Aumentando o armazenamento interno de Tablet com Android

Hoje decidi fugir um pouco do escopo dos meus posts para auxiliar àqueles que, como eu, tiveram problemas com a memória interna de armazenamento de tablets com o Sistema Operacional Android.

Para aqueles que gostam de encher o tablet com jogos e apps e acaba ficando frustrado, pois, o armazenamento dele é limitado, aqui vou explicar como alterar a memória interna pela externa.

Primeiramente, iremos precisar de três (3) apps que estão disponíveis no Google Play, sendo os três gratuitos. O primeiro é o Superuser, que vai precisar para dar permissões administrativas para alguns apps. O segundo é o linksd que serve para mover apps instalados da memória interna do tablet para o MicroSD e assim liberar espaço na memória interna. E o terceiro é o Root Explorer, para poder acessar as pastas do sistema e que dará a opção de leitura e gravação dentro delas.

Após instalar estes três apps, abra primeiramente o app Superuser que se encontra no tablet. Não vai precisar fazer nada, apenas aceitar os termos de uso e depois sair dele.

Agora iremos abrir o Root Explorer e então navegaremos até a raiz, dentro dela localizar pasta etc e entrar nela.

Screenshot_2014-01-15-14-00-28

Na pasta etc iremos localizar o arquivo vold.fstab e abrí-lo no editor de texto que já se encontra no tablet, conforme as imagens mostradas abaixo.

Screenshot_2014-01-15-14-00-36

Screenshot_2014-01-15-14-00-43

Screenshot_2014-01-15-14-00-50

Quando instalamos um app, em muitos casos por padrão é instalado na memória interna. Através do aplicativo linksd, podemos movê-lo para o cartão SD. Neste caso, ele irá mover para o cartão SD que já vem interno no tablet e que muitas vezes é um tamanho bem limitado para muitas instalações. Então, se tivermos um cartão micro SD maior, como por exemplo, um de 8 Gb ou 16 Gb, poderemos deixa-lo como se fosse o interno e assim mover os aplicativos para ele.

Gostaria só de enfatizar que este cartão micro SD que compramos e colocamos no tablet, serve mais para armazenamento de dados ou documentos pessoais, mas, se quesermos mais espaço para instalar apps, é este processo que estamos fazendo. Não quer dizer que não possa usá-lo também como armazenamento de outros dados.

Agora continuando, ao abrir o vold.fstab em modo texto, repare que as três últimas linhas constam as instruções para montar os dispositivos de armazenamento e os pontos de montagens deles.

O que precisamos fazer é bem simples, basta trocar o /mnt/sdcard pelo /mnt/extsd e na linha seguinte (penúltima linha) /mnt/extsd pelo /mnt/sdcard como é mostrado nas imagens a seguir.

Screenshot_2014-01-15-14-07-26

Screenshot_2014-01-15-14-01-04

Terminada a alteração, salve o arquivo quando sair e deligue o tablet. Ao ligar o mesmo novamente a memória interna SD do tablet será a maior que você comprou e a memória externa será a que está interna no tablet.

Acho que é isso. Espero ter ajudado a quem necessite.

Abraços

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


51 Comentários

Luciano Gusso
2

Opa Diego!
Para fazer alterações nas pastas do Sistema, você precisa ter permissões administrativas (de root).
Na Store do Google, tem alguns aplicativos que te dão tais permissões.
A maioria dos tablets novos, já estão vindo com estas permissões precisando apenas baixar os apps para gerennciar seu Sistema.

Juliano Pedroso
3

não encontrei o arquivo vold.fstab, só aparece o arquivo vold.conf, mas não aparece os dados que vc fala. O que posso fazer? estou tentando em um tablet zte v9 com android 2.1

eduardo
5

no meu tablet as três últimas linhas são diferentes do seu exemplo. ..
como vou alterar? ??

