Disco danificado… dá pra recuperar os dados? Testes que você pode fazer antes de tomar uma decisão

Um belo dia aquele HD que continha seus dados deu “piripac” e você lembrou que não tinha cópia dos dados… e agora, quem poderá me defender?

“Palma, palma, não priemos cânico…”, diria o Chapolim Colorado.

Antes de chorar, faça alguns testes para saber se o mesmo tem recuperação. Existem alguns testes básicos que você mesmo pode fazer e assim ter informações suficientes para a tomada de decisão.

Antes, porém, uma dica universal: NÃO FORMATE!

E outra: Nunca, jamais, sob hipótese alguma desmonte o disco, pois ele é fechado hermeticamente para evitar danos nos discos (que são magnéticos e atraem tudo quanto é tipo de sujeira).

Todo HD, para ser reconhecido pela BIOS, deve:

a) ser alimentado (energia elétrica);

b) estar jumpeado ou pelo menos ser reconhecido automaticamente em nível de conexão (primário, secundário, sata, ide, sas (novo scsi), etc);

Se ele não aparecer na tela inicial da BIOS existem boas chances de a placa eletrônica (alguns chamam de placa lógica) – (externa – de circuitos eletrônicos, geralmente da cor verde) estar danificada ou a CMOS não conseguiu identificá-lo adequadamente (HD Sata são automaticamente reconhecidos).

Vamos aos testes.

Primeira Fase de teste

1º teste

Entre na BIOS e verifique se ele está sendo detectado (o local depende muito do fabricante da BIOS), mas geralmente no primeiro item da tela da BIOS ou em STANDARD CMOS FEATURES (PHOENIX – AWARD BIOS) ou MAIN (American Megatrends Inc.)

Verifique:

1º Teste

Ele aparece na BIOS?
Sim: O problema não está na placa lógica/eletrônica externa.

2° Teste: Ligue o cabo de energia nele e observe:

- Não vibra (como se os discos estivessem rodando)?

Então o problema pode ser apenas na placa  lógica/eletrônica externa.

- Vibra, mas não faz barulho: Coloque-o no ouvido (ou use um estetoscópio) e verifique se está fazendo algum ruído.

Se o houver ruídos do tipo estalos, provavelmente a cabeça de leitura está se movendo e causando estragos.

Em alguns casos uma leve pancada pode fazer a cabeça se afastar do disco. Geralmente este tipo de problema não tem solução, mas vale a pena fazer um orçamento numa empresa especializada na área de recuperação de dados.

Não é detectado na BIOS…

Ótimo, talvez o problema pode ser solucionado na troca da placa lógica externa.

A placa pode ser trocada como em todo equipamento eletrônico, porém, deve-se levar em conta:

  • Marca/Modelo/Série (ex: WD Caviar Blue WD3200AAJS-00L7A0 HD da Western Digital de 320 GB) têm que ser idênticos;
  • Fique de olho no formato da placa, além dos dados de identificação previamente citados;

Alguns componentes da placa também podem ser trocados, basta que exista um técnico em eletrônica disposto à fazer isto.

Alguns casos de barulho na cabeça de leitura podem ser solucionados congelando o HD.

Se o HD tiver cabeças de leitura arranhando as trilhas, impossibilitando o acesso a seus dados, deixá-lo no freezer fará com que os cilindros se contraiam e assim as cabeças desencostem das trilhas. Por um intervalo curto de tempo (enquanto houver contração nos metais), o HD poderá voltar a girar, até que o HD aqueça. O tempo é suficiente para a gravação dos dados em outra mídia. Recomenda-se, por razões óbvias, embalar o HD de forma hermética antes de inseri-lo no freezer. [Fonte: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/58891]

Obs: Já obtive sucesso com essa técnica.

A segunda fase de testes é via sistema

Coloque o HD com problema como secundário num outro computador e verifique se o sistema o reconhece.

O Windows reconhece o disco?

Se o Windows reconhecer, quando você clicar na letra de unidade dele (EX: E:) aparecerá uma mensagem pedindo pra formatá-lo, clique em NÃO e tente o comando CHKDSK /R UNIDADE: (EX: CHKDSK /R E:) no modo comando – (Clique em INICIAR/EXECUTAR (1-2), digite CMD (3), clique em OK (4) e na tela de comando (5) digite: CHKDSK /R UNIDADE: e dê enter). Aguarde até que o processo esteja concluído. Se tudo der certo você pode acessar os dados.

Se o Windows não reconhece o HD, tente verificar se ele aparece como uma partição oculta.

Acesse o Painel de Controle (1), clique em Ferramentas Administrativas (2), escolha a opção Gerenciamento do Computador (3) e verifique Gerenciamento de Discos (4 e 5).

Se ele aparecer lá, verifique a letra de unidade definida para ele e tente usar o comando CHKDSK /R UNIDADE: (EX: CHKDSK /R E:);

Se nesta fase nenhuma das alternativas acima funcionarem ou não se enquadrarem no seu caso…

Inicie o computador com um CD/DVD do Ubuntu, escolha a opção EXPERIMENTAR LINUX UBUNTU e quando ele carregar a área de trabalho, clique em LOCAIS/COMPUTADOR

Se não aparecer é provável que a partição esteja oculta.

Verifique isto em SISTEMA/ADMINISTRAÇÃO/EDITOR DE PARTIÇÕES GPARTED

Se aparecer como uma partição oculta, clique nela com o botão direito e escolha a opção MONTAR.

Se não aparecer como oculta e nem visível, é bem provável que a placa do HD esteja avariada.

Lembra que eu disse no início para NÃO FORMATAR?

As chances de se recuperar dados após uma formatação diminuem consideravelmente…

Instalar o sistema operacional ou mesmo copiar arquivos para o HD após formatado diminuem ainda mais.

Os testes acima são casos experimentais, que durante meus anos de experiência eu coloquei em prática e – acreditem – na maioria das vezes eu consegui recuperar dados.

Se você enviar o disco para uma empresa especializada provavelmente eles farão os mesmos testes, e só então depois eles desmontarão os discos.

Antes de enviar para uma empresa certifique-se que eles tenham um laboratório, pois os discos só podem ser abertos num ambiente sem umidade, poeira, magnetismo, etc.

Na maioria das vezes o primeiro teste que eu faço é o da energia, depois uso um Live CD/DVD do Linux para acessar a partição.

Só depois desses testes, se nenhum der certo…

Se o sistema solicitar que o mesmo deve ser formatado, verifique:

  1. Tentei recuperar via comando (CHKDSK) e não deu certo;
  2. Tentei acessar os dados via Linux e não deu certo;

Pronto, agora você pode formatar o disco e tentar recuperar os dados via software.

Existem bons softwares que recuperam dados, como o Recuva, que recupera dados na camada mais alta ou numa pesquisa mais profunda – recomendado para recuperação de fotos e documentos de discos removíveis.

Para recuperação de dados em partições perdidas (ocultas ou ilegíveis) recomendo o Active File Recovery, que é pago, mas é excelente e já consegui recuperar muitos dados com ele.

Mas se o HD não é reconhecido pela BIOS ou continua fazendo barulho, mesmo após a troca da placa eletrônica então é porque o erro pode ser na outra placa que controla a cabeça de leitura, nesse caso só abrindo o HD mesmo (que deve ser feito por empresas que têm laboratório para isto).

Deixe seu comentário, caso de sucesso, conte sua história ou deixe sua pergunta que a gente responde.

Já visitou meu blog? Curtiu minha página? Me adicionou no Twitter?

José Ferreira Netto

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Sistemas de Informação pela ULBRA - CEULJI - CAMPUS DE JI-PARANÁ/RO, Usuário desde o MS-DOS 6.10 - Fã de Tecnologia e de Sistemas Windows e Linux - Gosto de compartilhar conhecimento, idéias - Atua como Administrador Técnico de Depto. Informática para Serviço Público.

170 Comentários

Marciel Gomes Vieira
1

Bom dia

Muito bom as dicas, parabens, e quanto a congelar o hd, eu achava que era mito, mas semana passada experimentei fazer com um sata 320 de notebook, incrível, deixei ele 24 hs no meu congelador, não so recuperei todos os dados, como voltou a funcionar sem problemas, antes tinha hora que reconhecia na bios hora não, e às vezes quando reconhecia não dava pra copiar nada, recuperei os dados e ainda to usando ele como copia.

netto
2

Obrigado, Marciel, pelo depoimento.
É muito importante que as pessoas comentem suas experiências ou até críticas para que possamos melhorar os artigos e incentivar novos artigos.
Uma dica: Verifique se o disco recuperado não está com ruídos ou lento pois se ele deu problema uma vez pode dar novamente… se estiver com ruídos, não confie nele como backup.
Valeu!
Obrigado.

Lima
3

Prezado Netto,
Tenho um HD WD de 1T e dias atrás ele deixou de ser reconhecido qdo inserido no computador, mas continua acendendo o led e vibrando. Troquei de computador e continuou não reconhecendo.
Em dado momento apareceu mensagem para formatar e não confirmei. Tens Alguma dica?

Obrigado

Eduardo Constantino
5

Bom dia Netto,
Tenho um hd sata em uma case, nao é reconhecido atualemnte quando se conecta via usb nem no note montado. Ele era do notebook e era particionado ao meio, fiz o procedimento via linux, mas ele montou como uma unica particao. Nem assim eu consegui recuperar as fotos e docs do word que eu precisava. tentei diversos softwares de recuperação de partição sem sucesso. Devo formatar e tentar o Recuva? Muito Obrigado parabens pelas dicas que são ótimas.

Roger
6

Olha cara eu tenho uma hdd samsung 250 gb (notebook itautec infoway note w 7645) e ela tinha o windows xp sp3. Então eu instalei o intel gma, como ele pediu para reiniciar eu reiniciei. Mais ao ligar ele siplesmente dizia que o windows estava ausente no hd. Eu constatei e a hd tava com defeito. Acabei de ler seu tópico e gostaria de saber como copiar os dados da hd para um pendrive, e qual versão do linux vc me recomenda?

Netto
7

Roger, use o Ubuntu 11.10, queime num CD/DVD e escolha a opção TESTAR/EXPERIMENTAR (não me lembro o termo) e nesse caso você pode também usar o HIRENS BOOT CD que ele simula o Windows XP no CD… teste e qualquer dúvida mande pro meu email ou comente aqui que eu te ajudo.
abraços

soraia costa
9

ola!

tenho um hd externo q n funciona mais, esta fazendo aquele ruido de estalos quando eu ligo. uma rapida lida por aqui e me parece q é um dos problemas mais dificeis de solucionar :( vc saberia me dizer por volta de quanto custaria para conseguir arrumar, se for possivel arrumar? grata

Netto
10

Olá, Soraia, tudo bem?
Com relação ao problema do seu HD realmente é um problema que não tem conserto… o máximo que você pode fazer é tentar recuperar os dados e trocar o HD, pois quando ele chega a apresentar esses ruídos, só o próprio fabricante ou uma empresa que tenha equipamentos próprios para consertar.
Se ele estiver na garantia o caminho mais rápido é entrar em contato com uma representante do fabricante e tentar a troca.
Abraços e muito obrigado pelo contato e feliz 2013.

sergio
11

tenho um hd seagate de 500 sata ,o mesmo não é reconhecido pela a minha placa mae asus m2n68-am se2 depois que eu desmontei o pc para lompar e montei d novo não é mais reconhecido..eu abri ele e acabou arranhando tem como eu recuperar os meus dados..por favor me ajude vez de ja agradeço pela ajuda..

netto
12

Sérgio, se você abriu o hd acabaram-se todas as chances de se recuperar os dados, pois o HD não pode ser aberto à não ser em um laboratório isento de poeira, umidade ou estática.

sergio
13

netto muito obrigado pela a sua ajuda.então não adianta eu levar para um especialista,que nçao vai adiantar né..
parabens pelo site, então eu posso jogar fora o hd ou tem como arrumar ele..abraço

netto
14

Sim, Sérgio, esse já era… faz um túmulo bem bacana pra ele e escreve… “Aqui jazia meus dados..” porque o HD depois de aberto fica irrecuperável, não tem especialista que resolva e se resolver não vale a pena porque fica muito caro.
abraços e boa sorte

Adriana
15

Boa noite Sergio..
Deixei meu hd cair e ele continuou funcionando, porem passados alguns minutos ele parou. A luz de led acende e faz um ruido, mas nao consigo nem encontra-lo no sistema. Me dê alguma dica por favor. Obrigada
Adriana

netto
16

adriana, siga as instruções do artigo… se caiu provavelmente a cabeça leitora está deslocada… desligue-o e deixe esfriar, depois ligue-o e dê umas pancadas fracas do lado do hd, primeiro do lado direito e veja se ele foi reconhecido no sistema, se não repita o processo com o lado esquerdo… se ele acessar, copie os dados e troque-o, esse não presta mais…

Anderson Cardos
17

Olá Netto ,

Meu HD hoje resolveu dar xabu lembro-me que sempre falei para meus clientes “faça bkp , faça bkp ” faça bkp , e eu não fiz bem já sabe do resto ne pois é , tomei na tarraqueta enfim como primeira opçao coloquei o meu dentro do freezer agora vou deixar um tempo (não sei bem quanto) depois ligarei para ver o que dá .

