Na trilha da excelência com 5 certificações de TI

Escolher a carreira que devemos seguir é uma tarefa difícil. Quando falamos de tecnologia da informação isto se torna ainda mais complexo devido a grande oferta de informação, cursos e áreas de atuação. Facilmente podemos ficar confusos e não atingir alvo algum.

Por um lado temos centenas de profissionais sendo inseridos no mercado, mas por outro temos uma realidade bem visível: falta de preparo e especialização.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Veja estes dados levantados pela Cisco:

“A demanda por profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Brasil excederá a oferta em 32% para o ano de 2015, chegando a uma lacuna de 117.200 trabalhadores especializados em redes e conectividade. Os dados são de um novo estudo da consultoria independente IDC, encomendado pela Cisco na América Latina.”. Fonte: http://bit.ly/1eAikoj

Observamos estudantes do 3° ano de tecnologia que sequer conhecem um computador por dentro, não sabem coisas simples que, na grande maioria das vezes, são grandes solucionadoras de problemas corriqueiros.

O conhecimento precisa ser buscado por aqueles que desejam sair do lugar comum, que desejam se superar e serem realmente especialistas naquilo que se propõem a fazer.

Vagas existem, e muitas, mas é necessário esforço para se alcançar lugares privilegiados. A universidade é fundamental e tem sua parcela importante de conhecimento agregado ao currículo, mas é preciso algo mais – o diferencial.

E como obter seu diferencial? Certificações e treinamentos!

Apresentamos a seguir uma linha de certificações e treinamentos que certamente elevarão o “valor do passe” para profissionais que desejam seguir em diversas áreas, tais como redes, infraestrutura e gestão.

untitled1-CCNA Cisco

Esta certificação traz sólidos conhecimento sobre topologia, arquitetura física de redes e equipamentos de comunicação IP, entre outras tecnologias. Pra quem pretende seguir em carreiras relacionadas à área de redes.

Mais informações:

MCSE_ServerInfra_AchievedStep2-MCSE: Server Infrastructure

Especialista em servidores. Instalar, configurar e implementar tecnologias em plataformas Microsoft, assim como solucionar problemas relacionados. Pra quem pretende seguir em carreiras relacionadas à área de infra Microsoft.

Mais Informações:

cobit-mercado-ti-estudo-caso3-COBIT

Control Objectives for Information and related Technology (ou simplesmente COBIT), é um framework de boas práticas para gestão em TI. Apresenta boas práticas de controle, mapas de auditoria, ferramentas para implementação e técnicas de gerenciamento, entre outras coisas. Esta certificação lhe introduzirá a visão e conhecimento em gestão de TI.

Mais informações:

Conjunto de boas práticas aplicadas à infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia com foco no cliente e na qualidade dos serviços. Em Cobit poderemos conhecer o que deve ser feito e em ITIL saberemos como fazer. As duas certificações se complementam na gestão de TI.

Mais informações:

logo-pmp5-PMP

Como complementar ao COBIT e ITIL, a certificação PMP qualifica profissionais que desejam atuar na liderança de equipes de projetos.

Mais informações:


As certificações apresentadas trarão consistência à seu currículo e conhecimento suficiente para seguir uma carreira de sucesso. Existem outras certificações, claro, mas as citadas acima são de grande destaque no mercado de TI. Indiquem outras nos comentários!

Bons estudos e até a próxima!

Gleidson Rodrigues

Mais artigos deste autor »

Especialista em Gestão de TI - COBIT / PMBOK / BPM / ITIL. Administrador de Redes e Segurança da Informação.
Suporte a serviços, gestão e coordenação de equipes, administração de infraestrutura e redes. Microsoft Technical Specialist Business Intelligence and Datacenter.
Consultor de convergência e proficiência em Help-Desk.
Escritor do blog Gerenciamento Integrado, HotPlug Segurança da Informação. Colaborador dos sites TI Especialistas, Profissionais TI e Administradores. Estratégia em redes sociais e marketing de conteúdo.


31 Comentários

Ilton Junior
4

Faltou LPI.. estou rumo a Itil v3 muito bom ter um framework de boas e melhores praticas, abre muito a mente..

