazer apenas para resgatar meus dados, pois de qlq forma vou trocá-lo por um novo com a samsung pois esta na garantia!
Obrigada pela ajuda desde ja
Patricia, a única solução que vejo para seu caso e baixar uma iso do Ubuntu (Linux), queimar pro CD/DVD e iniciar o computador com esse CD/DVD e tentar abrir a unidade externa, mesmo assim só serve para recuperar os dados e nem posso garantir que dê certo, mas pode ser que sim… eu tenho um hd desse, da samsung e apresentou o mesmo problema mas como não está na garantia, desisti de recupera-lo.
Muito obrigada pela ajuda Netto, tentarei fazer este procedimento. Voce saberia me informar se isso ed congelar poderia ajudar?Se sim, nao entendi direito como seria isso…vc pode me dizer mais detalhado? e vc saberia me dizer se teria como comprar uma placa logica igual a deste hd e se isso funcionaria?me informaram q por nao ser a msm placa (ou seja, a placa do meu hd eh unica e n existe igual) nao daria por causa da bios. Por acaso vc tem nocao tbm se daria para transformar esse hd em ide ou sata?
Infelizmente o problema não é na placa lógica, é na cabeça leitora – internamente – e isso não tem conserto porque o hd só pode ser aberto num ambiente próprio para isso, isento de poeira e umidade… e se abrir ele (romper o case) você perde a garantia também… recomendo tentar o procedimento descrito nesse artigo – usando um cd do linux, para recuperar os dados, esse hd não tem mais solução… o procedimento de congelar o hd é extremo, vc só faz se os dados são de extrema importância e corre o risco de não dar certo… não tem como transforma-lo numa unidade IDE porque placa vem soldada, antigamente alguns hds de notebooks/externos vinham com um adaptador, mas esse é inteiriço.
existem, sim, placas de hds que funcionam em outros hds, desde que sejam compatíveis o modelo e a marca, já recuperei muito hd apenas trocando a placa externa, mas no seu caso o problema não é a placa, é a cabeça leitora, o que torna inviável qualquer procedimento.
algumas empresas tem o serviço de recuperacao de dados porem sai em torno de 1500 reais! voce sabe me dizer se isso tem chance de dar certo? e vc sabe qual programa q eles usam para fazer essa recuperacao? mais uma vez obrigada mesmo pela ajuda!
Olá Netto, tudo certo?
O que aconteceu aqui foi o seguinte…meu notebook sofreu uma “pancada” ligado, eu desliguei o computador e algumas horas depois tentei ligá-lo novamente. Ele chegou até a parte de abertura do windows (aquela tela preta com o logo do windows), porém reinicia quando chega ai.
Então eu desconectei ele do notebook e liguei ele via USB (via Case Sata) no meu PC. Porém só consegui visualizar a partição reservada pelo sistema com 90 mb. A partição principal não consegui visualizar, parece que está vazia, tentei utilizar o recuperador Recuva mas ele recuperou apenas 22 arquivos e depois ficou parado, tentei também abrir pelo Linux Ubunto, mas não consegui visualizar os dados.
“Aparentemente” não ocorreu nenhum dano físico, pois não há barulhos nem vibrações vindas do HD, ele está normal.
O que poderia ser feito para tentar recuperar esses dados pois são relativamente importantes?
Desde já agradeço, ótimo blog com um conteúdo excelente!!
Abraços
Prezado Amigo Netto,
Gostaria de relatar o meu problema. Certo dia estava eu somente lendo alguns e-mails no pc, quando derrepentemente o pc simplesmente resetou o windows, porém não voltou a dar boot mais, então tentei força-lo a desligar e ligar novamente, e nada aconteceu, (o pc liga o cooler processador manda energia para o monitor etc) mas não dá boot, sabe o sinal que soa quando liga-se o pc, o meu fazia e não faz mais, ja escutei o HD e ele não tem barulho somente do disco rodando. O que pode ser ? acho que é no HD, porém não tenho idéia do que fazer ?
Caro Netto:
Muito boas as suas dicas.
Estou com um HD de 500GB que está em uma situação igual à descrita quando você descreve o processo de congelamento.
Achei muito interessante, entretanto, deveria deixá-lo quanto tempo congelando e, ao retirar, quanto tempo descongelando?
Ou é direto? Colocar, deixar por volta de 24hs (tal como fez o Marciel) e instalar diretamente?