O que gostaria de saber de voce é , o meu HD no caso está fazendo um TEC TEC TEC quando liga não demora muito e o bios não o reconhece , e passa logo para o boot normalmente para o HD que está o sistema , que está funcionando normalmente. pois bem , já dei um belo peteleco (soco) no dito cujo e não adiantou foi quando ele foi pro freezer , quero sua opinião sincera , acho que vou tentar (se não resolver o freezer) trocar a placa lógica o que deve levar em consideração além da marca Seagate 500 Gb Modelo Barracuda 720.12 e ainda o modelo 100532367 REV B algo mais ?? ainda acho que dá pra recuperar pelo menos 50 mega de dados IMPORTANTES para meu trabalho , o resto é filmes e series isso mesmo to chorando por causa de 50 mizeros megas.

O Foda está sendo para achar esse mesmo modelo agora na internet suas dicas foram ótimas obrigado se puder me responder eu agradeço .

Abçs

netto
18

Anderson, o problema do seu hd é interno, trocar a placa lógica não vai adiantar… talvez – mas com poucas chances – coloca-lo no freezer por umas tres horas, resolva, mas o fato de estar fazendo barulho e deixando de ser reconhecido é sinal de que ele já era…. pra recuperar seus dados ele deve ser reconhecido no BIOS. do contrário, sem chances… ligue o computador sem ele – deixe o cabo de dados ligado mas não ligue o de energia e assim que o sistema iniciar abra o Windows Explorer (Meu computador), ligue o cabo de energia e verifique se ele aparece como unidade lógica, se aparecer, veja por quanto tempo ele continua sendo reconhecido… pode até ser problema de placa externa, que após esquentar é desligada… dê uma olhada na placa pra ver se tem algum chip/* queimado, esquentando demais, etc… se for o caso, leve num técnico em eletrônica e peça pra ele testar os componentes.
Qualquer dúvida, poste aqui. – BOA SORTE! vc vai precisar…

Márcio Costa.
20

Professor,gostaria de saber como faço para me manter em contato com você?
Atualmente só tenho E-mail.
Desejo tirar outras dúvidas com você,se for possível.
E-mail para contato: “atelifeofamj@hotmail.com”
Grato pela atenção.Márcio Costa.

Patricia
21

Ola Netto tdu bom? sera q poderia me ajudar?
Tenho um hd externo samsung s2 portable, aqueles q o case eh blindado. Estava assistindo um seriado q estava salvo nele e travava tda hora, dps disso eu tentei abrir meu computador a pagina do hd e ele ficava tentando carregar tdos os arquivos mas aparecia so 2 pastas e ai travava a janela e eu tinha q pedir pra finalizar tarefa. Dps disso ele comecou a pedir pra formatar o hd, mas como nao queria perder os dados eu cliquei na opcao nao. E por fim ele parou de ser reconhecido pelo computador, nao so no meu computador como tbm no gerenciador de discos. Tentei colocar em outros computadores mas deu na msm. Qdo conecta o cabo no computador a luz acende e o hd roda, com alguns estalos, mas pelo qme lembre ele tinah esses estalos antes (n sei se desde a 1a vez q usei ele mas acho q ele fazia um barulhinho). dps de um tempo rodando, ele para de rodar e fica piscando o led. levei em assistencias mas ngm soube consertar, pedi em uma assistencia para abrir o case para tentar ver se tinha dado algum problema na placa responsavel pelo reconhecimento usb, porem este hd eh diferente de tdos os outros. segue um link para foto dele aberto:
http://smg.beta.photobucket.com/user/Rico007/library/Opened%20HDD/?fromLegacy=true
ele tem a placa logica com a peça do cabo usb e o hd sem nenhuma entrada. Entao acredito eu q eh impossivel transformar este hd em sata ou ide para tentar recuperar. Ja tentei usar recuva e o euas partition mas nos dois o hd externo nao aparece na lista já q ele nao eh reconhecido pelo windows. Gostaria de saber se vc teria alguma sugestao do q eu posso fazer apenas para resgatar meus dados, pois de qlq forma vou trocá-lo por um novo com a samsung pois esta na garantia!
Obrigada pela ajuda desde ja

Netto
22

Patricia, a única solução que vejo para seu caso e baixar uma iso do Ubuntu (Linux), queimar pro CD/DVD e iniciar o computador com esse CD/DVD e tentar abrir a unidade externa, mesmo assim só serve para recuperar os dados e nem posso garantir que dê certo, mas pode ser que sim… eu tenho um hd desse, da samsung e apresentou o mesmo problema mas como não está na garantia, desisti de recupera-lo.

Patricia
23

Muito obrigada pela ajuda Netto, tentarei fazer este procedimento. Voce saberia me informar se isso ed congelar poderia ajudar?Se sim, nao entendi direito como seria isso…vc pode me dizer mais detalhado? e vc saberia me dizer se teria como comprar uma placa logica igual a deste hd e se isso funcionaria?me informaram q por nao ser a msm placa (ou seja, a placa do meu hd eh unica e n existe igual) nao daria por causa da bios. Por acaso vc tem nocao tbm se daria para transformar esse hd em ide ou sata?

Netto
24

Infelizmente o problema não é na placa lógica, é na cabeça leitora – internamente – e isso não tem conserto porque o hd só pode ser aberto num ambiente próprio para isso, isento de poeira e umidade… e se abrir ele (romper o case) você perde a garantia também… recomendo tentar o procedimento descrito nesse artigo – usando um cd do linux, para recuperar os dados, esse hd não tem mais solução… o procedimento de congelar o hd é extremo, vc só faz se os dados são de extrema importância e corre o risco de não dar certo… não tem como transforma-lo numa unidade IDE porque placa vem soldada, antigamente alguns hds de notebooks/externos vinham com um adaptador, mas esse é inteiriço.

Netto
25

existem, sim, placas de hds que funcionam em outros hds, desde que sejam compatíveis o modelo e a marca, já recuperei muito hd apenas trocando a placa externa, mas no seu caso o problema não é a placa, é a cabeça leitora, o que torna inviável qualquer procedimento.

Patricia
26

algumas empresas tem o serviço de recuperacao de dados porem sai em torno de 1500 reais! voce sabe me dizer se isso tem chance de dar certo? e vc sabe qual programa q eles usam para fazer essa recuperacao? mais uma vez obrigada mesmo pela ajuda!

Ed William
27

Olá Netto, tudo certo?
O que aconteceu aqui foi o seguinte…meu notebook sofreu uma “pancada” ligado, eu desliguei o computador e algumas horas depois tentei ligá-lo novamente. Ele chegou até a parte de abertura do windows (aquela tela preta com o logo do windows), porém reinicia quando chega ai.
Então eu desconectei ele do notebook e liguei ele via USB (via Case Sata) no meu PC. Porém só consegui visualizar a partição reservada pelo sistema com 90 mb. A partição principal não consegui visualizar, parece que está vazia, tentei utilizar o recuperador Recuva mas ele recuperou apenas 22 arquivos e depois ficou parado, tentei também abrir pelo Linux Ubunto, mas não consegui visualizar os dados.
“Aparentemente” não ocorreu nenhum dano físico, pois não há barulhos nem vibrações vindas do HD, ele está normal.
O que poderia ser feito para tentar recuperar esses dados pois são relativamente importantes?
Desde já agradeço, ótimo blog com um conteúdo excelente!!
Abraços

Jason
28

Prezado Amigo Netto,

Gostaria de relatar o meu problema. Certo dia estava eu somente lendo alguns e-mails no pc, quando derrepentemente o pc simplesmente resetou o windows, porém não voltou a dar boot mais, então tentei força-lo a desligar e ligar novamente, e nada aconteceu, (o pc liga o cooler processador manda energia para o monitor etc) mas não dá boot, sabe o sinal que soa quando liga-se o pc, o meu fazia e não faz mais, ja escutei o HD e ele não tem barulho somente do disco rodando. O que pode ser ? acho que é no HD, porém não tenho idéia do que fazer ?

Octaviano
29

Caro Netto:

Muito boas as suas dicas.

Estou com um HD de 500GB que está em uma situação igual à descrita quando você descreve o processo de congelamento.

Achei muito interessante, entretanto, deveria deixá-lo quanto tempo congelando e, ao retirar, quanto tempo descongelando?
Ou é direto? Colocar, deixar por volta de 24hs (tal como fez o Marciel) e instalar diretamente?

Grato.

Octaviano
30

Caro Netto:

Muito boas suas dicas.

Estou com um disco de 500GB no mesmo estado descrito no caso do congelamento.

Quanto tempo deveria deixá-lo no congelador e, após, quanto tempo para descongelá-lo? Ou posso instalá-lo assim que o retirar do freezer?

Grato.

Netto
31

Octaviano, a idéia de congelar o HD é uma técnica extrema… já consegui recuperar dados dessa forma, mas é bem dificil… e tem que ser imediatamente, enquanto o HD ainda está frio, pois a friagem retrai a cabeça leitora, desgrudando-a do disco.

Luiz Fabio
32

Netto, boa noite

O Meu problema é bem parecido com os descritos acima, mais o meu hd é um sansung (Externo) será que funcionaria? conecto o cabo usb e o led fica piscando mais não aparece nada nem no cmd e nem no windows.

André Gomes
33

Ola,

Tive um problema com HD agora e vi o post, gostaria de uma ajuda…

Meu HD parou de funcionar do nada, não reconhece na BIOS de nenhum PC.
Notei que ele não vibra, parece que não chega a iniciar

Existe algo que possa fazer?

bia
34

Neto, tenho um HD samsumg desses blindado que é via USB e esse USB que era soldado na placa soltou, achei que tinha o backup de tudo, porem as ultimas pastas eu não tenho o backup, preciso acessar o HD. Mas o usb soltou, se trocar a placa logica por uma sata ele funcionar? Ou esse HD é impossivel de ser acessado

E os dados sao muito importantes para mim.

netto
35

Bia, acho mais sucesso investir na recuperação dessa placa que se soltou… leve num técnico em eletrônica bom que ele dá um jeito. É muito dificil você achar uma placa 100% compatível, só se for via mercado livre. Eu investiria na recuperação do que você tem.

Adriano
36

O HD do Note não é mais reconhecido pela BIOS, porem quando coloco ele um um case funciona perfeitamente, o que pode ser????

netto
37

Hummm
Adriano, nunca vi esse problema mas acho que pode ser o conector do note, coloque outro hd no note e verifique se ele detecta… se não detectar, entre na bios e em boot escolha a opção Default Configurations (ou algo similar), que daí as configurações de fábrica do note serão recuperadas e tente novamente.
Se não der certo, ou seja, se não reconhecer nenhum disco, leve o note na assistência técnica porque pode ser um problema na placa-mãe dele.

Samuell
38

Ola. Tenho um HD externo da Leadership que liga na energia eletrica. Eu tenho jogos nele. La em casa, deu um pico de Luz, essa semana. Quando foi no dia seguinte, qndo fui religa-lo, nao tava aparecendo nada… nem no PC e nem no video-game. la em “Computador” do PC nao aparece o compartimento que havia colocado no USB. Somente aparece “USB nao reconhecido” alguma coisa assim… Eu esqueci ele ligado durante essa queda de energia eletrica. E agora, tem como eu recuperar os jogos ?
Esse HD que eu tenho, é HD de computador. Nao é aquele HD pequeno e “moderno” nao!
Desde ja, agradeço!!!

