Como criar uma página (Fan Page) no Facebook

O Facebook já possui mais de 70 milhões de usuários cadastrados somente no Brasil. Sabendo que o país possui um pouco mais de 90 milhões de pessoas que acessam a internet, podemos concluir que de cada 5 internautas, 4 possuem cadastro na rede social. Outro número interessante é o de acesso diário, desses mais de 70 milhões de cadastrados no Facebook, 72% acessam o Facebook diariamente, ou seja, mais de 50 milhões de pessoas dão aquela conferida na sua rede social pela menos uma vez por dia.

criar-fanpage-facebook-rede-social

Com números tão expressivos, acreditamos que não é preciso convencê-lo da importância de ter sua empresa, marca ou produto presentes nesta rede social, não é verdade? Então para facilitar a vida da sua equipe iremos mostrar um passo a passo de como criar uma página no Facebook, ou seja, como criar uma Fan Page no Facebook.

Criar um perfil para sua empresa não é o mais indicado, primeiro por que o perfil não foi desenvolvido para este propósito, segundo por que se o Facebook descobrir que o perfil não é de uma pessoa e sim de uma empresa, marca ou produto, sua conta poderá ser excluída. Então, vamos ao passo a passo de como criar fan page no Facebook:

1) ACESSANDO SEU FACEBOOK PARA COMEÇAR
Antes de qualquer coisa é necessário que você tenha uma conta pessoal criada no Facebook, caso ainda não tenha, crie agora mesmo acessando o site do Facebook. Logo na página principal você verá o formulário de cadastro.

como-criar-uma-página-no-facebook

2) SELECIONANDO A CATEGORIA DA SUA FAN PAGE
Caso você já possua uma conta no Facebook, vamos começar a criar a página no Facebook agora. Acesse sua conta pessoal e depois acesse https://pt-br.facebook.com/pages/create/, você verá a tela abaixo:

como-criar-uma-fan-page-no-facebook

Negócios locais ou Local: Essa categoria serve para empresas que possuem uma abrangência local, como, por exemplo, advogados, bares, casa de shows, cinema, hospital, hotel, médico, restaurante etc…

Empresa, organização ou instituição: Muito parecida com a categoria anterior, porém, como não é uma atividade obrigatoriamente local, não há necessidade de fazer chek in, ou seja, informar a localização do estabelecimento. Essa categoria pode ser selecionada por empresas de tecnologia, publicidade, saúde e beleza, viagem etc… Para loja virtual, por exemplo, essa categoria é interessante, pois possui algumas opções que podem encaixar perfeitamente no perfil da sua empresa.

Marca ou Produto: Interessante para empresas que estão criando uma Fan Page para um determinado produto ou para uma determinada marca. Por exemplo, a empresa P&G quer criar uma Fan Page para a marca Oral-B, então essa categoria é a mais indicada.

Artista, banda ou figura pública: Como o próprio nome já diz é uma categoria indicada para bandas, cantores, políticos, apresentadores de televisão, personagem etc…

Entretenimento: Categoria ideal para um programa de tv, um evento (esportivo, rave, micareta), filme, livro, música etc…

Causa ou comunidade: Ideal para uma passeata, ONG, uma causa específica etc…

É importante lembrar que você poderá editar essa categoria futuramente, então mesmo que faça uma escolha errada e perceba isso futuramente, fique tranquilo, você poderá editar essa categoria mesmo com sua Fan Page em funcionamento.

3) PERSONALIZANDO FOTO, DESCRIÇÃO E URL
1 – Aqui você coloca uma breve descrição sobre a sua empresa, marca ou produto. É interessante escrever, de forma direta, o que sua empresa oferece, o que é exatamente seu produto ou marca.

como-criar-fan-page-no-facebook

2 – Agora você poderá colocar uma imagem, podendo ser o logotipo da sua empresa, marca ou uma foto do seu produto. O tamanho ideal é 180pxl de largura por 180pxl de altura.

como-criar-página-no-facebook

3 – Informe o endereço da sua Fan Page no Facebook e depois clique em “Definir endereço”.

como-criar-uma-fan-page-personalizada-no-facebook

4) FINALIZANDO A CRIAÇÃO DA FAN PAGE
Nesta etapa você poderá curtir sua Fan Page (você será seu primeiro seguidor) e também poderá começar a adquirir novos seguidores, começando pelos seus amigos.

como-fazer-uma-fan-page-no-facebook

Clicando em “Convidar amigos” o Facebook apresentará uma lista com todos os seus amigos, basta você selecionar quais os amigos deseja enviar o convite e depois clicar em “Enviar”.

como-fazer-uma-página-no-facebook

Agora falta inserir uma imagem de capa, assim sua Fan Page ficará ainda mais personalizada. Você precisará estar logado com sua Fan Page e não com o seu perfil pessoal. Para isso, faça como na imagem abaixo:

como-montar-uma-página-no-facebook

Depois basta clicar em “Adicionar uma capa”:

fan-page-facebook

A imagem de capa deve ter o tamanho de 851pxl de largura por 315pxl de altura.

