Business Intelligence (BI) e sua realidade no Brasil

Business Intelligence é um termo que, só de se pronunciar, já gera um certo “burburinho”. É um termo forte mas, o seu conceito é bem simples e, podemos definir como o processo que irá coletar, extrair, organizar, controlar e compartilhar informações que suportem a tomada de decisão. Aproveito também para mencionar que Informação Transacional não é Informação Gerencial! Estas informações se completam. Quando utilizamos as informações transacionais para se tomar uma Decisão, neste momento, estamos transformando a Inteligência de Negócio em Burrice de Negócio, portanto, decida, apenas, baseado em informações gerenciais. No mundo inteiro este conceito é bem implementado, porém, no Brasil ainda temos muitos problemas referentes a projetos de Business Intelligence mal sucedidos. Porque isto acontece? Aonde está o problema? Profissionais e consultorias mal qualificadas? Executivos e gestores que ainda não sabem como o Business Intelligence pode ser útil a sua companhia? Baixo investimento para ferramentas de suporte a decisão? Pois bem, acredito que seja um misto de tudo isto e mais outros problemas que tentarei resumir neste artigo.

Atualmente, no Brasil, mais e mais companhias tendem a implementar o Business Intelligence visando, é claro, o aumento de seus resultados, a redução de seus custos e a otimização do processo decisório que, muitas vezes, é arcaico e baseado em informações transacionais. Acredito que a maioria dos tomadores de decisão ainda não possuem maturidade suficiente sobre um projeto de Business Intelligence. Um projeto de BI não se resume apenas a um Dashboard. O projeto de BI deve ser implementado desde o transacional, passando pelos extratores (ETL), Qualidade de dados, Datawaresouse, Data Mart, para, então, chegarmos ao Dashboard. O que acontece, atualmente, é que a maioria das companhias deixam de implementar algumas destas etapas, com isso impactam diretamente no ciclo decisório e, consequentemente, a probabilidade deste projeto fracassar aumentará. Sim, aumentará! Portanto, tenham atenção no momento de definir como será a implementação de seu BI, conversem com a consultoria parceira ou contrate, pontualmente, um profissional de Business Intelligence para especificar e desenhar o processo que deverá ser implementado. O Business Intelligence é estratégico para toda e quaisquer Companhias! Invista na qualidade e no sucesso! Não dê margem para falhas! Não entregue algo de baixa qualidade!

O Mercado de Business Intelligence precisa amadurecer muito! Apesar de parecer que somos um país totalmente aculturado no BI, ainda não somos. Ouço muitas reclamações de projetos mal implementados, porque a consultoria “vendeu” uma solução que não atendia as necessidades do Cliente ou o Cliente que não investiu corretamente para não “gastar muito”.

Portanto, para minimizar os riscos de falha em seu projeto de BI, não esqueça de:

1 – Definir e desenhar todo o processo de Business Intelligence

2 – Projeto de BI não é somente um Dashboard, lembre-se que você precisará mapear o transacional, extrair as informações necessárias, modelar Data marts e, possivelmente, Datawarehouses.

3 – Trabalhe em parceria com a consultoria de Business Intelligence.

Lembre-se que a economia a curto prazo, torna-se custo a longo prazo! 

Fonte: Blog Business Intelligence Brasil


33 anos, casado, amantes de esportes e de música, profissional de tecnologia da informação desde 1996, instrutor, palestrante, editor do Blog Business Intelligence Brasil e Super Liderança e, autor dos livros Oracle Hyperion Essbase - Guia Prático e O guia da super liderança: Conduzindo você para o sucesso!.

8 Comentários

Fernando
1

Meu caro amigo Claudio, parabéns pelo artigo!

Você conseguiu descrever com clareza a atual realidade do BI no Brasil, recentemente presenciei um caso parecido com o mencionado e realmente é dessa forma.

Mais uma vez parabéns!

Claudio Bonel
4

Oi Fábio, tudo bem?

Se você já participou de um projeto de BI, sabes exatamente o que eu tentei resumir neste artigo. Infelizmente, ainda, somos um tanto que imaturos, no quesito “Business Intelligence” mas, acredito que estamos no caminho da maturidade.

Abs.
Bonel

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>