Dicas sobre a certificação PMP (Project Management Professional)

Olá amigos do PTI,

Neste artigo gostaria de falar um pouco sobre a “temida” certificação PMP do PMI.

Primeiramente, permitam-me esclarecer algumas questões:

  1. O nome da certificação não é PMO (escritório de gerenciamento de projetos) e muito menos PMI (Project Management Institute).
  2. O nome correto da certificação é PMP, sigla para Project Management Professional (Tradução: Profissional em Gerenciamento de Projetos).
  3. Você não vai se certificar em nenhuma “metodologia”. Não existe metodologia do PMI e sim boas práticas em gerenciamento de projetos.
  4. Você não vira um “Gerente de Projetos” após a certificação e sim atesta seus conhecimentos com a certificação. “Mas Vitor, eu tirando a certificação PMP eu não vou virar um gerente de projetos podendo “gerenciar” os projetos “controlando” as datas no Microsoft Project?”. Resposta: “NÃO”! Inclusive se você realmente acredita que gerenciar projetos é “controlar” datas no Project, tornar-se um “PMO” ou especializar-se em uma “metodologia”, repense seriamente sobre investir na certificação.
gestao-projetos-exame-certificacao

Imagem via Shutterstock

Veja meus conselhos sobre as tais siglas e “metodologias” neste artigo.

Bom, mas vamos ao que interessa e falemos sobre o exame:

Pré-requisitos

  • Ensino médio e 7.500 horas comprovadas trabalhando em projetos nos últimos 5 anos, ou
  • Ensino superior e 4.500 horas comprovadas trabalhando em projetos nos últimos 3 anos
  • Mínimo de 36 horas de estudos em gerenciamentos de projetos. Contam aqui cursos presenciais, graduação, MBA, cursos preparatórios e vídeo-aulas. Auto-estudo não conta.
  • Pagamento com cartão de crédito internacional no valor de US$ 405,00 para filiados do PMI ou US$ 555 para não filiados

Opinião sobre o exame

Não é o “bicho de sete cabeças” como muitos falam por aí, mas também não é um exame para aventureiros. Além do estudo é necessário um preparo físico e psicológico, pois o exame em si é um verdadeiro tour-de-force. 

Preparação

1) Faça um curso preparatório de 40 horas. Evite workshops de 8 ou mesmo 16 horas, pois não é tempo suficiente de abordar toda a matéria do exame. Além do mais, o PMI exige 36 horas de educação em Gerenciamento de Projetos e o curso preparatório atende esse requisito.

2) Estude todo dia de 2 a 3 horas por dia, intercalando:

  • Revisão da matéria do curso preparatório
  • Rápida leitura do PMBOK referente à matéria revisada (não decore todo o PMBOK, você precisa saber quais são os processos e suas entradas, ferramentas, técnicas e saídas)
  • Leitura do livro da Rita Mulcahy referente à matéria revisada e fazer os exercícios do livro
  • Praticar simulados (Existem vários simulados ótimos para Android, iOS e na Web)

3) Após terminar o curso, releia o livro da Rita Mulcahy e revise TODOS os exercícios do livro

4) Faça o simulado Fast-Track de 200 perguntas da Rita Mulcahy. Se você atingir entre 70% e 80% de acerto está pronto para a prova.

5) Faça uma revisão final e preenchimento de lacunas de conhecimento.

6) Programe-se para fazer a prova 2 dias depois de fazer a revisão final (preferencialmente numa segunda-feira de manhã para ainda não ser consumido pelo dia-a-dia da semana).

7) Um dia antes do exame, não estude. Descanse, tenha um dia e uma alimentação tranquila e boa sorte!

O Exame

1) Nos 15 minutos para acessar o tutorial faça um “brain dump” e coloque todas as suas anotações e fórmulas no papel rascunho fornecido.

2) Lembre-se que você tem apenas 1 minuto e 12 segundos por questão, então se você tiver dificuldade em alguma questão, escolha uma alternativa, marque-a para revisão e siga em frente!

3) Existirão questões extensas para tirar o foco do que realmente a pergunta significa. Leia atentamente e detecte a palavra ou frase-chave da questão.

4) Esteja bem afiado com relação às questões de caminho crítico.

5) Existirão questões sem sentido algum, apenas para abalar sua concentração.

6) Após responder todas as perguntas, visite as questões marcadas para revisão.

7) Finalize a prova e boa sorte!!!


Quer que eu te ajude neste caminho de estudo e dedicação? Aproveite a parceria entre a Hiflex Consultoria e PTI e ganhe 10% de desconto no curso preparatório que ministrarei em Março/2014 via vídeo-conferência, ou seja, o curso é ao vivo e você pode fazer da sua casa!

Para maiores detalhes acesse o site da Hiflex, na opção “Inscrições” e utilize o código PTI no campo “Código Promocional”.

Abraços e até o próximo artigo 🙂

Vitor Massari

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 15 anos de experiência em projetos de software. Sócio-proprietário da Hiflex Consultoria, profissional PMP e agilista, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias e frameworks voltados para gerenciamento de projetos.
Lema: "Agilista convicto sempre, agilista obcecado jamais"


6 Comentários

Vitor Massari
2

Olá Lucas,
Estas horas são informadas no momento do preenchimento do formulário de candidatura ao exame na página do PMI (www.pmi.org).
Você deve informar estas horas dos seus projetos entre os 5 grupos do gerenciamento de projetos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Execução) com uma descrição (em inglês) do que você fez no projeto.
Você deve informar também os nomes e os contatos do seus superiores em cada projeto informado, que será contatado para confirmar a veracidade das informações caso sua candidatura caia no processo de auditoria.
Abraços,
Vitor Massari

Henrique Victorino
3

Vitor,
Sou dono de minha própria empresa a 10 anos e por isso nunca tive um superior formal além de meus clientes, existe alguma maneira de comprovar as horas que trabalhei com projetos?
Obrigado.

Fabiana
5

Vitor,
Sabe informar se para atender as 36 horas de educação formal em gerenciamento de projetos, posso utilizar horas de treinamento de Cobit ou Itil?
Posso também utilizar horas de uma das matérias da faculdade? Por exemplo Prática de gestão de projetos em uma área específica.
Obrigada.

Vitor Massari
6

Olá Fabiana,
Horas de ITIL e COBIT não contam não, pois não abordam gerenciamento de projetos de forma direta.
Agora as horas das matérias da faculdade que abordam o assunto podem ser consideradas sim!
Abraços,
Vitor Massari

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!