Passado, presente e futuro: o que esperar da linha de smartphones Nexus da Google?

Nem muito tempo se passou desde o lançamento do primeiro device da linha Nexus do Google.

O primeiro da família a nascer, em janeiro de 2010, foi o Nexus One. Desenvolvido pelo Google em conjunto com a empresa HTC, o Nexus One, apesar de não ter tido boas vendas, veio para bater de frente com fortes concorrentes de mercado à época, tal como o iPhone 3GS. O aparelho, que rodava Android 2.1 (Eclair), era equipado com processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, memória RAM de 512 MB, tela AMOLED 3,7” (480 x 800 pixels) e outros atributos interessantes.

google-nexus-one

Ainda no mesmo ano de 2010, em dezembro, o Nexus S foi lançado. Desta vez a Google teve como parceira de desenvolvimento a Samsung. O aparelho contava com o Android 2.3 (Gingerbread), processador ARM Cortex A8 de 1 GHz, 512MB de RAM e tela AMOLED de 4” (400 x 800 pixels). O destaque desta versão ficou por conta do suporte a NFC e duas câmeras.

google-nexus-s

Um ano depois, novembro de 2011, a parceria entre Samsung e Google dá vida a mais um aparelho da linha Nexus, chamado de Galaxy Nexus (Galaxy X no Brasil). O lançamento à época contou com melhoramentos de hardware, tendo processador dual-core ARM Cortex-A9 de 1.2 GHz, tela Super AMOLED de 4,65” HD (1280 x 720 pixels), 1 GB de RAM e já rodava Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

google-galaxy-nexus

O quarto e mais atual membro da família Nexus de smartphones é o Nexus 4. Nasceu em outubro de 2012, através de parceria entre LG e Google, e vem equipado com processador  quad-core  Snapdragon S4 Pro 1.5 GHz, 2 GB de RAM, Tela de 4,7”(768×1280 pixels)  e roda Android 4.2 (Jelly Bean).

google-nexus-4

A nova versão do smartphone Nexus ainda não tem data marcada para ser apresentada (bem provável que seja em outubro), no entanto, muitas especulações surgiram após um descuido (ou não) que pode ter relevado o que possivelmente será o Nexus 5.

O questionado descuido aconteceu durante a apresentação do Android 4.4 KitKat nos gramados da Google, em Montain View, no início de setembro. Vários funcionários da empresa acompanhavam a tradicional chegada do boneco Android gigante representando a nova versão do SO, quando um deles chamou a atenção com um aparelho Nexus diferente dos lançados até hoje.

Ao que tudo indica, o Nexus 5 continuará com (um potente) hardware assinado pela empresa LG e provavelmente rodará o Android KitKat.

Uma das apostas para o hardware, vista em um possível documento vazado da FCC (Federal Communications Commission), é: processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2.3 GHz, 2GB de RAM e tela 4,96” Full HD (1.920 x 1.080 Pixels). Existem ainda rumores de câmera traseira com 10MP ou 16MP e carregamento sem fio (o que seria um plus interessante).

Tenho duas opiniões um tanto divergentes sobre a linha Nexus do Google (que possui também Tablets construídos em parceria com empresas mobile).

Opinião 1: Independente de quão fodão será o hardware do Nexus 5, a Google ainda precisa de um apelo visual maior em seus smartphones para deslanchar neste mercado. O visual é sim diferencial para ganhar adeptos (sejam leigos ou não). Se formos fazer um teste visual (sem envolver marcas, hardware e valores), a maioria escolheria um iPhone ou um Galaxy ao invés de um Nexus. O motivo? Justamente o estilo e a beleza dos aparelhos.

Opinião 2: A Google está se lixando em oferecer aparelhos bonitos. O que eles buscam são parcerias que possam oferecer um conhecimento maior de mercado e oportunidades de negócios para posteriormente usá-los em estratégias em sua empresa mobile, a Motorola. Pra quem não sabe, quem comanda a Motorola agora é a Google.

Independente de uma situação ou outra, o importante é termos opções de mercado. Assim não ficamos reféns de X ou Y neste mundão da tecnologia 🙂

Qual sua opinião sobre o próximo smartphone Nexus e sobre a linha de devices em si.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!