Janette
6

No meu aparece somente o sdcard o extsd nao entao nao pode trocar e somente uma modificaçao nao alterou

Moises Novaes
7

Bom dia! No meu tablet aparece assim como irei alterar:
## Vold 2.0 Generic fstab
## – San Mehat ([email protected])
##
#######################
## Regular device mount
##
## Format: dev_mount
## label – Label for the volume
## mount_point – Where the volume will be mounted
## part – Partition # (1 based), or ‘auto’ for first usable partition.
## – List of sysfs paths to source devices
######################
## Example of a standard sdcard mount for the emulator / Dream
# Mounts the first usable partition of the specified device
#dev_mount sdcard /mnt/sdcard emmc@fat /devices/platform/goldfish_mmc.0 /devices/platform/mtk-sd.0/mmc_host
#dev_mount sdcard /mnt/sdcard2 auto /devices/platform/goldfish_mmc.1 /devices/platform/mtk-sd.1/mmc_host
dev_mount sdcard /storage/sdcard0 emmc@fat /devices/platform/goldfish_mmc.0 /devices/platform/mtk-sd.0/mmc_host
dev_mount sdcard2 /storage/sdcard1 auto /devices/platform/goldfish_mmc.1 /devices/platform/mtk-sd.1/mmc_host
## Example of a dual card setup
# dev_mount left_sdcard /mnt/sdcard1 auto /devices/platform/goldfish_mmc.0 /devices/platform/mtk-sd.0/mmc_host/mmc0
# dev_mount right_sdcard /mnt/sdcard2 auto /devices/platform/goldfish_mmc.1 /devices/platform/mtk-sd.2/mmc_host/mmc2
## Example of specifying a specific partition for mounts
# dev_mount sdcard /mnt/sdcard 2 /devices/platform/goldfish_mmc.0 /devices/platform/msm_sdcc.2/mmc_host/mmc1
# usb otg disk
dev_mount usbotg /storage/usbotg auto /devices/platform/mt_usb/usb1

Eduardo
8

Boa tarde Luciano, no meu celular ZTE V889S, aparece igual ao do Moisés. Onde devo fazer a alteração.

edson
9

Boa tarde?
VC poderia fazer este processo para mim, estou no centro de sp.
Poderia prestar este serviço?
Fico no aguardo

Pâmella
11

Não consegui também. Com o meu tablet eu consegui acessar tudo ,mas tive que baixar um editor de texto,já que não apareceu essa opção no meu tablet, baixei o simple text editor,depois conseguir baixar o editor de texto mas diz que o.Quando eu termino de substituir e tento salvar diz que há um erro na hora de salvar.
Tenho um tablet CCE TR91

Bárbara Lohmann
12

Olá, tenho um Tablet CCE TR92 já liberei o root mas quando faço o modificação na hora de salvar não salva. Como posso proceder?

ramon m
13

Opa boa tarde,fiz as alteracoes para inversão de memoria e deu tudo certo…porem, meu tablet divide a memória em armazenamento interno, SD interno e SD externo…quero aumentar somente o armaZenamento interno para instalar muitos APP…se souber de uma solucao , peço ajudas…

Edson
14

Bom dia ,
Fiz todos os procedimentos, porem na hora de inicializar o tablete ele não sai da tela do cce .. fica carrengando mais não completa o boot
E agora o que eu posso fazer ?

Edson
15

Boa tarde ,
Primeiramente eu gostaria de retirar minha dúvida , consegui resolver sozinho.
Eu errei na hora de digitar a linha de comando.
Para resolver o problema que tive eu desliguei o aparelho e conectei ele à entrada USB do computador. Assim sendo religuei e usei e o aplicativo SD Maid para poder acessar novamente à linha de comando e redigitei toda a linha que faltava e corrigi o meu erro , salvei e sair .
desliguei o aparelho e religuei ainda com o USB ligado , assim que liguei desconectei o cabo e tudo funciona normalmente
Obrigadão … o tutorial cumpri o que promete

Sandro Faria
16

no meu tablet CCE MOTION não me dá a opção de editar o texto! Tem algum outro jeito?

