Os 50 melhores cursos grátis de TI de toda a Internet

O ano está passando e já se encontram no mercado milhares de novos profissionais competindo pelas mais variadas vagas de emprego em TI.

Para se diferenciar e conquistar seu espaço é preciso ter conhecimento em diversas áreas da Tecnologia da Informação. Dominar apenas uma área de atuação é coisa do passado!

Para enriquecer ainda mais seu conhecimento, abaixo encontra-se uma compilação, baseada numa investigação profunda, que pretende reunir praticamente todos os cursos grátis e de qualidade que podem ser encontrados atualmente.

cursos-gratuitos-internet-tecnologia-ti

Se por ventura não gosta de cursos grátis, posteriormente irei detalhar cursos pagos mais recomendados para se diferenciar no mercado.

Se gostar deste artigo, não deixe de fazer um retweet ou partilhá-lo no Facebook. Toda a ajuda na divulgação é importante para nós e faremos de tudo para levar a maior quantidade de conhecimento possível! Obrigado!

Cursos por área:

Desenvolvimento

Governança

Banco de Dados

Engenharia de Software

Se você conhece mais algum que possa acrescentar nos comentários, será de grande valia para os outros leitores.

Leia também:

Abraço e até mais!

Kellvyn Atary

Mais artigos deste autor »

Fundador do site http://habitosmilionarios.com.br
O #1º site sobre modelagem de sucesso dos milionários por conta própria, onde você aprende os hábitos de sucesso das pessoas ricas.


70 Comentários

Marcos Roberto
3

Kellvyn Atary, legal esses cursos, começarei a estuda-los afinal conhecimento não ocupa espaço, e como estou entrando agora na área com Técnico em Informática, seram de grande valia para mim esses cursos…Parabéns pelo post!!!!1

Victor
6

Ótimos cursos. Estou na área de Gestão de TI e esses cursos serão ótimos para o meu desenvolvimento. Parabéns pelo post.

Brucy Bertholi
10

Muito bom o post!Agora, é só fazer os cursos e botar mão na massa…valeu!
😉

Kellvyn Atary
22

João, parece ser um ótimo investimento. O material da ementa parece ser bem produtivo e de grande valia para um profissional de TI. Para saber se o que será apresentado está de acordo com a expectativa, procure encontrar depoimentos de outros alunos.
Bom desenvolvimento e um abraço.

Kellvyn Atary
24

Rafael, legal você relatar sua experiência com esse curso tão completo e por disponibilizar o link. Obrigado por contribuir com esse post. Vai ajudar muita gente.

Erick Oliveira
25

Caro Kellvyn, estou querendo entrar na área de T.I estou pensando em fazer um técnologo em Analise de Sistemas , tenho 29 anos você acha que vou ter oportunidades no ramo ? Gostaria de uma opinião sincera e objetiva, estou pensando em fazer na FAC – Faculdades Anhanguera – O que acha ? E parábens pelos post, vou fazer alguns dos cursos gratuitos da fundação bradesco ! Obrigado e forte abraço

Kellvyn Atary
26

Erick, obrigado pelo feedback. Eu quero lembrar-te que eu cursei esse mesmo curso que você quer fazer, não pela Anhanguera, mas com fome de aprender e se dispondo a estudar a frente de qualquer um e de si mesmo vai encontrar muitas oportunidades sim no ramo.
Espero que aproveite os cursos antes de ingressar na faculdade para saber se é isso mesmo que quer.
Abraço.

Everton
28

Mais alguns links, apesar de estarem todos em inglês vale a pena dar uma conferida.
Codecademy :: http://www.codecademy.com/
Ensina a programar de maneira bem divertida, colocando o aluno para aprender na prática desde a primeira aula. 100% grátis
CodeSchool :: https://www.codeschool.com/
Bem similar ao link anterior no quesito bom humor, porém alguns cursos são grátis outros não. Possui vídeo-aulas e material de apoio em pdf
RubyMonk :: http://rubymonk.com/
Site focado em Ruby e Rails totalmente grátis
edx :: https://courses.edx.org/
Este é um projeto bem interessante, encabeçado por algumas das principais universidades dos EUA. MIT e Harvard foram quem começaram o projeto, que basicamente disponibiliza em um ambiente virtual de aprendizado alguma disciplinas ofertadas nas instituições é de graça e no fim de cada curso tem certificado se o aluno atingir a média.
Ótimo post, Parabéns!

