Certificação CCNA Cisco 200-120 – Guia Modelo de Exame

Anteriormente eu publiquei o post, informando uma completa fonte de estudos para os candidatos obterem sucesso na certificação CCNA 200-120.

Alguns meses atrás fiz o exame e obtive o score 917/1000 em 45 minutos de forma extremamente tranquila. Além de muito estudo, obtive com candidatos aprovados muitas dicas que foram fundamentais para a minha aprovação.

dicas-certificacao-redes-administrador

Imagem via Shutterstock

A orientação é seguir com precisão as instruções. Não vou falar sobre cursos online pagos ou gratuitos… deixo esta decisão a critério dos candidatos. A seguir apresento um pacote de exercícios vitais para sua preparação.

Laboratórios

Como relatei nos meus outros posts (CCNA Grátis sem truques), os laboratórios que estão aparecendo no exame 200-120  são de ACL e EIGRP, um para executar uma regra de ACL numerada em no máximo 3 linhas.

Neste link http://www.9tut.com/78-ccna-access-list-sim-2#more-41 vocês terão o mesmo laboratório que caiu no meu exame, só irão mudar os IPs dos hosts e dos servidores do laboratório, este laboratório é resolvido em apenas 5 linhas de comando, ou seja, permitirá que seja praticado inúmeras vezes, no meu caso eu repeti este laboratório pelo menos 3 vezes por dia até o dia do meu exame, sendo que fiz este laboratório em 41 segundos tamanha prática eu obtive.

O segundo laboratório que cai no exame é um laboratório de EIGRP de troubleshooting. É apresentada uma situação em que é instalado um novo roteador numa rede, porém, a mesma não está corretamente configurada.

Indo direto ao problema, descobrimos que o número da AS do novo roteador esta incorreto em relação aos demais. O procedimento simplesmente é entrar no roteador e fazer a correção do número desta AS.

No link http://www.9tut.com/64-ccna-eigrp-lab-question#more-29  é apresentando o laboratório que cai no exame e que muda os números de IPs da rede e o que troca o número da AS. Estes exercícios feitos até a exaustão, não causarão dificuldades aos candidatos.

Por fim, é apresentada uma rede ACL com um questionário contendo 3 questões a respeito desta rede. No meu exame o laboratório foi uma cópia fiel deste link http://www.9tut.com/70-ccna-access-list-sim#more-39. A única mudança é a posição das respostas do questionário.

Estes são os 3 laboratórios que caíram para a maioria dos candidatos (inclusive para este colunista). Há rumores de que está caindo um novo laboratório OSPF multiarea em alguns exames. Procurei no Google, com colegas e professores, mas ninguém possui um modelo deste tal exercício, porém, isso é uma especulação.

QUESTÕES DO NOVO CONTEÚDO 200-120

Sobre as questões das matérias cobradas no novo exame, este link http://www.9tut.com/new-ccna-new-questions-1 apresenta as novas questões exigidas (no meu exame caíram 7 questões deste conteúdo).

Há também uma prova do Exam Collection http://bit.ly/1nD0rLx onde é necessário fazer muitas vezes todos os exercícios até serem entendidos. Fica a dica, não basta atingir o score de aprovação, é necessário acertar todas as questões do novo conteúdo que estão nestes dois link que passei.

Drag and Drop (Arraste e Cole)

O link http://www.9tut.com/new-ccna-drag-and-drop-1 contém uma sequência de mais 5 conjuntos de questões que vão cobrir todos os possíveis exercícios que podem cair neste exame. É só fazer cada um até ter domínio do mesmo.

Questões Gerais do CCNA

No link http://bit.ly/1nD0CXk, tem uma coletânea de quase 200 exercícios que caem no exame. Fica a recomendação de fazer todas as questões até ter média de aprovação. Baixe o aplicativo que simula o exame, não é necessário utilizar a opção “contra o relógio” (Timer on). Você pode fazer todo o simulado (aproximadamente 170 questões) durante um dia de folga. Por exemplo, faça 30 exercícios, descanse um pouco, faça mais 30 até completar todo o simulado (eu deixava meu notebook no quarto e durante o dia fazia aos poucos até completar todas as questões).

Seguindo este pequeno guia você não encontrará qualquer dificuldade para realizar a prova (mesmo em inglês) para obter sua sonhada certificação, porém, não use esse guia como artifício para colar no exame, futuramente tudo o que você reportar que sabe fazer será colocado à prova, e o prejudicado será você mesmo.

Boa Sorte

Marcelo Arthur Souza

Mais artigos deste autor »

Analista de Telecom CCNA 200-120, MCP Windows Server 2003 atua com análise e monitoramento de redes, formado em Ciências da Computação na Faculdades Associadas de São Paulo


25 Comentários

Marcelo Arthur Souza
3

Bruno ainda não há previsões para tradução da mesma, há rumores de que não será traduzida

Lisandro
4

Excelentes dicas para certificação, como você mesmo disso não adianta colar tem que saber fazer, duvidas são normais mais o domínio é imprescindível.

