Como detectar o AdBlock Plus no navegador do visitante

O AdBlock Plus é um famoso complemento para os navegadores Firefox e Chrome que promete – e cumpre! – algo bem simples: ele bloqueia os anúncios publicitários inseridos nos vários sites existentes por aí.

Do ponto de vista do usuário, ele é bastante útil e, por que não dizer, indispensável, pois além de poupar o usuário de ver propagandas de produtos que ele provavelmente jamais comprará, ele ajuda a reduzir o consumo de dados, visto que bloqueia tais propagandas, tornando, consequentemente, sua navegação mais rápida e protegendo sua privacidade, já que os anúncios, uma vez bloqueados, não poderão rastrear seus hábitos de navegação.

Mas, nem tudo são flores…

Existe um grupo que está muito descontentes com o crescimento do AdBlock e de outros complementos similares: os mantenedores dos sites. De seu ponto de vista, esse complemento extremamente útil é uma verdadeira praga, pois impede os donos das páginas de obter retorno financeiro de seus visitantes justamente porque os programas de monetização tradicionalmente utilizados deixam de funcionar.

Nesse tutorial vou ensinar uma forma simples de detectar se o seu visitante está usando algum bloqueador de publicidade. Esse tutorial foi baseado no código criado por Erik Swan e vai exibir uma mensagem na sua página dizendo se o complemento está instalado ou não. Posteriormente, você poderá adaptar esse código para que o mesmo realize outras ações de seu interesse.

Cabe ressaltar que não estou discutindo aqui se o AdBlock é bom ou ruim. O tutorial está sendo disponibilizado para fins educacionais e caberá a você – ou ao seu cliente – decidir se ou quando utilizá-lo.

Como detectar o AdBlock Plus no navegador

A ideia é simples: vamos carregar em uma página um arquivo JavaScript com um nome que certamente será bloqueado pela extensão. O arquivo em questão vai criar um elemento na página e, posteriormente, vamos verificar a existência desse elemento.

Primeiro, crie uma página HTML qualquer (não precisa ser algo bonito, é apenas para testar).

Agora, crie um arquivo chamado advertisement.js na mesma pasta da página que você criou e, nele, coloque o seguinte codigo:

document.write('<div id="teste">Eu sou um anúncio!</div>');

Explicando, esse é um arquivo JavaScript com um nome altamente bloqueável que cria uma div chamada teste que possui o texto “Eu sou um anúncio” em seu interior. Na verdade, o conteúdo dessa div em si não é importante: você pode deixá-la em branco ou, se preferir, colocar uma regra display: none; em sua folha de estilos para ocultá-la.

Agora que o arquivo está criado, volte à sua página HTML e insira o seguinte código (não precisa ser no cabeçalho):

<script type="text/javascript" src="advertisement.js"></script>

Com isso, nós chamamos o nosso JavaScript, o qual criará a div teste. Porém, devido ao nome do arquivo, se o AdBlock ou outro similar estiver instalado, o arquivo advertisement.js será bloqueado e, consequentemente, a div teste não será criada. Vamos verificar isso. Em algum lugar do corpo da página, insira o seguinte código:

<script type="text/javascript">
 if (document.getElementById("teste") != undefined) {
 document.write('<p><strong>AdBlock Plus</strong> não detectado.</p>');
 } else {
 document.write('<p>Detectamos que você está usando <strong>AdBlock Plus</strong> ou outro bloqueador de publicidade.</p>');
 }
 </script>

Com isso, o interpretador de JavaScript tentará obter um elemento chamado teste naquela página. Se ele conseguir, o AdBlock não está instalado; se não conseguir, significa que provavelmente está.

Apenas um aviso: as versões mais recentes do AdBlock não funcionam se você simplesmente abrir o arquivo HTML. Para testar esse código, hospede sua página em um servidor web ou instale um em seu ambiente de desenvolvimento, caso já não o tenha.

É relativamente fácil alterar – e melhorar – esse script para que ele possa fazer outras coisas além de exibir uma mensagem. Apenas tenha em mente a liberdade de escolha do seu visitante e a sua na hora em que for usar.


5 Comentários

Astrobaldo
1

O que foi deixado de mencionar na matéria foi que, muitas dessas propagandas são ABUSIVAS e INTRUSIVAS.
Grandes portais, que não vivem de propaganda mas de conteúdo, adoram fazer o uso de propaganda de maneira massiva, um exemplo disso é a página da UOL com e sem Adblock. Por isso eu uso adblock (e bem configurado).

Marechal
2

Quem quiser ficar longe do adblock, basta ver a página do antiadblock.org
Porém, não recomendado para quem usa sistema de cache. (por enquanto).
Mas tenho notado que menos de 5% dos visitantes de meus sites usam adblock. Inclusive, com testes usando antiadblock, notei mesmos ganhos na receita semanal. Portanto, sem necessidade de preocupação.

Jhonatan
3

tem muito site aí que fica usando propaganda em flash e isso faz com que meu navegador fique travando e as páginas demoram mais pra carregar, é nesses sites que faço questão de usar o adblock

Felipe
5

O problema em si não são os anúncios. Desde que colocados de uma maneira não invasiva ou exaustiva, aonde o usuário mal clica em alguma coisa, e já se abrem 10 outras páginas, não tem problema algum.
A real praga dos anúncios são os exatamente os abusivos. No passado, formatar o computador era algo corriqueiro, tendo em vista que, em qualquer site que a pessoa entrasse, 10 páginas senão mais, iriam abrir, com mais da metade delas baixando automaticamente e sem autorização, mais propagandas, programas e até mesmo vírus. O que tornava a exploração de sites por ai, um verdadeiro inferno. Perdi a conta de quantas vezes precisei formatar meu computador, por causa de programas maliciosos instalados em sites que eu frequentava, e tudo isto sem meu consentimento.
Foram exatamente as propagandas abusivas que fizeram o Adblock nascer. Os sites que reclamam hoje, são os principais responsáveis pela existência do bloqueador de anúncios.
Com tantas pessoas buscando opções e meios de bloquear estas chatices, era questão de tempo até algo do gênero aparecer.
Uma coisa, é colocar propagandas na borda de um site, coisa que não interfere na navegação e não atrapalha ninguém. Outra é não apenas invadir e impedir que o conteúdo seja explorado, sem a obrigação de ficar vendo várias propagandas e ainda, permitindo que os mesmos fiquem baixando programas nos computadores dos usuários.
Os donos de site só ficam de “mimimi”, mas não param para ver que o erro da existência do Adblock, FOI DELES!
ELES OBRIGARAM OS USUÁRIOS A ADERIR AO ADBLOCK!
Querem que as pessoas parem de usar este APP? Simples, basta fazer da maneira certa! Não adianta nada ficar chorando por causa deste aplicativo, e continuarem insistindo com os erros que causaram a utilização em massa dos usuários pelo mesmo.

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