Como atingir metas em projetos?

No geral, projetos envolvem ações críticas, e o gerenciamento dos mesmos se torna um tanto quanto complicado e gera algumas dores de cabeça.

No ambiente de gerenciamento de projetos podem ser utilizadas algumas dicas para facilitar o atingimento das metas definidas lá no início quando o projeto é planejado.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Envolvimento da alta direção: A alta direção precisa assumir o papel de patrocinadora dos projetos. Na hora de executar um projeto, o comprometimento dos diretores em apoiar faz toda a diferença. Sem esse apoio dificilmente as metas definidas são atingidas pela equipe envolvida.

Maturidade na escolha das ferramentas de gestão: Como existem vários profissionais com conhecimento teórico na disciplina gestão de projetos, se torna um diferencial aquele que tem a capacidade de avaliar e identificar as ferramentas que podem atender sua necessidade em projetos específicos. Saber escolher qual ferramenta utilizar e não utilizar várias ferramentas com o mesmo objetivo faz muita diferença na execução.

Escopo bem definido: O escopo é a necessidade que gerou o projeto, se for definido adequadamente é possível determinar com mais precisão o investimento e tempo necessários.

– Controle eficiente nas mudanças: Mudanças são sempre bem vindas! O problema é não ter registro e aprovação dessas mudanças. Não adianta nada engessar um projeto para evitar mudanças do cliente e dor de cabeça, se você elaborar um plano de aprovação e documentação das mudanças elas estarão bem gerenciadas e poderão não causar tanta dor de cabeça assim.

Aprendizagem organizacional: Erros sempre vão acontecer na gestão em uma organização, a aprendizagem organizacional é muito mais efetiva quando as equipes são estimuladas a comunicar os erros que acontecem. Dessa forma o aprendizado é incorporado na rotina de trabalho, e as lições aprendidas servem como base para os próximos projetos onde os erros são menores. E conforme a maturidade das pessoas os erros podem ser evitados.

Esses são apenas alguns pontos apontados por especialistas e até mesmo iniciantes na área de gestão de projetos que percebem que ambiente colaborativo e um bom uso de ferramentas tornam ambientes críticos e projetos complicados mais fácies e prazerosos de executar!

E você o que acha importante para atingirmos as metas nos projetos?

Marília Balbé

Mais artigos deste autor »

Marília atua com Gerenciamento de Projetos, liderança de equipes de desenvolvimento de software. Habilidades em engenharia de software, levantamento de requisitos e análise de negócio. Influenciadora Microsoft, certificada Scrum Master. Hiperativa e eterna aprendiz. Folow me: @maribalbe


1 Comentários

Jaime Flach
1

Olá,tudo bom?
Todo projeto,do mais simples ao mais complexo é sempre precedido de uma meta.Junto com está meta segue as mudanças para alcançar o objetivo final.Mas o comprometimento de todos leva o seu sucesso final.
Muito bom artigo!! SUCESSO.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!