Particionar o HD no Windows 7 sem formatar e sem programas adicionais

Sempre quando é necessário formatar o computador, dá aquele frio na barriga só de pensar na possibilidade de perder arquivos importantes. Quem nunca perdeu algo importante numa formatação que atire a primeira pedra! :)

Para reduzir as chances de acabar não copiando algo importante, que tal fazer o uso de particionamento de HD?

O particionamento nada mais é que a divisão do HD em várias partes, criando então as já conhecidas unidades C:, E:, F: e assim por diante. Neste particionamento você pode definir, por exemplo, a unidade que vai receber o sistema operacional e programas e outra que receberá seus arquivos. Não vou explicar a fundo o conceito de particionamento, pois já existem muitos conteúdos na web sobre o assunto. O foco é apresentar um tutorial rápido de como particionar seu HD no Windows 7 sem a utilização de programas de terceiros. Vamos lá!

1. Clique no Menu Iniciar, depois clique com o botão direito do mouse em “Meu Computador”, e selecione a opção “Gerenciar”.

2. Na janela que abrir, clique em “Gerenciamento de Disco” coluna esquerda. Feito isso aparecera todos os disco conectados a maquina.

3. Clique com o botão direito do Mouse em cima do disco que você pretende particionar e escolha a opção “Marcar partição como ativa”, caso ela já esteja marcada vá para o próximo passo.

4. Clique novamente com o botão direito do Mouse no disco escolhido e escolha a opção “Diminuir Volume…”.

5. Na janela que abrir será exibido o tamanho total do disco, espaço disponível para diminuir, o espaço a diminuir e o tamanho total após a diminuição, na frente do espaço a diminuir digite o tamanho que você quer diminuir para criar uma nova partição, depois clique em diminuir.

6. Clique com o botão direito no volume “Não alocado” e escolha “Novo Volume Simples…”.

7. Na janela que aparecer clique em “Avançar”, na próxima janela digite o tamanho da partição que deseja criar e clique em “Avançar”.

8. Na próxima janela escolha a letra da nova partição e clique em “Avançar”.

9. Em seguida escolha como deseja formatar a nova partição e clique novamente em “Avançar”.

10. Por fim, aparecerá uma janela mostrando as configurações da nova partição criada. Clique em “Concluir”.

Pronto, você acaba de criar uma nova partição :)

49 Comentários

Robson
3

O meu deu erro. apareceu uma msg que dizia “a operação converterá o disco básico em disco dinamico. e náo poderia iniciar sistemas oper. instaldos em qualquer volume neste disco. Com resovler?

elben
5

Boa Tarde, Fiz do jeito que esta ai no site, mais meu notebook deu foi defeito no HD e vô ter que pagar para consertar agora se quizer meu note funcionando de volta.

umcentimo
7

Eu particionado meu drive c: com esta instrução . O meu disco tinha 320 gb. Eu particionado outro 100 MB. Mais uma vez fui fiz para outro 40 MB . Agora não posso formatar. Mostrando particionamento máxima tinha feito.

carlos pinto
9

Gostei muito… tá de parabéns você (s) pela orientação passo a passo pela partição de hd do windows 7. Muito obrigado!

Djalma
18

Como o mundo seria bem melhor se todos os homens colocassem sua inteligencia a serviço do proximo. Parabén pelo tutorial, ótimo.

Cleiane
22

To postando só pra dar um retorno do seu trabalho e disponibilidade de compartilhar. Tava precisando MUITO disso, testei aqui e deu certinho! Obrigada mesmo!

Max
23

Show de bola, valeu pela dica. Sempre criei as partições durante a instalação do Sistema Operacional, mas agora queria fazer num PC novo, sem formatar.
A dica para quem não tem a mínima noção do funcionamento de um PC ou de um SO é não tentar fazer nada por conta própria. Procure alguém que saiba, para diminuir o risco de perder os seus dados.

Marcos
25

Fiz tudo e particionou,
mas quando eu reiniciei, apareceu uma mensagem “Falta bootmgr” e pede para reiniciar. Tentei mexer no boot no Setup, mas nada.

Pesquisei sobre essa mensagem e o que encontrei que deveria entrar no prompt a partir do DVD de instalação e, digitar alguns dos comandos abaixo:
“bootrec.exe /fixmbr
bootrec.exe /fixboot
bootsect /nt60 ALL /force /mbr”
(Leia mais: http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/746295-falta-bootmgr-windows-7/#ixzz2fiawAHNb)
O problema é que estou no trabalho e não estou com nenhum DVD de instalação aqui. Existe uma outra forma de como resolver isso?

FLAVIA
31

Cara !!!! Demais !!! FANTÁSTICO !!!!!
Muuuuuuuito obrigada pela honestidade, simplicidade e objetividade !!!!
Flávia

josi
45

Fiz tudo o que estava ensinando , deu certo mas quando reiniciei deu Falta boot
Pressione ctrl+alt+del para reiniciar

Thamires
47

Olá, gostaria de saber o seguinte:
Utilizo meu HD em C: e meus arquivos e tudo o mais estão nele, caso eu particione, perderei meus dados. Ou antes tenho que salvar os arquivos.

Obrigada. =D

Roberta
48

achei bem claro… fiz exatamente o mandado, no C: porem a tela ficou preta :( perdeu o boot :( será que era por se tratar de um netbook atom de 320 HD?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


− quatro = 4

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>