Carreira em TI: por que todo profissional precisa de amigos

Se você realmente deseja ser um bom profissional, você precisa de amigos. Qualquer tecnologia que se prese é um sistema com muitas opções e são raros os indivíduos que tem a capacidade de aprender e lembrar de absolutamente tudo. Você vai precisar de ajuda uma hora ou outra.

carreira-profissional-tecnologia-ti-amigos

O incrível valor do conhecimento dos amigos

O fato de que nenhum indivíduo normal poder dominar tudo o que há para saber sobre uma tecnologia no nível expert, significa que o conhecimento de outros especialistas é de valor excepcional para você, tanto que você pode se encontrar incapaz de prosseguir com sua tarefa sem ele. Estamos sempre ouvindo sobre como a experiência é importante e valiosa, especialmente do mercado de trabalho, e quanto mais dela você tiver e ter acesso, melhor.

O poder do seu amigo

Com seu amigo, ou melhor ainda, amigos, cada um com sua área de especialização, você ganha a possibilidade de explorar um recurso extremamente valioso em qualquer mercado: o conhecimento especializado.

Algumas das formas que seus amigos podem ajudar em sua carreira:

  • Segunda opinião;
  • Experiência;
  • Eco para suas ideias;
  • Realidade;

2694274010_2754b283c9_mExemplo: você projetou seu último processo de otimização de índices no banco de dados e está testado exaustivamente em seu ambiente de desenvolvimento. Isso garante que ele vai funcionar muito bem em produção? Claro… que não! Não há garantias de que tudo vai funcionar as mil maravilhas em produção, por isso, uma segunda opinião é sempre boa para rever seu trabalho. Isso pode ser um recurso extremamente valioso para você. É inevitável que você vai cometer erros e ter um amigo pode ser a diferença entre começar a procurar um novo emprego ou apenas um ajuste de configuração.

Como encontrar seus amigos?

Sua escolha de amigos é basicamente determinada pelos colegas e profissionais que você tem proximidade.

  • Amigo no mesmo departamento. Esses amigos podem ser brilhantes para o crescimento de seu conhecimento e experiência em disciplinas semelhantes, para não mencionar o desenvolvimento de uma maior compreensão de suas operações de negócios. Os tipos de profissionais que você pode considerar:
    • Administradores Servidores
    • DB Desenvolvedores
    • Arquitetos de Sistema
    • Gerentes de Projeto
  • Ache um amigo em outro departamento. Algumas empresas tem áreas bem distintas para desenvolvimento, administração, etc., etc., procure por pessoas em outros departamentos, as vezes você encontra alguém que faça um trabalho parecido com o seu mas com foco diferente.
  • Tenha amigos fora do ambiente de trabalho. Amigos que não trabalham com você, em muitos casos, tem outras experiências, já passaram por outros problemas e podem ajudar com uma “visão fora da caixa“.
  • Parcerias com os times da equipe. Esses caras já trabalham na empresa a algum tempo, já conhecem a rotina, eles já sabem do que o negócio precisa e para onde ele está indo, logo, eles podem ajudar no controle de qualidade e testes.

Obviamente, seu amigo não será capaz de ajudá-lo em todas as áreas pelas mesmas razões que você está procurando um amigo. Por este motivo, é importante saber quando trabalhar com um amigo particular. Um administrador de redes provavelmente não vai ser capaz de ajudá-lo com o código T-SQL, mas pode fornecer-lhe uma segunda opinião quando alguém reclamar de lentidão no tráfego dos resultados de um select pela rede.

Compartilhar, compartilhar e compartilhar!

É importante lembrar que encontrar em amigo e criar um bom relacionamento é uma via de mão dupla. Para garantir que você obtenha o máximo proveito do relacionamento você tem de retribuir o apoio e o esforço de partilhar conhecimentos. Através da colaboração que você pode produzir resultados de alta qualidade e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.

Originalmente publicado em Blog do Leka
 Imagem via Shutterstock

Ricardo Leka Roveri

Mais artigos deste autor »

Sou Microsoft Certified Master - SQL Server, Microsoft Certified Solutions Master e MCT
Especialista em Banco de dados e ambientes de HA e DR.


1 Comentários

Carolina
1

Muito bom o texto. Parabéns!
Concordo profundamente com a essência do post, não há como realizar um bom trabalho sem a presença de uma boa parceria. E, por que não tornar essa parceria em amizade? Fico feliz por ler outro profissional abordando esse assunto, pois, atualmente poucas pessoas tem consciência que ninguém faz nada sozinho e precisamos valorizar as relações humanas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!