Cursos online e gratuitos das 16 melhores universidades do mundo

Como anda os seus estudos?

Muitos aproveitam o período de férias para fazer cursos rápidos, colocar a leitura em dia, aprimorar o inglês ou dar um gás na carreira com uma especialização enquanto que, uma boa parte das pessoas prefere ficar bem longe dos livros e não quer nem ouvir falar desse assunto.  A verdade é que, pra grande maioria das pessoas existem aquelas velhas desculpas que se estendem ao longo do ano: Não tenho tempo, o ensino é muito  ruim ou a grana está curta!

cursos-online-gratuitos-univerdades-mundo

Precisamos considerar que estudar é  uma parte essencial de nossas vidas, assim como: trabalhar, viajar, namorar, comer, dormir, ir pra academia… estudar tem de estar na sua lista básica de coisas a fazer afinal de contas, é um cuidado com você mesmo.

Eu diria que estudar é o mais alto grau da auto-estima :)

Saiba aproveitar a gama de possibilidades que a tecnologia e o acesso a internet oferecem. Existe uma infinidade de cursos, vídeos, livros, palestras de grandes empresas, tudo disponível online e gratuitamente, esperando você acessar.

Recentemente, fiz o curso de IHC (Interação Humano Computador) pela universidade de Stanford, no Coursera.org. Um curso de excelente qualidade, online e totalmente gratuito. Fiquei surpresa pela qualidade do material (vídeos e textos) e pelas inúmeras referências e complementos de estudos que os professores passaram.

Sobre o Coursera

Uma empresa de empreendedorismo social que faz parcerias com as melhores universidades do mundo cujo objetivo é oferecer a todos o acesso à educação de classe mundial que tem sido, até agora, disponível apenas para um grupo seleto.

Atualmente, são 16 universidades que oferecem um total de 111 cursos dos quais, a maioria são das áreas de TI: Informação, tecnologia e design , Inteligência artificial, Robótica , Programação e Engenharia de SoftwareSistemas, segurança, networking

Como são os cursos?

Projetados com base em sólidos fundamentos pedagógicos, para ajudar a dominar rapidamente novos conceitos, as aulas oferecidas no Coursera utilizam a interatividade para garantir o envolvimento dos alunos e auxiliar a retenção do conteúdo a longo prazo, fornecendo feedbacks frequentes.

Abaixo listei 5 cursos que você poderá achar interessante, confira:

Aprenda a desenvolver seu próprio aplicativo para Android

Illinnois University | áreas: Ciência da computação: Programação e Engenharia de Software.

Introdução amigável e agradável a Ciência da Computação e de programação de aplicativos para Android, smartphones e tablets. Nenhum conhecimento prévio de programação é necessária. Neste curso você vai se divertir aprendendo a criar um aplicativo para dispositivos Android modernos, como o tablet Nexus.

Gamification

University of Pennsilvania |áreas: Informação, tecnologia e design / Inteligência artificial, Robótica.

Este curso irá ensinar-lhe os mecanismos de gamification, porque ele tem um potencial tão grande, e como usá-lo efetivamente.

Análise de Redes Sociais

University of Michigan | áreas: Informação, tecnologia e design / Inteligência artificial, Robótica.

Tudo está conectado: pessoas, informações, eventos e lugares, tanto mais que com o advento da mídia social online. Uma forma prática de dar sentido ao emaranhado de conexões é analisá-los em redes. Aprenda a identificação dos nodos importantes na rede, detecção de comunidades, difusão de informações, de rastreamento e formação de opinião.

Interação Humano Computador – IHC

Stanford University | áreas: Informação, Tecnologia e design / Ciência da computação: Programação e Engenharia de Software.

Aprenda a desenvolver tecnologias que levam as pessoas a alegria, e não de frustração. O curso aborda os princípios e métodos para criar excelentes interfaces com qualquer tecnologia.

Software como Serviço (SaaS)

University of California Berkeley  | áreas: Ciência da computação: Programação e Engenharia de Software.

Este curso ensina os fundamentos de engenharia de longa duração usando o software altamente produtivo método de desenvolvimento ágil de software como serviço (SaaS) utilizando Ruby on Rails.

Nota: Os cursos são em inglês, alguns em francês e alguns tem traduções para o espanhol. Mas para cada vídeo, existe um  arquivo de texto na íntegra. Existem também, dentro de cada classe, comunidades de brasileiros para apoio de estudos. E, em alguns cursos, existem testes para ter uma declaração de realização do curso assinado pelo instrutor da universidade.

Vale a pena!

Carolina Kadix

Mais artigos deste autor »

Webdesigner desde 2000, especializou-se em Design de Interfaces, WordPress e Direção de Arte. Sócia-proprietária na Kadix, designer de interação, mãe, empreendedora, apaixonada por WordPress, viciada em e-Commerce, fica feliz em compartilhar utilidades.

15 Comentários

Fernando
1

Sem querer menosprezar os posts anteriores, tão pouco nossos colegas de TI que saciam nossa sede de conhecimento com assuntos interessantíssimos aqui no PTI, mas este foi sem dúvida o melhor dos últimos anos!! Valeu Carolina pela dica!

J. Miguel
3

Com certeza este post é de vital importância para quem está querendo dar ai um “boost” nos estudos!

Muito obrigado pelas infos disponibilizadas!

Carolina Kadix
6

Oi Allan,

Alguns oferecem uma declaração sim, assinado pelo professor / universidade.
Você pode verificar isso, no FAQ da página do curso que tem interesse se eles emitem algum tipo de declaração e quais as condições para obtê-la. Geralmente é uma pontuação mínima nos exercícios.

Chamisso Cofe
7

Gostei imenso do blog, eu estou a fazer curso da informatica aqui em mocambique , este e o primeiro ano mas desejaria profundar a informatica via online nao sei como podem me ajudar , estou disposto para qualquer ajuda que forem a me dar. Estou numa das Universidades , mas a forma que dao nao estou tao convencido , eu tenho que me preocupar arrajar na net mais conhecimentos fora dos modulos da escola. Ajudem me tanto gosto muito das TI, e quero estudar mesmo online.

Monique
9

Olá, obrigada pela dica. Você saberia dizer se os cursos que emitem certificado têm indicação de carga horária?

KENIO ROCHA
11

Um pouco antes de conhecer o Profissionaisti, tive informações sobre os Cursos da Coursera, me inscrevi em alguns e já recebi contato por email dos professores que já dão boas vindas, falam um pouco sobre o curso e, em alguns, já incentivam iniciar os estudos sobre o assunto dando sugestões sobre sites/blogs, etc. É uma super oportunidade para fazermos cursos excelentes em universidades renomadas. Boa sorte a todos!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


dois × 8 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>