Matheus da Mata
30

Ótimo post! Com certeza ajudará muitas pessoas. Dos cursos citados já até finalizei alguns da fundação bradesco. E agora esse post me encaminhou para outros q parecem ser bons tbm.
Obrigado!

Júnior
31

Me chamo Júnior, tenho 16 anos, to pesquisando sobre TI, e lhe pergunto Kellvyn.
Existe idade certa pra começar a estudar TI ?

Kellvyn Atary
35

Júnior, quanto antes você começar, melhor. 16 anos é uma ótima faixa de idade. Mas Jobs dizia que todos no mundo deveriam saber programar um computador porque ajuda a pensar. Agora vou te mostrar um incentivo real para iniciar logo. Veja as notícias abaixo:
Menino de 9 anos vira engenheiro de software:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI118314-17770,00-MENINO+DE+ANOS+VIRA+ENGENHEIRO+DE+SOFTWARE.html
Estudante de 19 anos encontra a solução para a limpeza dos oceanos:
http://www.tecmundo.com.br/ecologico-/40412-estudante-de-19-anos-encontra-a-solucao-para-a-limpeza-dos-oceanos.htm#ixzz2ZsIa4jBc
Garoto de 17 anos vende aplicativo por mais de 60 milhões de reais: http://www.tecmundo.com.br/yahoo-/37972-garoto-de-17-anos-vende-aplicativo-por-mais-de-60-milhoes-de-reais.htm
E ai?

Kellvyn Atary
36

Carlos, grande parte dos cursos tem certificados. Os da Fundação Bradesco, Microsoft Virtual Academy, Intel Next Generation Center e Softblue são certeza gerarem certificados.
Abraço e bons estudos. Conte comigo.

Edmisio Ferreira
37

Chamo me Edmisio Ferreira, Atary eu sou Angolano e vivo em Angola e gostaria de saber se estrangeiro também tem acesso a esses cursos?

Cristian Schneider
38

Parabens Kellvyn Atary,
Ótimo post, de enorme ajuda a todos que pretendem inicar na area de TI e tambem para os que já estão nela, afinal, estudando não perdemos nada, apenas ganhamos…
Mais uma vez, muito obrigado e parabens !
E queria incentivar quem esta afim de aprender java e programar em android, tambem recebi um e-mail da RL System me informando do curso, e me surpreendi com o resultado, por serem cursos gratuitos e foram eles que vieram atras de alunos interessados, eu achei que nao seria de grande ajuda, acabei por experimentar e FELIZMENTE eu estava errado, os cursos são muito bons e detalhados, eu recomendo!
Grande abraço e sucesso a todos!

Marcos Paulo
40

Oi, boa tarde.
Muito obrigado pelo post, estou com uma pergunta, eu terminando os cursos eu posso colocar no curriculum como curso que conclui?
obrigado.

marcos
43

oi gostaria de saber qual a ordem posso fazer os cursos para atuar em ti,eu gosto de criar e desenvolver itens novos e tenho facilidade em trabalhar em equipe,criar apps,programas para conectar mais as pessoas e a tecnologia mas quero ter certeza se não vou pular etapas

Gabriel Oliveira
44

Olá, bom dia a todos!
Quero dizer que estou muito Feliz em localizar sites como este e pessoas como todos vocês, que ajudam uns aos outros de modo simples, mas com grande valor! Parabéns ao Kellvyn Atary, e a todos!
Obs: Estou coletando agora mesmo tooodos os sites descritos nesta página! Irei divulga-los ao pessoal da minha Faculdade, faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Estácio Santo André.
Abs