Lucas
39

Olá, meu caro.
Gostaria de lhe pedir uma ajuda.. Eu tinha um HD Sata no meu notebook, mas ele acabou apresentando defeitos, eu creio que ele tenha dado bad block; e eu comprei outro, lembro-me de ter feito algumas das suas sugestões a cima, e até de ter tentado formatar e executar alguns comandos pelo prompt de comando, como, “move”…
Como comprei outro, deixei o “quebrado” pra lá, mas guardei-o e gostaria de saber se há algum perigo caso eu compre um cabo adaptador de HD Sata p/ USB + e-Sata (notebook) e ligue o HD “quebrado” no meu Notebook.. Essa ação pode trazer algum prejuízo para o meu HD atual?
Agradeço a atenção.

ghilaine
40

Olá Netto
Tenho um HD externo LG 1TB que parou de funcionar… Não caiu e nem sofreu nenhum tipo de pancada. Quando inserido em qualquer computador nao é reconhecido. Como faço para recuperar os dados?
Muito obrigada se puder me ajudar

Antonio
41

Ola Neto
Queria saber se podia ajudar seguinte problema:
Tenho um HD externo IIFREECOM e o deixei cair, agora não e reconhecido pelo PC o único sinal de vida e a luz que pisca e um breve zunido quando o ligo e mais nada. Tem como recuperar os dados?
Agradeço imenso toda a ajuda possível pois tenho nele documentos importantes para o meu dia a dia.
Obrigado

Anna Karyn
42

Olá, este artigo está sendo minha última esperança, então torço para que dê certo eu conseguir salvar pelo menos alguns arquivos do meu HD externo. Minha história é a seguinte: meu HD externo Samsung de 320 gb acabou de pirigar hoje. Tive que comprar um Notebook novo está semana pois o meu antigo faliu e o meu PC também queimou o HD sata. E o meu HD externo funcionava normalmente com eles. Quando coloquei o meu HD externo nesse note novo com Win 8 simplesmente começou a dar problemas. Eu conectava, o note reconhecia, mas quando ia acessar os dados ele desligava, ligava ele de novo tentava copiar algum dado e ele desligava em segundos e não voltava a ligar, eu ligava de novo e enquanto não mexia nele ficava conectado legal, mas se tentava acessar seus arquivos ele desligava, até que um momento que ele ligou, mas não fez barulho e nem é reconhecido mais. Ou seja, a luz do led fica ligada indicando que ele está funcionando, mas não pisca mostrando a transmissão dos dados e ele não faz nenhuma vibração e não é reconhecido. Nem aparece nas unidades e nem na Bios. Tentei o Linux e… NADA. Tudo que eu tenho está lá dentro… absolutamente TUDO. Por favor, qual a dica que você me daria para tentar resgatar pelo menos algum arquivo? Aguardo a resposta ansiosa.

Netto
43

Querida Ana, tente colocar esse HD num computador que já tenha outro sistema (qualquer um) rodando e que não tenha nenhum problema e verifique se na BIOS e no sistema está funcionando.
Abra o Painel de Controle, vai em Ferramentas Administrativas e clique em Gerenciamento do Computador e em Gerenciamento de discos e veja se ele aparece lá… se não é porque a placa lógica está avariada (ou o cabo)… se aparecer observe a letra (C:) que foi atribuída à ele… e clique em Iniciar/Executar e digite CMD e dê enter e na tela preta (de comando), digite CHKDSK /R C:
Observe os espaços entre as opções do comando: CHKDSK_/R_C:
acima eu uso o _ para representar os espaços.
Boa sorte, qualquer dúvida, poste um comentário.

Letícia
44

Olá, estou com um problema no meu HD externo, samsung M3 portable 1 TB, o meu computador não o reconhece, não aparece no “meu computador” e não consigo acessar nenhum dado. porém a luzinha dele acende? o que será que aconteceu? tem conserto? problema no cabo não é, pois já tentei com outro e também não funciona.

Obrigada

Netto
45

Letícia, tente o seguinte:
Clique no botão Iniciar e clique em Painel de Controle, vai em Ferramentas Administrativas e clique em Gerenciamento do Computador e em Gerenciamento de discos e veja se ele aparece lá… se aparecer observe a letra de unidade que foi atribuída à ele (ex: E:)… se não aparecer nenhuma letra (o que é mais provável que esteja acontecendo). clique com o botão direito sobre o hd externo e escolha a opção Alterar/Atribuir letra de unidade e caminho e na próxima tela, clique em adicionar ou alterar e na outra tela escolha uma letra que não exista, tipo Z e clique em OK, abra o Meu Computador e veja se aparece lá… se aparecer, clique nele e veja se abre… se aparecer uma mensagem pedindo para FORMATAR, NÃO FORMATE, clique em NÃO…. Clique em Iniciar/Executar e digite CMD que vai aparecer uma tela preta (comando) e dê enter, e na tela preta (de comando), digite CHKDSK /R Z: (observe os espaços no comando, ex: CHKDSK_/R_Z: (no exemplo eu usei um _ para representar o espaço) e veja que Z é a unidade que você definiu tem os : )
Tente ae… boa sorte… se der certo ou não, deixe seu comentário…

Daniel
46

Meu HD de 750GB da WD é reconhecido pela BIOS, mas ele trava o PC e não inicializa. será que ainda tem jeito??

Netto
47

Daniel, tente iniciar o seu pc com um LiveCD do Linux, use o Linux Mint (se não me engano o Ubuntu não está mais iniciando no modo LiveCD). Baixe o Mint LMDE 32bits (Mate) em http://www.linuxmint.com/download_lmde.php, grave num CD/DVD e inicie o computador por ele e veja lá em Meu Computador se seu HD aparece lá.
Se não aparecer infelizmente ele “morreu”, se aparecer, faça backup de seus arquivos e substitua o HD.
Abraços
Poste o resultado pro pessoal aqui.

Nillander
48

Tenho um hd (não sei de cabeça marca modelo e etc) de 250 gb, que acidentalmente conectei no cabo de energia com o computador ligado, perdendo o hd, provavelmente ele pode ter queimado só a placa lógica, irei iniciar a busca por um hd semelhante para ser sacrificado e um técnico de alto nível para estar realizando a cirurgia, abraço á todos vocês

Tompas Edson
49

Meu amigo,
Possuo 2(Dois) HDs Seagate 500gb SATA, modelo ST3500418AS, ao trocar de gabinete, por um mais moderno com Rot Swap não percebi na hora de ligar o plug de alimentação que o +(positivo) estava evertido, acabei queimando as duas placas lógicas dos HDs. Ao tirar as placas vi que haviam componentes queimados, proteção, etc. Comprei um HD novo com a mesma placa lógica, do mesmo modelo, dos dois anteriores e instalei. Ao testa-lo, constatei que os pratos estavam girando e o meu Windows 7, reconheceu o HD no “Gerenciamento de disco”, com as suas 4 partições, mais sem nenhuma descrição das mesmas. Mais não foram reconhecidos no “Meu computador”. Retirei a placa lógica e retornei para o HD novo e ele está funcionando normalmente até hoje.
Há meios de recuperar os meus dados, ou vou ter que enviá-los para uma firma cara destas especialistas?
Desde já grato.

Tomás Edson
51

Meu amigo,
Possuo 2(Dois) HDs Seagate 500gb SATA, modelo ST3500418AS, ao trocar de gabinete, por um mais moderno com Rot Swap não percebi na hora de ligar o plug de alimentação que o +(positivo) estava invertido, acabei queimando as duas placas lógicas dos HDs. Ao tirar as placas vi que haviam componentes queimados, proteção, etc. Comprei um HD novo com a mesma placa lógica, do mesmo modelo, dos dois anteriores e instalei. Ao testa-lo, constatei que os pratos estavam girando e o meu Windows 7, reconheceu o HD no “Gerenciamento de disco”, com as suas 4 partições, mais sem nenhuma descrição das mesmas. Mais não foram reconhecidos no “Meu computador”. Os dois HDs eram usados como Backup e não tinham OS instalados. Retirei a placa lógica e retornei para o HD novo e ele está funcionando normalmente até hoje.
Há meios de recuperar os meus dados:

Me perdoe se a pergunta sair repetida, mais ela não tinha entrado antes.
Desde já grato.

netto
52

Tomás, verifique essa questão de fios invertidos, isso não existe – que eu saiba – no PC, porque se trata de uma arquitetura aberta e padrão, se isso for verdade você pode processar o fabricante do gabinete e ele terá que pagar seu prejuízo…
Voltando à parte de recuperação…. tentou a “segunda fase” citada no artigo?
Verifique se as partições aparecem no Gerenciador de Discos… se aparecer, proceda com os passos citados que deve dar certo, geralmente dá.
Abraços

Marco
53

achei legal o seu comentário, vou ver se consigo recuperar o meu HD no meu caso é Samsung M3 portable, tentei várias coisas em vários computadores, só não tentei congelar

neudir
54

Olá
tenho um notebook HPg42 com HD WD scorpio blue WD5000BEVT de 500Gb que dá a seguinte pane: ligo ele e aparece : “iniciando o windows” e fica nisso e não abre nada.o sistema é o windows 7. o que pode ser? pode me ajudar?
desde já agradeço
Neudir Braga

Vivian Torres
55

Boa tarde Netto,
Estou com um problema em meu HD externo da samsung 500gb.
Inesperadamente ele não reconhece mais em meu notebook e, em nenhum outro aparelho eletrônico. Apenas acende a luz azul e vibra, como se estivesse funcionando normalmente. Entretanto, todos os computadores em que fiz o teste, afirmam que o dispositivo não pôde ser reconhecido.
Gostaria de saber se há alguma solução para o meu problema?! Tenho muitos arquivos que não podem ser perdidos :\
Conto com a sua ajuda!
Agradeço, Vivian Torres!

Thiago
56

Olá Netto! Fui ligar meu notbook ontem e ele não entrava no S.O. (Win 8) e ficava somente em tela preta! De repente surgiu uma mensagem de auto recuperação! Depois parou até de aparecer a mensagem! Hoje percebi que quando eu ligo o not, ouve-se UM estalo bem baixinho e ele não não faz mais barulho depois. Já fiz o teste pelo cmd e tbm tentei acessá-lo pelo Linux via CD e não consegui acessar o HD. Será que é um defeito lógico ou físico?

Rui
57

Boa noite,

O meu problema é o seguinte,

Tenho um disco de 3,5 que era o disco de um PC. Um dia teve um problema e foi substituido. Depois de formatado ficou a funcionar e usei-o como disco externo dentro de uma caixa que comprei.

Tinha o disco quase cheio e um dia decidi libertar espaço apagando alguns dados. O disco começou a funcionar normalmente mas não parava.

Levei-o a uma empresa especializada e querem uma fortuna, 300 Euros. Há alguma coisa que possa fazer sem ter que pagar este dinheiro todo?

Kassius
58

Olá Neto, primeiramente quero parabenizá-lo pelas excelentes dicas que tem dado aqui.

Bom, meu caso é o seguinte – tenho em meu pc dois HD’s: um de 1Tb onde estão meus dados e um Maxtor DiamondMax de 250 Gb por conta apenas do SO. Tenho instalado o W8 (original).
Ontem ao ligar o pc notei um comportamento estranho, reiniciei e então ele deu tela azul com mensagem de erro. Tentei a restauração através da mídia do W8 e duas horas após deu msg de erro, dizendo que não foi possível fazer a restauração do sistema. Também não foi possível fazer a atualização do Windows, deu mensagem dizendo que a unidade estava bloqueada e não poderia ser acessada. Mas até então o HD ainda era reconhecido pela Bios. Continuei tentando resolver, inclusive tentei formatar pra pelo menos poder utilizar o HD depois, mas não consegui. Após algumas tentativas, a unidade passou a ser reconhecida como unidade X e continuou não dando acesso. Então instalei junto outro HD que eu tinha, já com um SO instalado, pra ver se conseguia acessar esse HD defeituoso. Não adiantou e agora ele não é mais reconhecido de jeito nenhum.
Gostaria de saber se você tem alguma ideia do que possa ter acontecido, se pelo que relatei ainda tem solução ou é caso perdido. Gostaria de resgatar algumas pastas que ainda ficaram nesse HD, ou pelo menos poder formatá-lo. Acha que congelar pode resolver o problema, ao menos permitindo que eu acesse os dados?
Obrigado!

