Dê um up no seu conhecimento! Coletânea de cursos gratuitos de TI

Seguindo a linha do artigo da Carol Kadix (Cursos online e gratuitos das 16 melhores universidades do mundo), reuni uma grande quantidade de links para cursos online gratuitos de assuntos estritamente relacionados a Tecnologia da Informação (TI) e também alguns sem relação direta, mas muito interessantes. Quem já atua no mercado de TI deve saber que hoje em dia o perfil do profissional buscado pelas empresas mudou bastante, e saber somente algo específico ou saber somente uma determinada área da TI pode decretar a “morte” do profissional.

conhecimento-carreira-profissional-tecnologia-ti

(In)Felizmente o mercado (qualquer nicho) é sim cruel – os menos preparados ficam pra trás, tanto no quesito evolução da carreira, quanto salário, benefícios e etc. Bom, vamos aos cursos. Esperto que seja proveitoso!

FGV – Fundação Getúlio Vargas

Ciência e Tecnologia
O objetivo do curso é analisar questões relativas à produção do conhecimento e as influências positivas e negativas da ciência e da tecnologia ao longo da história da humanidade.

Fundamentos da Gestão de TI
É apresentado o conceito de empresa digital, o fenômeno da bolha da internet, também chamado de nova economia, o impacto social da revolução da nova economia, incluindo a chamada geração virtual ou geração V, além das principais tendências em tecnologia da informação.

Outros cursos que não são diretamente ligados a TI, mas que são interessantes: Gerenciamento do Escopo de ProjetosBalanced ScorecardQualidade em Serviços e outros.

Microsoft Virtual Academy

Fundamentos do desenvolvimento de software
Neste curso o aluno terá uma visão geral de como desenvolver aplicações em .NET (ASP.NET e Desktop), o que é programação orientada a objetos, como fazer acesso a banco de dados, uso de web services, controle da linguagem e tratamento de erros.

HTML5 – Homologado pelo W3C
Esse curso tem como alvo todos aqueles que desejam começar a trabalhar com HTML5 e tirar as principais dúvidas, além de aprimorar o conhecimento. Apresenta um formato passo-a-passo com os conceitos novos de HTML5. Você var encontrar o que mudou para o HTML5, utilização das novas tags, como trabalhar com vídeos, como utilizar a API de Geolocation, trabalhar com storage e aplicações offline, entre muitos outros assuntos.

Entendendo desenvolvimento para o Windows Phone 7
Neste curso você aprenderá como funciona a plataforma de desenvolvimento para o Windows Phone 7. O Windows Phone é a nova plataforma para dispositivos móveis da Microsoft que oferece diversos recursos fantásticos que podem ser utilizados no desenvolvimento de aplicações e jogos.

Introdução à Business Intelligence
Este curso prepara o profissional na capacitação de implementação de uma solução de Business Intelligence (BI). São abordados os conceitos chaves e as tecnologias necessárias para obter sucesso em uma implementação de BI.

Windows 8 – Sua primeira App na Windows Store
Este curso apresenta desde a instalação do Windows 8, configurar o ambiente de desenvolvimento, o desenvolvimento propriamente dito, utilizando um template publicado no CodePlex até a posterior publicação na Windows Store.

Nuvem privada: alta disponibilidade e recuperação
O curso tem foco em dois tópicos importantes: alta disponibilidade e recuperação de desastres. O primeiro é um dos recursos mais procurados e necessários para seu ambiente virtual. O segundo item, está relacionado a um plano de recuperação de desastres para o caso de falhas no seu ambiente.

Achou pouco? Acesse o site da Microsoft Virtual Academy e conheça no mínimo outros 25 cursos.

Intel – Next Generation Center

Gerenciamento de TI
Aprenda a enfrentar os principais desafios do universo do gerenciamento de TI. Gerenciar bem um ambiente tão dinâmico é a chave para trazer o retorno desejado sobre os investimentos e para atingir os objetivos de negócios.

ROI em TI
Aprenda a utilizar a métrica ROI (return of investiment) para mensurar o retorno sobre o investimento em hardwares, softwares, pessoas, sistemas, infraestrutura e etc.

Computação em Nuvem – Infraestrutura de TI para PMEs
Embora as PMEs sejam definidas pela indústria de TI como um setor comedido e cauteloso no que se refere aos investimentos em tecnologia, a crise financeira global gerou um cenário em que essas companhias começam a enxergar oportunidades apoiadas na TI para a manutenção do negócio e o uso de soluções que reduzam os custos.

Virtualização
Entre outras vantagens, a virtualização facilita a adaptação às mudanças naturais em ambientes corporativos. As soluções de virtualização já são utilizadas pelo mercado há algum tempo, mas atualmente esse conceito tem evoluído muito e tende a fazer parte do dia a dia das empresas.

Software as a Service
Neste curso você vai aprender como e em quais casos é possível ter um software implementado como SaaS (Software as a Service) hospedado, acessado pela Internet, e que poupa custos com infraestrutura.