Kellvyn Atary
45

Bom, adoro ver esses comentários de vocês. Obrigado pelo feedback Cristian Schneider, Pedro, Alex Sandro Alves Miranda, Gabriel Oliveira, ao pessoal da Apostila de HTML por achar esse o melhor post sobre cursos de toda a Internet, a intenção era essa. Obrigado a todos pelos elogios.
Respondendo a algumas dúvidas.
Marcos Paulo: posso colocar no curriculum como curso que conclui?
R= Claro, curso é curso e se você tem o certificado é sempre válido. Os cursos devem ser feitos para o aprendizado, mas todos os que coloquei são os melhores cursos mesmo. Todos muito reconhecidos por contratantes. Valem a pena.
Mais um Marcos, mas deve ser outro: qual a ordem posso fazer os cursos para atuar em ti?
Vi que você gosta mais de desenvolvimento. O ideal é começar pelo que se gosta. Se você quer atuar em uma carreira em específico, comece pelos assuntos do cargo. Se quer ser um profissional de TI generalista, comece com a base, Banco de Dados, Programação, depois parta para conteúdo mais gerencial. Fazer uma faculdade pode te nortear quanto a isso. Pense no assunto.
Que bom ajudar tanta gente. Obrigado pelos seus comentários. Continuem compartilhando. Um abraço.
Kellvyn Atary
Gerente de Marketing da Clever Agência Web
@KellvynAtary

Ysa Marinho
47

Maravilhoso esse post , com certeza já vou fazer a maioria desses cursos e recomendar
aos meus colegas de classe .
VALEU !!!!
Ysa Marinho

Analice
49

Minha sugestão é atualizar o artigo com os links que foram colocados nos comentários.
Ou mesmo criar um novo artigo só com esses links.
Tem muitos links, e muito bons, pena que nem todo mundo vai ler os comentários, mas acrescentaria muita informação ao aritigo!

Michela
50

Olá, Boa noite!
Muito obrigada pelo post, irá auxiliar bastante, estou começando agora o curso de sistema de informação e também aumentará mais a qualificação profissional.
abs
sucesso

Viviane
51

Muito bom o post, ótimas dicas.
Eu gostaria de saber se estes cursos poderiam ser citados num currículo?

Luciano
57

Ah pessoal, antes de começar com Android, que indiquei acima, é bacana iniciar no Java.
Também encontrei este curso gratuitamente de Java, que ensina orientação a objetos e Java.
http://www.rlsystem.com.br/curso-java-gratis/
Vale a pena pelo menos da uma olhada. Eu já conhecia um pouco de Java, mas consegui entender coisas que não entravam na minha cabeça antes.
Abs

Saulo takashi
58

Muito show seu post, moro no Japão e estou terminando a facul de TI e esses cursos serão de grande valia para expandir e aprimorar meu conhecimento, por tanto meu MUITO OBRIGADO, e parabéns pela idéia e iniciativa!

Roosevelt
59

Prezados Senhores,
Meu filho está precisando de 156 horas para complementar a carga horária até o dia 29/07 na faculdade e poder se formar, mas diante de tanta opção neste site, estamos sem saber o que seria mais aproveitado em sua futura carreira de Analista de Desenvolvimento em TI e que possa conseguir esse total de horas.
Sabemos que pode ser feito vários cursos para o cumprimento das horas, mas quais seriam os melhores e mais útil?
Pedimos ajuda a quem puder nos sugestionar.
Pela atenção, obrigado.
Roosevelt

jefferson santos
62

Parabéns pelo post =D
E obrigado pelas dicas já estou fazendo lógica na SoftBlue que por sinal é um ótimo curso de lógica 😉

Bruno Silveira
66

Isso é um tesouro online! “Mais valioso que o ouro e a prata é a sabedoria e conhecimento”

Gustavo
67

Utilizei a ferramenta Soullab e achei fantástica!
Meus alunos aprovaram e com certeza vou continuar usando!!!!
Grande abraço!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!