7 Dicas Para Tirar Sua Certificação Gastando Menos

Muito se discute sobre o valor das certificações em TI para a carreira do profissional.

Alguns dizem ter certificações é a chave para melhores salários, outros, que não valem o papel em que são impressas e alguns simplesmente dizem que é complicado falar sobre isso.

Este artigo não vai discutir as vantagens e desvantagens de ser um profissional certificado. Mas se você está decidido ou está decidindo pela certificação e não sabe ainda como estudar sem gastar muito ou aonde achar material de estudo então pode continuar lendo. 🙂

diploma-certificacao-profissional-tecnologia-informacao

Imagem via Shutterstock

A dica essencial para quem quer se certificar é: Estude. Mas nem sempre é tão simples e somente a força de vontade não é suficiente. Os materiais de estudo são caros, e ainda tem que pagar pela prova de certificação, que custa entre $150 e $350 dólares.

Então, se você quer economizar nos estudos aqui vão algumas dicas simples mas que podem ajudar bastante:

1. Converse com seu empregador. Se você é um profissional de TI já inserido no mercado, há grandes chances de sua empresa oferecer treinamentos e materiais de estudo. Mesmo se sua empresa não fornece esse tipo de vantagem gratuitamente, talvez ela possa te oferecer descontos nas taxas de exames e materiais de estudos. Outra atitude bacana se você já está no mercado de trabalho e quer a certificação é aproveitar suas tarefas diárias para colocar em prática o que você está estudando para se certificar. Isso faz com que o conteúdo estudado seja reforçado.

2. Descubra o que sua instituição de ensino pode oferecer. Se você ainda não está inserido no mercado de trabalho, mas é matriculado regularmente em alguma instituição de ensino, procure saber se ela não oferece algum tipo de material ou curso preparatório para a certificação desejada. Muitas instituições possuem parceria com grandes empresas de software como a Microsoft e podem fornecer licenças de uso para diversas ferramentas de forma gratuita. Estudantes da Unesp, por exemplo, têm desconto de 10% na compra de produtos Dell e o SENAC-São Paulo disponibiliza licenças de software Microsoft para seus alunos.

Fora isso, você pode checar se a biblioteca da sua universidade ou colégio possui livros que possam te ajudar a estudar para a certificação.

3. Conheça o Safari Books Online. Esta talvez seja a dica mais “cara” que eu vou dar. Se você vai fazer uma certificação é bem provável que você tenha um bom background da língua inglesa. Safari é uma biblioteca virtual que oferece um acervo de mais de 20.000 livros e vídeos. Você ganha 10 dias para usar o serviço gratuitamente mas após isso, para continuar é preciso pagar uma taxa de $20 dólares mensais (plano mínimo). Vale a pena conferir e ver se é bom para você e se cabe em seu bolso depois que acabar a versão trial.

Aqui também fica a dica se você ainda tem dificuldades em inglês. Em TI inglês é fundamental, você pode até se virar bem sem, mas quando você começa a compreender com alguma fluência, ao menos o idioma escrito, um mundo novo se abre, são vários materiais com conteúdo muito rico e gratuito à disposição. Invista no Inglês!

4. Busque informação com quem já fez. A dica aqui é participar de fóruns de discussão online e procurar informações com pessoas que já fizeram os testes. Se você quer uma certificação Java, por exemplo, eu recomendo que você faça parte do GUJ (Grupo de Usuários Java), mas tem vários outros, basta procurar. Além de tirar suas dúvidas, ler e ajudar a resolver os problemas dos outros usuários, vai enriquecer muito seus conhecimentos.

5. Procure por recursos. A própria entidade que fornece a certificação muitas vezes também fornece algum tipo de material gratuito. Basta entrar no site e procurar. Embora não sejam materiais com conteúdo muito aprofundado, podem haver vários artigos e dicas bacanas para a prova.

As seguintes empresas fornecem esse tipo de material: Cisco, Microsoft (aqui e aqui), CWNP.

6. Procure por ainda mais recursos. Além dos materiais free oferecidos pelas próprias instituições certificadoras é possível encontrar cursos online e gratuitos. Um número muito grande de universidades e iniciativas são voltadas à vinculação de aulas gratuitas e online. Embora não sejam cursos específicos para certificações, esse tipo de curso pode te ajudar bastante oferecendo o background necessário para estudo dos assuntos específicos. (por exemplo: aquiaqui e aqui)

7. Pratique. Por mais que a leitura e a teoria enriqueçam seu conhecimento, em TI prática é importante. Rode trechos de código, debug e anote o que você observa. Analise erros e faça testes de múltipla escolha parecidos com os que estarão na prova de certificação.

No próximo artigo vou falar um pouco mais sobre os recursos que você pode usar para colocar em prática os conceitos que você estudou. Dê um like na página do Profissionais TI no Facebook, alí em cima, e fique ligado nos próximos artigos. Não deixe de ler!! 😀

Sugestões? Críticas? Algo a acrescentar? Deixe seu comentário! \o/

Inicialmente Publicado em: Café do Programador

Ingrid Marçal

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação pela FCT-Unesp. Atualmente cursando pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela instituição SENAC. Apaixonada por tecnologia e gestão, adora compartilhar ideias e levantar discussões sobre assuntos interessantes envolvendo TI.


1 Comentários

noemi brito carvalho mendes
1

Eu to fazendo Técnico de Informatica no IFBA em Salinas da Margarida. Eu quero fazer o nivel superio que não dure muito tempo tenho que deslocar pra Salvador por isso quero semi presencial na área de Gestão de TI no futuro quero ensinar já fiz magistério e só dona de casa tenho 39 anos , tenho um filho de 8 anos moro no sitio não quero fica estagnada eu to procurando pro ano que vem. Procurei Licenciatura de Informatica mais é muito longe muito difícil. Vou fica com Gestão mesmo é só 2 anos. Eu quero saber se tem um curso de Linux educacional Aqui onde moro as escola pública tem e as sala de informatica tá parada principalmente fundamental 1. Mim ajude eu moro no interior. Pra o próximo ano garantir um emprego nessa área pra paga minha faculdade. Bjs Noemi Brito.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!