José Ferreira Neto
59

Kassius, você cometeu um erro: formatar… porque isso diminui as chances do seus dados serem recuperados, porém, você pode tentar o seguinte… procure pelo software Active File Recovery Cracked no google e baixe-o… coloque o HD defeituoso como secundário e verifique se o programa consegue encontra-lo, caso positivo você pode recuperar algumas coisas.
Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

José Ferreira Neto
60

Rui, desculpe pela demora na resposta…
Siga o tutorial que tem algumas dicas que podem te ajudar, do tipo usar o CHKDSK ou um LiveCD do Linux.
Qualquer dúvida deixe seu comentário aqui.

ERIKa
61

ola boa noite, poxa tentei varias dicas suas ai mas nao consegui nenhuma, veja so meu caso, meu hd externo samsung de 1tb deu xilique de uma hora p outra to desconfiada q alguem deu um tombo nele mas nao sei, enfim ele nao reconhece em nenhum pc mais, tem hora q fica c o led piscando e da um som no notebook como se tivesse conectado e logo em seguida desconectado, ai fica assim direto, tem hora q nem acende o led, o problema é q todo meu trabalho de fotografa está nele, dependo do hd pra td, acha q eu consigo recuperar os arquivos, nao me importo se caso perca o hd, logico se salva-lo tambem será otimo, mas dependo mesmo é de meus arquivos, ah e o hd ta fazendo um tec tec esquisito tb, coloquei ele no ouvido e estanhei, vc acha q consigo recuperar esses arquivos? esse hd é novo 3 meses so de uso poxa , fico no aguardo abcs

Adriano Axel
62

Olá! Obrigado pelo artigo, e parabéns pelos detalhes… Estou tendo um problema de perda PARCIAL de dados… tenho um HD externo SAMSUNG de 1,5 Tb e o histórico de problemas é o seguinte:

(1) Havia dois arquivos pequenos que eu não conseguia abrir ou copiar de jeito nenhum, aí após ler alguma coisa na net resolvi passar a “Verificação de Erros” do windows, o que aparentemente foi um erro. Após DUAS SEMANAS rodando o programa ainda se encontrava na etapa 1, mas eu não desligava a máquina e não desconectava o HD com receio de causar problemas. Até que acabou a energia em um dia de chuvas.

(2) A partir daí, duas pastas inteiras do HD não podiam ser abertas. Quando eu clicava nestas pastas aparecia uma mensagem perguntando se eu queria formatar o disco. Porém outras pastas, com muito conteúdo, continuavam funcionando normalmente. Assim, o problema não era no disco todo!

(3) Por algumas sugestões e dicas, tentei rodar o programa GetDataBack. O programa não rodou completamente. Acusou erro de leitura em alguns setores. E agora o disco não é reconhecido pelo windows (quando eu plugo o usb no computador, o disco não aparece em Meu Computador, a leitura fica lenta, travada, etc.).

Enfim, aparentemente cada nova tentativa minha está piorando as coisas, ao invés de melhorar… gostaria desesperadamente de orientações a respeito. Já procurei ajuda especializada em algumas empresas mas o orçamento está muito fora do que eu posso fazer, já que eu não sou uma empresa e este disco é de uso particular… Agradeço qualquer ajuda ou orientação imensamente!

José Ferreira Neto
63

Erika, infelizmente a notícia que eu tenho pra seu caso, é ruim… com certeza seu hd sofreu uma queda e nesse caso se você não conseguiu acessa-lo usando um liveCD com Linux não há mais nada a ser feito. Aconteceu comigo um fato desse e eu perdi tudo, inclusive o HD.

anderson
65

Ola, gostaria de pedir ajuda.

Tenho um netbook em que o hd deu problema, ja comprei um hd novo mas como faco pra migrar o windows xp pro hd novo, uma vez que nao veio cd nem pendrive de instalacao desse windows original.
Ja coloquei o hd ruim como escravo num desktop e consigo visualizar os arquivos , acho q isso ja eh um bom sinal.

desde ja agradeco,

anderson

netto
66

Prezado Anderson, geralmente o Windows é registrado usando como base o hardware, ou seja, o HD e a placa-mãe (salvo engano) e neste caso não tem como manter o Windows original, mas você pode tentar, usando uma mídia qualquer do XP (baixando na internet) e tentar usar o mesmo número de série que deve estar gravado no fundo do netbook, mas tem pouquíssimas chances de dar certo, principalmente se for XP Home Edition ou versões mínimas, chamadas OEM, geralmente as que vêm instaladas nos equipamentos novos… Mas você deve ter um CD chamado Recuperação… tente usa-lo, se der certo basta, depois, você copiar seus dados do antigo para o novo.
Boa sorte, você vai precisar.

ERIKa
67

pois é no meu computador e outros de conhecidos meus com sistema operacional windows realmente nao funcionou, mas levei ate um tecnico q sempre resolve meus problemas em questao de formatação, e la ele tem o linux, ai ele conseguiu me disse que levara tempo pois tem muitos arquivos, a unica coisa q vai dar trabalho é ra separar os arquivos e renomea-los denovo, ja que ele ja me avisou q nada ficara com o nome original, mas tudo bem ja é uma grande benção de Deus,e ele ainda disse que recuperará o hd, afff enfim, deu tudo certo, mas mesmo assim obrigada pela atenção, decidi escrever aqui, porque foi depois de dar uma olhada nesse artigo, porque pra mim não tinha mesmo jeito, abcs

Vinicius
68

Oi achei ótimo as explicações e me ajudou bastante, eu uso hd para gravar programas de maquina de musicas a jukebox e tenho cerca de 10 hd de 500gb que está com o seguinte problema. Como eu clono os hd pelo ghost, na maioria das vezes não tenho nenhum problema masi esse 10 começam copiam cerca de 30 ou 40 % e depois trava, ja tentei copiar os arquivos manualmente e trava tbm em determinada hora, e não copia mais nada qual é a dica ?

Emerson
69

Oi amigo,se tiver um tempinho pra me rssponder, durante instalação do sistema operacional apresentava problemas, e resolvi utilizar o programa ultimate boot hd, durante uma varredura ele encontrou setores com defeitos, como percebi que drmoraria muito, eu abortei pra fazer depois, porém apartir este hd sata samsung já não é mais reconhecido, nem pela bios nem por este programa..tem uma sujestão?

Danilo
70

Olá netto o hd do meu ps3 não é mais reconhecido por ele, daí pesquisei e conclui q fosse bad blocks, só q quando coloco no meu pc, o sistema(q está no outro hd) não inicia, e quando acesso a bios ele reconhece o HD do pc, acha também o do ps3, mas não o identifica, fica tentando acessá-lo pra mim informar q é um hd. não sei o q faço, pois o meu caso não se enquadra completamente com nenhum de seus casos. Se vc puder me dar uma dica.

Mirian
71

Olá, Netto
Estou com um problema e preciso de sua ajuda.
Meu PC tinha 2 HDs instalados e rodando normalmente, um de 80 Gb (IDE – antigo – com Win XP) e outro de 500 Gb, SATA, com Win 7.
Em um determinado momento, ele parou de funcionar e acusou um erro no bootmgr.
Segui dicas de fóruns e tals pra tentar corrigir o problema, mas nada resolveu.
Acabou que optei por formatar o HD de 80 Gb e instalar o Win 7 no mesmo. Fiz isso porque pensei que poderia fazer backup dos meus dados acessando o HD de 500 Gb desse jeito.
Até ontem, o sistema ainda reconhecia esse HD. Ele parou de reconhecer depois que, ao clicar nele, solicitou formatar e eu cliquei não. (Tentei pelo testdisk, mas não funcionou)
Agora, ele não aparece mais no gerenciamento de discos e a BIOS não reconhece ele mais: porém na inicialização, onde aparecem todos os hardwares conectados em cada channel, ele põe “none” em todos os livres e no channel em que o HD está conectado fica em branco, e ele demora um pouco para passar por ele. Ao tentar também reconhecer o mesmo manualmente pela BIOS, ele dá sinal de que reconhece alguma coisa… porém nada efetivo.
No meu caso, vale a pena tentar pelo LiveCD do Linux ou mesmo o esquema de congelar o disco?
Já verifiquei e o HD roda junto com o computador e quando se tenta identifica-lo manualmente, ele dá sinal de que processa.
Agradeço imensamente caso você consiga me dar alguma luz…

Att.
Mirian

Leonardo Alves
72

Socorro, eu estava usando o meu computador normalmente, ai o hd comecou a fazer uns TEC TEC, barulhinho bem estranho, e o windows travou, ai quando reiniciei nao quis mais dar boot e o hd parou de ser reconhecido na bios,

eu tenho 2 hds, ambos de 40 gb, o que parou de funcionar e o que tem o windows instalado, o mais estranho e que agora quando eu coloco o hd do windows junto com o hd normal, nenhum dos dois e reconhecido, mas quando eu coloco so o hd normal ele e reconhecido, so o hd do windows que parou de funcionar.

Chamei um amigo e ele falou que queimou e ja era, mas depois fui testar e percebi que o hd ainda esquentava, o que pode ter acontecido? e por que ele faz com que o outro hd deixe de ser reconhecido quando colocados juntos? estou desesperado pois tenho muitos arquivos importantes, de mais de 4 anos nesse hd, e fiz a besteira de nao fazer backup

me ajude por favor, o que devo fazer, sera que foi a placa logica??

Efrain Santos
73

Olá Neto. Por favor me tire uma dúvida.
Meu hd tava dando uma mensagem de falha qndo eu iniciava, não conseguia mais acessar o sistema. Nisso tentei formatar, mas não conseguir mais concluir a instalação. Não ta dando pra instalar o sistema nele
Eu tinha alguns arquivos em uma pasta que criei na pasta do internet explorer, no disco local C. Queria recuperar esses arquivos, é de fácil recuperação? Lembrando que eu tinha formatado o hd, mas n cheguei a concluir a instalação do novo sistema operacional.

netto
74

Efrain, quando eu vejo a palavra “formatei” logo penso: ele apagou tudo… se for o seu caso, agora que o hd está dando erro fica dificil de recuperar os dados… depende do que você “formatou”… se apagou a partição os dados já eram… se não apagou, inicie o sistema com um livecd do ubuntu, como é mostrado no artigo acima, e tente recuperar por lá… não adianta investir esse hd, se ele está com mensagem de erro no início do carregamento, então ele só serve como tijolo, ou brick (pra segurar papel) hehehe abraços e boa sorte, você vai precisar.

Leonel de Paiva
75

Depois de muitas tentativas, inclusive de pessoas habilitadas meu HD foi desenganado por muitos e não consegui recuperar meu hd 500 sansung, mas foi através desse site seguindo as orientações que pude recuperar tudo. Meus sinceros agradecimentos! Atenciosamente, Leonel.

netto
76

Leonel, a gente que agradece por ter publicado seu agradecimento e ficamos felizes por ter dado certo.
Infelizmente a maioria das pessoas – você foi o primeiro em milhares que já leram o artigo – nunca deixam seu depoimento se deu certo ou não.
abraços

SILVANIA PASSOS
77

OI NETO TO DESESPERADA É QUE TENHO UM HD SAGATE DE500 G INTERNO E TAVA TUDO CORRENDO NORMAL ,MAIS SEGUNDA FEIRA EU FUI ABRIR ELE E SAIU UM CHEIRO DE QUEIMADO E NÃO QUIZ MAIS ABRIR E AGORA TO SEM SABER O QUE FAÇO É QUE TENHO ARQUIVOS DE CLIENTE POR FAVOR MIM AJUDE SERÁ QUE TEM COMO RECUPERAR OS ARQUIVOS AINDA ,UM RAPAZ DA MINHA CIDADE TENTOU MAIS NÃO OBTIVE SUCESSO
O QUE FAÇO SERÁ QUE EU PERDIR OS ARQUIVO OU TEM COMO TROCA PLACA PEÇA E RECUPERAR ,DESCULPE POR TANTA PERGUNTA É QUE TO MUITO PREOCULPADA FICO NO AGUARDO

netto
78

Olá, Silvania…
Nesse caso eu recomendo que leve em um técnico em eletrônica ou, se ele estiver na garantia, envie para o suporte ou ainda, para uma empresa que recupera dados, como Hospital do HD.

Anderson
79

bom dia netto tenho um Hd q funciona na caser normal aparece as 3 partiçoes da pra ascessar nomal mais quando coloco o HD no noot a bios reconhece e tudo mais o pc nao inicia o windows fiz uma copia dosdados e formatei o hd instalei outro windows mais mesmo assim o hd nao inicia o windows o q seria?

