Armazenamento e Compartilhamento: BitTorrent Sync ou Dropbox?

285309

BitTorrent Sync

“Um engenheiro queria uma maneira simples de compartilhar fotos com sua mãe e construiu o aplicativo em um dos ‘hackatons’ da nossa empresa . E assim nasceu o BitTorrent Sync“, afirmou Brett Nishi, diretor sênior da BitTorrent. 

Conhecido há muito tempo pelos usuários de download P2P, o BitTorrent acaba de lançar a versão Beta do seu mais novo aplicativo. Se trata do BitTorrent Sync, que tem a função de compartilhar arquivos de forma mais privativa, segura, direcional e gerenciada.

BitTorrent e BitTorrent Sync, quais as diferenças?

O BT é um software que faz download e upload de forma distribuída e sem controle de acesso, ou seja, qualquer pessoa pode estar enviando ou baixando seus arquivos. A vantagem desse sistema é que a velocidade e disponibilidade do arquivo a ser baixado é maior, já que utiliza múltiplas fontes. Mas isso também é uma desvantagem, já que não se sabe da integridade e confiabilidade dos dados transferidos.

O BT Sync também utiliza P2P (tecnologia ponto a ponto), porém, existe controle de acesso aos arquivos compartilhados. Funciona da seguinte forma: senhas são criadas automaticamente quando um diretório é criado e compartilhado. A senha é configurada conforme a vontade do usuário, que pode ser fixa ou expirar após um tempo definido; ou seja, uma pessoa que acessar os arquivos não poderá sincronizá-los depois do tempo determinado (método de autorização temporária). Estas senhas são segredos, chaves de 21-bytes geradas aleatoriamente. Quando geradas manualmente podem ter até Base64 (40 caracteres).

Resumindo, para outro usuário ou outro dispositivo ter acesso ao seu compartilhamento, é necessário autorizá-lo com esta chave.

Ah, cada chave gerada (temporária ou não) pode ter dois tipos de permissões: total ou somente leitura.

808958124193855

Concorre com o Dropbox?

Sim, em alguns aspectos. No DB temos a vantagem  de utilizar um servidor na nuvem fazendo com que cada arquivo da sua conta esteja disponível de qualquer computador do mundo que tenha internet e utilizando apenas o browser. É diferente no BT Sync? Um pouco. O BT Sync também utiliza um servidor  na nuvem, mas ele é o SEU computador! As sincronizações são realizadas diretamente entre os dispositivos e a vantagem disso é que terceiros não têm acesso aos seus arquivos, o que elimina em parte as espionagens.

O software é FREE, a velocidade de download é alta e a quantidade de espaço disponível é ilimitada. O Dropbox sai na frente quando se trata de acesso já que, para isso, ele não exige nenhum tipo de software instalado previamente.

AMBOS têm versão disponível para Android 2.2 ou superior!

O software está disponível para Windows, Mac OS, Android, Linux e Dispositivos NAS e em breve será disponibilizada a versão para iOS.

O BT Sync está tendo uma boa aceitação, até mesmo para empresas. Isso se deve ao fato da segurança nas transferências realizadas com criptografia AES de 256 bits, a possibilidade de tokens com tempo de uso predefinido e até mesmo a possibilidade de alterar os tokens de acesso fixo.

“Desde que disponibilizamos a versão Alpha, os usuários já transferiram mais de 8 petabytes de dados.” – Brett Nishi

E aí, qual você usa? Deixe suas experiências nos comentários!

Para maiores informações e download, acesso o site oficial: http://labs.bittorrent.com/experiments/sync.html

Fontes:

  • labs.bittorrent.com
  • ultradownloads.com.br
  • noticias.softonic.com.br
  • Imagem: baixaki.com.br

Lucas Alcântara

Mais artigos deste autor »

Profissional formado em Gestão de Redes de Computadores, Especialista em Gestão da Segurança da Informação, Certificado como MCP ( Microsoft Certified Professional), ITIL V3 2011 Foundation, Green IT Citizen - EXIN Certification, Support Center Analyst HDI e ISFS ISO 27002 (Exin Security).
Eterno Curioso "fuçador".


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!