Como Implantar Scrum – Um visão passo a passo

Algo que sempre vem à tona quando se cogita a implementação de métodos ágeis em uma empresa é a dúvida ou suspeita de sua eficácia, especialmente pela falta de conhecimento mais amplo a respeito do Scrum e seus respectivos benefícios.

Neste post iremos tratar como implantar Scrum numa visão passo a passo.

O mercado de desenvolvimento de sistemas está cada vez mais pedindo por respostas rápidas e aceleração do time-to-market, isto é, a entrega de software deve viabilizar a liberação de produtos funcionando de modo cada vez mais rápido e com índices de qualidade e SLA extremamente desafiadores.

Afinal, como implantar Scrum?

Se você trabalha em uma consultoria de desenvolvimento de sistemas, em um banco/seguradora ou uma empresa que desenvolve software, deve estar ciente da pressão nos projetos de desenvolvimento e dos cronogramas cada vez mais apertados. Vou sugerir agora os principais passos para você montar uma boa estratégia de implementação do Scrum em sua empresa:

A melhor forma de iniciar a implantação do SCRUM em sua empresa é sem dúvida vendendo a idéia para o seu chefe.

Você pode estar se perguntando por que seu chefe permitiria a implementação de Scrum em sua organização já que as coisas estão funcionando e de qualquer modo ele já está obtendo seus resultados. O que o convenceria pela adoção do Scrum?

darth-vader-emperor-star-wars-trilogy

Como vender Scrum para o seu Chefe

Eu recomendo fazer uma apresentação com os principais tópicos do Framework Scrum. Esta deve ser a oportunidade de demonstrar tanto o seu domínio do método ágil, como também, os respectivos benefícios que podem ser facilmente obtidos com sua implantação. Provavelmente seu chefe deve conhecer as famosas Daily Scrum, a utilização do Kanban com os tais Post-it’s e talvez já tenha visto em algum lugar o Burndown Chart. Não espere que ele pergunte para você repentinamente: Ei, você sabe como implantar Scrum?

Demonstrar a agilidade de entregas e o foco em qualidade é algo essencial. Após sua apresentação, sugira ao seu chefe a adoção do Scrum em um dos projetos, talvez algum de menor risco, e esteja pronto para comparar o desempenho do projeto com o método tradicional.

Inicie o Scrum em etapas

Não tente fazer tudo de uma vez só. O Scrum não vai poder ser implementado de um dia para o outro. Provavelmente sua empresa deve seguir o método cascata e uma mudança cultural drástica pode ser incômoda. Recomendo iniciar com apenas um projeto. Esta é a melhor forma de mitigar riscos e demonstrar que você está seguro sobre como implantar Scrum.

millenium-falcon-blueprint

Encontre um Product Owner

Não dá para iniciar sem um Product Owner. Pode ser o analista de negócios do projeto, o gerente de produtos ou mesmo, algum profissional que domine os requisitos do produto a ser entregue e esteja disposto a aprender sobre como implantar Scrum na empresa e obter assim seus benefícios.

darth-vader-banner

Nomeie um Scrum Master (No caso de não ser você)

Esta pessoa deve dominar o Scrum, seus processos, cerimônias e artefatos. O Scrum Master deve ser o líder servidor do time Scrum. Saiba mais sobre o papel do Scrum Master.

yoda-banner

Planeje um Sprint de duas semanas e apresente o resultado

Se pudéssemos ter uma lista de tarefas claramente definidas (O famoso Product Backlog) e deixar a equipe livre por duas semanas para desenvolver um produto potencialmente utilizável seria uma forma excelente de começar surpreendendo o chefe.

Stormtroopers-Sprints

O objetivo de cada Sprint no Scrum é entregar um “produto potencialmente utilizável”, o que significa que, em duas semanas, você vai obter algo que é testado, inspecionado e que poderia ser liberado para o usuário final. Isso não existe em outros métodos de trabalho… Se der para demonstrar que custou menos, aí é gol de placa com o chefe!

Menos Conversa, mais ação

Em vez de gastar tempo a escrever especificações funcionais, onde um desenvolvedor sênior  especifica todas as funções para a equipe, você pode recomendar a prototipação das idéias. Deste modo, você iniciará uma cultura de inovação e motivação junto à sua equipe.

jedis

Mudanças são boas

E se você quiser fazer alterações? É agora, quando olhamos para o protótipo, que encontramos todas essas pequenas coisas irritantes que era impossível pensar em arrumar antes de termos o Scrum. Por exemplo: “E se colocarmos o número de telefone no cabeçalho da página do site ao invés do rodapé?”, “Será que o logo do relatório não fica melhor no lado direito da página?”. Vemos essas necessidades que normalmente fazem os desenvolvedores ter maus pensamentos e dizer:

“Por que não pensei nisso antes?”

enterprise-scrum-and

Este é o momento onde o Sprint 2 acontece. As coisas que não poderiam ser concluídas ou precisavam ser melhor especificadas ou pensadas (alteradas) não são feitas no sprint 1. Você está trabalhando agora; você deve criar uma lista de pendências e planejar para concluí-los para o próximo sprint. É verdade, você vai ter que esperar mais duas semanas – mas isso realmente vai funcionar. É por isso que dizemos que o uso de Scrum significa fazer mudanças incrementais para um produto funcional.