Romullo
18

Boa Noite
Estou precisando muito da ROM original do tablet TR91, se alguém que possui puder me passar eu agradeço muito, pode ser feito um backup tb, pois já irei conseguir restaurar a ROM original.
vi que algumas pessoas que postaram acima possuem esse tablet TR91 se o administrador da pagina puder ajudar fazendo contato com essas pessoas ficarem muito grato, pois já testei varias ROMs mas sempre tem alguma falha principalmente de câmera, mesmo a original não sendo muito boa pelo menos vou conseguir usar tudo o que tem no tablet.
desde ja agradeço muito quem puder ajudar
contato Romullo e-mail [email protected]

Marcio
20

existe uma forma mais prática pra quem não consegui ou tem medo de fazer manualmente. Acesse o link: http://www.androidpit.com.br/forum/526495/lg-optimus-l7-tutorial-usando-seu-cartao-de-memoria-como-memoria-interna, baixe o aplicativo RemountSD como pede, siga o tutorial e sejam felizes! Obs: procure saber qual é a pasta padrão de montagem sdcard e external_sd, pode ser diferente dependendo do dispositivo. No meu por exemplo a pasta padrão do sdcard é : /mnt/sdcard , a pasta padrão para o external_sd é: /mnt/extsd. Fiz o tutorial usando estas pastas padrão e deu tudo certo!

claudio t
21

Segui todas as orientações, porém meu tablet, CCE TR92, agora diz que tenho espaço insuficiente de memória e não consigo baixar aplicativos. Pode me ajudar?

Nathalia
22

Olá Luciano, eu estou tentando aumentar a memoria do meu tablet a dias porém nao consigo, ja tentei varias formas diferentes para isso , mas nenhuma delas deu certo. Eu queria baixar uns jogos, mas o meu tablet só aguenta um jogo. E eu estou tentando fazer desta maneira que voce esta encinando, porém, no meu tablet nao tem a Vold.fstab … ja procurei nas outras pastas, mas nn contém esse arquivo. Meu tablet é um Navcity NT 1711 e se voce puder de auguma forma me ajudar, eu agradeco desde já.

José Boberto
23

fiz tudo e quando salvei e desliguei o tablet ao ligar ele trava e não dá procedimento no carregamento o que fazer…..abços

cristiano
25

O meu CCE TR 92 tem o final um pouco diferente. Como faço? Me mande um email que lhe mando como está.
Obrigado

fabiano
26

edson como vc conseguiu fazer isso com o tablet desligado pq eu estou passando pelo mesmo poblema c alguem mais ae souber resolver isso eu agradeso

BetoPisc
28

Sr. Luciano, poderia indicar algum(ns) aplicativo(s) que dão o acesso root da loja do Google como mencionou na resposta ao Diego? Nunca consegui encontrar. Obrigado.
Opa Diego!
Para fazer alterações nas pastas do Sistema, você precisa ter permissões administrativas (de root).
Na Store do Google, tem alguns aplicativos que te dão tais permissões.
A maioria dos tablets novos, já estão vindo com estas permissões precisando apenas baixar os apps para gerennciar seu Sistema.

David
29

ae cara me ajuda,fiz tudo como voce mandou,mas depois que fiz isso deu varios erros no meu celular tipo:tal aplicativo parou se souber como arruma isto pf me fale.

Hélio
31

Luciano eu tenho um tablet MIDI modelo MD 773G. estou querendo fazer este processo.
vc acha que vai dar certo neste aparelho? e eu moro aqui no Sul, estou indo pra São Paulo no final do mês, se vc puder fazer isso pra mim ficarei agradecido, se puder me mande o endereço em meu E-mail por favor. Amigo o meu E-mail é: [email protected]
ATT: Hélio

Ya'akov
33

O meu tablet tem a memória de sistema de 1gb e uma memória também interna de 16gb, não estou usando cartão sd, esse procedimento funcionará?

Luciano Gusso
34

Amigo, o procedimento foi feito em cima do modelo descrito no tutorial. Cada modelo tem sua particularidade. Caso façam sem ter certeza do modelo e/ou fabricante, não façam. Também tem o caso do arquivo de configuração que é diferente de modelo para modelo.

fabio
35

Ta bom conseguir fazer isso mais não consigo usar a memória para baixar jogos apk e muito mais e meu cartão e de 32gg como faço para conseguir usar a memória tenho acesso root meu tablet e o tr2 da CCE ?? Desde já agradeço

Roberta
37

Fiz este processo mais nao deu certo o tablet nao liga mais so fica na tela da positivo e nada como faco para reverter

Ukla
40

Bom dia, no meu tablet Philco PH7H aparecem as opções iguais as do seu exemplo mas não me permite alterar o vold.fstab. Existe outro app que me permita fazer a alteração?
Obrigada.

