Vamos Planejar? #3: Identificando as Partes Interessadas

Leia também: Parte 1, Parte 2

O Sucesso Depende das Partes Interessadas

O custo das mudanças em um projeto é mais baixo no começo e vai subindo conforme o projeto evolui. Identificar as partes interessadas é uma das atividades mais importantes dentro da gestão do projeto, porque estas pessoas/grupos podem garantir o sucesso e também o fracasso do empreendimento. Na minha ingenuidade, quando comecei minha carreira, não me preocupava com partes interessadas “negativas”, pessoas que não tem interesse que seu projeto seja um sucesso porque se sentem ameaçadas por ele de alguma forma. Foi com a experiência que aprendi o valor do bom gerenciando de partes interessadas e venho compartilhar com você agora.

gestao-projetos-serie-artigos

Precisando estudar mais? Aproveite e faça o curso que oferecemos no Site Campus e que é preparatório para a certificação PMP CAPM. Ele poderá alavancar sua carreira, além de lhe ajudar a entender melhor os artigos da série “Vamos Planejar?”.

A Principal Saída do Processo de Identificação das Partes Interessadas É…

A principal saída do processo de identificação de partes interessadas é, em geral, uma planilha onde você identificará a pessoa, seu cargo na organização, influência, poder, interesses com o projeto, requisitos e mais. Vamos direto ao ponto: apresentarei uma parte interessada fictícia em um projeto de nova demanda de serviço em uma Central de Serviços para que você visualize o produto deste processo. Quando digo nova demanda, quero dizer um serviço novo como alteração de senha ou mudança de nome de usuário em uma operação de suporte.

  1. Nome: Fulano de Tal
  2. Cargo: Gerente de Serviços do Contratante
  3. Departamento: Serviços Compartilhados
  4. Telefone: +00 555 000 000
  5. Email: [email protected]
  6. Requisitos: a nova demanda precisa atender o acordo de nível de serviço estipulado pelo gerente de serviços e acordado pelo gerente operacional de nossa Central de Serviços. O acordo é amplo e bem detalhado. Além disso, o Gerente de Serviços do contratante informou que deseja que o serviço entre em operação até o dia 30 de agosto. Ele representa um grupo, que é o da alta gestão do nosso contratante.
  7. Principais Expectativas: Receber relatórios diários relacionados as atividades de projeto, fazer parte da reunião de status semanal do projeto e estar presente nas reuniões de GO/NO-GO para decidir se o projeto deve ou não ir adiante. Esta parte interessada quer que trabalhemos com a meta de 90% de alcance dos itens listados no acordo de nível de serviço.
  8. Grau de influência: alto.
  9. Papel no projeto: representa os interesses do patrocinador do projeto.
  10. Responsabilidades no projeto: pode determinar o encerramento do projeto, aprovar mudanças orçamentárias e solicitar aumento no escopo e validar as entregas.

Não É Simples Como Parece!

Pode parecer simplista pensar que a principal saída deste processo, o de identificação das partes interessadas, é uma planilha. Tenha em mente que iremos trabalhar com base nesta planilha no planejamento do gerenciamento das partes interessadas, onde planejaremos formas de engajamento e estratégias para envolver de fato as partes interessadas e como obteremos os resultados que precisamos de cada uma delas.

Existem ferramentas para análise das partes interessadas onde você pode construir uma matriz apontando pessoas com poder, influência, autoridade e mais. No fim das contas, estas ferramentas alimentarão nossa planilha com ainda mais informações a respeito das partes interessadas.

No meu próximo artigo falarei do Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas e como ele se relaciona com o Plano de Gerenciamento das Comunicações. Fique atento!

E se você precisar, pode contar com o curso que oferecemos no Site Campus e que é preparatório para a certificação CAPM e PMP. No curso você aprenderá tudo que precisa para fazer parte de um time de gerenciamento de projetos.

Leia também: Parte 1, Parte 2


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!