Saiba quando seu e-mail foi aberto com MailTrack.io (App Gratuito!)

Será que meu e-mail chegou ao destino? E melhor, será que foi aberto pelo destinatário?

Esta é uma dúvida comum no cotidiano de quem usa serviços de e-mail online, tal como o Gmail. Apesar da ferramenta da Google ser uma das mais utilizadas no mundo, a funcionalidade de “confirmação de abertura de e-mails” não faz parte de seu leque de opções nativas.

Para os que, assim como eu, sentem falta desta funcionalidade tão interessante em seus serviços de e-mail, é que apresento o aplicativo MailTrack.io.

mailtrack-aplicativo-confirmacao-leitura-email

Como funciona

Utilizando o conceito simples do double-check (), mundialmente conhecido no aplicativo de mensagens WhatsApp, o MailTrack.io oferece a capacidade de sabermos quando um e-mail que enviamos foi realmente aberto pelo destinatário. O primeiro check () aparece informando que o e-mail foi enviado com sucesso e o segundo check () aparece quando o destinatário abriu o e-mail.

Além de informar visualmente quando o e-mail foi aberto, ainda é possível ver um registro de todas as vezes que o e-mail foi aberto (passando o mouse sobre o ). Também é possível solicitar um e-mail de confirmação de leitura (opção ao lado do botão de envio), dentre outras funcionalidades.

Como instalar

Até o presente momento, só é possível utilizar o MailTrack no Gmail através de uma extensão para o Google Chrome. A instalação é bem simples:

  1. Acesse www.mailtrack.io
  2. Clique no botão “USE MAILTRACK” ou “INSTALE MAILTRACK EM SEU GMAIL”
  3. Na janela que abrir, confirme a instalação da extensão
  4. Logo após a confirmação, aparecerá a tela para você se autenticar em sua conta do Gmail
  5. Após autenticar, você deverá permitir que o aplicativo se integre ao Gmail

Veja também um vídeo que ensina como instalar:

Apesar de estar disponível somente para Chrome e Gmail neste momento, os criadores da aplicativo, que conquistaram recentemente um aporte financeiro na ordem de 400 mil euros, pretendem em breve lançar uma versão mobile e uma versão para o navegador Firefox, além de cobrirem outros serviços de e-mail.

Quanto custa

Nada. Grátis. Simples assim. 🙂

O modelo de negócio atribuído ao aplicativo segue o padrão utilizado pela maioria das startups de tecnologia mundo afora, o freemium. Neste modelo, os double-checks de confirmação de leitura do MailTrack.io são oferecidos gratuitamente para sempre, sendo que uma possível versão paga (premium) poderá ser lançada para que a empresa consiga se manter e que também consiga manter as funcionalidades oferecidas gratuitamente.

Experiência própria

O app funciona e muito bem! Se você quiser testar, instale a extensão (siga os passos acima em Como instalar) e envie um e-mail para [email protected]. Eu mesmo abrirei seu e-mail pra você ver o  por aí. 😉

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


7 Comentários

Fernando André
2

Amigo, seu post me livrou de uma eterna dúvida!
Parabéns e obrigado por compartilhar.

walkiria ramos
4

EU GOSTARIA DE SABER SE TODAS AS VEZES QUE EU OLHAR O EMAIL QUE ENVIEI.. TAMBÉM VAI ACUSAR LÁ.. OU SE TODAS AS VEZES QUE ESTIVER APARECENDO COMO LIDO FOI O DESTINATARIO QUE ABRIU.
PRECISO SANAR ESSA DUVIDA… PORQUE AS VEZES VOU ATÉ OS ENVIADOS E OLHO E TAMBEM ESTOU ACREDITANDO QUE A PESSOA LE O MEU EMAIL MAIS DE UMA VEZ..
OBRIGADA

Elisa Maria Guedes
5

Bom dia
Muito legal este aplicativo, sempre ficava em dúvida se o meu email, foi enviado para o lugar certo, e agora esta não é mais a minha preocupação.
Muito Obrigada

Valter
6

Ótima matéria e essa extensão ajuda muito.
Vocês sabem me dizer se já saiu uma versão mobile para Android poís utilizo o Gmail no Smartphone e seria de muita serventia ter essa função nele.
Att.

MARGARITA FERNANDEZ
7

Após instalar o mailtrack, enviei um e-mail ao meu irmão COM CÓPIA INVISÍVEL PARA MIM. No dia seguinte recebi o aviso que meu e-mail tinha sido lido. Fiquei muito feliz.
Só que agora acho que o aviso foi pq só eu que abri a cópia que tinha mandado para mim mesma….
É isso mesmo?
Segunda pergunta: o dia que instalei, apareceram as setazinhas verdes na caixa de ENVIADOS, todavi, no dia seguinte, não aparece mais. Aí voltei a instalar e voltaram a aparecer, mas hoje, de novo não aparece mais. Tenho que instalar todas as vezes que eu mandar email?
Por favor, preciso resposta urgente.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!