7 razões para você não confiar a segurança do seu sistema ao Baidu

Sim, eu sei que o Baidu é “tipo um Google” na China e vejo isso como uma das causas da implicação dos chineses com a política de privacidade do Google, mas convenhamos que “entregar o galinheiro para a raposa vigiar” é, no mínimo, um vacilo – pra não dizer outra coisa.

Pensando nisso e após ler em e frequentar alguns grupos e fóruns sobre sistemas operacionais no Facebook, alguns defendendo e estimulando o uso do Baidu como antivírus, não pude me conter e deixar minha opinião.

baidu-seguranca-computador-software

Portanto, deixo-vos 7 razões para não confiar a segurança do seu sistema operacional (Windows) aos cuidados do Baidu, que são:

1ª – Software de má reputação

O Baidu tem má reputação desde que foi criado no início de 2000, pois era um serviço que oferecia músicas em MP3 (MP3 Search), mas induzia o usuário, de forma maliciosa, a cadastrar seu endereço de e-mail e até número de telefone (celulares) antes que a música fosse baixada. E a gente sabe que baixar mp3 na internet é uma forma de pirataria, certo? Ele recebeu muitas críticas de órgãos que cuidam dos direitos de propriedades dos EUA por violar direitos de artistas;

2º – É um malware que se aloja no sistema de forma promíscua e maliciosa

O Baidu é famoso por ser um malware (um tipo de software malicioso) que se auto instala no sistema sem o consentimento do usuário, de forma promíscua. E é muito comum piadas do tipo “Deseja instalar o Baidu? Não. Baidu instalado com sucesso!”, e o fato dele ser instalado junto com outros softwares que não tem nada à ver com ele, por si só, o autodefine como malware;

3ª – O Baidu não é confiável para quem defende a liberdade como cidadão

Sim, o Baidu foi adotado pela china para (suspeita) que o governo tenha mais controle na utilização da internet, tanto que o mesmo é usado no Japão e o Japão discorda dessa política e desvia cerca de 60% do seu tráfego antes de passar pela China. Dá pra confiar num buscador que te entrega para o governo? Há suspeitas que a briga que houve em 2010 entre Google e o governo chinês esteja relacionada ao fato do Google não aceitar essa manipulação de informação.

4ª – O Baidu como antivírus é um excelente malware

O Baidu é tão eficiente como antivírus que a maioria das empresas e mídias que medem o desempenho de antivírus no Brasil (e no mundo todo) nunca o levaram à sério, nunca testaram seu suposto desempenho. Pelo contrário, se você pesquisar “Baidu Antivírus”, 99% dos resultados se dividem entre “como remover” e propaganda de sites como o Baixaki, Softonic, entre outros. Isto prova que uma parcela mínima de pessoas que utilizam-no sequer sabem que ele é mais um vírus que uma proteção.

5ª – O Baidu abre portas para outros malwares/adwares

Verifique (faça um print) dos programas instalados em seu sistema e depois experimente baixar um aplicativo popular, como o “Atube Catcher” no Baixaki, por exemplo. Instale-o e verifique depois. Você vai ver que pelo menos uns 5 programas estranhos – junto com o Baidu – são instalados, como VUU Remote PC (que abre acesso remoto ao seu sistema), Baidu Faster (que deveria se chamar Baidu Laster, por que deixa o sistema uma carroça). Esta é mais uma prova que ele não merece confiança.

6ª – O Baidu orienta as buscas para seus parceiros, manipulando os cookies da navegação para apontar/conduzir o usuário para os sites de seus parceiros

Pouca gente sabe, mas o HAO123, aquele que altera a página principal e o motor de buscas do navegador para apresentar sites maliciosos, é uma ferramenta da mesma empresa que produz o Baidu.