Grato.
Caro Netto:
Muito boas suas dicas.
Estou com um disco de 500GB no mesmo estado descrito no caso do congelamento.
Quanto tempo deveria deixá-lo no congelador e, após, quanto tempo para descongelá-lo? Ou posso instalá-lo assim que o retirar do freezer?
Grato.
Octaviano, a idéia de congelar o HD é uma técnica extrema… já consegui recuperar dados dessa forma, mas é bem dificil… e tem que ser imediatamente, enquanto o HD ainda está frio, pois a friagem retrai a cabeça leitora, desgrudando-a do disco.
Netto, boa noite
O Meu problema é bem parecido com os descritos acima, mais o meu hd é um sansung (Externo) será que funcionaria? conecto o cabo usb e o led fica piscando mais não aparece nada nem no cmd e nem no windows.
Ola,
Tive um problema com HD agora e vi o post, gostaria de uma ajuda…
Meu HD parou de funcionar do nada, não reconhece na BIOS de nenhum PC.
Notei que ele não vibra, parece que não chega a iniciar
Existe algo que possa fazer?
Neto, tenho um HD samsumg desses blindado que é via USB e esse USB que era soldado na placa soltou, achei que tinha o backup de tudo, porem as ultimas pastas eu não tenho o backup, preciso acessar o HD. Mas o usb soltou, se trocar a placa logica por uma sata ele funcionar? Ou esse HD é impossivel de ser acessado
E os dados sao muito importantes para mim.
Bia, acho mais sucesso investir na recuperação dessa placa que se soltou… leve num técnico em eletrônica bom que ele dá um jeito. É muito dificil você achar uma placa 100% compatível, só se for via mercado livre. Eu investiria na recuperação do que você tem.
O HD do Note não é mais reconhecido pela BIOS, porem quando coloco ele um um case funciona perfeitamente, o que pode ser????
Hummm
Adriano, nunca vi esse problema mas acho que pode ser o conector do note, coloque outro hd no note e verifique se ele detecta… se não detectar, entre na bios e em boot escolha a opção Default Configurations (ou algo similar), que daí as configurações de fábrica do note serão recuperadas e tente novamente.
Se não der certo, ou seja, se não reconhecer nenhum disco, leve o note na assistência técnica porque pode ser um problema na placa-mãe dele.
Ola. Tenho um HD externo da Leadership que liga na energia eletrica. Eu tenho jogos nele. La em casa, deu um pico de Luz, essa semana. Quando foi no dia seguinte, qndo fui religa-lo, nao tava aparecendo nada… nem no PC e nem no video-game. la em “Computador” do PC nao aparece o compartimento que havia colocado no USB. Somente aparece “USB nao reconhecido” alguma coisa assim… Eu esqueci ele ligado durante essa queda de energia eletrica. E agora, tem como eu recuperar os jogos ?
Esse HD que eu tenho, é HD de computador. Nao é aquele HD pequeno e “moderno” nao!
Desde ja, agradeço!!!
Olá, meu caro.
Gostaria de lhe pedir uma ajuda.. Eu tinha um HD Sata no meu notebook, mas ele acabou apresentando defeitos, eu creio que ele tenha dado bad block; e eu comprei outro, lembro-me de ter feito algumas das suas sugestões a cima, e até de ter tentado formatar e executar alguns comandos pelo prompt de comando, como, “move”…
Como comprei outro, deixei o “quebrado” pra lá, mas guardei-o e gostaria de saber se há algum perigo caso eu compre um cabo adaptador de HD Sata p/ USB + e-Sata (notebook) e ligue o HD “quebrado” no meu Notebook.. Essa ação pode trazer algum prejuízo para o meu HD atual?
Agradeço a atenção.
Olá Netto
Tenho um HD externo LG 1TB que parou de funcionar… Não caiu e nem sofreu nenhum tipo de pancada. Quando inserido em qualquer computador nao é reconhecido. Como faço para recuperar os dados?
Muito obrigada se puder me ajudar
Ola Neto
Queria saber se podia ajudar seguinte problema:
Tenho um HD externo IIFREECOM e o deixei cair, agora não e reconhecido pelo PC o único sinal de vida e a luz que pisca e um breve zunido quando o ligo e mais nada. Tem como recuperar os dados?
Agradeço imenso toda a ajuda possível pois tenho nele documentos importantes para o meu dia a dia.
Obrigado