Replique seu datacenter de forma fácil e eficiente

A preocupação com a integridade dos dados tem se tornado cada vez mais importante em ambientes corporativos. Nunca se preocupou tanto com backups e restores, é só analisarmos o número crescente de ferramentas para backup que vem surgindo nos últimos tempos. Porém, quase todas as ferramentas de backup, por mais eficientes que são, caem na limitação do espaço físico, ou seja, ficamos limitados a manter um backup no mesmo local que se encontra os dados originais.

Mesmo que tenhamos um backup em fita e estas fitas sejam retiradas do local, ficamos ainda assim dependentes de intervenção humana para que os dados possam ser alocados de forma segura. Talvez você esteja se perguntando: Frederico, mas hoje existe muitas ferramentas que fazem backup para fora da empresa. Sim, eu concordo plenamente, porém, geralmente estas ferramentas fazem backup 1 ou 2 vezes por dia, dependendo do tamanho do seu fluxo de dados. Se por um acaso acontece algum desastre você perderá muitas informações e, consequentemente, dinheiro.

Você que está lendo este artigo deve estar se questionando qual seria a solução para este problema. Bem, para quem usa ambientes virtualizados com VMware já existe uma solução para este grande problema. A VMware disponibilizou, a partir da versão 5.1, o vSphere Replication, que já está disponível a partir da versão Essentials Plus e é sem custo para o cliente. Esta ferramenta conta com muitas vantagens e benefício, dentre elas posso citar:

  • Baixo consumo de banda
  • Não há necessidade de um storage
  • Configuração simples e facilidade no restore

Baixo consumo de banda

O vSphere Replication, por ser uma ferramenta da VMware, foi preparado para se integrar completamente com as maquinas virtuais, possibilitando assim, que somente os blocos alterados possam ser copiados para o ambiente de replicação, ou seja você ganha muito em performance quando precisa replicar uma VM, pois, ao invés de replicar toda máquina, você vai replicar somente os dados que foram alterados desde a ultima replicação. Isso é possível, pois na primeira replicação o VMware assegura a total integridade dos dados, garantindo que nas próximas cópias apenas os dados alterados sejam copiados.

Não há necessidade de um storage

O vSphere Replication atua na máquina virtual com base no seu disco, ou seja, no seu VMDK. Isso possibilita que os dados possam ser replicados para qualquer tipo de armazenamento desde que esteja atribuído ao ambiente replicado. Em outras palavras, isso quer dizer que você pode ter um storage diferente no ambiente antigo, ou até mesmo não ter um storage, o VSR possibilita que os dados possam ser replicados para o HD local de um host, por exemplo. Com o VSR você pode utilizar de todas as formas de comunicação, ou seja, a SAN NAS, FC iSCSI para armazenar os dados replicados sem problema algum.

Configuração simples e facilidade no restore

O VSR possibilita que você ative a replicação de qualquer máquina virtual com apenas 2 cliques. Seu gerenciamento é muito simples e eficiente. Ele se integra totalmente ao VSS do Windows, que garante uma recuperação consistente das máquinas replicadas.

Com o VSR você pode configurar o tempo de replicação das máquinas, que vai desde 15 minutos a 24 horas. Isso possibilita que você tenha uma flexibilidade maior e use prioridades para alguns servidores, ou seja, você pode, por exemplo, configurar que um servidor de banco de dados seja replicado a cada 15 minutos, já um servidor de aplicação a cada 4 horas, tudo vai depender do quanto os dados destes servidores alteram ao longo do tempo.

O VSR é totalmente integrado com o vSphere possibilitando seu gerenciamento pelo vCenter. Isso agrega uma facilidade muito grande, pois você consegue gerenciar todo seu ambiente de uma única plataforma.


Detalhes Técnicos

O VSR é totalmente integrado com o vSphere e hoje é a única solução de replicação a nível de hypervisor, e age copiando os blocos alterados de uma VM e replicando para o ambiente escolhido como ambiente de replicação.

replication-image1

O VSR funciona com um agente instalado em cada host que será replicado. Este agente se comunica com a máquina virtual e coleta os blocos alterados, enviando através do VSR para o ambiente de replicação. Este ambiente, por sua vez, recebe estes dados e aplica para as maquinas virtuais que estão sendo replicadas. VSR também torna o restore destas máquinas muito simples, com apenas alguns cliques você consegue restaurar estas máquinas virtuais e disponibilizar para uso. Com o VSR você pode configurar a replicação de até 500 máquinas virtuais por vCenter.

O grande trabalho que o administrador desta ferramente terá é simplesmente escolher o tempo que será configurado para a replicação e o local a ser replicado, o resto o próprio VSR se encarrega de fazer.

replication-image2

O VSR irá realizar uma cópia full inicial sincronizando os dados do ambiente que será replicado com o ambiente que receberá a replicação. Caso você queira, é possível copiar o VMDK de forma manual para o ambiente que receberá a replicação, evitando assim, uma maior demora durante o processo de replicação inicial. Esta cópia pode ser feita de varias formas, inclusive via FTP. Quando você copia o VMDK para o ambiente a ser replicado, o VMware identifica este arquivo e pergunta se você deseja usá-lo como semente, se você optar por sim, ele irá apenas analisar este disco e copiar o que foi alterado desde que a copia foi realizada.

Após feito este processo, o VSR começa a replicar somente os dados que forem alterados, isso faz com que o tempo gasto se torne muito menor, pois. uma vez que os dados originais já foram replicados não se tem a necessidade de replicá-los novamente.

replication-image3

Quando os dados são recebidos no local de destino, estes são analisados e conferidos de forma totalmente automatizada. Somente os dados íntegros são aplicados às VMs replicadas, garantindo assim uma total segurança quanto aos restores das máquinas virtuais.

Sem dúvida esta ferramenta veio para agregar muito valor ao vSphere. A VMware tem se empenhado para manter a ponta no mercado de virtualização, garantindo aos seus usuários confiabilidade e tecnologia agregado a um baixo custo.

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


1 Comentários

Ricardo
1

Muito bom o texto, porém deveria ter o título de “Como Replicar seu Datacenter Virtualizado em VMware”.
Gostaria de ver algo sobre soluções de DR em ambientes físicos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!