Duvida?

baidu

7ª – O Baidu deixa seu sistema lento

Sim, o Baidu deixa o sistema lento por que ele manipula toda e qualquer informação e processos para alimentar suas buscas e sugerir produtos, por isso o usuário começa a notar “popups” no desktop, nas redes sociais e até na página principal do navegador (o Google com propaganda abaixo do logotipo)

Dica Final

Se você tem esses arquivos (listados abaixo) instalados em seu sistema, remova-os, verifique a diferença em termos de rapidez e depois poste sua opinião.

Vai uma lista de programas que você pode – e deve – remover, que são adwares/malwares/inultiwares.

  • Baidu Antivírus; <– Antivírus falso ou nocivo
  • RegClean-Pro; <– atualizador de arquivos e limpeza de sistema falso
  • Presto! BizCard; <– adware
  • MySafeProxy for Internet Explorer; <– bloqueia ou libera acesso às sites nocivos
  • MyPC Backup; <– promete fazer backup de seus arquivos mas na verdade é um adware que monitora pesquisas;
  • Yontoo; <– não serve pra nada
  • WebSearch; <– monitora o que você pesquisa e exibe propagandas baseadas nessa pesquisa
  • Windows Manager Protect; <– adware, tem nome do Windows para enganar o usuário
  • SpeedMyPC; <– promete deixar o sistema mais rápido, mas faz o contrário;
  • Search Protect; <– monitora o que você pesquisa e exibe propagandas baseadas nessa pesquisa
  • Remote Desktop Access (VuuPC) <– abre acesso ao seu sistema;
  • Wajan; <– instala um pacote de adwares nocivos;
  • FreeSoftToday <– atualiza os adwares instalados;
  • Hao123-Client; <– monitora os sites (cookies) que você visita e altera as pesquisas e direciona para o sites de parceiros dele;
  • Ask Toolbar <– altera seu sistema de busca (google, bing, yahoo) para sites de pesquisas e parceiros dele;

Quer se livrar desses tipos de softwares maliciosos? Use Linux! Ele te proporciona um sistema mais leve e uma navegação mais rápida e segura.

Conheça nosso grupo sobre Linux no Facebook: http://fb.com/groups/soslinux 

Siga-me no Twitter | Facebook | Tux4You | Google + e conheça meu blog.

José Ferreira Netto

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Sistemas de Informação pela ULBRA - CEULJI - CAMPUS DE JI-PARANÁ/RO, Usuário desde o MS-DOS 6.10 - Fã de Tecnologia e de Sistemas Windows e Linux - Gosto de compartilhar conhecimento, idéias - Atua como Administrador Técnico de Depto. Informática para Serviço Público.


155 Comentários

Fabiano
1

Olá! Parabéns pela matéria. Mas tenho uma dúvida: e o Baidu PC Faster? Ele é perigoso, ou prejudicial? Obs: uso windows 8.1
Obrigado.

Bruno
2

Essa é sua opinião, se você quer convencer alguém que este software é malicioso, tem que apresentar provas, todo programa tem o seu jeito certo de usar. Geralmente os programas mais avançados são mais difíceis do usuário comum entender. E tem mais, o Baidu não se instala sozinho pode ter certeza. Para falar que ele é malicioso ou que não presta faça testes de desempenho e monitore o trafego de dados do seu computador. Gosto de ler o PTI mais acho que artigos deste tipo ficam a desejar.

Eduardo
3

Ótimo artigo, mas no entanto não há necessidade de você abandonar o Windows afim de evitar essas porqueiras, mesmo porque eu uso os 2, Uso o Debian e Windows 8 no meu dia-dia.
Outro fator, o facebook cumpre o mesmo papel do Baidu, ele abre as pernas para nossos dados, tanto no mercado mobile quanto em desktops. Essa é minha opinião é claro.