Eudes Pereira
5

Marcelo,
Você poderia indicar um programa para abrir arquivos .vce de graça?

vitor
6

Boa tarde!
Com a nova alteração na carreira de certificações, estou um pouco confuso. Qual a certificação de entrada?
Para tirar a CCNA R&S eu preciso da CCENT ou eu posso tirar a CCNA R&S direto?

Marcos
7

Vitor você pode conseguir a certificação fazendo a prova 200-120 (Direto) ou as duas provas do CCENT (ICND 1 e 2), acha melhor fazer a 200-120. Um abraço.

Raphael
8

A cisco ira traduzir, a prova em vigor. Após o evento cisco work no chile, ficou definido que a irão traduzi-la.
Abs

crash over
9

resposta para :
Bruno 3 de abril de 2014 às 15:53
2
Gostaria de saber se a prova 200-120 atualmente é em português.
Marcelo Arthur SouzaMarcelo Arthur Souza Autor do Post3 de abril de 2014 às 23:01
3
Bruno ainda não há previsões para tradução da mesma, há rumores de que não será traduzida
http://ciscoredes.com.br/traducao-do-novo-ccna/ já está parte traduzida previsão para outubro.

Aldmar
10

Olá, gostaria de saber se o que cai no exame está no 9tut mesmo, caiu alguma quetão que naum se encontra lá ? Se sim, poderia me informar quais ?
Abraçoss.

Alana Silva
11

Olá Marcelo, tudo bem?
Qual era a sua rotina de estudos? Quanto tempo de estudo dirigido vc dedicou?
Abraços!

Marcelo Arthur Souza
12

Alana…eu estudei pelo curso online para o CCNA da dltec… fiz todos os exercícios, tinha o livro do filipetti e fazia inúmeros exercícios do 9 tut e testking, mas veja bem esses exercícios só depois do estudo teórico …q ordem e esta..tempo de estudo e relativo..eu estudo mais horas pois eu demoro para conseguir aprender um processo ..talvez vc não precise do mesmo tempo que eu…mas para vc ter um parâmetro…vc precisa acertar todos os exercicios do 9 tut para pdoer ir confiante para a prova

Alexander
14

Muito obrigado pelas dicas , foram fundamentais para o meu sucesso na prova . Acertei todas as questões . 100%

NVela
15

Pessaol,
As minhas cordias saldações.
Sou muito novo nesta andanças de cisco, ccna, e desejo fazer a minha certificação muito porque quero trocar de emprego para um onde paga-se melhor e estou condicionado por falta de uma certificação ccna.
Tenho em casa e já li varias vezes os livros ICND1 e 2 mas não quero fazer 2 exames.
Gostaria de pedir que me indica-se uma livraria em são paulo aonde eu possa comprar o livro “Guia Oficial de Certificação CCNA: 200-120” que por incrivel que pareça não consigo encontrar em lugar nenhum.
Att

Rogerio Vaz
16

Uma perguntinha, você chegou a comprar o testking?
Tem como compartilhar conosco?
Abraços
Rogerio

Marcelo Arthur Souza
17

Rogério
Não, na verdade eu comprei o 9tut que custa 9 euros…ele já é o suficiente para sua aprovação

Rafael Santos
18

Olá Marcelo,
Vc tem alguma informação a respeito da nova versão do CCNA (200-120) em português? Será que para este ano ainda sai?
Grato,
Rafael Santos

Marcelo
19

Olá Rafael
Na verdade o comentário geral é que não irá haver tradução para o português, a Cisco não demonstra qualquer ânimo em fazer isso…o tempo esta passando e em breve o CCNA deixará de ser um diferencial para ser um item obrigatório em TI assim como é o ciclo de qualquer certificação aa partir do momento que muitas pessoas obtém o título
Não fique esperando isso acontecer, arrume um modo de fazer o exame o quanto antes …

Rafael Santos
20

Valeu pela dica Marcelo,
Estou revendo o material de estudo e devo fazer o exame em janeiro/2015.
Estava na esperança de haver tradução da prova até lá mas não vou esperar. Após revisão dos estudos vou fazer os exercícios exaustivamente. Para realização de exercícios que mais se aproximam do nível da prova o 9tut é a melhor opção?
Obrigado!

Fábio Sanches
21

Saudações amigos. Irei iniciar meus estudos para tirar a certificação CCNA. Porém tenho uma dúvida, o livro do Marco Aurélio abrange o conteúdo das duas provas (ICND 1 e 2)?
A prova já foi traduzida pro português?
Obrigado e bom ano novo.

Marcelo Arthur
22

Olá Fábio Feliz Ano..então respondendo sua pergunta o livro do Fillipetti %.0 sobre a versão do exame atual, sobre a tradução, a Cisco não irá fazer a tradução do exame para português

Amanda
23

Marcelo Boa tarde!
Primeiramente meus parabéns por esse conteúdo incrível que está me ajudando muito. Precisava saber se você da aula particular porque estou tendo algumas dificuldade nos labs e precisava de uma mãozinha para tirar algumas duvidas.

JORGE CARDOSO
24

galera,
boa tarde!
Vou fazer o exame 200-120 dia 10/08/2016,houve alguma mudança no conteúdo do exame,pois venho estudando a muito tempo e utilizando tb simulado vce 200-120 316 quentions.
obrigado,
jorge cardoso.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!