Von Rommel
80

Tenho um HD Model: HD322GJ (320GB/7200rpm/16M) HDD P/N: HD322GJ/SRA REV. A LBA 625, 142, 448, 320, 0GB 2010.10 que não é reconhecido, era usado para backup, mas na Bios e no Windows 7 não aparece. Qual a provável solução ?

Gladstone
81

Prezado Netto,

Achei muito interessante seu tópico e os problemas com soluções passadas por você…
Seguinte: Tentei ajudar uma amiga dona de uma empresa que tem um computador que tava com o Windows travando (pirata), visualizei no hd e vi que tinha 2 partições, daí fiz todo o backup da 1 partição para a segunda, em seguida formatando a 1ª partição. Daí aconteceu que ao iniciar o computador, ele na tela inicial, mostra o hd, mas nem chega a entrar no setup e fica travado!!! Tentei ligar o hd como sleave e em vários outros computadores diferentes, mas em todos dá o mesmo problema. Cara, já andei em tudo que é fórum da internet e a melhor resposta que achei foi que o tipo de hd é problemático, estou falando de um Seagate Barracuda 7200.12, sei que ele está funcionando e sei que não perdi os dados, mas e agora como conseguir acessar os mesmos pois são vitais para a empresa dessa minha amiga?

Caio Henrique
83

Ola Netto bom dia ! estou com problemas no meu HD , bom ja havia tempos que o meu notebook estava com super aquecimento e fora o barulho da bateria parecia um motor de maquina de costura, e de uma hora para a outra ele desligava sozinho e eu sempre forçava a ligação, na ultima sexta feira do mês passado eu estava na internet e do nada ele ficou lerdo ai eu o reiniciei e demorou mo tempo para iniciar acabei ficando irritado e dei alguns tapinhas nele rsr e resolvi desliga-lo , quando foi no outro dia retornei a liga-lo e logo apareceu a tela preta da American Megatrends dizendo pra apertar f1 ou f2 se eu não engano, mas nem fiz isso deixei ele pra ver oque acontecia e logo apareceu outro tela preta dizendo erro cd rom e alguma coisa em fim eu reiniciei e decidi apertar o f1 e logo apareceu a tela azul da bios , ai resolvi leva-lo pra uma assistência tecnica , ai eles fizeram uma limpeza e a moça de lá me disse que ao desliga-lo ele faz um ” tec ” isso significa problema do HD disco arranhado e que não teria muita esperança pra recuperar os meus arquivos, ai resolver levar pro meu amigo ver ele tirou o HD testou em outra maquina porem ela não reconheceu não conseguiu fazer a leitura em fim eu to desesperado eu quero os meus arquivos de volta meu pai disse que tentaria me ajudar tentado trocar uma bateria chamada moeda eu acho e tentar colocar o HD em outro monitor mais sei la meu pai e meio atrapalhado rsr sera que é seguro levar nessas empresas especializadas em recuperação de dado? quanto mais ou menos seria o preço? bom Netto se puder me ajudar a clarear minha mente eu seria muito grato hehe grande abraç

netto
84

Caio, desde o primeiro sinal já era pra você ter trocado ou pelo menos feito backup dos dados, agora há pouco o que fazer, você poderá coloca-lo em outro computador (monitor, que eu saiba, é só vídeo…. hehehe) e tentar acessa-lo, mas acredito que após esse “tec, tec” não há muito o que fazer.
Como último teste, coloque – ou peça ajuda de um técnico – ele como hd secundário e tente ver se ele aparece, mas ele chegou num estágio irreversível, quando a cabeça leitora não faz a leitura das trilhas.
Você pode também envia-lo para uma empresa especializada, em SP eu sugiro http://www.hospitaldohd.com.br/?, embora eu nunca tenha tido sucesso nenhum neste estágio.
Boa sorte.

GugaDiRabelo
85

Pelo AMOR de Deus!!!! Pelo AMOR de Deus!!!! Neto me ajude… por favor!!!
Eu estava com meu computador ligado com processador intel ducore e hd 180GB, Windows XP, com 2 partições Disco C e Disco E. De repente meu computador parou, desligou sozinho. Tentei ver se era fonte mas não foi. A fonte está funcionando. Mexi nas placas de memórias, tirei processador, limpei os slots, fiz tudo que mandam fazer para saber o que é.
Resultado: COMPREI OUTRO COMPUTADOR. Comprei um WIN CCE processador Celeren, HD 320 com Windows 8. Mas eu preciso urgentemente pelo amor de Deus, dos dados do HD do computador WinXP. Abri o computador novo e coloquei o HD do computador quebrado, na BIOS ele reconheceu que tinha um HD, mas ficou a tela preta. O QUE FAZER???? Sou muito leigo no assunto, sempre tento me virar. Como posso pegar os dados que estão no HD antigo?????
Muito obrigado!!!! Me RESPONDA!!!! To quase perdendo minha saúde.!!!!!
GUGA di RABELO

Daniel Nepomuceno
86

Olá Netto desde já quero agradecer por sua boa vontade de compartilhar conhecimento conosco..
Gostaria de tirar uma dúvida? Quando eu executei o chkdsk no unidade que estou com problema, aparece que não pode rodar pois a unidade é RAW, eu tenho que transforma-la novamente em NTFS??

Abraços e obrigado

klever
88

Bom dia netto.

Cara, tenho um Toshiba Canvio de 500 gb e fui tentar usa-lo ontem e somente o LED liga, o HD nao faz nenhum barulho e nem vibra… Como Proceder? Levei em uma assistencia e o cara la disse que ja era… pelos depoimentos que vi, parace que voce pode me ajudar. É caso de vida ou morte, pois tenho artigos e fotos da minha monografia que preciso recuperar… Tive o azar do meu PC ser formatado e nao passei a copia de segurança de volta pra ele…

Klever Ribeiro
89

Boa tarde netto,

Tentei falar com voce pela manha, mas acho que voce ainda nao teve tempo de responder… Passando mais uma vez a informação… Tenho um HD externo Toshiba Canvio 500gb, quando plugo no usb, só liga o led, mas o hd nao dá nenhuma vibração nem nada… o que pode ser? preciso muito do que havia nele… Artigos para minha monografia e td… agradeço sua atenção.

Sandro Teodoro Rodrigues
90

Oi Neto eu tenho um hd externo de um tera Sansung. Ja faz tres mesed que tenho, eu tenho gravado 300GB praticamente. Ele funcionava normalmente em MG. E Quando mudei para SP. Trouxe para o hd.usei 3 dias e nao funcionou mais… Eu tenho muitos dados neste hd. Eu usava em MG o Xp e usei aqui o Windows 8. Funcionou normal e depois nao mais….. Eu deixei 12 horas congelado e testei e nada. Eu tentei muda a letra e nada. Eu instalei programa para recuperar os dados e nada. Levei em uma loja e ele falou que tinha sinal de queda. E na conseguiu arrumar e nada. E bati dos 2 lados e nada. O que eu faco neto. Eu queria so os meus dados. O hd compro outro.
Obrigado! Neto pela atencao. Me ajude neto por amor de deus….

Sandro Teodoro Rodrigues
91

A acende e pisca e faz barrunho que vai funcionar e para. Vc pode ne ajudar neto? Recuperar os neus dados .

Gorbatchov
92

O meu disco rigido caiu no chao agora ele nao abre o sistema operacinal qui la tava qui era o seven tento instala novo windows 7 pede para primir qualquer tecla mais quando ele abre aquela janela qui vem escrito instala configuraçao iniciada ele processa e nao abre

Roberto Junior
93

Boa noite Neto.

Neto enviei o meu HD ao um Técnico e o mesmo não conseguiu solucionar o problema. Disse que passou 4 dias tetando recuperar e nada! preciso saber se existe uma solução para o meu caso e se vc pode me ajudar. vc concerta, e quanto custa? me informe via-email.

Sem mais,

Roberto Carvalho

luciano
94

OLA ME CHAMO LUCIANO E TENHO UM SAMSUNG MODELO NP RV411 AD2BR NOTEBOOK , EU FORMATEI MEU SISTEMA SO QUE AGORA NA HORA QUE VOU INSTALAR MEU RECOVERY SOLUTION 5.5 RECUPERAÇAO DE DRIVES E SOFTWARES ELE INDICA QUE NAO HA UMA RECUPERAÇAO DE DISCO NA AREA DO DISCO RIGIDO E AGORA VC PODE ME AJUDAR GOSTARIA DE RECUPERAR MINHA WEB CAM, CIBER LINK YOU CAM MAS NAO CONSIGO E SEM FALAR QUE ESSE PROGRAMA INSTALA TUDO SOZINHO DESDE DE JA AGRADEÇO

Eraldino Jr.
95

Oi Netto, boa noite.

Minha filha tem um notebook com o Win7 instalado e num belo dia apareceu a mensagem “Formate D:”. No caso dela o “D” é a partição de dados. Fucei na net e a única informação que recebi foi: Não tem jeito. Tem que formatar. Até aí, fazer o que. Usei o Recuva para recuperação de dados. O que ocorre é que após recuperar os dados me deparei com os seguintes problemas: as fotos (.jpeg) aparecem em miniaturas que não abrem. São vários arquivos desse tipo. E são muitas fotos. Pela net vi algo sobre o software JPEG RECOVERY PROFESSIONAL 5.0 mas esse é só para XP. As músicas (mp3) aparecem (não sei quais são) totalmente fragmentadas. Não aparecem nome, autor, nada. Clico em uma delas e parece que tá misturado (músicas diferentes no mesmo arquivo). Olhei em uma pasta e existem mais de 6500 arquivos desse jeito. Tem como recuperar as fotos e as músicas? Pela net vi posts falando de recuperar com o uso de um software “picaview” mas estou na dúvida. Você tem como me ajudar?

Att,
Eraldino Jr.

Ricardo Copano
96

Excelente artigo. Estou com um HD danificado, que reconhece na BIOS, mas não acessa os dados. Era usado em um servidor Linux (Debian) . Por causa de um pico de luz, não carregou mais o sistema. Aparecia ERRO 17 ao carregar o GRUB. Segui as orientações para reparar o GRUB mas não tive sucesso. Usei o testdsk mas não recuperou nada. Logo usei um DISK RECOVERY e este conseguiu listar todos os arquivos, porem com SIZE 0, todos ! que decepção…. Agora estou usando um DISK RECOVERY LINUX, do mesmo fabricante… e esta a 14 horas rodando… para um HD de 80 GB, pode levar esse tempo todo? bom, vou deixar rodando esta noite toda até amanhã, para tirar a duvida….
Se não aparecer arquivos recuperados, vou tentar as dicas de congelar o HD…. ou PARO TUDO e começo logo ? grato.

Efrain
98

Olá Netto. Por favor me tire uma dúvida.
Eu a um tempo usei um programa(ccleaner) para limpar aqueles espaços vazios do hd.
Tem como eu recuperar arquivos(fotos) que eu tinha deletado do hd antes de fazer essa limpeza?
Obrigado!!

PATRICIA
99

Oi Neto! Tenho um HD externo LG e esta semana ele caiu e quando liguei , o led acendeu, o disco girou, como se fosse abrir e parou. o que eu faço? Ja liguei em outro computador e nada! Já bati dos dois lados e nada! Tenho muitos dados a recuperar. Me ajude!

Gilberto Saugen
100

Os procedimentos ensinados referem-se a sistemas não muito antigos, correto? Poderia, então, me dar uma dica, de como acessar aos dados (arquivos word e fotos de minha família) que eu tinha em uma máquina velha com Windows 95? Tal máquina NÃO ABRE NADA, nem o comando PROMPT do DOS. Também creio que é impossível colocar esse hd como escravo na minha máquina atual, por falta de slots.

Orlando Wlodkovski
103

Um HD Seagate ST31500341AS, (1500 gb) utilizado como secundário, com duas partições NTFS, apresenta um tec-tec ou tic-tac mas não é reconhecido. Não foi aberto, não caiu, nada disso. As empresas ditas “especialistas” pedem uma fortuna para tentar qualquer coisa. Há alguma maneira de copiar os dados? Congelar, nesse caso, resolveria? Há uns 800 gb de dados, jogos, fases, vídeos etc, nele, que gostaria de recuperar. Alguma orientação? Obrigado.