José Afonso
4

1º – Discordo que seja um malware, nunca identifiquei em diversos (e muitos) testes em sistemas Win XP e 7 os envios referidos de dados para quem quer que seja. Com a opção de envio de amostras desmarcada o Baidu só enviou mesmo requisições para baixar as atualizações de assinaturas (o que é esperado em qualquer antivirus).
2º – O motor do software não é um motor qualquer, um dos motores é o motor do Avira, muito conceituado, inclusive.
3º – Baidu, HAO123, essas coisas não são de fato um software, ou uma suíte de softwares inovadores, estão mais para um modelo de negócio que para um software de referência, apesar disso encontrei grandes qualidades no Baidu (o que foi um tapa na minha cara, já que ganhei bastante dinheirrinha das pessoas que precisavam remover os softwares instalados contra a vontade do usuário).
4º – Nem sempre a malícia está no Baidu. A empresa PAGA para outras empresas fazerem publicidade do software, aí a MERDA do baixaki cria um “instalador” que oferece de forma obscura a instalação de uma monte de merda, isso pq estou citando apenas o Baixaki, temos outros piores… O fato é que o usuário não procura uma fonte confiável para seus aplicativos e fica à mercê da monetização desses portais. O usuário tem que APRENDER a mexer se quiser utilizar o pc… no mínimo. No Debian, Ubuntu, Fedora, etc. Temos gerenciadores de pacotes que buscam o software testado em uma fonte confiável. No Windows isto não está disponível, então não tenham preguiça de ir em mozillapontocom no lugar de ir ao baixakipontocom. São estes instaladores de terceiros que instalam os blablablawares…
5º – O Baidu foi um dos antivirus com o melhor desempenho que encontrei.
6º – O HAO123 possui um comportamento ESCROTO no sistema, de fato redireciona suas buscas, desfaz suas configurações e é extremamente resiliente, complicadíssimo removê-lo, mas, como afirmei antes, é um modelo de negócio, uma tentativa de uma determinada empresa de oferecer um benefício mínimo mas monetizar absurdos de dinheiro com buscas e etc… A instalação dele nem me foi ofertada no setup do Baidu, mas é oferecida em 90% dos “instaladores” por aí…
7º – Analisar a qualidade de um software envolve entender o software e quem o desenvolve. Eu realizei os testes em diversos ambientes, monitorando tráfego, abertura de conexões, destino de pacotes na rede e não encontrei nada de errado. Claro, não sou o fodão e não posso GARANTIR 100% de confiança no aplicativo, mas softwares que confiávamos 100% mostraram-se tão perigosos quanto no que cerne nossa privacidade (NSA/FBI – OpenBSD, McAfee – FBI, NSA – Facebook/Google). Usuário Windows muitas vezes tem preguiça de ler, de tentar entender, e fica no next, next, finish confiando na boa vontade de empresas que só querem saber de lucro (mesmo quando o produto é sua privacidade ao preço da sua alma…).
8º – Se alguém leu até aqui, o que eu duvido muito, gostaria de parabenizar autor do artigo por incentivar o uso de software livre, que em suas grandes distribuições (Execto no caso Ubuntu – Amazon) orienta por padrões definidos que o usuário busque seus softwares em fontes confiáveis (exceto no caso PPA/UBUNTU) e por dizer uma grande verdade ainda que nas entrelinhas: A empresa é nefasta… (a discordância vem do fato deles entregarem um bom produto a quem é atento…).

