Converter Máquina Física em Virtual Hyper-V (P2V) utilizando o Disk2VHD

Seja para testes de software, criação de ambientes de testes ou como forma de redundância, transformar máquinas físicas em virtuais pode facilitar muito o dia a dia dos profissionais de TI.

Em um post anterior, demonstrei como realizar o procedimento para que a máquina virtual seja VMWare.

Mas e se já utilizo Hyper-V no meu ambiente, como faço? Precisamos, então, de um método que crie uma imagem vhd do sistema e não .vmdk.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Este tutorial mostrará exatamente como realizar este procedimento: Converter uma máquina física em virtual, para que seja utilizada no Hyper-V ou Virtual PC, utilizando o Disk2Vhd.

Passo a passo para execução

  1. Link para download do Disk2VHD
  2. Abrir ou descompactar os arquivos baixados
  3. Abrir o executável
  4. Esta é a etapa mais importante, quando devemos selecionar as opções de conversão. Logicamente, a unidade a ser selecionada é a do Sistema. Se não marcar a opção “Use Vhdx”, a imagem criada será no formato Vhd, e isso dependerá apenas do sistema que utiliza – se suporta ou não a extensão. “Use Volume Shadow Copy” é interessante que esteja marcada, pois a conversão é feita “a quente” – com o SO em execução. Selecione em qual local a imagem será criada em “VHD File Name:”.
  5. Agora, basta esperar alguns minutos e sua imagem estará pronta.

converter-maquina-fisica-virtual

Com a imagem pronta, execute o Hyper-V ou o Virtual-PC e, ao criar sua nova máquina virtual, NÃO escolha a opção de criar um disco virtual, aponte para a imagem Vhd criada anteriormente.

Fica mais uma dica para os colegas. Não esqueçam de comentar, sugerir e criticar!

Grande abraço 🙂

Leia também: Tutorial P2V: Converter Máquina Física em Virtual

Lucas Alcântara

Mais artigos deste autor »

Profissional formado em Gestão de Redes de Computadores, Especialista em Gestão da Segurança da Informação, Certificado como MCP ( Microsoft Certified Professional), ITIL V3 2011 Foundation, Green IT Citizen - EXIN Certification, Support Center Analyst HDI e ISFS ISO 27002 (Exin Security).
Eterno Curioso "fuçador".


12 Comentários

Gilmar
3

Fiz aqui e deu certo convertendo o ws2008 agora preciso converter uma maquina ia64 com o debian, alguém sabe como é que se faz?

Aldair
5

Fiz o procedimento criando uma imagem vhd de um sistema fisico com windows 2008server r2 porem ao adicionar a amagem no hiper-v o sistema não sobe, fica uma tela preta com o cursor piscando e não inicia o windows, alguma ideais do que poderia ser?

Lucas Alcântara
6

Olá, Aldair.
Tente realizar o teste descrito neste site: https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/f1a42a45-2a29-4f1d-a9be-2c00e69a1b83/migrar-um-servidor-fisico-com-windows-2008-std-64-para-um-servidor-virtual-com-hyperv-no-windows?forum=winsrv2008pt
Procedimento:
Subir a máquina virtual com o disco de boot do sistema instalado
Selecionar a opção Reparar computador,
Selecione a instalação do windows
Acesse o prompt de comando e execute o código: bootsect.exe / NT60 SYS / force
Nunca testei este procedimento, portanto, faça um cópia da sua imagem antes de testar. Espero que funcione.
Grande Abraço

Luciano Danilo
7

Estou montando um server 2012 standart r2 , 16gb memória e 2 discos 500gb e 2 de 1tb.
Tenho o SO server 2012 standart r2 instalado em 1 hd de 500gb, nele vou colocar o AD e regras. No outro hd quero instalar a maquina virtual com o mesmo server 2012, tem como fazer uma cópia ou clonar.

Rafael Teixeira
8

Tudo que eu estava procurando era uma ferramenta igual essa, fiz o teste no meu servidor 2008 e no final aparentemente deu tudo certo, o arquivo VHD criado.
Fui rodar a maquina virtual e não carregava, inseri o cd de instalação e não detecta que há sistema operacional instalado no arquivo vhd o que pode ser?

jweymes
9

gostaria de saber se funciona clonar o server 2003 e colocar no Hyperv server 2012, pois quando coloco da tela azul

LEONARDO
10

Boa tarde,
Fiz o processo com uma máquina e quando fui subir o disk no Hyper-v, o mesmo da erro de boot, gostaria saber se alguém já passou pela mesma situação. Obrigado!

Marco Antonio
11

Gostaria de saber se existem programas que criam disco virtual a partir de um backup do Windows Server 2012 R2. OBRIGADO

germano
12

Fiz copia da maquina física com Windows server 2003, mas quando arranquei na VM deu erro de tela azul a maquina fica sempre reiniciando.
alguém pode me ajudar?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!