Backup já! 6 Serviços para Armazenamento Gratuito na Nuvem

Trabalhando há anos com suporte a sistemas, ainda esbarro muito com um problema bastante grave: a falta do hábito de fazer backup!

Já perdi a conta de quantas vezes peguei computadores com o Sistema Operacional corrompido e que não iniciava mais. Muitas destas vezes tive a sorte de conseguir recuperar arquivos e em outras situações nem tanta sorte assim, pois o HD tinha queimado ou havia um vírus do qual removeu as partições, tornando-o inacessível.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

O que costumo dizer a todos os clientes, é que sempre façam mais de uma cópia de segurança (backups) de seu arquivos, pois o que não falta são alternativas para fazer isso. Uma alternativa é a mídia de CD/DVD que, apesar de estar em crescente desuso, ainda está presente. Outra alternativa, esta mais comum de se ver, é a utilização de dispositivos removíveis, tal como pen drives e HDs externos.

Mas, aqui gostaria de passar uma dica que acredito não ser segredo para os profissionais de TI e que está em grande ascensão. Me refiro ao armazenamento na nuvem (a tal falada cloud computing).

Como sabemos, nem sempre podemos contar com os dispositivos removíveis, seja por não estarmos com eles em determinados momentos que precisamos ou até mesmo por perdê-los (quem nunca perdeu um pen drive? :)). Mas, praticamente sempre, temos uma conexão com a internet (pelo menos nos grandes centros).

Abaixo cito alguns serviços de armazenamento gratuito disponíveis na Internet:

ONEDRIVE

Um dos mais conhecidos é o OneDrive da Microsoft. Mudou recentemente de nome devido a problemas de direitos autorais com o antigo nome SkyDrive.

Tendo uma conta da Microsoft, você terá direito inicialmente a 7 GB de espaço para armazenamento de arquivos.  Para os que possuírem um celular com Windows Phone, conseguirá um adicional de 20 GB válido por 12 meses. Tendo então adquirido o Microsoft Office 365, será presenteado com mais 20 GB de espaço. Além do citado, terá direito a mais 3 GB para sincronizar fotos do celular e até 3 GB no total por indicação de novos usuários. Somados os valores, poderá ter até 53 GB de espaço para armazenar o que quiser no OneDrive, podendo também criar textos e planilhas direto do navegador.

GOOGLE DRIVE

Criando uma conta no Google, você terá direito a 15 GB de espaço de armazenamento no Google Drive, além de poder criar documentos de textos e planilhas direto no navegador através do Google Docs, ter acesso a um e-mail no Gmail, dentre outros serviços.

MEGA

Do criador do extinto Megaupload, Kim Dotcom, o Mega oferece 50 GB de espaço para armazenamento gratuito. Segundo ele, somente o proprietário dos arquivos consegue visualizá-los devido a uma forte criptografia de dados na contas.

MAIL.RU

Aos que se cadastrados no serviço, o Mail.ru oferece 100 GB de armazenamento para seus usuários guardarem o que quiserem. O link postado aqui está em inglês, mas conforme se navega no site para o cadastro, acesso ao e-mail e aos arquivos armazenados, o idioma estará em Russo. Porém, não tem o que se preocupar, pois, para quem usa o Google Chrome ou Firefox, pode estar usando o tradutor do navegador para a tradução para o português. A Mail.ru Group, existe desde 1998 e está cotada na bolsa de valores de Londres.

DROPBOX

Site bastante conhecido pelos usuários, porém, só disponibiliza o armazenamento de 2.5 GB. Infelizmente para aqueles que irão armazenar um grande volumes de dados, acredito não ser o mais indicado, mas pode ser usado para dados transitórios ou pode aumentar o espaço pagando também.

BOX

Outro bom serviço que oferece aos seus usuários 10 GB de espaço para armazenamento em nuvem.

Como podem ver, existem vários sites que oferecem um serviço seguro para guardar qualquer tipo de arquivo. Lembrando que o ideal (na maioria das vezes não feito) é ter mais de um backup, podendo alternar entre dispositivos removíveis (HD Externo, Pen drive, DVD, etc) e armazenamento na internet.

Todos os serviços citados acima, possuem aplicativos (apps) para computadores, tablets e celulares. Assim, pode ter a opção de sincronizar automaticamente com estes serviços sem a necessidade de entrar no site.

Outra dica importante: nunca deixem de verificar se o site é protegido e criptografado! Para isso, na barra de endereço do navegador, verifique se o site possui o HTTPS. O cadeado, que pode ser exibido tanto na barra de status quanto na barra de endereço, também é outro indicativo de segurança.

Se souberem de outros serviços gratuitos e seguros, por favor, comentem abaixo.

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


11 Comentários

Guina
1

qual destes alguém usa e confia? preciso jogar um backup nas nuvens pelo menos uma vez por semana da empresa

Edson
2

Muito bom o conteúdo do artigo.
Para o Dropbox, caso a pessoa tenha um sansung, ao intalar o aplicativo da sansung link e vincular a conta vc recebe 50 Gb de armazenamento grátis por 12 meses.

