Caminho das Pedras para Certificação VMware

A virtualização tem tomado um caminho sem volta rumo a plataforma mais usada pelas grandes, médias e pequenas empresas, e o mercado exige cada vez mais profissionais certificados para preencherem as demandas. O salário é um atrativo muito bom, e quem quiser, por exemplo, seguir uma “carreira solo”, a hora técnica inicia com algo em torno de R$ 200. Devido a este cenário, muitas pessoas tem questionado sobre o que fazer para se certificar em VMware, então, atendendo a pedidos, vou falar um pouco sobre isso.

caminho-pedras-certificacao-vmware

Este processo inicia com um curso de preparação para a certificação. Este curso é obrigatório é quando eu fiz paguei 3 mil dólares. O valor é (ou era) padrão para todas as empresas que fornecem o curso, e para encontrar uma escola próxima a você acesse: http://mylearn.vmware.com/mgrreg/index.cfm.

Mas qual curso eu escolho? O inicio de tudo é com o VMware vSphere: Instalar, configurar e gerenciar [V5.1]. Este curso vai te dar a base do VMware e é obrigatório para se certificar em VCP5. Quando eu fiz o curso, procurei a CNT Brasil que fica localizada na Av. Paulista (São Paulo). O instrutor na minha época era muito bom e eu consegui extrair muito conhecimento.

Requisitos: experiência de administração do sistema Microsoft Windows ou sistemas operacionais Linux

Objetivo do curso:

  • Instalar e configurar o ESXi
  • Instalar e configurar os componentes vCenter Server
  • Configurar e gerenciar ESXi rede e armazenamento utilizando vCenter Server
  • Implantar, gerenciar e migrar as máquinas virtuais
  • Gerenciar o acesso do usuário à infraestrutura VMware
  • Use vCenter Server para monitorar o uso de recursos
  • Use vCenter Server para aumentar a escalabilidade
  • Use VMware vCenter Manager ™ Update para aplicar patches do ESXi
  • Use vCenter Server para gerenciar maior disponibilidade e proteção de dados

Curso inicial feito, é hora de ir para a próxima etapa: que é estudar muito! NÃO vá para a prova só com o conteúdo do curso, pois você vai reprovar na certa. Estude muito antes de realizá-la. Um conselho é: estude muito configurações máximas, pois cai muito disso na prova.

Acesse http://mylearn.vmware.com/portals/certification/ para pegar todos os assuntos que devem ser estudados e também os locais onde você poderá fazer a prova. Se você estiver preparado, vai com fé que dará tudo certo. A prova é bem tranquila, não cai nada fora do contexto, nada de pegadinhas ou perguntas para reprovar, cai aquilo que acontece no dia a dia (aliás, o dia a dia é uma grande fonte de estudos!). Se você quiser saber se está pronto para a prova acesse http://www.simonlong.co.uk/blog/vcp5-practice-exams/. Este site contém um teste prático com muitas perguntas que aparecem na prova oficial.

Bom, depois de tirada a certificação VCP-5 é hora de pensar nas próximas. Sugiro partir para as certificações de Cloud, que seguem o mesmo roteiro, curso, estudo, testes e provas. Nos portais da VMware acima você encontrará tudo o que precisa.

Pessoal, é isso. Espero que este artigo tenha contribuído para o conhecimento de todos.

Abraços.

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


2 Comentários

Angelo Máximo Moreira Silva
2

Frederico, fiz o treinamento, ano passado, do vSphere 5.1, porém não tive como prestar o exame devido a outros projetos. Gostaria de saber se ainda é possível prestar o exame para essa versão do vsphere ou somente para a versão atual, vSphere 5.5.
Abraços.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!