João
7

Ótimo artigo e um excelente guia para que está começando está perdido. LPI é realmente muita boa, mas Ivan, demerecer o artigo pela falta da LPI foi péssimo.

Tarquiliano
11

Artigo muito bom. Interessantíssimo. Sou novo na área de TI, tenho que adquirir muita experiência ainda, mas já conquistei CCNA e estou nas vésperas de ITIL. Temos que buscar diferenciais em um mercado muito exigente, embora a demanda seja muito grande, temos que buscar a excelência no que fazemos.

Isaac Mendes
13

Opa! As vezes ficamos na dúvida sobre quais certificações dentre tantas fazer… Pelo artigo, Estou no camino… Tirei o CAPM, CCNA, ITIL E COBIT… Está faltando as certificações da Microsoft… lol Ótimo texto Gleidson!

Jonatas Pantoja
14

Excelente. Parabéns pelo artigo Gleidson!
Porém é lamentável que o mercado tenha se desenhado dessa forma: com certificações que enchem de dinheiro as escolas certificadoras e os patrões da TI. Quanto ao estudo, vejo que é bom que a mão-de-obra continue escassa para que os patrões paguem cada vez melhor um salário digno e justo aos profissionais de TI, por que se a mão-de-obra especializada se tornar comum entraremos na lei da “oferta e da procura”. Ou seja, vão pagar o quanto querem ao profissionais por que tem profissionais de sobra…

Gleidson Rodrigues
15

Interessante seu comentário Jonatas.
Concordo com seu questionamento quanto aos valores para cursos e certificações, mas podemos não aceitar esse sistema e estudar por conta própria, eu pessoalmente faço dessa forma, hoje temos um conteúdo sem limites na internet, quem busca encontra, o esforço deve ser maior mas a satisfação também é grande ao conquistar a certificação por seus próprios méritos. Já a questão de salários vejo que é cultural da própria empresa, portanto cabe a nós a capacitação acima da média para conseguir colocação em empresas que realmente valorizem seus colaboradores.

Sávio Augusto
16

Pessoal
Só uma dica de profissional quero deixar para vocês!!
Se especializem em uma área apenas, não adianta saber um pouco de cada, que para o mercado você não será valioso assim como é um especialista.
No nosso caso orientamos os nossos alunos que optaram pela Carreira CISCO, para que os mesmos não ficam estacados apenas no CCNA, mas sim dê continuidade até alcançar o nível expert!!
E isso vale para todas as demais áreas!
E vamos nos especializar pois o mercado está muito carente de profissionais de TI qualificados! Estamos com 4 vagas de trabalho para Brasilia, para analista de Redes CCNA já há 2 meses….e falta candidatos…
Valeu
Boa sorte a todos!

Ricardo
18

Gleidson, o que você acha da certificação pelo Open Group como IT Specialist? Ela tem algum valor no mercado brasileiro?

Gleidson Rodrigues
19

Ricardo, o conteúdo da certificação IT Specialist (Open Group) é realmente valoroso como conhecimento e aditivo para seu currículo porém podemos constatar em nosso pais uma demanda nas vagas em aberto por certificações Cisco, Microsoft, Linux e referentes a área de segurança. Pessoalmente eu não me lembro de ter visto algum pré-requisito de vaga onde a empresa contratante tenha mencionado esta certificação. Sendo assim posso concluir que ainda não existe valor em nosso mercado.

Rodrigo Rodrigues
20

Já sou certificado CCNA R&S, e em breve serei CCNA Security.
Hoje várias empresas precisam contratar pessoas com certas certificações, mas estão pagando uma merreca. Mas estou me especializando cada vez mais para ser diferente dos outros.
Já tenho planejando de certificações e plano de estudos formados.
Bons estudos a todos

Gleidson Rodrigues
22

Rodrigo, continue sua trilha de certificações, nosso mercado é bastante amplo em possibilidades, temos a maioria de empresas que não possuem a cultura de salários equivalentes mas também temos boas opções para aqueles que estão preparados. Se a oportunidade surgir você estará pronto para atender e superar as expectativas. Sucesso!

