Tecnologia Humana: Situações Cíclicas

Alguma vez na sua vida você já se deparou vivendo as mesmas situações? Cometendo os mesmos erros? Ou repete as mesmas coisas? E os resultados que alcança são os mesmos?  Pois é, isso não é privilegio apenas seu, bem vindo à vida como ela é.

Hoje quero falar um pouco sobre situações cíclicas que muitas vezes não entendemos bem como repetimos, mas que as repetimos isso não temos dúvidas.  Quando nos damos conta disso e então decidimos romper com essa repetição podemos então ter resultados melhores. Essa receita apesar de poucos ingredientes fará parte da sua jornada de vida. O coaching acelera em 10 anos mais ou menos isso, mas é preciso encarar o processo com coragem e ousadia. Saiba que só depende de você.

Conhecendo, honrando e respeitando a sua história é o primeiro passo.  Saber sua própria história, seus acertos, como sua família de origem foi criada, entender a dinâmica dos relacionamentos, etc. Tal passo proporciona mais insights sobre você do que podias imaginar.

Faça diferente, sim faça diferente.  Não há mágica, ações iguais geram resultados iguais. Então pare de acreditar que agora que você escolheu outro CPF ou CNPJ, vai dar certo.  Se você age da mesma forma, vai ter o mesmo resultado.

Outro dia um amigo compartilhou comigo algumas situações da sua empresa X.  Conversa vai, conversa vem. Eis que no meio de uma das frases me surge uma luz.  Parei, olhei para ele bem ao estilo coach, olho no olho e perguntei: e o que você fez de diferente agora?  Então ouvi a mesma história se repetindo.  Eu sou bom em tal coisa então busquei uma equipe assim, assim, assim. A outra que eu tinha era assim, assim, assim… Deixei com minha nova equipe as decisões das áreas A e B, que eu não sou bom.  Expressei então um Fan-tás-ti-co!

Enquanto ele falava eu estava rabiscando uma representação para o antes e depois da empresa dele. Quando pronunciei o Fan-tás-ti-co em câmera lenta, eu levantei o desenho e mostrei ao meu amigo. Ele olhou, travou e depois de 10 minutos com os olhos turvos ainda concluiu “obterei os mesmos resultados”. O amigo não tinha entendido até se ouvir e ver o desenho que ele estava caindo na velha forma de agir e tratar seu negócio. Fiquei feliz em fazê-lo despertar.

Esse pequeno exemplo demonstra que é mais comum do que imaginamos esse comportamento cíclico. Basta estarmos vivos para cometê-los. Isso está gravado no nosso cérebro e, como tudo que se torna um hábito, nem nos damos conta deles.

Agora vamos entender que isso pode ser transformado. Mas aqui fica a dica (#ficaadica), pare e reflita sobre o que você está fazendo com a sua vida, seja ela pessoal ou profissional.

Renata Lopes

Mais artigos deste autor »

Renata Valéria Lopes. Profissional com mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação. Graduada em Processamento de Dados, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas com Coaching. Leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!