Lucas C.
104

Tenho um HD Hitachi 320 GB de notebook que o utilizo regularmente trocando de lugar com minha gravadora, ambos sata. Usava também os 3 ligados ao mesmo tempo usando um cabo IDE/Sata to USB, mas por parecer não estar funcionando muito bem(estou copiando um arquivo para o HD e ele desconecta e reconecta toda hora, provavelmente mal contado na conexão com o HD, por estar muito usado este conversor) parei de usa-lo. Ontem decidi usa-lo. Liguei o computador e tudo estava funcionando corretamente(HD do SO, HD Hitachi e Gravadora). O Windows instalou algum driver e apareceu uma mensagem me indicando reiniciar o windows. Reiniciei e o hd não estava mais sendo reconhecido. Como meu propósito era gravar um jogo de Xbox 360, iniciei a gravação e conclui-a. Desliguei e o liguei e nada do hd ser reconhecido, nem pela bios, desconectei a gravadora e coloquei o HD Hitachi no lugar e também nada. Desconectei as unidades de armazenamento por um tempo e religuei e nada. Desconectei as unidades de armazenamento e tudo o que poderia estar fornecendo alimentação ao PC por algumas horas e religuei e nada. Já havia acontecido de não ser reconhecido por algum tempo, mas não por tanto tempo como agora. Não sei o que mais tentar, já que não é reconhecido pela bios, estou ainda aguardando o tempo passar, pois muitas vezes, nesse caso é solucionado, mas se tiver alguma idéia ou informação a me acrescentar diante suas experiências, fiaria grato.

Paola
106

Ola Neto boa tarde tenho um HD de notebook sansung porém gostaria de copiar os dados e o Windows que esta nele é possível? se for como devo fazer sem perder nenhuma informação , pois o note que o HD estava queimou a placa mãe sendo assim não consigo fazer a copia

Claudio
107

Olá possuo o HD externo N série 2GHKP5LC modelo ST315005EXA101-RK da familia DESKTOP EXT DRIVE estava funcionando normalmente quando derrepente ele começou a fazer uns ruidos estranhos como se estivesse acessando o disco mas não conseguia.Era uns clic clic que ele sempre fazia mas parava. Logo percebi que a letra do drive do HD não estava sendo exibida pelo windows como se o HD estivesse travado ou desligado. Desliguei ele retirei os cabos e reinstalei. O HD liga, gira faz um ruido inicial tipo zunido e o LED acende mas o windows não localiza NADA e como se o HD não estivesse instalado no PC. Por favor se puderem me ajudar agradeço desde de já. Grato Claudio

netto
108

Prezado Cláudio, tente uma das opções citadas no tutorial, principalmente com o Linux, caso não resolva daí tentaremos outra opção, sem esses passos não podemos seguir adiante.

Marina
109

Bom dia, adorei o modo como explicou, parabéns!
Porém queria pedir ajuda, meu Hd trava na entrada antes d carregar Windows 7(mas da para entrar na BIOS) e não carrega falaram que não tem como recuperar as fotos, mas eu acho que tem como sim…queriam cobrar 500 reais para recuperar as fotos, mas não tenho todo esse dinheiro…enfim
recém comecei fazer técnico em informatica e meu prof referiu a um programa q pode “pular”
o erro onde trava o Hd, mas ele disse q é difícil quando o erro se encontra
justo quando inicia, se tiver alguma dica, gostaria muito de uma ajuda
tem fotos de infância, casamento muito importante para mim,
Obrigada
Att, Marina Pires

netto
110

Marina, o fato do hd aparecer no setup (BIOS) mas não pelo sistema pode ser uma das opções:
a) o sistema reconhece mas o HD está com problema mecânicos – neste caso é muito dificil de recuperar os dados;
b) pode ser que o sistema tenha reconhecido ele mas não reconheceu a partição (área onde os dados são gravados), neste caso necessita de um técnico que saiba como recuperar partições pois um serviço mal feito poderá tornar a recuperação dos dados impossível;
Mas se quiser tentar a sorte, use essa dica como referência: http://veiadigital.com.br/coisas-pra-windows/como-recuperar-parties-deletadas/
c) a partição foi reconhecida mas o sistema não conseguiu atribuir uma letra para a unidade, neste caso eu sugiro ler este artigo: http://veiadigital.com.br/coisas-pra-windows/comofaz-a-particao-ou-hd-nao-aparece-em-meu-computador/

Sugiro também que tente um das opções sugeridas no artigo… recomendo aquela que indica o cd/dvd do Linux… baixe o Ubuntu e inicie o boot pelo cd/dvd com o Linux gravado no cd/dvd e assim que iniciar, clique em computador e veja se a partição aparece lá.

abraços e sucesso!

Diego Bousfield
111

muito obrigado pelo post, consegui resolver meu problema e recuperar meus dados, mas, o hd está com erro de de S.M.A.R.T, já ouvi dizer que isso não tem solução, podes me falar algo sobre isso?

netto
112

Diego Bousfield, infelizmente não existe solução que eu saiba/conheça.
Se você conseguiu recuperar ou ter acesso aos dados, faça uma cópia deles urgente e troque o HD porque isto é um aviso de que ele pode parar à qualquer momento.

Marcus Vinicius
114

Ótimas dicas, você faz um ótimo trabalho ! Estou com um problema no meu Samgung M3 de 1tb. De uns tempos pra cá ele diminuiu muito a velocidade de transferência de arquivos. Tenho dois hds desses comprados no mesmo dia e com menos de um ano de uso. Um transfere arquivos na velocidade normal, mas quando tento transferir o mesmo arquivo desse hd que está com problemas a velocidade é MUITO lenta, na casa dos kb/s demorando horas pra transferir o arquivo. Já tentei de tudo: troquei as portas usb, testei em outros computadores, troquei os cabos que saem do hd para o computador, usei programas como o hdd regenerator ( passou mais de uma semana executando a operação de recuperar os setores defeituosos ), usei o Tera Copy para tentar melhorar a taxa de transferência mas nada disso adiantou. O que você acha que pode estar acontecendo?
Obrigado desde já.

Kaio
115

Netto,
Veja se consegue me ajudar, pois todo software que utilizei teve o mesmo resultado insatisfatório.
Tenho um HD Maxtor particionado (Neste não consta S.O., utilizava apenas para armazenar dados) uma das partições esta corrompida, pois ao tentar acessa-la é exibida a mensagem solicitando formatação, ok já tentei usar vários programas para recuperar esta partição e meus dados, porém toda vez que qualquer programa inicia a varredura, o HD desaparece do sistema, tanto a partição que estava boa quanto a ruim, mesmo no gerenciamento de disco, ele desaparece e só volta a aparecer reiniciando o PC, a unica ação que não resultou no desaparecimento foi o comando CHKDSK /R, porém este aparentemente não efetuou nenhuma alteração.
Não sei mais o que fazer, tem alguma solução?

Veri
116

Netto bom dia.
Tenho um hd Seagate de 1tb comprado há no máximo 5 meses. De um tempo pra cá, aparecia a mensagem “deseja formatar?” e eu sempre cliquei em “não”. O hd nunca sofreu nenhum impacto, nem tampouco caiu. Na semana passada, ele parou de funcionar. Nenhum computador o lê. Ele não acende nem vibra. Levei no Hospital do hd e lá eles conseguiram destrava-lo, porém fizeram um scaneamento e não conseguiram recuperar nada. Eles vão tentar o scaneamento mais lento, mas disseram que é possível que não tenha jeito mesmo. Netto, vc acha que ainda é possível recuperar os dados se trocar a placa lógica ou colocar no congelador? Estou sem dormir até, tenho arquivos lá que não posso perder de forma alguma. Pelo amor de Deus me ajude. Obrigada

Bruno
117

Ola netto, estou com um problema no hd do meu notebook, por descuido deixei cair no chão, e quando fui ligar ele não acessa o windows e trava na tela inicial, no meu caso do simbolo da Dell, e a unica coisa que da pra fazer é entrar no setup. O hd da uns barulhos de click o tempo todo, tentei usar um programa pra recuperar os dados(redo backup) ele reconhece o hd e as partições(porem elas ficam com nome de Unknown) mas quando seleciono elas e do “next” pra copiar pro meu outro hd que tenho aqui(hd externo) ele fala tem um erro físico e algo sobre bad blocks, oque eu posso tentar fazer antes de levar pra um técnico ? Obrigado pela atenção =)

gabriel marchiori
118

Ola neto, tenho um notebokk dell inspiron 1525 com hd samsung 32gb. eu estava usando meu note normamelnte e do nada ele desligou e foi pra aquele tela azul e começou a fazer a verificaçao do problema…entao nao encontou mais o meu hd. O seu topico esta otimo, muito bem explicado, mas eu nao sei direito qual teste desses citados fazer pa recuperar meus dados e talvez o hd. Qual voce me indica cara? Eu preciso muito desse hd e dos dados que contem nele,.por favor me ajuda ai cara! Obrigado desde ja e parabens pelo topico ai vei!

Salazku Rossi
120

ai cara eu tenho o mesmo problema e ainda não tentei mais espero que esta técnica de certo
pois será uma grande ajuda, mais agora agradeço pela dika

Sócrates
121

Olá Neto, meu problema é o seguinte: Uma amiga minha esbarrou no meu hd externo ligado, fez um barulho, aí não funcionou mais, ele reconhece quando reinicio o pc mais não aparece o ícone, no gerenciamento ele aparece com disco não alocado! Não consigo acessar, nem formatar, não consigo fazer nada, será que pode se a placa lógica? Desde já agradeço a existência do site de sua disponibilidade e solidariedade em ajudar as pessoas, muito obrigado!

Netto
122

Sócrates, meu caro, infelizmente nesses casos o que aconteceu é que a cabeça de leitura travou, infelizmente se os dados forem importantes eu recomendo enviar para uma empresa especializada em recuperação de dados, mas se não forem importantes adquira outro disco porque esse não tem mais jeito… e não adianta trocar a placa lógica pois esse problema é na cabeça leitora, internamente.
O máximo que você pode fazer é ligar o hd e dá umas pancadas na lateral dele pra ver se a cabeça se move.
Boa sorte aí!
Abraços

Sócrates
123

Muito Obrigado Neto! Parabéns, és uma grande ajuda para muitos pessoas, vou tentar fazer o que sugeres, darei umas pancadinhas como ultimo recurso, caso não dê jeito vou procurar uma empresa de dados. Muito obrigado! Valeu mesmo!

Sócrates
124

Neto, só mais dúvida por favor, congela-lo não teria nada haver com a solução deste problema não é mesmo?! Abraço!

LUIS PAULO
126

Boa noite, primeiramente quero parabenizar pelo artigo.
Porém queria pedir ajuda, tenho um HD externo Samsung M3 Portable de 1TB formatado em fat32, e hoje pela manhã encontrei um disco com musicas que eu procurava a muito tempo gravadas no formato mp3 , então copiei o conteúdo do disco pra o PC e depois para meu HD externo, após isso ficou funcionou normalmente.
Então já tinha desligado o computador quando religuei mais tarde só ficava carregandono local ”meu computador”, e depois de +/- 7 minutos dizia que pra usar o HD tinha que formatar. Nesse HD tenho todo tipo de arquivos, fotos, musicas, programas, isos, inclusive jogos para Playstation 2, que jogo na USB com um programa que explora as pastas no vídeo game.
O curioso e que ele não ler no computador, testei no meu e da minha irmã não funcionou ficou com o mesmo erro, já quando conecto no DVD consigo reproduzir vídeos ou musicas, ver fotos ou no Playstation 2 consigo explorar todo o conteúdo inclusive copiar os arquivos normalmente, o ruim e que demora muito pra copiar arquivos com extensões maiores que 500 MB, leva em media 30min e tenho isos com mais de 4 Gb.
Já tentei executar o CHKDSK na unidade que esta com problema, diz que o volume não tem um sistema de arquivos reconhecido.
Explorei o (gerenciador de disco) e diz que a unidade é RAW, ele era formatado em fat32.
Desde já agradeço a ajudar, muito obrigado!

saullo henrique
127

eu tenho um HD sansung S2 portable de 750GB
quando eu coloco na minha televisao… ele nao reconhece mais nada
ex: filmes,musica,videos e etc…
e fica aparecendo q tem muitos arquivos ocultos
oq eu poderia fazer pra ele volar ao normal??
grato!