Evandro
23

Ótimo artigo Gleidson.
me tire uma duvida, referente ao estudo x atuação.
comparando meus estudos (faculdade tecnólogo de TI, pós Oracle 11g, especialização linux, Itil, cobit, scrun, e atualmente, fazendo cisco), com a minha atuação profissional atual, que nao consigo sair da área de suporte, resolver problemas de usuários, etcs..
qual o melhor caminho para sair disso? o ideal é tentar entrar na área de gerenciamento para dai tirar as certificações, ou o inverso, tirar as certificacoes e então tentar a área?

Gleidson Rodrigues
24

Evandro, analisando seu currículo com base no relato vejo que você tem patentes para especialista. O ultimo degrau para a área de gerenciamento seguindo o fluxo natural seria este. Candidate-se para vagas de supervisão. Coordenação e gerencia seguirão logo após.
O ideal é que você já se comprometa com esta meta, entre na área de gerenciamento, as certificações você poderá fazer no percurso. Seja persistente que as coisas acontecem.
Abraço.

Carl Lewis
25

Muito show !… Possou ITIL v3 e CobiT 4.1
Amanhã estarei realizando a prova para Clound Computing !
Mais para frente quero tirar ISO 27K
e com isso ganhar automaticamente Certified Integrator Secure Cloud Services !
Pretendo seguir a área de processos…então estou formando uma base !
Atualmente trabalho com desenvolvimento !….

João Vitor
27

Cara sensacional o seu post, realmente o caminho para quem deseja se certificar as vezes parece um pouco quanto oculto. Tenho certificação Itil e Iso 20 000 e mês que vem com muito esforço espero tirar a cobit 5, mas tem algo que gostaria de saber. pretendo seguir carreira como gerente de T.I, vim do desenvolvimento, programo a mais de 10 anos e controlo equipes de projetos já tem 4, mas não tenho muito conhecimento em redes e infraestrutura, conheço servidores e etc, mas só o suficiente para rodar aplicações online dentro de servidores próprios. vi sua matéria e pensei comigo, será que para me tornar um gestor de T.I necessitarei de tirar certificação Cisco e Microsoft? A competição por bons cargos em grandes empresas existe, porém, é uma área mais carente do que os níveis mais baixos de pessoas capacitadas. Gostaria da sua opinião se a falta desta ‘especialização’ pode impactar na minha carreira futuramente. Desde já Obrigado e novamente meus parabéns pela matéria.

Filipe
28

Gostaria de seguir a carreira de analista, me envolvendo com projetos e infraestrutura, quais certificações recomenda para começar? Não pretendo me envolver com programação/desenvolvimento pois não tenho aptidão para ficar engessado em um esquema da empresa, vi que a carreira de projetos nos deixa mais “livres” para trabalhar.

Diego Vitorino
29

Muito bom seu artigo, foi excelente.
Estou verificando a possibilidade de tirar certificação COBIT, posteriormente ITIL e PMP. A área de gestão em TI sempre foi o que mais cativou minha atenção e desejo de atuar profissionalmente.
Abraço

Elton Dannasc
30

Bom dia, Gleidson.
Muito bom o artigo.
Meu nome é Elton, tenho 29 anos e atualmente trabalho como gestor de RH em uma empresa de varejo, porém sempre tive afinidade com a área de Ti, na sua opnião é muito tarde pra eu mudar de área e começar uma carreira na área de Ti?
Qual o caminho que eu deveria percorrer para eu me tornar um bom profissional na área?
Abraço!!

Leandro Israel
31

É responsabilidade do estudante ou profissional buscar conhecimento sobre a área de atuação, contudo senti falta de orientação por parte da instituição sobre carreiras a seguir.
Uma vez que há várias opções de escolha de carreiras, uma instituição poderia informar melhor sobre carreiras, complementando assim a teoria e nos ajudando a erguer a cabeça e observar o horizonte. Fazer algo a mais do que dizer “pode ser programador”, “gestor de TI”, e ir mais a fundo em cada carreira.
Já me formei, sempre trabalhei na área, mas encontro dificuldades na escolha da carreira, e este artigo realmente é muito útil.
Sucesso.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!