5 maneiras gratuitas para ganhar seguidores no Facebook

Se você tem uma página no Facebook, ou pretende criá-la, é claro que a sua principal pergunta seria: E agora? Como ganhar seguidores no Facebook?

Estima-se que mais de 1 bilhão de usuários já estão cadastrados e ativos nesta rede e a cada dia isso torna-se mais evidente. Pode-se dizer que o Facebook é uma nação e que exerce grande poder de influência no comportamento dos usuários e consumidores online.

Diferentes marcas tem diferentes objetivos. Algumas tem utilizado o Facebook apenas para mensurar o retorno sobre o lançamento de novos produtos, por exemplo. Assim, ao “ouvir” o que os usuários da rede estão dizendo sobre a marca, os profissionais de marketing e de análise estratégica conseguem saber qual é o buzz social daquele produto e se efetivamente obtiveram o resultado esperado.

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Outras marcas tem utilizado o Facebook para aumentar as suas vendas online, lançar produtos digitais ou mesmo aplicativos para celular.

Uma coisa é fato, o maior e principal objetivo quando se cria a sua página no Facebook é ter seguidores para que a sua exposição aumente.

O caminho parece simples, mas o funil correto é primeiro construir uma audiência no Facebook, em seguida, conduzir o tráfego de entrada para o seu site, em seguida, transformar esse tráfego em leads qualificados e depois nutrir esses leads em clientes.

Este post vai te ajudar a dar o primeiro passo para construir a sua audiência através do Facebook, com dicas simples e gratuitas para ganhar curtidas em sua página.

1 – Escreva a descrição de sua página de maneira clara e torne-a pesquisável

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Depois de ter criado a sua página no Facebook, certifique-se de que a sessão Sobre foi devidamente preenchida com os seus objetivos, visão da página ou empresa, uma descrição breve do que os usuários poderão encontrar ali.

Inclua o link para seu website e deixe muito claro quais serão os conteúdos que seu fã irá encontrar ali.

Todas essas informações são de extrema importância para que você seja devidamente encontrado nas buscas do próprio Facebook. Utilize palavras-chave nesta aba que ajudarão nesta busca.

2 – Convide seus amigos para curtir a página

Se você tem contatos adicionados ao seu perfil pessoal, provavelmente eles fazem parte de seu círculo de relacionamento, seja ele pessoal, profissional ou de uma comunidade que você possa fazer parte no mundo off line. Com isso eles também gostarão e se identificarão com seus conteúdos, contanto que sejam pertinentes para aquela pessoa selecionada.

Você pode utilizar a própria ferramenta de promoção que te ajudar a criar um público inicial sem que você coloque a mão no bolso e gaste recursos para isso.

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Quando você estiver logado como administrador da página, aparecerá a aba Página. Dentro desta seção, você pode clicar na opção Criar Público e escolher uma das 2 primeiras opções gratuitas.

A opção Convidar Amigos abrirá uma tela com seus amigos do Facebook para que você possa fazer o clique nos que deseja convidar para curtir, mas a opção que considero a mais interessante é a opção IMPORTAR AMIGOS, que te dá possibilidade de importar emails de uma lista existente que você possa ter, em CSV ou TXT, ou integrar-se com outros leitores de email como o Hotmail.

Ao utilizar esta opção, o próprio Facebook fará um disparo de um email para sua lista de contatos avisando e convidando seus amigos para Curti-la.

siteslondrina-1Utilize também a opção de compartilhar a sua página no botão (…). Assim você pode compartilhar sua fan page na sua timeline, em outra página que participa ou em Grupos do Facebook que possam estar interessados no conteúdo.

Use uma destas opções, mas seja cauteloso sobre o excesso e não promova sua página para pessoas que podem não estar interessadas em seu conteúdo.

3 – Inclua sua fan page em seus canais de comunicação online e offline

Inclua a presença de sua página do Facebook em todos os canais de comunicação online e offline que possua. Faça cartazes, cole adesivos com o endereço de sua página, multiplique a informação em todos os materiais gráficos que você possui.

Elimine os obstáculos para fazer isso, principalmente em se tratando de mídias online como em assinaturas de emails, por exemplo. Inclua o link de seu canal no Facebook no rodapé de cada papel de carta ou assinatura existente.

Se você já tem um site, blog ou utiliza o disparo de newsletters periódicas para sua lista de emails, utilize-se dos vários plugins sociais que o próprio Facebook oferece. Utilize o Botão Curtir e a Caixa de Curtir em seu canal online. Isso tornará a função de curtir sua página muito fácil e com um simples clique. Os plugins sociais do facebook são muito fáceis de configurar.

Site da R80 Corrida e caminhada de Londrina. A caixa like está no topo à direita.

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4 – Crie valor em suas postagens

O principal valor está nos conteúdos que você irá postar em sua página. Utilize e compartilhe informações únicas para seus fãs. Respeite as pessoas que estão te acompanhando oferecendo notícias e conteúdos que possam contribuir para alguma coisa na vida deste usuário.

Se você estiver sintonizado com suas personas, sabendo exatamente quais são seus anseios, desejos e dores, você terá uma boa idéia de que tipos de conteúdos poderá publicar. Se você precisa de uma pouco de inspiração, procure essas informações em sites de notícias, blogs ou em revistas do segmento e agende suas postagens mantendo uma periodicidade e não deixando seu canal morrer.

Opte principalmente por postagens em IMAGENS ou VÍDEOS, elas possuem um maior poder de engajamento e são as que recebem mais likes, comentários e compartilhamentos.

Além disso, uma boa dose de bom humor em sua página sempre é uma boa sacada, pois mantém o usuário ligado na sua fan page. Lembre-se de que são pessoas que estão ali e, normalmente, para se divertir, se inspirar ou jogar.

Elimine as postagens que são verdadeiros folhetos, elas só afastarão o seu público da página.

Observe os relatórios de postagens e engajamento no próprio administrador de sua página e veja quais são aquelas que geram maior poder de engajamento e compartilhamentos sociais.

5 – Utilize seu canal de e-mails

Faça bom uso de sua lista de emails e contatos que possui em seu serviço de emails. Envie mensagens periódicas convidando os seus amigos e contatos para curtir sua página.

Uma boa dica é postar um conteúdo em seu blog, postar no Facebook e depois disparar o link da postagem em uma mensagem de email. Isso fará com que a pessoa que estiver lendo possa ler o post diretamente no Facebook, curtindo, compartilhando e também comentando a informação na própria rede social. Isso multiplicará a informação dentro da rede e gerará um buzz de sua marca.

Existem muitas outras maneiras de conseguir seguidores no facebook, mas essas são as principais e farão com que você dê um passo inicial rumo ao sucesso de sua fan page. Desejo todo sucesso para seu canal social.

Não deixe de comentar este post. Obrigado e até a próxima.

julianocalao

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Manager do Google Business Group de Londrina, também é gerente de Mídias Digitais da Guerra Propaganda.

Atua no setor de web há mais de 15 anos, passando por várias agências digitais, sendo fundador de 2 delas. É formado em Artes Visuais/multimídia, mas sua experiência o fez alcançar o conhecimento em vários departamentos do mercado como Design, TI/Desenvolvimento e Marketing Digital.

É um aficcionado pelo estudo de marketing digital e performance em web analytics.


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