Pronto! Sua Fan Page foi criada com sucesso. Agora basta divulgar para os seus clientes, mantê-la sempre atualizada e sempre interagir com seus seguidores.

 

Publicado Originalmente em Citrum

Imagem destaque via Shutterstock


Empresa que oferece uma excelente plataforma de comércio eletrônico, onde empreendedores e empresas podem criar sua loja virtual rapidamente, com um sistema profissional de gerenciamento de vendas online e suporte técnico especializado.

31 Comentários

Carina Dapper
1

Bom dia! Eu devo criar a página a partir do meu usuário e senha pessoais ou devo criar um usuário novo para a empresa? Até porque gostaria que meus sócios pudessem administrá-la também. Obrigada!

Citrum Autor do Post
2

Olá Carina, tudo bem?

Você deverá criar a sua Fan Page utilizando o seu usuário pessoal do Facebook mesmo. Depois que você criar a página no Facebook, basta acessá-la, clicar em “Editar Página” e depois em “Gerenciar cargos administrativos”, assim poderá incluir novos administradores na sua Fan Page.

Espero que tenha ajudado!

Carlos Reis
3

Sou prestador de serviços na área de Projetos Industriais e Automação e quero criar uma Fan Page para oferecer meus serviços como autônomo ou terceirizado, poço fazer a partir do meu cadastro no Facebook? poço também adicionar esta pagina no LinkedIn? como fazer?

    Citrum Autor do Post
    4

    Olá Carlos reis,

    Sim, para criar uma FanPage você deve logar no Facebook com a sua conta pessoal. Depois que a sua FanPage for criada você terá uma opção para postar conteúdos como Carlos Reis (por exemplo) ou em nome da sua Fan Page, isso é necessário para quando você responder à um comentário na sua Fan Page apareça o nome da sua própria Fan Page e não o seu nome.

    No momento não sei informar como integrar sua FanPage ao Linkedin, mas tente procurar algo como “adicionar fanpage do facebook no linkedin” no nosso grande amigo Google =)

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    Citrum Autor do Post
    6

    Olá Magna,

    Antes de mais nada, para alterar o endereço da sua FanPage, é preciso que no mínimo 25 pessoas tenham curtido sua fanpage. Se você ainda não tiver 25 pessoas curtindo, peça ajuda para seus amigos, funcionários da empresa e conhecidos.

    Atingiu 25 fãs? Agora basta acessar o endereço http://www.facebook.com.br/username e definir qual página você quer alterar o nome de usuário. Após escolher, clique em “Verificar Disponibilidade”. Lembre-se: é preciso estar logado com sua conta do Facebook e ter acesso como administrador da página que você quer alterar a URL.

    Se o nome de usuário desejado estiver disponível, clique em “Confirmar” para concluir.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    Citrum Autor do Post
    8

    Olá Iran,

    Não há limite para alterar a URL (endereço) da sua FanPage, mas o indicado é que você não altere tanto assim, pois sua página do Facebook também é rastreada pelos robôs do Google, então não é interessante alterar a URL pois você perderá os “pontos” obtidos no Google.

    Para alterar a URL da sua Fan Pafe é preciso que no mínimo 25 pessoas tenham curtido sua fanpage. Se você ainda não tiver 25 pessoas curtindo, peça ajuda para seus amigos, funcionários da empresa e conhecidos.

    Atingiu 25 fãs? Agora basta acessar o endereço http://www.facebook.com.br/username e definir qual página você quer alterar o nome de usuário. Após escolher, clique em “Verificar Disponibilidade”. Lembre-se: é preciso estar logado com sua conta do Facebook e ter acesso como administrador da página que você quer alterar a URL.

    Se o nome de usuário desejado estiver disponível, clique em “Confirmar” para concluir.
    Espero ter ajudado.

    Abraços

roselis
9

senhores, criei uma fanpage para meu salão de beleza, mas náo consigo que o endereço do salão apareça na página.
na criação da fanpage coloquei o endereço e telefone mas não aparecem na página inicial da fanpage.
obrigada

    Citrum Autor do Post
    10

    Olá Roselis,

    Aconselho colocar a URL do seu site no campo SOBRE, assim o endereço do seu site aparecerá em destaque na página inicial da sua FanPage.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

Fátima Cajado
11

Boa noite.
Por favor, gostaria de uma orientação: sou psicóloga, eu e uma amiga alugamos uma sala em uma clínica, onde há outros profissionais. Queremos criar uma página no Facebook para divulgar apenas o nosso atendimento em terapia, não queremos divulgar a clinica; podemos divulgar o endereço somente; temos algumas dúvidas: qual categoria devemos selecionar? figura pública ou negócios locais ou local? nós duas podemos postar conteúdos?
Obrigada,
Fátima Cajado
facajado@gmail.com

Citrum Autor do Post
12

Olá Fátima Cajado, tudo bem?

