O Guia do Sucesso Financeiro Ensinado Sem Querer Por Bill Gates

Não é à toa que Bill Gates figura sempre em 1º lugar na lista das pessoas mais ricas do mundo. Ele sempre deixa suas citações e lições nas entrevistas e eventos que participa, e isso é normal. Porém, o que eu acabei descobrindo estudando sobre finanças e os segredos das pessoas ricas é que os ensinamentos de Bill Gates, se reunidos e vistos da maneira correta, tornam-se um verdadeiro MBA de finanças especificamente para Profissionais de Tecnologia.

Não compreendeu? É normal também. Há dois anos venho estudando sobre os milionários do mundo e na metade desse tempo publiquei esse artigo aqui. Eu tenho um carinho especial pela área de TI, como vocês sabem, eu já falei sobre as citações de Steve Jobs e já publiquei um artigo completo com 50 melhores cursos grátis de TI aqui no PTI.

Agora, venho trazer um pouco de educação financeira baseada nos ensinamentos de Bill Gates e mostrar que é simples ser bem sucedido nas finanças sem precisar fundar uma Microsoft ou uma Apple. Tudo vai se basear nos meus estudos, nos meus resultados e nas citações de Bill Gates. Vamos lá?

SUAS FINANÇAS

riscos-carreira

Você não está garantido

“O sucesso é um péssimo professor. Ele seduz as pessoas inteligentes a pensar que não podem perder.” – Bill Gates

Atualmente você pode estar ganhando um ótimo salário como funcionário de uma empresa de sucesso. Porém, como o próprio Bill Gates diz: o sucesso é um péssimo professor. Isso pode ser traduzido como um aviso para que não se mantenha estático e busque crescer, seja na profissão ou nas finanças.

Veja que, enquanto você está na sua posição “garantida”, você passa a gastar cada vez mais dinheiro. Vem um aumento de salário ou uma promoção para um cargo melhor e logo você compra o carro do ano. Veja que o sucesso seduz pessoas inteligentes, e muitos profissionais da área são os mais inteligentes de fato, a pensar que nunca podem perder o seu emprego.

As coisas mudam rapidamente, é melhor fazer prevenções.

Já pensou o que acontece caso você perca seu emprego nesse exato momento? Comece a pensar, a planejar e a buscar maneiras de garantir sua independência do seu salário e trabalhar apenas por que ama sua profissão. Veremos mais abaixo como fazer isso.

Arrume suas finanças

“Antes de tentar arrumar o mundo tente arrumar seu próprio quarto.” – Bill Gates

Se você tem um cargo de gerente ou de liderança, tem consciência de que pode estar tentando direcionar as pessoas para uma visão que você mesmo não pratica? Se suas finanças andam mal, se você acha que não tem nenhum risco de perder o emprego ou se considera seu desempenho o melhor que pode ser, então você está tentando arrumar o mundo com seu quarto bagunçado.

Mesmo se você é um profissional técnico, você está tentando entregar soluções para os problemas dos clientes, sendo que você pode estar cheio de “bugs” nas finanças e na carreira e nem sequer saber da existência deles. Esse artigo vai ser o seu plano de teste, hein? Continue lendo.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

educação financeira

Gastar menos do que se ganha

“Temos que investir muito dinheiro na mudança de  comportamento.”  – Bill Gates

Um dos principais fatores prejudiciais para as finanças de profissionais de TI é que, pelo fato de trabalhar com tecnologia tem-se a impressão de que é obrigado a ter os melhores gadgets e as tecnologias de última geração. A não ser que seja seu hobbie principal e que você ame estar sempre a par de tudo que é novo, em algum lugar tem que cortar gastos desnecessários.

Bill Gates mostra que é preciso investir muito dinheiro na mudança de comportamento. Note que investir não significa apenas usar o dinheiro, mas também não usá-lo. Isso é uma mudança de comportamento. Como já falei do exemplo do carro, uma mudança de cargo sempre significa uma mudança de status, o que é errado financeiramente. Somente na próxima promoção é que você deveria subir seu estilo de vida para o que quer atualmente.

Essa citação ainda remete ao fato de que, se você percebeu que tem que mudar a maneira como vê seu sucesso financeiro, é preciso investir naquilo que ainda não se faz. Ou seja, na mudança de hábitos, de aprendizado e de ações necessárias para ter sucesso e independência financeira.

Investir em educação financeira

“É claro que darei computadores aos meus filhos, mas antes darei livros.” – Bill Gates

De um modo geral, Bill Gates mostra que a educação é mais importante do que a prática de atuar no mercado de trabalho. Com livros e cursos e tudo mais, você obtém uma visão de mundo diferente e não apenas aquela que nós geralmente temos no universo de TI.

Os livros de finanças abrem sua mente como profissional de uma maneira que você não consegue nem imaginar. Eu digo isso porque você vai passar a tratar sua profissão de uma maneira diferente e vai usá-la de forma mais sistemática para atingir os objetivos que deseja na vida.

Invista em educação financeira, sejam livros ou cursos, e veja exatamente onde está errando nas finanças e na vida. É preciso investir tempo, esforço e dinheiro para mudar os resultados.