Juliano Eduardo
5

Artigo simplesmente ridículo.
1ª – Software de má reputação => Que atire a primeira pedra aquele ser que nunca baixou um MP3, seja de qual site for. Se acordo com a lei, só se caracteriza pirataria se baixar o mp3 e comercializa-lo.
2º – É um malware que se aloja no sistema de forma promíscua e maliciosa => Baidu não é um malware e muito menos se instala sem o consentimento do usuário. Eu mesmo sempre que quis não instalar, ele não instalou. Quem não se lembra lá atrás quando o Google ainda estava “engatinhando”. Ele também se auto-instalava sem o consentimento do usuário.
3ª – O Baidu não é confiável para quem defende a liberdade como cidadão => Não vou comentar muito. Como se o Google não fizesse o mesmo, senão pior.
4ª – O Baidu como antivírus é um excelente malware => O Baidu é tão bom quanto qualquer outro, mesmo porque ele se utiliza de um motor do Avira, o mesmo motor Cloud utilizado pelo Google, e o próprio motor de busca, ou seja, ele tem 3 motores de busca, sendo de duas empresas renomadas mundialmente.
5ª – O Baidu abre portas para outros malwares/adwares => Simplesmente ridículo. Nenhum programa de auto-instala sem o consentimento do usuário. O que temos (e muito mesmo) são usuários desavisados e pouco atenciosos que somente clicam e instalam, sem simplesmente ler.
6ª – O Baidu orienta as buscas para seus parceiros, manipulando os cookies da navegação para apontar/conduzir o usuário para os sites de seus parceiros => Esse nem vou comentar, é simplesmente uma opinião sem contexto.
7ª – O Baidu deixa seu sistema lento => Esse nem vou comentar, qualquer antivírus deixa seu sistema mais lento, devido as buscas por malwares, vírus entre outras ameaças em sua máquina. Simplesmente ridículo esse comentário.
Observação Final: Todos os argumentos do autor do post são fracos. Tem que pesquisar e/ou estudar mais..!!

Netto
6

Parabéns aos que comentaram, você estão sendo manipulados…
Deixo pra vocês minha opinião de 15 anos de estrada, que sempre trabalhei como suporte técnico e segurança… que fiz faculdade de informática, que uso computadores de 1993, quando a maioria ainda nem sabia se iria ser menina ou menino.
Parabéns!
Continuem usando o Baidu!

Carlos Gonçalves
7

Muito bom Neto. Até que algumas ponderações dos outros possam ser coerentes, mas venhamos e convenhamos: Baidu? hahahahaha

Alisson
8

Internet das coisas tem de tudo… Criticar o artigo e exigir testes de desempenho de um malware? É brincadeira mesmo

Netto
9

Pelo contrário, Carlos, não acho coerente uma pessoa que defende o Baidu como antivírus… hehehe
Aposto que 200% deles sabem sequer como funciona um antivírus… o Avast, Avira, Kaspersky, Norton, etc classificam-no como nocivo, porque eu deveria confiar num software deste??

Netto
10

Vocês acham que pode existir coerência num antivírus que ao ser desinstalado exibe a mensagem de que ele é compatível com outro antivírus que está instalado?? Piada da semana.

Netto
11

Quer mais provas que alterar o sistema de busca e a página inicial do navegador, Juliano? Tem certeza?
Faça um teste com o navegador alterado e sem alteração que você verá a diferença, depois você vem falar besteiras aqui.

Netto
12

Bruno, seu argumento não convence nem à si próprio, quanto mais outras pessoas.
Sim, este artigo tem recebido elogios – na maioria nas redes sociais – de pessoas com um nível de conhecimento bem mais elevado que o meu.

Edigley Alexandre
13

Olá, Neto!
Gosto de ler textos assim, cujo título apresenta razões enumeradas. Pena que as pessoas interpretam de outra forma.
O texto fala de razões baseadas em experiências de um usuário. O título e texto não informa que são 7 análises aprofundadas. E ainda o texto não informa que pretende convencer algo.
Se eu escrever um texto cujo título é “7 razões para professores usarem o Linux”, quer dizer que o Linux é o melhor SO do mundo? Que as razões só podem ser levadas a sério se foram baseadas em análises minuciosas?
Um abraço!

Netto
14

Professor Edigley, já manifestei pessoalmente (no Facebook, claro) minha admiração por sua pessoa e pelos excelentes artigos do seu blog pessoal, que considero um dos melhores na área/nicho de matemática e ensino.
Obrigado pelo seu feedback e pra mim o que conta são argumentos de pessoas inteligentes, como você.

Nei
15

Caraca, bando de noobs, ainda vem defender o baidu. Sou usuario de TI, e todos cliente e empresa que atendo, que reclama de lentidão e travamento, tudo de ruim que pode acontecer em um sistema, advinha o que tem la, baidu antivirus, baidu pc faster. quando removo, os cliente ficam tao agradecidos, que ate acham que formatei a maquina pois a mudança de desmpenho muda drasticamanete. Outra coisa dizer que baidu nao se instala sozinho, esta mentindo, baidu se auto instala sim.