Você deve criar como Negócios Locais, sim as duas poderão postar conteúdo, para isso basta você criar a Fan Page e depois inserir a sua sócia como administradora da Fan Page junto com você.

    Citrum Autor do Post
    14

    Olá Rogério,

    Não existe um limite de seguidores, sua FanPage poderá ter milhões de seguidores sem nenhum problema. A banda Metallica, por exemplo, possui mais de 30 milhões de seguidores.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

Carlos
15

Olá. eu possuo um site acima e gostaria de criar uma página para divulgar meus serviços de criação de sites (sou um profissional de TI autônomo) e estou indeciso de qual categoria usar para isso. Não possuo empresa registrada e quero usar para postar notícias vindas do meu site e assim fazer clientes e amigos. Agora qual categoria de encaixa aqui?? Obrigado.

    Citrum Autor do Post
    16

    Olá Carlos, mesmo não sendo uma empresa registrada creio que a melhor categoria para o seu tipo de negócio seria “Empresa, Organização ou Instituição”, pois você poderia selecionar a subcategoria “Internet/Software” que é exatamente o perfil do seu negócio.

    Espero que tenha lhe ajudado.

    Abraços.

    Citrum Autor do Post
    19

    Olá Ranielle, não é possível liberar acesso para que todas as pessoas publiquem na sua Fan Page, o que é possível é dar permissões para que determinados usuários respondam pela sua Fan Page. Por exemplo, você tem uma empresa com três funcionários e deseja que esses três funcionários tenham acesso à sua Fan Page para que possam gerenciá-la. Então a Sra. poderá dar permissão para que esses três funcionários respondam pela sua Fan Page. Para isso logue-se no Facebook, altere sua conta para a sua Fan Page (veja o 4º passo deste Post, FINALIZANDO A CRIAÇÃO DA FAN PAGE, na terceira imagem), quando estiver na sua Fan Page clique em Editar Página e depois em Gerenciar cargos administrativos e depois clique em Adicionar outro administrador.

    Espero que tenha lhe ajudado.

    Abraços.

Givaldo Pedroso
20

Boa tarde, criei uma fanpage da minha papelaria, não existe a opção add amigos, as pessoas simplesmente entram vem as publicações curtem comentam, mais não conseguem add minha pagina como amigo ou vice versa. O que fazer?

    Citrum Autor do Post
    21

    Olá Givaldo, a Fan Page funciona de forma diferente do Perfil. Um Perfil no Facebook serve para que tenhamos amigos adicionados, já na Fan Page as pessoas apenas curtem determinada Fan Page para receberem publicações dessa Fan Page. Não é possível adicionar uma Fan Page como amigo.

    Espero que tenha lhe ajudado.

    Abraços.

Mariana
22

Não quero criar uma fanpage gostaria de criar uma propria conta no face para divulgar o projeto comitario como faço??

    Citrum Autor do Post
    23

    Olá Mariana, a melhor maneira de divulgar um projeto comunitário é criando uma Fan Page mesmo, você poderia criar sua Fan Page na categoria Causa ou comunidade (veja o 2º passo desse post). Se mesmo assim você deseja criar um Perfil para o seu projeto comunitário então é mais simples ainda, basta acessa a página principal do Facebook ( https://pt-br.facebook.com/ ) e preencher os campos no bloco “Cadastre-se”.

    Espero que tenha lhe ajudado.

    Abraços.

Aline
24

Olá!
Sou professora e montei uma específica para concursos e quero divulgar por meio de uma fanpage. Qual categoria eu me encaixo. Seria pessoa pública? Obrigada pela atenção

Isabe
25

Ola,
Estou tentando migrar meu facebook pessoal para um facebook profissional. Porem, nao estou conseguindo sair do 1 passa (SOBRE) pois aparece uma mensagen: “o endereco da web nao esta disponivel” mas meu site esta funcionando normalmente. Qual sera o problema, pois nao consigo “salvar informacoes”

Priscila
26

Olá tudo bem?
tenho um blog e gostaria de colocar um box de curtir nele, mas não consigo entrar no “devoloper” da minha fan page…
Pode me ajudar ?

Obrigada

Rildo
28

Gostaria de saber como posso fazer uma pagina sem ser prciso entrar pelo meu facebook pessoal?
Vale lembrar que fiz uma pagina sem ser preciso entrar pelo meu pessoal!

João Soares de Paula
29

Por favor, eu gostaria de criar uma fan page para divulgar produtos digitais como afiliado,
qual categoria escolher para a fan page?

Leila
30

boa noite hoje tentei criar uma página no face sou artesã trabalho com bonecas, amais acho que tem que ter site, e eu coloquei meu e-mail eles queriam outro fiquei sem saber o que colocar coloquei um nome fantasia ai consegui mais excluir por não sabre fazer direito

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>