Charles Wellington Bernardo
128

Bom dia Netto! Fiz um curso de Recuperação de Dados na Tecnoponta-SP e comprei vários equipamentos de Recuperação de Dados: Data Compass e DDP 3.0. Porém, o suporte da industria é muito ruim e voc~e em situações simples, tem que recorrer a pessoas conhecidas, que querem te estorquir ao invés de ajudar. Exemplo: Tenho feito várias experiencias com sucatas de HD, para me exercitar no uso dos equipamentos e me deparei com um mesmo problema em dois HDs WD de 500 WD5000BPVT. Eles emitem click e param, após alguns segundos. Sei que parte do firmware do WD fica nos pratos, mas pergunto a você, neste caso, a troca da PCB resolveria?

Netto
129

Charles Wellington Bernardo, infelizmente não… porque todo HD sata/ide/sas tem dois tipos de controladores, externo (placa lógica externa, visível, recuperável e substituível) que pode ser trocada se você achar outra da mesma marca/serie/modelo, e a interna que só pode ser trocada em laboratório e/ou instalações próprias pois os discos magnéticos não podem ter contato com umidade, poeira ou qualquer outra espécie de poluição aérea… infelizmente quem tem acesso à isso são os fabricantes… mas com a melhoria e o barateamento dos SSD’s, esse tipo de tecnologia de armazenamento corrente está ficando obsoleto.
Gratos

Martins
130

Boas Netto!
Tenho um western Digital Passport usb3.0 muito pouco usado mas fora da garantia à poucos meses
Tenho dados de 10 anos pessoais e profissionais. É o desespero
Os sintomas são: ligo o disco à porta usb e aparece o software de protecção para por o codigo, coloco, ele desbloquei-a a unidade, e aparece me como disco com uma unidade de letra g, mas está a zeros, sistema RAW, o disco roda com luz acessa, nao dá estalos, ao fim de um tempo a luz apenas pisca e com nenhum programa de recuperaçao consigo aceder ao disco ou recuperar e já tentei vários bastante bons. no desespero tentei formata-lo, mas tb nao consigo, nao me dá acesso. também já troquei o cabo usb várias vezes. Achas que será da placa logica? Se sim é só trocar? ou tenho que ter alguns cuidados?
Cumprimentos

Martins
132

Netto eu só uso sistema windows xp, vista ou win7, nunca usei linux
É possivel usar o sistema linux no windows atraves de um cd, ou tenho mesmo que pedir alguem que use um mac?
há algo neste disco estranho (que é totalmente novo e de pouco uso), que depois de reconhecer a unidade, quando clico em cima da unidade com a tecla da direita e vou a formatar (o objetivo não é formatar), ele não me dá acesso à formatação, o k me faz pensar que não tenho acesso à unidade que está a zeros e em raw. O k quero dizer a que parecer ser problema de hardware, pk quando se perde uma partição plo menos daria para formatar, né?

Obrigado pela ajuda
Cumprimentos

Netto
133

Martins, tudo indica que o problema é no disco mesmo, que pode ter sido provocado por um problema de fábrica ou um surto de energia… se sua intenção é recuperar os dados não tem sentido querer formatar, à cada formação você perde cerca de 50% de chances de recuperar os dados.
Baixe o Linux Ubuntu: http://releases.ubuntu.com/raring/ubuntu-13.04-desktop-i386.iso
Grave-o num CD/DVD;
Altere a ordem de inicialização do seu computador para iniciar pelo drive de cd/dvd (na maioria dos computadores isto é padrão, nem precisa alterar), basta colocar o cd/dvd com o Linux que aparece a opção de INICIAR SEM INSTALAR (EXPERIMENTAR).
O resto você segue o tutorial que eu citei (e cito) http://veiadigital.com.br/software-livre/como-recuperar-dados-de-particao-no-formato-raw-usando-o-linux/
O fato de aparecer uma unidade não quer dizer que o disco esteja bom, quem pode estar criando essa unidade é a placa de acesso (USB), porém o disco pode estar danificado.
Você pode também testar esse tutorial: http://veiadigital.com.br/coisas-pra-windows/como-recuperar-parties-deletadas/
Boa sorte.

Martins
134

Boas Netto
Fiz tudo que me disse, corri num dvd a versao experimental do ubuntu, arrancou tudo bem, e instalei o gparted como disse. Coloco o disco na porta usb, o sistema detecta e abre janela da unidade e aqui clico no ficheiro unlock.exe para desbloquear a unidade e diz ‘ocorreu um erro ao ler o arquivo’.
Creio que o sistema ubuntu não deve ler ficheiros.exe?
Podes me dar uma orientação?
Desculpa o trabalho
Cumprimentos

Willian
135

Olá Netto, Muito bom esse post, pelo que li você entende bastante, vamos ver se consegue me salvar: Tenho um HD Externo Samsung S2 Portable USB3.0 de 1TB, do nada ele não é mais reconhecido pelo computador(testei em vários), no “gerenciador de dispositivos” aparece apenas “Unidade de Disco”, o driver simplesmente não instala, não aparece ele em “Computador” e também não consigo atribuir nenhuma letra a ele, portanto não consigo nem fazer um chkdsk, por exemplo. Tentei também no Ubuntu, não reconhece e também não consigo montar. Percebi que quando plugo-o , ele faz um barulho da agulha por uns 5 segundos e pára, parece que a agulha toca no disco umas 5x tentando ler e depois não faz mais nada, o LED fica aceso permanentemente, sem piscar. Queria saber se esse método de por na geladeira pode dar certo, mas como faço, tenho que colocá-lo num plástico ou posso colocar direto? tem algum adaptador para SATA, dai eu ligava num PC? pode ser problema na placa lógica? Esse HD é de extrema importância …Desde já agradeço sua atenção !! Aguardo resp. Muito Obrigado !!!!

Anderson Castilhos
136

iae Netto, tudo certo? cara eu tava tentando reorganizr meu HD interno WD5000BEVT-00AORTO de 500GB, eu estava usando ele como memoria da minha Claro tv, pois bem, comprei um Pen Drive de 32 GB, e to tentando usar meu 500GB para carregar documentos, musicas e tal, só que nem consigo acessar ele no meu pc, to meio perdido, e ele não tem nem o micro botõ magico de reiniciar.. abraço e grato pela atenção

Jeferson
137

Netto,
conectei um HD de 2tb no meu case que suporta até 3tb. coloquei os cabos e quando liguei ele começou a fazer um barulho e não responder… qdo senti um cheiro de queimado desliguei o case e percebi sair fumaça do HD na região do cabo que conectava força. A partir dai o HD não respondeu mais, consigo recuperar os dados, vale a pena? tenho fotos importante nele.

Obrigado.
Att. Jeferson Martins

netto
138

Jeferson, se queimou a placa externa (pelo que descreveu foi isso que aconteceu) tem boas chances de recuperar. Você pode tentar comprar no mercado livre outra placa desse mesmo modelo e troca-la.

netto
139

Martins, que %$#@!” é essa de “executar um arquivo unlock.exe”? Isso não existe…
Após ter aberto o GParted, observe lá em Dispositivo se o seu HD apareceu, e quando aparecer, do lado de baixo vai ser listadas as partições, clique na que tem os dados (geralmente a maior) com o botão direito e escolhar montar, depois clica no segundo ícone que aparece na barra lateral esquerda do Ubuntu, cujo desenho é um arquivo (gaveta ou algo similar) e verifique do lado esquerdo do navegador de arquivos (esse que vc abriu) e veja se aparecem os dados lá.
Dúvidas?
Entre em contato que eu faço um vídeo demonstrando como fazer isso.

Martins
140

Olá Netto
Vou então tentar como disse amanha, pk hoje não tenho possibilidade, mas como acontece no windows primeiro tenho que desbloquear a unidade com o ficheiro unlock.exe e só depois a que aparece a unidade. Sem desbloquear não me aparece unidade nenhuma.
No ubuntu/Gparted quando liguei o disco só aparece o ficheiro unlock. exe mais duas pastas que são do software de desbloqueio.
Ele reconhece que é disco mas só aparece a unidade depois de a desbloquear
Mas amanha vou fazer como disse e depois digo lhe qualquer coisa
Obrigado por me estar a dar uma orientação
Cumprimentos

Martins
142

Olá Netto!
Tento tido algumas dificuldades, mas tenho feito progressos
Arranjei um computador que estava parado de um amigo e já instalei o ubuntu
Tenho tido é dificuldades em instalar o gparted, mas chegarei lá
Em relação ao hddunlock, se o utilizar para retirar a password vou perder os dados, é o que o programa diz, assim como não funciona para discos externos em usb
Também já tentei através do gparted live como sistema de arranque (iso no cd), ele arranca e ao por o disco externo, ele detecta, mas diz que a unidade não está alocada, logo não dá para fazer nada (aqui diz isto porque não consigo desbloquear o disco, para se tornar unidade)
Por isso vou tentar instalar o gparted e seguir os passos que diz e talvez amanha diga lhe qq coisa.
Cumprimentos e obrigado

Angelo
143

Meu hd, não é reconhecido na BIOS, porém assim que é ligado faz barulho, como se o disco estivesse rodando, em seguida ele faz uns barulhos, como quando o driver esta lendo um cd, e logo em seguida ele desliga, será que trocando a placa logica dá pra pelo menos tentar fazer um rapido backup ?

Ricardo
144

BOA TARDE PROFESSOR COMO EU RECUPERO UMA PARTIÇÃO DO MEU HD FIZ UM CHKDSK ELE RECUPERO SÓ UMA PARTIÇÃO A OUTRA ELE NAO FEZ É UM HD EXTERNO TOSHIBA DE NOOT OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA SE POSSIVEL MANDE NO MEU EMAIL. OBRIGADO MAIS UMA VEZ.

Leomarcos Santos
145

Tenho um HD Externo de 500GB da WD, ele caiu de uma altura de uns 20 Cm, depois dessa queda o meu computador não esta mais conseguindo fazer a leitura ( o HD acende o led mais minha maquina não faz a leitura) gostaria de saber se essas dicas, como a do congelamento do HD também funciona em HD’s Externos?

Edivan
146

ola boa noite, tenho vários computadores APPLE na minha empresa, hoje um iMac dos meus aconteceu o seguinte: Um dos HDs fez um barulho estranho como alguma coisa tipo ponteiro do relógio tentando movimentar-se e não consegui-se. dai reiniciei meu iMac e o HD não é mais reconhecido, não consegue montar o mesmo no desktop, gostaria de alguma opinião do que pode está acontecendo ou qual a solução que terei de procurar.

Leonardo
147

boa noite!

Depois que eu colocar para congelar, eu tenho que esperar quanto tempo para ele descongelar pra poder usar ele na minha máquina?

JEFFERSON
148

OLA NETTO BOM DIA!
QUERO TIRAR UMA DUVIDA, QUERO FAZER O TESTE DE PLACAS PARA TENTAR RECUPERAR MEU HD, TENHO DUAS PLACAS IDENTICAS, SO EXISTE UMA DIFERENÇA, O HD QUE ESTA COM DEFEITO E DE 750GB E O QUE ESTA FUNCIOMANDO E DE 500GB.
VEM AI A DUVIDA SE EU FIZER A TROCA PODE QUEIMAR A PLACA DE 500GB.

netto
149

Jefferson… queimar não, mas pode fazer com que a cabeça leitora risque o HD e assim tirar a chance de você recuperar seus dados… as placas tem que ser idênticas, modelo/marca/tamanho…

Paulo
150

Boa tarde Netto.
Deixei meu hd externo da Seagate cair de uma altura de 40 cm em cima do tapete, com ele ligado, e ele parou de funcionar, e sempre que eu ligava, ele só fazia uns 5 tec tec e parava, e não respondia, o computador não reconhecia ele, tentei fazer de tudo e nada, até dei os tapinhas, então resolvi abrir ele (já que pra mim ele não tinha mais recuperação), ao abrir ele eu empurrei a agulha e ele começou a funcionar, a girar o disco e tudo, mas o computador continuou não reconhecendo, até apareceu o negócio pra instalar, mas no fim da erro, tem como eu recuperar ele ainda? alguma dica? (fiquei feliz por ele pelo menos voltar a girar o disco) rsrsrs

Netto
151

Prezado amigo Paulo,
A menos que você tenha um laboratório, isento de umidade, poeira, estática, etc, você anulou quaisquer chances de recuperar os dados, quando abriu o HD.
Porque quando você abre o HD ele se torna vulnerável às contaminações do ambiente.

