Otimizar a comunicação entre áreas com o BPM é o segredo de uma gestão saudável

Em entrevista recentemente compartilhada aqui, Cassiana Bovo, especialista em gestão da qualidade estratégica e consultora empresarial, falou sobre a importância do Mapeamento de Processos na busca pela melhoria contínua das atividades executadas pelas empresas. Ela ressaltou que as empresas geralmente buscam o Mapeamento de Processos quando estão com sérios problemas de comunicação e que com a implantação da metodologia esses problemas podem ser evitados.

Segundo Cassiana, as palavras comunicação e informatização têm sido nos últimos anos foco do mundo empresarial. “Os empresários, buscando otimizar a produtividade, encontram na informatização um meio de controlar, monitorar e agilizar o processo produtivo, seja ele no meio industrial, varejo e atacado ou serviços”, comenta a consultora.

Atualmente a utilização de ferramentas BPM e de metodologias que agregam facilidades à sua implantação, como o Mapeamento de Processos, por exemplo, são alternativas que as empresas buscam a fim de otimizar seu trabalho e, a partir de um processo de melhoria contínua, alcançar bons resultados. “Uma tendência, que já é realidade nas grandes corporações, e está se tornando acessível às pequenas e médias empresas, é a implantação do Mapeamento de Processos (BPM) como ferramenta para reduzir as falhas de comunicação entre as diversas áreas das empresas”, explica Cassiana.

De acordo com a especialista em gestão da qualidade, a utilização de uma ferramenta BPM deve estar intimamente ligada ao planejamento estratégico das empresas, para que possa ser efetiva na busca pela melhoria contínua dos processos realizados. “A adoção do BPM traz resultados significativos no tangente aos níveis tático e estratégico das organizações, independente de seu porte, pois roteiriza o caminho a ser percorrido (do processo), facilita o controle e monitoramento dos processos através de indicadores, promove a rápida detecção de não conformidades e melhorias reduzindo custos administrativos e produtivos, evita que as informações se percam durante a realização das atividades da empresa e promove uma fácil visualização das responsabilidades e atribuições de cada setor”, completa.

“O mapeamento de processos (BPM), por seus diversos benefícios, proporciona uma melhor organização e sistematização das atividades da empresa, assim como melhora a comunicação entre os indivíduos e setores, propiciando um ambiente favorável para uma gestão saudável e a obtenção de bons resultados”, finaliza Cassiana.

Saiba mais sobre Cassiana Bovo: Administradora, Consultora Empresarial e da Qualidade, Especialista em Gestão Estratégica e Qualidade, Cassiana Bovo é sócia da 3DK Comunicação e Consultoria; e Diretora de Negócios do Empresas S/A.

Fonte: Blog Supravizio BPM

Wallace Oliveira

Mais artigos deste autor »

Wallace Pinto de Oliveira, profissional de Tecnologia de Informação com mais de 15 anos de experiência em empresas de grande porte. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Especialista em Engenharia de Software pela PUC Minas. Especialista em BPM e diretor da empresa Venki Tecnologia, fabricante do BPMS Supravizio (www.supravizio.com).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!