Adicionando aplicativos ao Windows PE (Preinstallation Environment)

Boa Tarde!

Começando enfim o ano, gostaria de desejar um Feliz 2014 para todos e e que este venha recheado de realizações.

No ano passado, criei um tutorial de como a criar uma mídia do Windows PEEntre as finalidades do Windows PE, estão a de fazer manutenção, recuperação de dados e instalação do Windows.

Agora, atendendo a pedidos, irei adicionar pacotes e customizar a mídia citada acima.

Como criamos o Windows PE no idioma “Inglês – Estados Unidos”, iremos adicionar também o idioma Português – Brasil.

Sem muitos rodeios e indo direto ao ponto, o primeiro passo a fazer é executar em modo administrativo o Ambiente de Ferramentas de Implantação e Geração de Imagens. Este aplicativo vem incluso no pacote que instalamos anteriormente, o Windows ADK.

No Windows 8/8.1, podemos localizá-lo na opção de pesquisar, digitando apenas ambiente e o sistema já fará uma varredura nas possíveis opções. Depois clicamos com o botão direito do mouse em cima da opção e executamos como Administrador conforme as imagens a seguir:

1 2

Aparecerá então o prompt de comando para podermos trabalhar na imagem criada do Windows PE.

3

Agora, iremos aplicar o comando abaixo que tem a finalidade de montar a imagem do Windows PE para podermos customizar. Para isso usaremos o comando DISM.

Aqui, como exemplo, a linha de comando ficou assim:

dism /mount-wim /wimfile:e:\winpe_amd64\media\sources\boot.wim /index:1 /mountdir:e:\winpe_amd64\mount

Onde: /mount-wim é o parâmetro para montar a imagem (poderia ser usado também como /mount-image, mas também teria que mudar o /wimfile para /imagefile). O parâmetro/wimfile:e:\winpe_amd64\media\sources\boot.wim, irá usar a imagem boot.wim que está armazenada dentro da pasta sources na unidade e: e estou especificando que irei montar um arquivo de imagem (wimfile). O parâmetro /mountdir:e:\winpe_amd64\mount, indica que a imagem será montada dentro da pasta mount que está dentro da pasta winpe_amd no disco local e:. Caso queiram criar a imagem em outro diretório não haverá problemas.

4

5

Agora, iremos adicionar o idioma Português-Brasil à imagem montada. Para isso usaremos o comando a seguir:

dism /add-package /image:”e:\winpe_amd64\mount” /packagepath:”c:\Program Files <x86>\Windows Kits\8.0\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\amd64\WinPE_OCs\pt-br\WinPE-HTA_pt”

Onde: /add-package é o parâmetro para adicionar um novo pacote ao Windows PE, /image apontará onde a imagem está montada para a edição e o /packagepath é o caminho onde do aplicativo que irei adicionar, que no caso é o pacote de idiomas pt-BR.

6

7

Nas imagens acima mostrei como adicionar o pacote de idiomas, caso eu queira adicionar drivers de dispositivos, poderemos, por exemplo, estar criando uma pasta com os drivers e dentro desta pasta colocar os arquivos .inf referentes aos drivers e então alterar o caminho e o nome do pacote no parâmetro /packagepath.

Caso queiramos adicionar outro aplicativo, deveremos criar uma pasta dentro do diretório Windows da imagem montada. Exemplo: md e:\winpe_Amd64\mount\Windows\”Meus aplicativos”. Onde md é o comando para adicionar a pasta Meus aplicativos. Caso queiram criar a pasta pelo Explorer, não haverá nenhum problema.

Após customizado o Windows PE, deveremos desmontar a imagem salvando as alterações. O comando para isso é:

dism /unmount-wim /mountdir:e:\winpe_amd64\mount /commit

Onde: /unmount-wim é para desmontar a imagem, /mountdir é o caminho da imagem montada e /commit é o parâmetro para gravar as alterações.

8

9

Ao finalizar, deveremos criar a imagem iso para poder gravar na mídia de CD/DVD. O  comando é:

makewinpemedia /iso e:\winpe_amd64 e:\winpe_amd64.iso

Onde: makewinpemedia é o comando para criar a imagem, /iso para criar a imagem na extensão iso, e:\winpe_amd64 é o diretório do Windows PE e e:\winpe_amd64.iso, estou criando a imagem winpe_amd64.iso no disco local e.

Caso queiram gravar para um pendrive, altere o /iso para /ufd e altere o e:\winpe_amd64.iso para a letra da unidade do dispositivo.

Acho que não esqueci de nada.

Qualquer dúvida estarei à disposição. Abraços!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


7 Comentários

Leandro
3

Luciano,
Muito boom artigo. Uma dúvida.. é possível montar esse ambiente PE para rodar Jogos e emuladores?
Grato.

ADRIANO TAVARES
4

Luciano Gusso muito obrigado pelas importantes informações passadas por você. Trabalho como Técnico em Informática e essas informações são de grande ajuda.

Tiago
7

Eu Queria Fazer Uma Partição Bootável Do Windows PE E Instalar Um Emulador, E Fazer Este Emulador Iniciar Junto Ao Sistema WinPE; Teria Como?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!