Segurança da Informação: Como evitar uma enorme dor de cabeça com a perda ou roubo de seu notebook?

O mundo moderno nos traz benefícios de agilidade e mobilidade, quando tratamos da evolução tecnológica nos equipamentos eletrônicos. Essa é uma realidade que também tem o seu preço a pagar quando abordamos um assunto importante: A Segurança da Informação.

Alguns pilares da Segurança da Informação estão constituídos pela confidencialidade, o não repúdio, a disponibilidade, autenticidade e a integridade. O que vamos tratar, quanto a perda de um equipamento que possui informações sigilosas ou particulares de seu dono, é confidencialidade.

Nesse pilar da segurança da informação, precisamos manter confidencial algo que só diz respeito ao seu próprio proprietário, nenhuma outra pessoa precisa e não pode ter acesso as informações sem o aval do dono das mesmas. Mas como manter a confidencialidade dos dados armazenados em um HD (disco rígido) de um notebook de forma a garantir essa máxima da informática: a confidencialidade?

Algumas pessoas podem acreditar que basta colocar uma senha de login no início do sistema operacional e pronto, os seus dados estarão seguros de acesso não autorizado. Infelizmente não é tão simples assim essa ideia de que somente uma senha de acesso ao sistema vai impedir o acesso às informações. Para burlar esse “obstáculo”, o modo mais fácil e menos oneroso seria pegar o HD do notebook e colocar em outro equipamento de forma que o disco rígido fique como um disco secundário (os velhos conhecidos slaves).

Claro que existem outras formas – as vezes nem precisa remover o disco rígido para ter acesso às informações sem precisar da senha de login. Basta você efetuar o boot no equipamento utilizando um Live CD, por exemplo. É uma forma de carregar a máquina com um sistema operacional existente no CD que não faz nenhuma alteração nas configurações do computador, mas permite ter acesso ao disco da máquina de forma mais simples, sem carregar o sistema operacional existente no HD em questão.

Enfim, mas como evitar esse tipo de acesso não autorizado às informações confidenciais, mesmo usando o CD Live?

A resposta para essa pergunta é muito simples: use a criptografia! Isso mesmo, a tecnologia que “embaralha” as informações e torna as mensagens indecifráveis, evitando que pessoas alheias tenham acesso a coisas que não deveriam ter.

Eu recomendo um software que roda nas plataformas Windows, Linux e Mac OS que é o TrueCrypt. A ideia é pegar todas as pastas e arquivos que estão em “meus documentos” (no Windows) ou em “/home” (no linux) e colocar em um único arquivo criptografado. Desde modo, toda vez que ligar o seu computador, o único arquivo existente no diretório do seus documentos será o arquivo criptografado. Dentro dele é que estão os seus arquivos, imagens, fotos, vídeos, etc.

Para ter o acesso a essas informações criptografadas, você terá que usar o TrueCrypt e digitar uma senha para que o programa permita o acesso ao conteúdo interno desse arquivo criptografado e ele gera uma unidade de disco, apontando para os arquivos. Com isso, toda vez que for desligar o sistema operacional, você desconecta a unidade de disco com o conteúdo criptografado e ao religar o computador, mesmo usando um Live CD, só vai existir um arquivo dentro de “meus documentos”. Justamente o arquivo criptografado que precisa de senha para abri-lo, nada mais do que isso.

Com isso, você evitar uma enorme dor de cabeça ao perder ou ter o equipamento roubado. Pelo menos as suas informações não serão acessadas por estranhos.

Mas se esquecer a senha que abre o arquivo criptografado, aí sim, você vai ter uma baita dor de cabeça.

Até a próxima!

Roney Medice

Mais artigos deste autor »

CEO na Cybero Consultoria, Especialista em Segurança da Informação com mais de 26 anos de experiência na área. Consultor de Segurança da Informação. Membro Fundador do CSA - Cloud Security Alliance - Capítulo Brasil, Membro do Comitê ABNT/CB-21 em Segurança da Informação. Graduado em Ciência da Computação, Direito e MBA em Gestão de Segurança da Informação.


2 Comentários

Guilherme
1

Passei por uma situação dessas recentemente, mesmo tendo certo cuidado com as informações guardadas na maquina, nunca tive um backup de 100% do conteúdo e mesmo que o meliante que o meliante que fez o furto não possa utilizar tais informações, elas fazem muita falta pra quem perdeu um computador. Sem contar na impotência que se sente diante de uma situação dessas.

Roney Medice
2

Com certeza a perda por si só de equipamento já é um transtorno. Agora pior ainda se a informação perdida for acessada por terceiros sem a devida autorização.
Realmente é uma situação desagradável que só sabe quem a perde.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!