Adquira mais conhecimento! Informação de qualidade a um clique

Um dos benefícios da internet é justamente ter acesso a todo tipo de informação a um click. Se o internauta souber pesquisar na web, o mesmo encontrará e poderá aprender com palestras gratuitas dos maiores CEOs do mundo, tudo disponível gratuitamente e a um click.

Mas a informação estar disponível na web não parece ser suficiente, muitas pessoas ainda não sabem localizar o conteúdo, seja por desconhecimento do assunto ou falta de objetivos pessoais e profissionais. Talvez seja por falta de leitura a livros, por desconhecer quem de fato são os autores (referências do saber das áreas de conhecimento (cultura, liderança, mudança organizacional e outros)) ou acreditar que o Google seja a melhor referência.

Na verdade, o que se percebe é a falta do conhecimento das pessoas de como realizar uma pesquisa ou encontrar um tema de interesse que lhe faça refletir e progredir, ou seja, falta ao internauta o desejo de sair da sua zona de conforto.

Tanta informação disponível na web, me fez lembrar a conversa de Alice com o mestre Gato no país da maravilhas:

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato” – Lewis Carroll.

Talvez, seja este o motivo que faça as pessoas não saberem iniciar o processo de pesquisa (busca), ou seja, não sabem qual caminho seguir em suas carreiras ou desejos pessoais. Pois, se não conhecemos bem nossos planos, metas e objetivos, qualquer atitude que tomemos será aparentemente a melhor.

Aliás, quando temos um plano, metas ou objetivos, tornam-se claros os caminhos que temos que seguir na vida. Quando sabemos os objetivos que temos para nossa profissão e as metas que almejamos, as decisões que tomamos são sempre consistentes, ou pelo menos mais seguras.

Para ajudar neste caminho de reflexão, seguem abaixo três sites que merecem atenção e talvez lhe ajude a criar uma direção:

TED (Tecnologia, Entretenimento e Design, em tradução livre) – Criado em 1984, possui gratuitamente vários ciclos de palestras rápidas, que leva o internauta a uma nova reflexão. Entre os que já participaram do evento estão Bill Gates, Bono e Bill Clinton. As palestras também se encontram traduzidas por voluntários que fazem parte de um Projeto de Tradução Aberta da TED, que ajudou a difundir o conhecimento a nível global.

Veduca – Entrou no ar em maio de 2012, e reúne dezenas de vídeo-aulas de instituições renomadas como Harvard, Massaschusetts Institut of Technology (MIT) e Universidade de São Paulo (USP). Atualmente todo o conteúdo esta sendo legendado para o português através do apoio de voluntários.

Endevor – Um dos melhores sites sobre empreendedorismo com excelentes palestras disponível na internet semanalmente em diversas áreas de conhecimento, composta por grandes celebridades, como:

Jack Welch – CEO da GE (General Electric) durante 20 anos, sendo o principal responsável por elevar o valor da empresa de US$ 13 bi a mais de US$ 400 bi. Com uma palestra com duração de 1:30 hs (uma horas e trinta minutos) falando sobre gestão, liderança, cultura e estratégia aos CEOs brasileiros.

Quer saber mais sobre os temas? Conecte nos links dos sites e comece o processo de reflexão.

Abraços e até o próximo post.

Fernando C. G. D. Guerra

Mais artigos deste autor »

Mestre em Administração Profissional pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD), Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MBA em Gestão de Projetos e Graduado em Administração de Sistema de Informação pelo Centro Universitário UNA (UNA).


3 Comentários

Maria Tereza Guedes
3

Matéria bem escrita. Internautas busca justamente isso. O caminho mais curto, o mais prático. Matérias puras e com informações rápidas. Parabéns.
=’)

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!