Netto
16

José Afonso.
Apesar de não concordar com seu ponto de vista (sim, eu li todo o seu comentário), tenho que concordar em certos aspectos, porém alguns não refletem a idéia do contexto do artigo em questão, por exemplos: o fato desses malwares (são malwares sim porque influenciam no sistema de modo à garantir que seu modelo de negócio funcione em benefício dos desenvolvedores sem oferecer nadica de nada de benefícios para o usuário) serem “excelentes modelos de negócio” que te proporcionam ganhar “bastante dinheirinha”, não serve como defesa para que ele não seja considerado nocivo, porque, como profissional eu tenho o dever e a obrigação de proteger o capital dos meus clientes e não miná-los.
Tanto o “Bakaxi” quanto o SuperDownloads usam esse tipo de instalador malicioso.. o fato desses instaladores instalarem programas adicionais (adwares) sem o consentimento, sem ser claro, já implica em caso de “spam”, o que pode até ser previsto no Código do Consumidor… tudo bem, eles avisam, mas deixam em evidência o botão “decline/recusar” (sabendo que a maioria não sabe sequer o português correto, vai saber em inglês??), e isto é culpa dos sites em questão… enfim, pra não ser mais extenso que seu comentário (que foi muito bem elaborado e argumentado, parabéns), com exceção de alguns pontos, como o incentivo do uso de Software Livre, cuja causa abracei desde 2006… e em relação ao Ubuntu o Stallmman mesmo já criticou e se eu usasse o Ubuntu (uso Fedora), tiraria esses (que o Stallmman chamou de malwares) do meu sistema.

Netto
17

Pra você ver, Alisson, faz sentido um comentário desses? hahahaha aposto que a pessoa em questão deve ter o Avast, o Baidu, o Baidu navegador, o HAO 123 como página inicial e o Ask como busca (que inclusive usa os resultados do Google) hahahaha

Netto
18

Eduardo, bem lembrando… quem quiser privacidade não use internet, não saia de casa… more num convento ou numa ilha… hehehe

João Mello
20

Olá Netto, primeiramente é um prazer conhecer este site e ter lido logo um assunto muito importante, mesmo que outros tapados façam má críticas. Trabalho há 18 anos com segurança da informação e constantemente vejo este lixo do baidu e cia. Um conselho aos que não conhecem direito sobre segurança da informação, estudem e depois debatam. I love Linux.

Netto
21

Fabiano, o Baidu PC Faster é uma variação do Baidu, ou seja, farinha do mesmo saco.
Opte por usar um antivírus gratuíto, como o Avast, Avira, MS Essencial Security.
Acesse o site http://ninite.com, marque um dos antivírus citados e clique em “Get Installer”, baixe e execute o instalador. Depois você agende um scanneamento ao reiniciar e veja como o Baidu é malicioso.