Faz rapidinho pra mim? É urgente…

“Ei, você pode apenas corrigir uma coisa para mim? É uma correção importante para um relatório e eu preciso dele agora. Agora. Agora.”

Todos os dias, várias pessoas da organização tentarão escapar do processo padrão que você criou para controlar manutenções, especialmente daquele sistema de criar Tickets ou incidentes ou qualquer outro tipo de ferramenta de solicitação de demandas. Tudo normalmente é urgente e para ontem. A coisa mais comum é entrarem em contato diretamente com seus desenvolvedores e implorarem por favores… Esta é mais uma oportunidade de demonstração da força do SCRUM e você deve aproveitar esta ocasião para implementar o método ágil.

darth-vader-and-stormtroopers-PO-and-TEAM

A solução é ter uma lista e apenas uma lista. A única pessoa que consegue acrescentar coisas à lista é o Product Owner – mais ninguém. Cada pedido tem que passar por essa pessoa, e então tudo é priorizado contra os outros itens. Você precisa educar bem seus desenvolvedores, mas depois que implementar isso, os benefícios obtidos com a ordem e gestão de entregas de qualidade justificarão os meios.

Use as habilidades dos desenvolvedores

Você já está rodando Scrum, então utilize os seus desenvolvedores. Fuja da lenda sobre Programadores que só codificam e que por isso têm de ser servidos por meio de especificações e requisitos bem escritos e detalhados.

Desenvolvedores são seres humanos. Eles sabem muito mais do que apenas o desenvolvimento.

jedi_high_council_ep_iii_by_adlpictures-d2zlxtl

Você nunca vai saber se não tentar. Comece um desafio e envolva-os. Ao invés de gastar tempo com especificações complexas, tenha fé e entregue uma estória ou User Story e deixe a natureza fazer seu trabalho. Você vai se surpreender… positivamente. 🙂

Conte com o espírito de equipe

Desenvolvedores são os especialistas sobre como o sistema funciona – se os seus não forem, a sua organização tem problemas – e, quando se envolve a equipe de desenvolvimento desde a fase inicial de planejamento (Sprint Planning), eles por certo virão com idéias que, nunca antes na história deste país, ninguém havia pensado.

scrum-team

Isso vai criar um bom espírito de equipe e um senso de ‘ownership’ em cada um deles. Em vez de você precisar atribuir tarefas durante o Sprint Planning, eles vão se inscrever por si mesmos para as tarefas que forem mais desafiadoras (e que normalmente ninguém pegaria em sã consciência). Esta é a mágica do autogerenciamento e do poder de decidir por si mesmos o que eles vão fazer melhor. Ao fazer isso, você ganhará o time e criará uma equipe responsável.

As famosas Daily Scrum

Não deixe de fazer as reuniões de Daily Scrum ou Standup Meetings.

Stormtroopers-DailyScrum

São oportunidades únicas onde os desenvolvedores irão reportar o progresso do dia anterior, o que pretendem fazer no dia atual e o que está travando a vida deles. Além disso, é a mágica que faz com que sua organização perceba que realmente o Scrum foi implementado por alguém e que está funcionando… É de suma importância manter a regularidade. Se você quer ter sucesso e saber exatamente como implantar Scrum, realize estas reuniões.

Gestão à vista

Arrume um quadro, de preferência no caminho do seu chefe para sua sala, onde você possa colocar o Burndown Chart do projeto. Você pode estar se perguntando: mas aí não vou aparentar estar sendo um exibido? Sim, esta é exatamente a idéia, promover a cultura ágil e demonstrar que o Scrum começou.

Stormtroopers-Kanban

Se você tiver um Quadro Kanban preenchido corretamente e cheio de Post-it’s, melhor ainda. Use em suas reuniões mas deixe à mostra para o resto da empresa ver… O efeito vai ser o seguinte: desenvolvedores perguntando para sua equipe: “Como fazemos para entrar para o seu time?” Neste ponto, além de saber como implantar Scrum, você já estará mais seguro de si, com uma visão mais apurada dos processos de implantação, da transição e por certo estará mais animado do que no começo… Você vai adorar!

Scrum não é uma bala de prata

Tudo o que fizemos até agora são apenas recomendações e dicas que por certo lhe trarão diversos benefícios se implementados. Entretanto, o produto do seu projeto precisa ser entregue com muita qualidade. O Scrum será um modo fantástico de você gerir projetos e obter resultados sólidos rapidamente.

stortrooper-atirando

Tente não alterar o processo do Scrum ou ajustá-lo para caber em sua organização. De qualquer modo, além do Scrum é necessário empenho, comprometimento e acima de tudo foco em qualidade.

E, acima de tudo, entregue tudo o que prometeu

Nós conversamos sobre um monte de coisas aqui, mas no final, tudo o que importa para o seu chefe é o resultado. Certifique-se de entregar tudo aquilo que prometeu com altíssima qualidade.

Isso é o que realmente vai causar uma boa impressão sobre Como implantar SCRUM para toda a organização.

E aí, o que achou? Deixe abaixo seu comentário!

Conheça o mini Curso Grátis de Scrum oferecido pela empresa MindMaster.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!