Monitoramento Proativo de Datacenter Virtual

Em tempos de virtualização e consolidação de Datacenters é normal termos 20, 30 ou mais servidores virtuais funcionando em apenas um único servidor físico. Esta prática, como já vimos em outros artigos, só traz vantagens em relação ao ambiente físico. No entanto, quanto maior seu ambiente virtual, mais cuidados ele precisará, isso porque se um de seus servidores vier a falhar, todo seu ambiente ficará vulnerável.

monitoramento-proativo-servidores-datacenter

Para este cenário sempre indico uma total disponibilidade, ou seja, sempre desenho e projeto o dobro da carga utilizada. Um exemplo básico seria: se a soma de todos os seus servidores resulta num total de 50 GB de RAM, então eu aconselho 2 servidores com 64 GB cada, pois, com este cenário temos total segurança que se caso um falhar toda carga será perfeitamente suportada num único servidor.

Esta atitude ajuda e muito a TI a lidar com problemas, porém, não os evita. Pensando nisso, a VMware lançou o vCenter Operations. Este produto tem a missão de trabalhar de forma proativa analisando todo o seu datacenter, diagnosticando possíveis falhas que possam vir a acontecer.

Dentre muitas funções do vCenter Operations, cito:

Total visibilidade sobre seu Datacenter

Com o vCenter Operations você tem total visibilidade sobre sua infraestrutura virtual. Ele fornece painéis pré-configurados que possibilitam a monitoração em tempo real de toda sua infraestrutura de TI.

vmw-scrnsht-vcenter-operations-management-suite-dashboard-lg

Os dados são captados e transformados em medidas, que transformam esta métrica em saúde. Estas métricas possibilitam a identificação de problemas com um esforço mínimo.

Elimine processos manuais com Automação Inteligente

Com o vCenter Operations é possível realizar regras de analise que possibilitam resolver diversos problemas que consumiriam tempo para o departamento de TI.

Um exemplo prático seria: Se o vCenter percebe que uma determinada VM tem um gargalo de memória num determinado horário, o próprio vCenter Operations realiza a alteração de memória desta VM. Após passado o período de pico, ele automaticamente volta a quantidade de VM anterior.

vmw-scrnsht-vcenter-operations-management-suite-cost-metering-lg

Com o vCenter Operations é possível criar uma infinidade de relatórios proativos, que vão desde o monitoramento de espaço em disco nas máquinas virtuais até falhas físicas nos hardwares.

Gerencie proativamente suas operações

Imagine uma ferramenta que aborda todas as características do seu ambiente: hardware físico, I/O de disco, conexões com storage, armazenamento físico e virtual, consumo de memoria do host físico e das maquinas virtuais, processamento do host físico e das maquinas virtuais, rede, etc. Ou seja, tudo que é passível de falhas o vCops monitora. Agora imagine todo este monitoramento em uma única console.

vmw-scrnsht-vcenter-operations-management-suite-operational-compliance-lg

O vCenter Operations conta com uma tecnologia de autoaprendizagem que, em outras palavras, significa que ele se adapta ao seu ambiente, horários de pico, e quantidade de VMs.


Opinião técnica: Eu, como especialista em VMware, recomendo muito a implementação deste produto. Tenho implementado em quase todos os clientes que tenho trabalhado e todos tem me dado um feedback muito satisfatório em todo os aspectos.

Muitos consultores, por não conhecerem a ferramenta ou não saberem implementá-la, acabam passando batidos nestes detalhes, sendo que, quem acaba sendo prejudicado são seus próprios clientes.

Bom, é isso pessoal. Gostaria de agradecer aos e-mails que tenho recebido dos leitores aqui do portal, prometo esforçar-me para sempre estar trazendo bons conteúdos a todos vocês.

Qualquer dúvida, deixem seus comentários em meus artigos. Responderei a todos na medida do possível 🙂

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!