OmegaZxA
22

1ª – Software de má reputação
Cracks, Keygens, clientes de torrent, Kazaa/Shareaza/Emule e tantos outros programas tem má reputação, e tem gente que baixa e usa até hoje.
2º – É um malware que se aloja no sistema de forma promíscua e maliciosa
Nada se instala sozinho. 90% dos usuários que têm Baidu no PC “contra sua vontade” queriam baixar música do youtube ou instalar uma versão “liberada” de algum programa que estava no Baixaki/Superdownloads. Inclusive, qualquer coisa que venha desses 2 sites vem através de um instalador cheio de malware prontinho pra baixar 1001 coleguinhas no PC, mas o usuário confia mais em baixar o Chrome do Baixaki que do próprio site do navegador…
3ª – O Baidu não é confiável para quem defende a liberdade como cidadão
Quem defende a liberdade como cidadão não vota em Bolsonaro, Dilma, Aécio, e também não fura fila nem descumpre leis de trânsito, nem baixa software pirata ou compra produto sem nota fiscal.
4ª – O Baidu como antivírus é um excelente malware
Baidu não é só um antivirus, é uma suite de internet completa, como a que a AOL (sim, a America OnLine) oferece para seus usuários americanos (sim, a AOL Time Warner força os seus usuários a se conectarem pelo seu software, usando seu navegador modificado e seu antivirus especial até hoje).
5ª – O Baidu abre portas para outros malwares/adwares
Usuário que não lê o que está na tela abre portas para software indesejado. Estou falando com você, do aTube Catcher.
6ª – O Baidu orienta as buscas para seus parceiros, manipulando os cookies da navegação para apontar/conduzir o usuário para os sites de seus parceiros
Google faz. Web of Trust faz. Adblock Plus faz. Yahoo faz…
7ª – O Baidu deixa seu sistema lento
Módulos de segurança de internet banking (estou falando com você, módulo em java safadinho) são piores que o Baidu e ninguém reclama. Facebook Messenger para PC também. A versão mais recente do Skype idem. Google Chrome, cada dia mais pesado, idem.

Dorian
23

Bom, claramente este artigo foi feito por alguem que odeia o windows (para começar) e segundo fala a respeito de um software (que eu odeio pois realmente a “suite” que vem junto e tudo um lixo) que aparentemente ele mal sabe o que é, simplesmente quer detonar ele… eu tive a impressão que ele trabalhava na tal empresa Baidu e foi demitido…
Bom, mas há quem defenda e goste do dito programa, que a priori, ele pode sim ser comparado com um malware pela forma que ele se instala e puxa a galera dele junto mas nos comparativos oficiais, ele ate que se sai bem, então mostra que e a pessoa que escreveu o artigo, nem se incomodou em pesquisar.
segue um site que muitos confiam e tem dados bastante claros no que se refere a antivirus.
http://chart.av-comparatives.org/chart1.php

Viviane Coelho
24

Gente?! Passada com esses comentários sobre o BAIDU (EXU) ser um excelente antivirus… eu acho que isso é brincadeira, não? Vou até rir. Kkkkkkkkkkkkkkkk…

Paulo
26

Que droga vocês usam ao falar bem do Baidu? Acredito que pessoas assim não trabalham com TI/Informática.
Lamentável o nível de conhecimento de alguns, aqui nos comentários.

David
27

Olha Netto… entendo que você não goste de Baibu! Mas antes de falar esse monte de bobagem procure conhecer mais sobre o programa! Baidu se consolidou como um site de buscas e inclusive é o mais usado na China, mais utilizado inclusive que o Google. Baidu recentemente comprou o premiado antivírus Qihoo 360 em 2012 http://en.wikipedia.org/wiki/Qihoo e o site oficial http://www.360safe.com/ e utiliza os seus poderosos motores de busca em seu antivírus, lembrando que o qihoo jah foi o 3º melhor antivírus do mundo, batendo de frente com antivírus pagos!
Acredito que tomado por preconceito essa matéria foi escrita e também acredito que você vá tirar ela do ar, até inclusive para não prejudicar a tua credibilidade!

