Mídias Sociais: Conquistando os Peixinhos Dourados

Em recente divulgação, a BBC anunciou que “A natureza aditiva de navegação na internet pode lhe deixar com um período de atenção de nove segundos – o mesmo que um peixinho dourado”. Nove segundos é o tempo para ler um tuite, aqueles mágicos 140 caracteres da rede social Twitter, e decidir se continua preso àquele post ou passa ao próximo. E em um universo onde 250 milhões de assuntos são lançados diariamente, não é difícil encontrar outro pelo qual se interessar.

Nesse cenário, nada é mais importante do que saber se destacar nas mídias sociais positivamente. Mas como se destacar nesse mar de informações? A resposta é simples mas sua aplicação demanda tempo e cuidado: gerar valor aos seus clientes e prospectos de forma proativa. Abaixo traremos algumas dicas importantes de como você pode chamar mais atenção para o seu perfil:

1. Você precisa descubrir o que é importante para seus clientes.

Para isso, vale usar o perfil dos seus clientes nas próprias redes sociais (Twitter, Facebook, Google Plus e outros). Avalie quais os assuntos eles mais compartilham nas redes sociais. Perceba os grupos dos quais eles participam. Lembre-se: a rede social é um aquário, seus clientes e prospectos não estão se escondendo atrás de uma cortina corporativa. Eles estão brincando nesse novo mundo a vista de todos.

2. Mantenha seu perfil nas redes sociais atualizado.

Pior do que não participar das redes sociais é ter um perfil abandonado. Twitter que não lança tweet, Facebook que não posta e nem curte não vão chamar a atenção de seus clientes. Também vamos incluir nesse tópico informações sobre o seu negócio. Os dados sobre sua empresa ou sobre você precisam estar atualizados. Nada pior do que olhar seu perfil no Linkedin e ver que o emprego de onde saiu em 2002 ainda está como atual.

3. Conecte suas contas.

Essa é a dica de ouro de hoje. Conectar suas contas do Twitter, Instagram, Linkedin e Facebook é mais fácil do que você imagina e ainda economizará seu tempo. Ao conectar suas contas, tudo o que você postar no Twitter ou Instagram irá para Facebook ou Linkedin e poderão ser comentados e compartilhados lá também. É uma forma de manter todos os seus perfis atualizados com as mesmas informações e aumentar a possibilidade de novas conexões.

4. Adicione mensagens personalizadas ao retransmitir (o atual retuitar) uma mensagem.

O Twitter e o Facebook possuem as funcionalidades de Retuitar ou Compartilhar um post que algum dos seus contatos tenha feito. E isso pode e deve ser usado por você com seus clientes: cria reconhecimento e envolvimento com a marca. Mas apenas repassar um post aos seus contatos não gera valor. Adicione sempre um comentário seu ao distribuir posts alheios (e não esqueça de referenciar de quem você está compartilhando – nada mais chato do que ver outra pessoa usando sua frase sem nem te dar os créditos).

5. Responda, responda e responda.

Uma falha que pode prejudicar e muito sua imagem e da sua empresa com seus clientes é não responder aos posts e comentários que eles fazem sobre você. Deixar um cliente sem resposta dentro de uma rede social pode gerar um compartilhamento negativo sobre você e, em um mundo onde milhões de pessoas navegam todos os dias, essa notícia se espalhará muito mais rápido. Então dedique boa parte do seu tempo para responder aos comentários (bons e ruins – eles vão existir).

Agora é sua vez: forneça suas ideias, compartilhe os assuntos que são de interesse de seus contatos. E aproveite os frutos que a aproximação com seus clientes e prospectos lhe trará.

Izabela Anholett

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Administradora, com certificações ITIL e Green Belt (Lean Seis Sigma) e especialização em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral. Atua na área de Governança de TI com conhecimentos de mapeamento e redesenho de processos, gestão de recursos, comunicação, monitoramento do desempenho, qualidade de TI e treinamento.


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