Segurança da Informação
Armazenamento de informações estratégicas e confidenciais, senhas, dados pessoais, cadastros e tudo o que pode ser alvo de ataques precisa estar devidamente seguro para garantir a integridade de corporações e pessoas. Neste curso você fica por dentro dos cuidados com as redes sem fio, camadas de segurança e muito mais.

Achou pouco? Acesse o Next Generation Center e conheça muitos outros cursos.

Fundação Bradesco – Escola Virtual

Fundamentos de COBIT
A proposta deste curso é apresentar a você como a estrutura do COBIT (do inglês, Control Objectives for Information and Related Technology) permite aplicar as melhores práticas de mercado para a gestão de riscos de TI.

Modelagem de Dados – Banco de Dados
Neste curso são apresentadas técnicas para fazer a Análise de Dados e a normalização dos mesmos, atributos e chaves, principais elementos que compõem a técnica de modelagem.

Fundamentos de Rede
Este curso apresenta conceitos, fundamentos e regras mundiais para a implantação e perfeito funcionamento de redes de computadores.

Aplicações Java Mobile
Este curso tem como objetivo transmitir conhecimento no desenvolvimento e uso de aplicativos sem fio usando o J2ME.

Lógica de Programação
Neste curso é abordada a questão do pensamento dedutivo e matemático, seus limites e o raciocínio abstrato.

Outros cursos que não são diretamente ligados a TI, mas que são interessantes: Postura e Imagem ProfissionalContabilidade Empresarial e outros.

Centro de Treinamento Dell

Computação em Nuvem
Este curso visa apresentar o que significa computação em nuvem, por que a adoção da computação em nuvem está aumentando, quais são os diversos modelos de cloud computing e mais.

Gerenciamento de Sistemas
Este curso apresenta os princípios do gerenciamento do ciclo de vida de TI e explica por que o gerenciamento de sistemas agora é um assunto tão importante para os gerentes de TI.

Consolidação do Armazenamento
Este curso apresenta os princípios da consolidação do armazenamento e explica os benefícios comerciais da adoção dessa estratégia.

Conheça outros cursos da Dell acessando o site do Centro de Treinamento.

Cursos Professor Antonio Passos

Os cursos do Prof. Antonio Passos tem foco em Java, são gratuitos e online. Já existem turmas previstas para 2013!

Estes foram os melhores cursos online gratuitos encontrados. Lógico que todo curso gratuito sempre tem uma razão e a maior delas é divulgar produtos e serviços. Mesmo sendo neste formato, acredito que o conhecimento adquirido pode ser de grande valor e pode ajudar na sua evolução profissional.


Agora, se você tem uma grana sobrando e/ou já fez os cursos citados acima, conheça os parceiros do PTI que oferecem descontos em cursos.

TI Exames
A TI Exames oferece 12% de desconto (cupom PTI) em cursos voltados para certificações. Alguns dos cursos oferecidos: Fundamentos no Gerenciamento de Serviços de TI com base na ITIL® v3Fundamentos da Governança de TI adotando o COBIT® 4.1 e outros modelosFundamentos do Scrum e outros.

TreinaWeb
O TreinaWeb oferece 10% de desconto (cupom TW-PTI) em cursos variados da área de TI. Alguns dos cursos oferecidos: HTML 5, Javascript, CSS 3, Android, Java, PHP, Planejamento de Projetos de TI e outros.

DlTeC
A DlTeC oferece 12% de desconto (cupom PTI) em cursos voltados para a área de infraestrutura (Redes, SO e etc). Alguns dos cursos oferecidos: Cisco CCNALinux EssentialsTelecom – PCM/PDH/SDH e outros.


É isso! Espero que ajude em algo. Caso você conheça outros locais com cursos gratuitos ou se falei alguma besteira, deixe seu comentário!


Atualização!

Educação a Distância do Centro de Computação da Unicamp

Relação dos Mini Cursos oferecidos

Codecademy

Java Progressivo (Jarlisson Moreira)

Curso online completo de Java. Gratuito, com exercícios, jogos e códigos comentados
Curso online de C. Gratuito, com exercícios, jogos e códigos comentados

Imagem via Shutterstock

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


10 Comentários

Deoclides Hans
1

O desenvolvimento passa pelo conhecimento. No Brasil, ele é caro e raro, por isso estamos nas mãos de poucos. A maioria das universidades deste país são particulares e caras, gostaria de ter estudado mais para poder ajudar as gerações futuras com mais conhecimento e técnicas de aprendizagem, mais fácies e disponíveis, obrigado por este site, Espero poder usufruir dos seus benefícios,

Jardel Nunes
6

Adorei as dicas! Estava há muito tempo procurando um curso bom de java, que fosse gratuito!
Estou estudando pelo último link indicado! Grato

Gustavo
9

Muito bom a matéria de o conceito sobre os profissionais de TI sempre estarem se atualizando para o mercado de trabalho.
Excelente

Gamaliel Alexandrino
10

Muito boa iniciativa em disponibilizar estas informações o caminho é este. O conhecimento renova-se com o acrescimo de informações constantes, sem estas atualizações ficam ultrapassadas e defasadas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!