System Center Configuration Manager 2012 R2: automatizando processos em ambientes de TI

Nesse artigo falaremos do System Center Configuration Manager 2012 R2, produto da Microsoft conhecido também por SCCM 2012 R2.

O System Center Configuration Manager 2012 R2 é um produto voltado para o gerenciamento de estações de trabalho e servidores. Ele faz parte de um conjunto maior de ferramentas conhecida como família System Center.

A ideia da família System Center é de automatizar processos em um ambiente de TI com o uso de diversas ferramentas. Hoje falaremos de uma delas, o SCCM 2012 R2.

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Com o SCCM 2012 R2 podemos:

Fazer Acesso Remoto em uma Console Centralizada

De grande valia para equipes de Help Desk na prestação de suporte remoto. Temos também a funcionalidade de “User and Device Affinity”, que une o usuário do AD com o nome da máquina.

Quem nunca precisou perguntar ao usuário o nome de sua máquina ou IP e passou por problemas? O SCCM mostra para a equipe de TI o nome do usuário na sua respectiva máquina, sem a necessidade de contato.

Instalar Aplicativos remotamente

Instalação de executáveis, MSIs, Sripts, etc. Já pensou em instalar o Office 2010 em todas as máquinas do ambiente, ou para um grupo selecionado de máquinas? Ou ainda colocar um portal WEB para que os usuários possam consumir determinado aplicativo? O SCCM faz isso para você.

Instalar Updates do Windows remotamente

A grande diferença para o WSUS (Windows Server Update Services) é a alta gerência dos updates. No SCCM, os updates são implantados de forma obrigatória para os clientes. Com isso, a equipe de TI tem maior controle dos updates e maior eficiência.

Instalar Sistemas Operacionais remotamente

Instalação de imagens de Sistema Operacional via rede, Pen Drive e com a possibilidade de criar tarefas na instalação.

No SCCM, podemos instalar o Windows 7 via rede colocando na sequência de instalação a instalação de aplicativos, updates, scripts etc.

Retirar Relatórios de Hardware, Software e Licenciamento

Acesso a informações importantes em auditorias. Podemos visualizar as configurações de hardware e software, além da conformidade das licenças a partir do contrato junto à Microsoft.

Medir o uso de Software dos usuários

Útil para repensar a política de licenças adotada. Por que pagar uma licença de Project, por exemplo, para um usuário que utiliza pouco esse software?

Configurar Políticas de Conformidade para o ambiente

A equipe de TI consegue validar se existem máquinas no ambiente sem determinado software, update, etc.

Ter uma solução de Antivírus

O SCCM possui nativamente um antivírus. As equipes de TI ganham, além da segurança, um gerenciamento centralizado de políticas.

Tais funcionalidades não precisam ser instaladas ao mesmo tempo. Se já possuo uma solução contra pragas virtuais, posso ter todas as soluções citadas menos antivírus.


No próximo artigo iremos tratar da instalação do produto.

Enquanto isso, leiam uma explicação da Microsoft sobre a Família System Center.

Link: http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/products/system-center-2012-r2/default.aspx#fbid=V4NlfyeT5zN

Até a próxima.

Marcos Jordão

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Analista de Infraestrutura com ênfase em produtos Microsoft, possui experiência em administração, treinamento e resolução de problemas nas áreas de Windows Desktop, Windows Server, Redes e Virtualização. Atualmente Consultor de TI, é responsável pela entrega dos serviços e apoio ao cliente final.


2 Comentários

Loilson
2

De fato o produto dá uma maior percepção da sua infraestrutura, digo por experiencia própria de implementação em nosso parque.

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