Jean
28

Parabéns pelo artigo, eu procurava alguém com coragem para escrever uma argumentação sobre o que é o Baidu na pratica, você foi o primeiro que eu vi até agora, que usou de um web site para divulgar a verdade para os seus leitores, amigo, já trabalho nesta área há muitos anos, e ainda escuto falar por ai que o Baidu deixa o PC mais rápido, engraçado, alguns meses depois, o mesmo cara diz que o PC está lento e precisa formatar.. Ué, o Baidu antes não fazia milagres ? Cadê o seu Baidu agora ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Dá vontade de jogar na cara dos clientes, tantos anos de experiência, faculdade, cursos, pra um cara vim falar que Baidu é confiável ?? Só pode ser brincadeira.. kkk.. Atualmente, de cada 100% dos computadores que vem para minha empresa para fazer manutenção 98~99% tem softwares do Baidu instalado na máquina, e daí, quando formata, o PC fica um avião a jato.. E tem cara que é teimoso e instala de novo, daí reclama que ta lento, travando, é só tirar esse infeliz da máquina que resolve o problema.. As pessoas se deixam levar pelo market do Baidu, e isso é bom por um lado e ruim por outro.
Explico.: Bom para nós que trabalhamos na área, ruim para o usuário final.
Assim garantimos nosso pão de cada dia, porém de uma forma que não cabe a nós escolhermos, e sim pela falta de experiência do usuário.
O mais preocupante não é o fato dele se auto instalar, e sim do próprio usuário instalar por sua livre e espontânea vontade.. Aí o buraco fica mais em baixo, como convencer uma pessoa leiga que você tem mais experiência que ela, que o Baidu é uma praga ?
Temos que alertar o usuário sobre o risco de vírus, é nossa obrigação, porém se ele insiste que é “técnico” – vulgo FUÇADOR, então fazer o que? Temos que trabalhar…
Uma hora ou outra ele vai acabar percebendo a real história, não é possível que ninguém perceba isso..
Já vi inclusive professor de informatica, dessas escolinhas de cursos NÃO-técnicos, recomendando a instalação do Software do Baidu, para seus alunos, que consecutivamente os alunos trazem os PC’s para a escola para formatar, com isso a escola cobra uma taxa para a formatação, e todo mundo sai feliz, só que não…
Então amigos, a coisa está feia… Se vocês quiserem continuar acreditando na eficácia do Baidu e seus softwares, continuem, assim vocês garantem nosso emprego para muitos anos.. kkk

Netto
29

Dorian, e você acha linda essa imposição?! Faça-me rir!
Você acha legal baixar programas maliciosos? Você é o típico vacilão!
Você votou em quem? Em branco? Nulo? Bom exemplo de cidadão… seu cérebro deveria ser estudado…
Java deixa sistema lento??? Você precisa estudar maaaaaaaiiiiiiisssssss um pouquinho… Chrome lento?? Pode ter certeza que é uma das extensões do Baidu que está reinando no seu navegador, parceiro!
Obrigado pela piada… “Je suis Charlie!”

José Ferreira Netto
30

RETIFICANDO:
Dorian, eu não odeio o Windows (não sei onde você leu isto!), pelo contrário, “adoooogo” Windows, tirar vírus do Windows…
Quem me dera ter trabalhado na Baidu, pelo menos saberia interpretar ideogramas e falar um pouco de chinês e – quem sabe até japonês… hehehehe
, e você acha linda essa imposição?! Faça-me rir!
Quem “Chart-AV”? Foi por isso que citei que “os maiores e os melhores testadores…”, não incluía este desconhecido.
OmegaZxA, OmegaZxA, OmegaZxA….
Você acha legal baixar programas maliciosos? Você é o típico vacilão!
Você votou em quem? Em branco? Nulo? Bom exemplo de cidadão… seu cérebro deveria ser estudado…
Java deixa sistema lento??? Você precisa estudar maaaaaaaiiiiiiisssssss um pouquinho… Chrome lento?? Pode ter certeza que é uma das extensões do Baidu que está reinando no seu navegador, parceiro!
Obrigado pela piada… “Je suis Charlie!”

José Ferreira Netto
31

Pois é, Jean… deveria ser engraçada a reação dos simpatizantes do Baidu, mas não é, alguns acreditam piamente que o Baidu vai proteger o sistema…. “Sabe de nada, inocente!”

