Cloud Computing (Computação em Nuvem) x Virtualização

Ao longo dos projetos que venho trabalhando tenho percebido que há muita dúvida e confusão em definir cloud computing e virtualização. Muitas pessoas tem dificuldades de diferenciar uma da outra e de definir onde cada uma delas pode se encaixar dentro do seu negócio.

O termo virtualização surgiu muito antes do cloud e muito antes do que muitos podem imaginar. Se precisarmos dar uma resposta científica para o termo virtualização ela será: Abstração de uma camada física para criação múltiplas camadas lógicas.

Sendo assim, uma partição de disco é uma virtualização ou um sistemas de arquivos também é. Dentro de ambientes de rede temos as vLans que também não deixam de ser uma virtualização. Percebe que a virtualização esta dentro do cotidiano da TI há muito mais tempo do que o nome propriamente dito?

A verdade é que este nome virtualização surgiu e tomou uma grande proporção e ênfase no ambiente corporativo de TI com o surgimento de soluções focadas neste assunto, como os hypervisors. Depois desta crescente as coisas foram evoluindo e proliferando, chegando a este termo que hoje conhecemos como Cloud Computing (Computação em Nuvem).

Cloud Computing nada mais é que um conceito, uma forma de propor e disponibilizar ao departamento de tecnologia acesso aos seus dados de qualquer lugar do planeta. Dentro deste conceito existem muitas soluções, dentre elas estão: DaaS, SaaS, PaaS, CaaS e outras. Ou seja, cloud nada mais é que ter os meus dados disponíveis em outro lugar ou até mesmo ter meu data center inteiro em outro lugar totalmente acessível via internet. Para prover estes serviços existem muitas empresas que oferecem estrutura para que você possa hospedar a sua estrutura.

Já a virtualização eu vejo como muito mais que um conceito, ela também é um produto, pois você pode adquirir uma solução, como por exemplo os softwares de hypervisors (Vmware, Citrix e Microsoft), enquanto o Cloud Computing é um conceito de arquitetura de TI, ou seja, uma solução em serviço criada, adquirida ou mesclada para atender a demanda de TI.

Uma coisa é fato e não cabe discussão, para que tenhamos um serviço de cloud o uso da virtualização é indispensável. O cloud é totalmente dependente da virtualização para existir, seja para soluções de softwares como de hardwares e até mesmo para ambientes mobile, que vem em uma crescente nos últimos tempos.

Muitas empresas tem uma grande estrutura de virtualização sem ter nada de cloud, isso acontece muito em empresas que tem seus data centers internos e não precisam disponibilizar este ambiente para acesso externo (algo raro atualmente). Porém, não existe cloud computing sem virtualização, pois todas as tecnologias voltadas para este conceito usam a virtualização como base.

Chegamos a conclusão que quase todas as empresas usam alguma solução baseada em virtualização ou cloud, mesmo que de forma tímida sem muita performance. Sem dúvida estas tecnologias vieram para trazer grandes ganhos para o mercado de tecnologia, otimizando e facilitando o gerenciamento e disponibilidade dos dados.

Então é isso pessoal, espero que gostem.

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!