FLÁVIO OLIVEIRA
152

Olá Netto, primeiramente parabéns pela consultoria, suas informações são precisas. Tenho um HD WD My Passaport de 1 TB e derepente passou a não ser reconhecido pelo Meu computador, ele dá o som de hardware instalado. aparece o ícone no canto direito da tela se eu quiser desligar o hardware com segurança, mas não aparece na tela MEU COMPUTADOR, estou muito preocupado, pois meus principais trabalhos estão nele, de clientes ainda para ser entregues e lhe peço ajuda para o meu caso.

Alessandro
154

Olá Netto, há um ano estava trabalhando e ao beber água acabei derrubando um pouco no teclado do notebook… instintivamente levantei a máquina e virei de cabeça para baixo no ar, agitando levemente… assim que reposicionei ele para desligar e secar veio a temida tela azul da morte! resultado: o HDD toshiba mk6459gsxp de 640Gb nunca mais foi reconhecido pela BIOS… tentei acessar como primário em outro note e tb pelo cd do ubuntu, mas sem sucesso… amarguei a perda parcial de dados recentes (meu back-up era de 2 ano atrás) e substitui por um SSD intel de 160Gb, que melhorou e muito a performance do meu note… então guardei o HDD toshiba de 640Gb na embalagem do novo, com silica e dentro do plástico eletrostático… pergunto: vc acredita que msm depois de 1 ano vale a pena tentar recuperá-lo? pergunto pois tenho material de trabalho perdido nele que me ajudaria muito… grande abraço! Alessandro

Fernando Filho
155

Meu not caiu e queria fazer um backup dos meus arquivos que são em torno de 120G, só que quando tento abri-lo o hd fica fazendo um barulho estranho e fica uma tela preta , o que devo fazer? tem como eu recuperar ?

Maitê
156

Olá Netto, tenho um HD externo samsung de 500gb, mas teve um dia que ele caiu no chão, mas quando eu tentei acessar o hd ele abriu e eu tentei acessar uma pasta, mas ele travou eu tirei e conectei e ele não apareceu mais. Nesse msm dia houve quedas de energia, mas estava no notebbok. Levei em uma empresa p recuperar os dados, eu disse q eles tentassem pela 2 vez, pq os dados estavam corrompidos, quando eles tentaranm a 1, eu tb autorizei q eles abrissem o hd. Vc como especialista, acha que desta 2 vez eu tenho como recuperara os dados?

Netto
157

Maitê, eu quero acreditar que sim… se a empresa for idônea, ter estrutura para isso, sim, é possível… pelo que eu pesquisei, pouquíssimas empresas tem um laboratório específico para isto porque é uma logística cara, dizem que a empresa http://www.datadisk.com.br/ tem, mas não sei te dizer. Mas se essa empresa que você enviou for de fundo-de-quintal ou simplesmente uma empresa de informática, saiba que não existem chances de recuperar dados depois que o HD é aberto em um ambiente comum.
Boa sorte… você vai precisar.
Qualquer coisa volte depois e deixe seu depoimento pra nós.
Grato

Miguel
158

Olá Netto, Estou tentando acessar meu hd da Seagate 1t. que não reiniciou após a atualização do win8.1. O HD estava dividido em 3 partições da qual a última Guardava meus dados. Tentei restaurar e nada, não acessava a partição 2(do sistema), tentei reinstalar e nada, Iniciei a instalação na partição 3, mas não chegou a concluir. Desisti, e coloquei em outra maquina com o XP. Formatei a partição 2 e tentei instalar o XP para pelo menos copiar os dados, porém na instalação o programa não pôde instalar porque acusava as partições do HD como DISCO DESCONHECIDO. retirei o HD e coloquei como secundário na outra maquina com o XP novamente. Carregou numa lentidão terrível, detectou o disco, Porém, mudou os nomes do volumes para Disco Local E:, F: G: e zerou a leitura de dados como se nada tivesse gravado nos discos e não reconhece as partições no formato NTFS e não tenho acesso às partições. Na abertura do sistema relata que o disco está com bad block. Já tentei de tudo quanto é programa de recuperação, inclusive sistema externo Linux, que por sinal não detectou o hd. Há alguma luz, para a recuperação de pelo menos os dados da 3 Partição?

Miguel Araujo
159

Antes de mais nada obrigado por ter respondido.
Segui suas orientações, mas os programas não conseguem ler a superfície do Disco rígido, os resultados são sempre erro de leitura em todo o disco.
O interessante é que a BIOS detecta o disco, conectado como secundário o Windows (apesar da inicialização ser muito lenta)detecta as partições mas não acessa(dá erro de E/S). Ao tentar instalar o Windows no HD acontece a mesma coisa detecta as partições, identifica como Disco Desconhecido, e não formata e nem instala como se o disco não tivesse presente. Acho que pode ter acontecido algo com a placa controladora ou o braço de leitura do HD(quando liga a máquina ouço um barulho de tec, pelo menos duas vezes, mas continua girando o disco. Teria alguma ideia do que pode ser feito?

MIguel Araujo
160

Olá amigo Neto
Finalmente resolvi o problema com o problema com o referido HD Seagate 1 tb, quer dizer o problema continua mas consegui recuperar todos os dados e gostaria de compartilhar.
Coloquei o HD em uma embalagem antiestética, conectei-o como secundário no PC com o XP e haja paciência, o processo de inicialização se tornou tremendamente lento. Quando lia o HD secundário, iniciava o scaneamento e travava na primeira etapa com a mensagem interminável ” Segmento de arquivo de registro xxxxxx invalido” ( x é o nº dos segmentos), apertava Esc, e continuava a carregar o XP de 5 a 10 min. Identificava o Disco e suas partições , mas como disse não acessava nada partições zeradas). E continuei o processo do liga e desliga por umas 4:00 hs. Desconectei o HD que tem o XP e coloquei o defeituoso como primário, inseri o Disco do Hirens Boot e iniciei a maquina pelo CDROM, carreguei o Linux – PartedMagic e não é que detectou as partições e os arquivos, tudo em perfeito estado. Não acreditei. Sorte? talvez… pois já havia tentado acesso via Boot com o Ubutun e outros sistema via boot, e nada.
Deduzi que havia alguma parte rompida do circuito da placa lógica externa acho que com o aquecimento expandiu e houve o contato, porém são apenas deduções, não tenho certeza. Com isso a SAGA chega ao fim. Quanto ao HD, acho que depois dessa só vai servir pra peso de papel.

Valeu e até mais!

netto
161

Que notícia boa, Miguel! Fiquei feliz em saber que o artigo foi útil…
Semana que vem vou escrever outro artigo nessa mesma área/tema e responderão as perguntas da maioria dos comentários.
Sucesso e obrigado por ter publicado o resultado, poucas pessoas fazem isso: voltam ao artigo para deixar o resultado.

Luciana Sottili
162

Olá amigo,

Seu post me ajudou muito.
Tenho um HD de M3 de 1TB da Samsung que comprei a menos de um ano. Há alguns dias ele caiu enquanto estava arrumando e modificando alguns arquivos dentro dele. Inicialmente meu computador não reconhecia, apenas se eu entrasse lá na pasta para incluir novo hardware. Tenho um note Samsung com Windows 8.1. Realizei o comando CHKDSK mas a mensagem diz que não pode acessar ou reparar, algo assim. Acabei de fazer o teste no Linux e ele está na seguinte condição: 1) A luz acende e por alguns momentos piscou; 2) Tive a impressão que ele vibrou como se estivesse acessando o disco por breves momentos quando o inseri e depois nada; 3) Acessei ele através do caminho indicado, ele aparece no entanto quando tento abrir ele diz que não foi possível montar.
O que me sugeres???

netto
163

Olá, Luciana.
Obrigado pelas palavras de incentivo.
É complicado pra quem não usa Linux, mas mesmo com o LiveCD você pode tentar montar a unidade manualmente.
Tente isto: clique com o botão direito do mouse sobre a unidade e escolha Montar
Se não der certo, clique no dash (o primeiro ícone da barra lateral) e diigite terminal.
Abra o Terminal e digite na sequência:
1) sudo df -v (e enter)
Observe o que aparece assim: /dev/sda1 ou /dev/sda2 ou /dev/sdb1 (ou algo parecido com isto);
Exemplo, suponhamos que apareça /dev/sda1, daí você digita
2) sudo mount /dev/sda1 /mnt/ (e enter)
Agora você deverá acessar a unidade.
Qualquer dúvida me contate pelo facebook http://fb.com/blogvd

Sergio Salvati
164

Olá amigo, parabéns pelo blog. Textos claros e bem redigidos.

Bom, tenho um Hitachi 160 GB, 5.400 rpm, Sata de um notebook Acer, que simplesmente parou de funcionar, sem crecks nem TEC TECs. Usei todas as ferramentas de reparo de HD, como o HDD regenerator e Hiren’s Boot e nenhuma das ferramentas funciona pq simplesmente elas não identificam o HD. Coloquei o HD em um outro note e a BIOS diz “none”. Pelo que entendi o defeito é na placa lógica.
Mas também ouvi dizer que pode ser o motor, ou a leitura de identificação do HD pode estar corrompida… enfim.
Pesquisei placas lógicas no mercado livre e não achei nenhuma idêntica.
Pelo jeito estou num “mato sem cachorro”, né?
:)
Curiosidade. Estava rodando o XP na partição C: e instalei o W7 em outra partição só para ver se os drives do Note se ajustariam bem. Ao invés de desinstalar o W7, eu formatei esta partição. Isto fez com que a inicialização do Note continuasse identificando os dois OS e deixou o W7 como principal, no caso de eu não selecionar o XP no arranque. Pelo que entendo isto é coisa da BIOS no momento do arranque. Poderia isto ter corrompido a leitura do HD pela BIOS?
Um abraço e muito grato caso possa comentar.

Ederson
165

Tenho um HD Seagte 250gb modelo ST3250310AS que por algum motivo de superaquecimento ou curto circuito derreteu o plug de energia q vai no hd, talvez pela sujeira excessiva não sei.

Ocorre que tenho outro hd Seagate 320gb modelo ST3320613AS, as placas parecem ser do mesmo tamanho apesar de não serem idênticas, por isso pensem em trocar as placas para testar acessar os dados, pois penso que internamente os dados ainda estejam intactos.

Estou buscando uma placa lógica do mesmo modelo do meu hd para trocar, mas queria saber se é possível acessar os dados interntos com uma placa de modelo diferente.

Se tiver alguma dica para me ajudar eu agradeço.

Obrigado.
Ederson

Giuliano
166

Netto, tenho um hd seagate de 02tb instalado em um NAS Buffalo, ocorreu uma queda de energia e as partições do HD estão a principio “perdidas”, estão como raw (via Linux Mint consigo ver as partições desta maneira) será que é possível recuperar os dados deste hd?
No windows ele reconhece as partições porém o windows manda formatar as partições.
Grato, Giuliano.

Gustavo
167

Olá Netto,

Meu HD não é reconhecido de forma alguma pelo PC, eu troquei a placa lógica e de nada adiantou. Coloquei no congelar por 24 horas e também não, você tem alguma solução? Tenho dados valiosos de estudos, vídeos, documentos de trabalho, etc..
Obrigado!

Danielle Barros
168

Boa noite professor. Joguei algumas fotos em CR2 fora por acreditar que todas já haviam sido transportadas pelo ligtroom para JPEG. Mas, infelizmente 2 dias depois de deletar as fotos identifiquei que faltavam 460 fotos para serem exportadas. Abrir o Programa Recuva. O mesmo encontrou os arquivos, mas está sinalizando irrecuperável. Existe alguma outra forma de recuperar os arquivos?
Desde já agradeço a atenção.

MArco Túlio
169

Olá Netto. Parabens pelos poste respostas.
Vamos a minha duvida. Tive u problema ao iniciar um HD antigo que apareceu a tela do SMART pedindo pra eu fazer backup e substituir,. bem voce sabe.. esperei demais para trocar e ele travou de vez ontem. Quando tento inicia-lo ele ate vai uma parte dno windows, mas logo para e não funciona mais. (não inicicaliza todo o windows) provavelmente corrompeu os arquivos. Hoje peguei um HD com win8 de meu pai e instalei no Pc. e pra minha surpresa o hd antigo não foi reconhecido pelo win8. Preciso recuperar os dados que estão lá. Qual seria a maneira mais facil de conseguir fazer com que o win8 encontre o hd antigo?? melhor tentar pelo linux??
Salientando que no HD defeituoso estou com win7 e ele ate tentou fazer o repar, mas obtive a resposta que o programa de reparo do windows não consegue corrigir o erro.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


× nove = 9

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>