Uno
4

Confio mais nos bons e velhos HDs… tenho dois de 1 Terabyte, cada.
Em uma empresa ou organização de médio a grande porte, não se pode ainda sonhar com “Backups em Nuvem”, temerário e, quase impraticável – são simples cópias, como faria (particularmente) um usuário comum… com um RAR e zipando seus “poucos” arquivos!
Na organização em que trabalho, de seis em seis meses, gera um backup TOTAL de todos os trabalhos (divisões, departamentos e setores), armazenados no Servidor pelos usuários…
No dia seguinte ao backup TOTAL, ele já começa a fazer o backup INCREMENTAL (para quem não sabe, é apenas o que foi alterado ou incluído, a partir dai…).;
E ainda mais! Um, é “espelho” do outro…
Aparentemente, e na sequência, parece muito, para tão pouco… 250GB!
Acontece que: a partir do backup “grandão”, gerado de 6 em 6 meses, a coisa se torna rápida e leve, pois ele só acrescenta o que foi alterado ou incluído… representando em média, algo em torno de 5 ou 6MB/dia, às vezes, bem menos… coisa que, um dos Servidores faz rigorosamente e diariamente às 3:00 da madruga… e não leva nem 5 min para concluir!
Por tanto, tão cedo, não me incomodo! Pois, os fiz automáticos e, regiamente e diariamente, me mostram os relatórios, perfeitos!
Assim! Salvaguardando claro, uma catástrofe sem precedentes!!!
E, “Meio paranóico”, ainda assim… Guardo mais uma cópia do TOTAL recém feito… preservada, e longe do ambiente dos Servidores! 😀 hahaha como se adiantasse!
E o único incômodo semestral, é conectá-la ao Servidor para este trabalho de Segurança, que só valerá mesmo, se à dita “catástrofe” acontecer um ou dois dias depois! 🙂
Daí pergunto, quais desses sites em “nuvem” disponibilizaria uma ferramenta de Backup Real e volumoso, (e não, simples cópias), para casos como o meu???
Não desmerecendo à ideal sincronização que eles disponibilizam, e isto é ótimo! Mas apenas isso… sem contar com o espaço!!!
Coisa absurda! O Cara te dá o mísero espaço que tu precisa, mas, apenas por um ano, depois disso, te tira!
E onde vc “enfia” tudo o que pós lá, quando terminado este prazo??? 🙁
Claro, comprando…!!! Me dirá o seu esperto criador!

Samuel
6

Conheço, além dos já citados, esses:
COPY
O copy é um serviço de armazenamento da Barracuda Networks e oferece gratuita de 15GB e mais 5GB por cada convite que faças (o convidado recebe +5 também). Tem compatibilidade para as principais plataformas, incluindo Smartphone. Conta com uma partilha de ficheiros simples e ilimitada, além do recurso de dividir o espaço ocupado por um ficheiro entre as pessoas que estão compartilhando-o.
Meu convite: https://copy.com?r=p8HzWz
Link: https://www.copy.com/home/
MEO CLOUD
MEO Cloud é um serviço de armazenamento da Portugal Telecom que disponibiliza 16GB iniciais e 512MB para cada amigo convidado (o convidado também recebe 512MB) até um total de 16GB. É um serviço relativamente novo, mas bem construído. Está disponível para Windows, Mac, Linux, Android, IOS e Windows Phone, além de ter extensão para Firefox.
Meu convite:https://meocloud.pt/?referral_code=qqTLgcOVNOAeATGBvDlIe0MGQ
Link:https://meocloud.pt/
De quebra, deixo aqui os convites para:
Dropbox: https://db.tt/MxPL0G3G
e
Onedrive: https://onedrive.live.com/?invref=5f7e54e838865a6e&invsrc=90
Lembrando que o aumentou o armazenamento para 15GB gratuitos iniciais.

Samuel
7

Lembrando que o aumentou o Onedrive armazenamento para 15GB gratuitos iniciais. Instalando o aplicativo para Smartphone e ativando o backup de fotos, já fica com 18GB inicias. Convidando amigos, dá para chegar a 21GB. Muito bom!

Marcio Clayton
9

Não se esqueça do CrashPlan, tem as versões Gratuita e as Pagas, mas são de qualidade e tem software que faz sincronização automática.

;iguel Duarte
10

De todos os serviços que testei, e foram muitos, o melhor que encontrei é o Copy. Pelo menos, é o mais completo. Empresa conhecida (Barracuda). Encripta os dados tanto na transmissão como no armazenamento, clientes para todas as plataformas, sem limite no tamanho na transferência de ficheiros, oferece logo 15GB aquando do registo, e se indicarem os vossos amigos para se registarem, ganham 5GB de bonus por cada registo com email confirmado e uma aplicação instalada. E os vossos amigos ganham os mesmos 5 GB de bónus! Ao contrário de algumas empresas, a Barruca faz uso de servidores próprios, sem limite ao tamanho dos ficheiros, sem limite ao volume de tráfego. Faço uso profissionalmente desde há cerca de 2 anos, sem qualquer problema até à presente data. Umas das funcionalidades interessantes, é a partilha de ficheiros ou pastas com outros utilizadores para trabalho colaborativo. O Copy é perfeito. Quanto à utilização em Linux, só experimentei em Ubuntu, julgo que nas outras distribuições tenha o mesmo nível de excelência. Experimentem e usem o meu link de registo! Ganham logo mais 5Gb de bónus:
https://copy.com?r=9s7BuY

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!