MDM: a solução ideal para gerenciar os dados nos dispositivos móveis corporativos

O chamado sistema Mobile Device Management (MDM), que em português significa “Gerenciamento de Dispositivos Móveis”, está ganhando notoriedade e rápida adoção entre as empresas que desejam gerenciar os dispositivos móveis, a fim de garantir a segurança da rede e das informações corporativas da empresa, além de manter a proteção dos dados quando armazenados em smartphones e tablets.

Esse sistema tem atraído as empresas que realmente passaram a se preocupar com os aspectos de gerenciamento e perceberam a necessidade em adotar um sistema de gestão dos dispositivos móveis próprios e de seus funcionários, uma vez que os dados corporativos da empresa estão integrados por cloud computing. Com a variedade de sistemas operacionais e o crescente número de aplicações para gadgets, essa gestão se torna cada vez mais complexa e necessária.

O crescimento da quantidade de dispositivos na maioria das companhias é visível, e isso é uma tendência que se estende principalmente em função da permissão para que os funcionários utilizem os seus aparelhos pessoais, como tablets enotebooks como ferramentas de trabalho,  interagindo com os sistemas da empresa sem a necessidade de acesso remoto. Esse conceito conhecido como “traga seu próprio dispositivo” (“bring your own device“, ou BYOD, em inglês), é um dos principais responsáveis pela necessidade de maior controle e gestão desses equipamentos nas empresas.

O sistema MDM se tornou uma solução corporativa, que oferece condições de assegurar que os dados estejam protegidos em qualquer situação, até mesmo no caso de perda, extravio ou roubo dos dispositivos. Nesses casos, o conteúdo armazenado na memória do aparelho poderá ser apagado remotamente e se depois for encontrado, é possível fazer a recuperação das informações, assim como estabelecer restrições de uso e acesso particular quando o dispositivo for de propriedade do funcionário.

A plataforma de MDM ainda possibilita aplicar níveis de acesso de acordo com a posição ocupada pelo usuário da empresa, assim como por grupos de perfis profissionais, o que ajuda a selecionar os dados que podem ser acessados de acordo com o que cada profissional deve utilizar para desenvolver seu trabalho. Além da praticidade remota, a plataforma está disponível para empresas de todos os tipos e portes.

Com certeza é um sistema que proporciona funcionalidades importantes para as companhias, tais como: o monitoramento dos programas e processos em execução, instalação, desinstalação, atualização dos programas, controle do uso de bateria e memória, localização e rota percorrida pelo dispositivo, o controle de acesso e a exigências de senhas, atualização e remoção de arquivos, e o controle e segurança dos dados armazenados.

Nota-se por tanto que são aparentes os benefícios que a contratação desse sistema oferece às empresas, sendo eles desde a redução dos custos de suporte até principalmente a diminuição dos riscos para os negócios, tendo como objetivo maior a proteção das informações vitais da empresa. Por isso é importante pensar sobre o quanto esse sistema pode ser vantajoso, já que o crescimento do uso de equipamentos móveis nas empresas é acelerado.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!