Ensinar os filhos sobre o valor do dinheiro

“Não é conveniente deixar muito dinheiro aos filhos” – Bill Gates

Esse é um ensinamento Plus para o universo de TI. Todo profissional de tecnologia orgulha-se quando seus filhos começam a usar tecnologia e demonstrar o mesmo gosto pelas coisas tecnológicas. Você pode ser influenciado, pelo orgulho de ver o filho gostando, a despender mais dinheiro ainda para atualizar os filhos com as novas tecnologias.

Isso é uma forma de confiar muito do seu dinheiro aos seus filhos. Ou, de uma maneira mais direta, negligenciar também a educação financeira dos filhos, deixando-os incapazes de tornarem-se alguém que consiga as próprias coisas. Isso é um perigo, fique atento!

EMPREENDEDORISMO

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Faça de problemas oportunidades de negócio

“Acredito que se você mostrar às pessoas os problemas e depois as soluções elas se motivarão a agir.” – Bill Gates

Como profissional da área, você sabe muito bem como solucionar os problemas dos clientes. Você é conhecedor das tecnologias, métodos, processos e dos problemas mais recorrentes. Muitos desses problemas ainda não têm uma solução, e muitas pessoas também nem sabem que esses problemas existem. O que você pode fazer, para crescer financeiramente, é começar a pensar em empreender.

Muitas empresas estão formatadas e não tem brecha para inovação. Você pode se aproveitar disso para atender os clientes de uma maneira individual e se encontrar numa solução para um problema recorrente, poderá fazer disso outra fonte de renda.

Como falei, ninguém está garantido. A economia pode mudar de uma hora para outra, funções podem simplesmente desaparecerem e você quer garantir a sua segurança financeira. Não espere uma catástrofe acontecer para começar a empreender. Nas crises, as pessoas que saem de maneira estável ou mais fortes ainda são os empresários e empreendedores.

Empreender é natural para essa área

“Seja legal com os CDFs. Existe uma grande probabilidade de você ir trabalhar para um deles.” – Bill Gates

Nessa frase, Bill Gates demonstra o quão natural é empreender na área de TI. Vários problemas podem ser resolvidos com o uso da tecnologia. Isso faz com que, cada vez mais, aqueles considerados os NERDs da sociedade, tornem-se os milionários da vez.

Se sua pretensão não é ser milionário, não se preocupe. É preferível ser chefe a ser empregado, já que seus ganhos serão proporcionais ao valor que você gera para a sociedade.

Aprenda com os clientes

“Seus clientes insatisfeitos são a sua maior fonte de aprendizado.” – Bill Gates

Como falei, aprenda com os clientes. Tanto os da empresa que você trabalha, quanto da sua própria quando você empreender. A tecnologia é feita para apoiar pessoas nas suas tarefas e problemas diários. Ajude muitas pessoas e você será bem recompensado por isso.

INVESTIMENTOS

investimentos

Faça investimentos

“Eu não tenho dólares. Tenho ações da Microsoft. Só por multiplicação você converte o que eu tenho em algum número assustador.” – Bill Gates

É preciso ter jogo de cintura para entender essa citação. Uma das coisas mais interessantes que eu descobri sobre as pessoas ricas, milionárias ou simplesmente independentes financeiramente, é que elas não têm dinheiro algum.

Como assim? Que loucura, não é?

Veja na frase de Bill Gates, ele mesmo fala que não tem dólares, tem “ações” da Microsoft. Ou seja, os ricos investem em empresas que já estão dando certo. No caso de Bill Gates é sua própria empresa, claro.

Porém, os profissionais de TI mais bem sucedidos que eu conheço são ótimos investidores. Seja em suas empresas ou nas empresas dos outros, através da bolsa de valores, ou em imóveis, parte dos seus ganhos como profissional são acumulados em um patrimônio que gera renda passiva para eles mensalmente.

Como os profissionais de TI são os melhores autodidatas é fácil para eles aprenderem sobre investimentos e agir metodicamente para atingir bons resultados financeiros. Investir é a grande sacada para que você esteja realmente livre financeiramente e trabalhe na sua profissão por que ama, sabendo que, se perder o emprego, estará tudo bem.

Aprenda sobre investimentos, faça cursos, leia livros, aprenda com as pessoas ricas e use seu dinheiro como elas usam. É simples, basta começar e dedicar algum tempo para aprender.

Não desista de investir

“Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar a onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.” – Bill Gates

E quando começar a investir saiba que demora algum tempo para aprender. Não desista nas primeiras tentativas, valerá muito à pena. O que está em jogo é a sua segurança financeira e a da sua família. A maioria dos profissionais dá por garantida sua situação financeira e ficam cegos ao que pode acontecer.

A maioria da população mundial é pobre porque elas fazem o que todo mundo faz. Faça o que a maioria não faz e chegará onde as pessoas que são bem sucedidos chegam.

CONCLUSÕES FINAIS

carreira-ideias-dinheiro-sucesso

Acredito que são de grande utilidade todas as lições das pessoas de sucesso. Trouxe esse aprendizado para que as pessoas da área não se limitem apenas a buscarem o sucesso profissional e acabem negligenciando suas finanças.