Lucas
41

legal. Fiz isso e funcionou o unico problema é que meu tablet tem a memória interna particionada em 2.
500 MB para aplicativos e 5 GB livres, sendo 2GB ocupado pelo sistema. Nesses 5GB posso por fotos etc.
Troquei conforme vc disse e fiquei com 15GB livre para o sistema e fotos. 5GB como externa e 500 MB para aplicativos.
Como mudo esses 500 MB para aplicativos?

iolanda
42

bom dia eu instalei o root explorer e entre na raiz etc mas nao encontro a pasta vold.fastb poderia me ajudar

ANTONIO
43

Bom dia Sr. Luciano
Eu tenho um tablet ASUS fonepad 7 modelo( ME 372CG KOOE)
não existe a pasta Vold.Fstab e sim a pasta “Fast”, consegui abri-la mas o aplicativo editor de texto não pode abri-la pois o sistema não permite.
Existe outra maneira de eu realizar esse maravilhoso procedimento?Serei muito grato se puderes ajudar-me, deves ser um homem muito ocupado masse puderes eu aguardo tua resposta em meu email particular.
obrigado

Marcos
44

Boa tarde,
Li o tutorial e no meu tablet não funcionou porque não existe o arquivo “vold.fstab”.
Meu tablet é o Qbex TX780 (i786). Ele tem memória interna de 8GB (sendo 4gb disponível para dados) e um cartão sd de 32gb.
Já tentei realizar vários procedimentos incluindo com apps RemountSD, External 2 Internal, Link2SD, ES File Explorer, Root Explorer. Tenho root (via kingoroot). Infelizmente não tive sucesso com nenhum procedimento.
Em “Armazenamento” continua exibindo somente status da memória interna (utilizado e disponível).
Aguardo breve retorno com possível ajuda/suporte. Obrigado desde já.
Sds.

Pita Fontes
45

Boa noite o meu tablet é um qbex tx 126 já coloquei um cartão de 8 gigas mas não consigo atualizar os app por que dá mensagem memoria insuficiente como resolver esse problema por favor, obrigado fico no aguardo.

Luciano Gusso
46

Opa amigos! O Tutorial criado, foi baseado no modelo que eu tinha e com a mesma versão de firmware. Por favor para fazerem em tablets mais recentes, o procedimento pode ter mudado. Cuidado ao fazerem este procedimento. Só façam se tiverem seguros que estão com o firmware correto e os passos idênticos.

Josemir Santos
47

Muito grato a você Luciano Gusso, muito bom o conteúdo. Foi realizado todo o procedimento conforme descreveu anteriormente, preciso deixar meu comentário como outra solução viável. Meu aparelho é um tablet Acer Iconia B1-A71 e não consegui realizar as alterações, usei o root browser,mesmo assim não edita o texto, nem salva as alterações. se vocÊ souber de algo que queira compartilhar, por favor entre em contato. Obrigado.

Erick
48

tenho o tablet acer b1 e tem 2 memorias nele.
1 de 1gb armazenamento interno e a de 12gb internal sd
como faço para trocar? deixar a de 12gb como armazenamento interno.
obs: tuto nao deu certo…..
🙁

Paulla Machado
49

Eu fiz o procedimento no tablet tr91 rosa CCE, porém , além de não funcionar como o esperado, está aparecendo uma mensagem quando tento baixar algo, a mensagem diz “memória insuficiente, desconecte o aparelho como uma unidade de disco e tente novamente”. Já desfiz o processo e continua o mesmo problema, alguém pode me ajudar?

Paulo Cezar Silva de Oliveira
50

Não consegui com nenhum dos aplicativos que vc indicou. Se fosse possível nos dizer quais são os aplicativos corretos, aí sim… meu tablet é um DL 3203 versão android 4.4.2. o que faço? não posso instalar o aplicativo pois ele toma mais de 600 mg de espaço?

Joel Pires Correia Júnior
51

Eu tenho um tablet samsung que suporte cartão de memória de até 200gb conforme manual do proprietário. Pergunta eu poderia colocar um cartão de memoria de 256gb teria algum problema?
E esses cartões de memoria classe 10 U3 qual a diferença entre os outros.:?
Grato

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!