Como localizar um dispositivo com Android via GPS

logo_small_betaHá pouco tempo eu queria comprar um celular com Android para aprender mais sobre o famigerado SO do Google e também para experimentar aplicativos que os tornam mais interessantes e úteis.

Mas vivemos tempos difíceis com relação à segurança e tudo que pudermos fazer para dificultar o roubo de um dispositivo é válido.

Neste  primeiro artigo sobre dicas para Android, citamos uma dica de como localizar um dispositivo com Android (smartphone e/ou tablet) em caso de roubo ou perda da mesmo.

No teste estamos usando um smartphone Samsung Galaxy Y (GT-S5360B), que veio com o Android 3.5 instalado.

Primeiramente você vai ter que *rootear o smartphone.

*Rootear é a técnica de acessar o Android no modo super-usuário

Atenção: Seguindo os passos descritos abaixo não tem como dar erro, mas saiba que, caso queira fazer esse processo, será por sua conta e risco.

Outro detalhe é que, em caso de pane, basta baixar a ROM original e reinstalar, no meu caso eu usei este tutorial que funcionou perfeitamente, porém, como o arquivo citado é um aplicativo, no meu caso não apresentou nenhum problema (restaurei a ROM original na tentativa de instalar o Jelly Bean).

Vamos lá…

Para rootear seu dispositivo, baixe este arquivo (howtoroot) e execute-o.

Na tela inicial, clique SELECT MENU ITEM  e escolha SELECT YOUR DEVICE, selecione o fabricante (MANUFACTURER), clique em NEXT e escolha o modelo do smartphone, clique em NEXT, escolha a ROM que está instalada no seu smartphone, selecione um modo dentre os sugeridos para seu modelo (UNIVERSAL, ONE CLICK PC, etc) e siga os passos descritos no tutorial que será aberto.

Após ter rooteado o smartphone, vamos à parte principal deste tutorial.

barcode_androidlost

Acesse a Google Play Store e pesquise pelo aplicativo Android Lost. Você pode também usar o QR-Code ao lado para baixar o aplicativo. Após baixá-lo, instale-o!

Execute o aplicativo Personal Notes (que na verdade é o Android Lost).

Depois acesse o site http://www.androidlost.com/ e faça login com o mesmo usuário/senha usados no seu smartphone (uma conta Google, claro!) e pronto!

Dentro do site você pode enviar uma SMS para seu celular e pegar a localização dele via GPS, que retornará no site o local mapeado onde ele estiver no momento. Se seu smartphone tiver câmera frontal (de frente para quem o manuseia) você pode mandar uma SMS para a pessoa que está com seu celular e quando ela clicar em OK será enviada para você uma foto da pessoa, além de muitas outras opções.

Gostou? Compartilhe! Comente!

José Ferreira Netto

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Sistemas de Informação pela ULBRA - CEULJI - CAMPUS DE JI-PARANÁ/RO, Usuário desde o MS-DOS 6.10 - Fã de Tecnologia e de Sistemas Windows e Linux - Gosto de compartilhar conhecimento, idéias - Atua como Administrador Técnico de Depto. Informática para Serviço Público.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!