Para ter sucesso em qualquer área é preciso ter um plano e agir sobre ele. Com as finanças não é diferente. Eu sempre me interessei pelos hábitos de sucesso e estudando os milionários e pessoas bem sucedidas de diversas áreas, lendo livros e mais livros, fazendo cursos e mais cursos, elaborei o meu próprio plano.

Compilei tudo em um e-book chamado Como Ficar Rico: Os 7 Passos Para Enriquecer de Verdade Começando do Zero. Sem receitas mágicas, sem balelas, com bastante dedicação. Acesse esse link e faça o seu download grátis aqui.

Estou compartilhando também os meus estudos no meu site chamado Hábitos Milionários.

E ai, o que achou desse artigo? Você cuida das suas finanças como cuida da sua carreira?

Comente abaixo, deixe sua visão sobre o artigo.

Kellvyn Atary

Mais artigos deste autor »

Fundador do site http://habitosmilionarios.com.br
O #1º site sobre modelagem de sucesso dos milionários por conta própria, onde você aprende os hábitos de sucesso das pessoas ricas.


17 Comentários

Jonas
1

Bom dia,
Excelente artigo Kellvyn. Parabéns.
Para aqueles que ainda não tem o hábito de poupar, inicie uma poupança com depósitos mensais de valores baixos mesmo (as vezes é o que sobra, R$ 20, R$30, etc). A medida que o montante cresce, o ânimo em poupar aumenta.
Sucesso a todos.

David
2

Muito legal o Post Kellvyn.
São dicas importantes, as vezes trabalhamos tantos que até nos esquecemos de planejar nossa própria situação financeira e o tempo vai passando; quando vemos estamos com 50 anos e não conquistamos nada.
Abraços.
David

João
5

Muito bom, Kellvyn!
Trabalhei no Banco do Brasil por 2 anos e 3 meses, e quando percebi que não era o que eu queria e que não estava feliz, pedi demissão no dia seguinte! A acomodação é inimiga do sucesso! Voltei a estudar TI a uns 3 meses, e desde então estou procurando algo para investir as minhas reservas!
Muito obrigado pelas dicas, e sucesso! Abraço.

Wiliam Girard
6

Texto simplesmente massa, Kellvyn!
De uns anos para cá venho cuidando dessa parte financeira e realmente era uma coisa que não tinha percebido, mas hoje em dia isso é um hábito e fico muito feliz ao realizá-lo.
Infelizmente não consegui acessar seu site para ter acesso ao curso 🙁

Marcellus
10

Parabéns pela matéria Kellvyn, mas, um pouco de sorte em estar no lugar certo e na hora certa também ajudam bastantes. Rssss
Abraços…

Emildo
11

O material está de Parabéns!
Kellvyn Atary Qual o nome do livro de Bill Gates que você retirou este artigo?
Abraço.

Kellvyn Atary
12

Marcellus, não acredito muito nisso de “sorte” e “lugar certo”. Tem garoto de 8 anos milionário vendendo bolinha de gude na Internet.
Emildo, não retirei de nenhum livro. Esse artigo foi escrito por mim baseado nos meus estudos sobre a vida de Bill Gates, assim como de outros mi, bi e trilionários. Fiz apenas a ligação entre os ensinamentos dele e o meu conhecimento em finanças.
Espero que tenha gostado, grande abraço.

Fábio Barros
13

Kellvyn, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo texto/guia, que realmente ajuda pessoas que estão querendo crescer mas tem dificuldades, e também abre os olhos daqueles que não entendem muito, daqueles que não tem noção do que podem fazer para crescer e que podem aprender até nas dificuldades encontradas no trabalho diariamente!
Tenho 20 anos e estou procurando algo para investir o pouco dinheiro que me sobra mensalmente, pois o banco vamos dizer, muitas vezes nem mantém o valor do nosso dinheiro. E bem, pesquisando acabei achando seu guia e gostei muito! Abraço!
Att. Fábio 😀

Kellvyn Atary
15

Cleomar, para baixar o ebook basta entrar aqui e cadastrar um email para que eu te envie o ebook >> http://bitly.com/ebook-ficar-rico
Se você não conseguiu baixar, posso estar enganado, mas você pode ter digitado um endereço de email inválido. Isso é muito comum, faltar ou sobrar uma letra, o @ no lugar errado ou “com” com “n”. São erros simples, mas que me impedem de te enviar para o endereço certo.
Por favor, tente novamente ou eu te enviarei outro link para receber.

Wanderson
16

Parabéns pelo artigo!
Muitos bons artigos são escritos para o pessoal de TI e eles são essenciais. Mas estava faltando um sobre finanças. Muito bom mesmo! Desejo sucesso e que além do seu site, continue publicando seus artigos em outros lugares.

Joilson Carlos
17

Muito bom artigo. Serve para qualquer área de conhecimento. Estava justamente conversando com minha filha que faz educação física, sobre imersão, mergulhar na área dela e manter contatos, networking para sempre estar antena no que acontece à sua volta.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!