TI Verde: O Tripé da Sustentabilidade

Conforme combinamos no último artigo. Hoje, em nosso terceiro post introdutório ao Green IT, vamos falar sobre o Tripé da Sustentabilidade.

O conceito de Tripé da Sustentabilidade é formado por três elementos: Pessoas, Planeta e Lucro. Esses elementos devem estar em equilíbrio entre si para que a sustentabilidade funcione em uma organização e também devemos considerá-lo como um grande ponto de atenção na implantação de TI verde.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Tripé da Sustentabilidade

Podemos definir o Tripé da Sustentabilidade como uma maneira em que as empresas conduzem seus negócios de forma lucrativa, trazendo benefícios para as pessoas envolvidas e para a sociedade e, logicamente, causando o mínimo possível de impacto ao meio ambiente.

tripé da sustentabilidade

A partir de então, para o Tripé da Sustentabilidade funcionar, os três lados devem sair ganhando. Ou seja, os negócios devem gerar a receita aos seus investidores, esse lucro também deve gerar benefícios à sociedade e, por fim, impactar o mínimo possível ao ambiente.

Agora vamos ver alguns benefícios que você, certificado Green IT Citizen, pode agregar para sua organização através da implantação de TI Verde.

#Primeiro passo – Lucro: Conforme já falamos outras vezes aqui, sendo um fato conhecido, a redução de custos e o lucro gerado pela implantação das práticas verdes na TI são indiscutíveis. Hoje, desenvolver práticas verdes, além de tornar a empresa mais eficiente, é também uma oportunidade de mercado, ou seja, uma vantagem competitiva para a organização diante de seus concorrentes que não tem a sustentabilidade entre seus valores organizacionais.

#Segundo passo – Pessoas: A organização que está consciente e aplica as práticas verdes é muito bem vista pela sociedade. Cada vez mais as pessoas preferem consumir serviços e produtos de empresas que investem na responsabilidade ambiental, que tem consciência de produzir de forma verde e sustentável. Assim, a organização está criando um melhor relacionamento com seus clientes.

#Terceiro passo – Planeta: As boas práticas verdes na TI auxiliam na redução do consumo de energia, diminuindo assim a emissão e poluição ao meio ambiente.

 


Bônus eBook grátis

Para você que vem acompanhando os meus artigos sobre TI verde e quer aprender mais sobre o assunto, deixo como bônus o eBook Green IT Citizen – O Guia Rápido e Fácil. Nesse eBook eu coloquei todo o conteúdo que estudei para obter a certificação Green IT Citizen. Além de dicas fáceis e um vídeo com o passo a passo para você fazer sua inscrição no exame. Baixe agora mesmo em www.ebookgreenitcitizen.com.br

Observação: Você poderá aproveitar esse material e tirar a certificação você também.

Com esse post encerramos os três artigos introdutórios ao Green IT. Me adicione nas redes sociais abaixo para eu saber o que você achou do material.


Se ainda não leu, leia os outros artigos:

Róger Marroni

Mais artigos deste autor »

Fundador do site Academia da TI |
http://academiadati.com.br
Instrutoria nas certificações ITIL® v3 | COBIT 4.1 | Green IT Citizen |
Autor do ebook Green IT Citizen - O Guia Rápido e Fácil


3 Comentários

David Schmidt
1

Muito bom amigo, estou embarcando nesse assunto para uma futura certificação e este conteúdo com os outros dois artigos me fizeram abrir um leque de informações!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!