Conheça 10 áreas beneficiadas com a impressão 3D

As impressoras 3D estão entre o que há de mais promissor na tecnologia atualmente. Esses equipamentos têm impressionado pela sua versatilidade e alto nível de detalhamento na produção de moldes, formas e objetos para as mais diversas áreas: do Design Gráfico à Medicina, passando por Arquitetura, Engenharia e tantos outros.

areas-beneficiadas-impressao-impressora-3d

Utilizando matérias-primas como plástico, resina, metal e até células cultivadas artificialmente, já é possível “imprimir” de próteses a armas de fogo e, ainda assim, os limites para a criatividade parecem estar longe. A impressão 3D vai mudar a realidade com que estamos acostumados em um futuro próximo, pois trará avanços tecnológicos, como a produção de órgãos para transplantes ou peças para a montagem de um automóvel, tudo com muita praticidade. Mas, enquanto isso não acontece, veja algumas áreas em que sua atuação já é realidade:

Arquitetura: Moldes e maquetes de edifícios, pontes e qualquer monumento arquitetônico podem ser completamente montados e pintados em terceira dimensão, bem como objetos decorativos. Espera-se que, futuramente, casas inteiras sejam construídas com peças impressas.

Engenharia: Essa é uma das áreas que mais podem ser exploradas pela impressão 3D, porque o equipamento pode produzir componentes funcionais de qualquer objeto, aparelho ou dispositivo. Atualmente, a maior utilização é para a criação de protótipos de objetos, como telefones celulares mais ergonômicos, mas já foram construídas bicicletas e até armas de fogo. Em alguns anos, qualquer oficina poderá imprimir os componentes de um automóvel e montá-lo com praticidade.

Geoespacial: Esta indústria é uma das grandes beneficiadas com os dispositivos, uma vez que os protótipos são indispensáveis para seu desenvolvimento. Já foram produzidos diversos aeromodelos e drones que obtiveram sucesso em testes de voo com funcionamento semelhante aos tradicionais. 

Medicina: A impressão 3D já é uma realidade nesse setor com a produção de próteses, tanto para deficientes físicos quanto placas para o crânio. A tecnologia promete acabar em alguns anos com a falta de doadores de órgãos: experimentos já imprimiram uma orelha e um rim perfeitamente funcional através de células cultivadas artificialmente, e pesquisas tentam recriar vasos sanguíneos a partir de açúcar.

Odontologia: Bem como no ramo médico, essa tecnologia já é bastante efetiva nos dias de hoje para a produção de moldes em cera e próteses dentárias em resina.

Moda: Uma grande variedade de peças de roupas, entre blusas, vestidos e biquínis, é confeccionada em 3D com materiais que diferenciados, com maior leveza e menor custo do que roupas costuradas à mão.

Calçados: Sapatos e sandálias também já são desenvolvidos por meio dos dispositivos de terceira dimensão, bem como acessórios como cintos, bolsas e braceletes. Da mesma forma que o mundo da moda, esses produtos são econômicos e podem também ser reciclados.

Jóias: Designers de joalherias são alguns dos profissionais que utilizam a tecnologia há mais tempo, projetando peças valiosas – pedras, anéis e correntes – em formatos diferentes e belos.

Entretenimento: As animações de Hollywood e o mundo dos games já utilizam protótipos de personagens e até de cenários. Muitos elementos computadorizados precisam de modelos físicos para uma primeira filmagem, e os moldes em 3D são de grande utilidade. Também são utilizados para a criação de réplicas, itens colecionáveis e brinquedos.

Educação: A rápida evolução a acessibilidade tornarão as impressoras 3D em ferramentas essenciais de trabalho em poucos anos. A importância da qualificação da mão de obra para a utilização do equipamento e de seus softwares para criação faz com que a modelagem já faça parte do currículo de diversas instituições de ensino. Além disso, protótipos de esqueletos e planetas já são utilizados em aulas de Biologia e Ciências, por exemplo.

Imagem via Shutterstock

Eduardo Dulman

Mais artigos deste autor »

Gerente Comercial da Nova Silk, empresa com DNA focado em comunicação visual - www.novasilk.com.br


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!