José Ferreira Netto
32

Davi, meu caro, você não leu o artigo todo… eu não falei do “Baibul” (desconheço este…) mas se você se refere ao Baidu, leia e verás que o que você falou eu citei…
Espere eu ainda não falei do maldito 360, aquele que instala malware e fica exibindo propagandas de parceiros no seu desktop, mas posso falar….
Você que além de ser reticente está falando besteiras… estranho o qihoo estar entre os 10 melhores antivírus porque nesses 15 anos de experiência NUNCA tinha ouvido falar nele… você não tomou remédio, tomou? hahaha

José Ferreira Netto
33

Paulo, Jannah, Viviane e outros que defendem o artigo… parabéns, a gente precisa de mais pessoas inteligentes como vocês… é uma pena que se isto se espalhar eu temo por aqueles que vivem exclusivamente de “formatação” hehehe

José Ferreira Netto
34

Para você que está defendendo o Baidu eu sugiro que leia o artigo de um dos mais conceituados sites sobre segurança e privacidade no mundo digital.
http://thehackernews.com/2014/10/sony-xperia-devices-secretly-sending.html
Resumindo, para quem não entende inglês: “…alguns usuários notaram um serviço chamado Baidu (#comoassim, Baidu?) que enviava pings (pacotes de navegação com dados pessoais) para um servidor na China… imagine no Windows??

Felipe
36

Olá, José Neto. Meu nome é Felipe e trabalho no escritório do Baidu no Brasil. Entendo que o site Profissionais TI tem todo o direito de elogiar ou criticar qualquer software ou solução que deseje.
No entanto, acredito que há algumas incorreções no seu texto e gostaria de apresentar meu ponto de vista.
1 – O Baidu é uma companhia privada, segundo maior serviço de buscas no mundo e líder em seu país de origem, a China. Em todos os mercados em que atua, o Baidu respeita as legislações locais, inclusive nos Estados Unidos. O Baidu não é um serviço que “promove a piraria de músicas”. Na verdade, o principal produto do Baidu é um serviço de buscas na web e em nosso amplo portfólio não há produtos que promovam o download de músicas protegidas.
A discussão em torno do que é pirataria na internet, aliás, é extremamente controversa, já que a rede é livre e não centralizada e, em tese, qualquer agregador ou organizador de conteúdo pode ser apontado por, em algum momento, facilitar o acesso a algum conteúdo protegido. Pense, por exemplo, nos serviços de conteúdo gerado pelo usuário, sites de vídeo, buscadores… qualquer serviço deste tipo pode, em tese, sofrer este tipo de acusação.
2º – Como profissional de TI, você sabe que malware é uma solução maliciosa e desonesta que tem objetivos escusos, como disseminar spam, furtar dados, criares redes zumbis (botnet) ou aplicar golpes online. Nenhum produto do Baidu pode ser acusado de realizar qualquer um destes atos.
O que acontece, e nós reconhecemos isso, é que, muitas vezes, sites de downloads ofereceram nossos produtos em pacotes com outros produtos. Por exemplo, você vai baixar um software de vídeo e aparece a mensagem “deseja instalar também o Baidu Antivírus?”
Entendo que muitos usuários simplesmente clicam “next, next, finish” e acabaram instalando nossos produtos sem perceber. Entendo que isto é ruim para o usuário e para nós e, por isso, criamos um serviço para ajudar qualquer usuário que não deseje ter nosso produto em seu PC. Por meio de um 0800 e um chat ajudamos as pessoas a remover nossos produtos, se assim o quiserem. Também tomamos medidas para que qualquer nova oferta de software seja mais clara e transparente, evitando que o usuário instale algum produto nosso sem perceber. Veja mais neste link: http://antivirus.baidu.com/pt/lp/saibamais/
3ª – O Baidu não é confiável para quem defende a liberdade como cidadão
Não é correto dizer que o Baidu foi “adotado pela China”. Na China, como em outros mercados dinâmicos existem muitos competidores e os usuários podem escolher livremente o serviço que desejem utilizar. Como nós sabemos, no entanto, a China possui uma regulação específica sobre a circulação de informações e, como qualquer empresa que atue lá, o Baidu respeita a lei local.
Se notarmos as denúncias em torno de desrespeito à liberdade do cidadão e sua privacidade na internet, tais como as feitas pelo ex-agente da NSA Eduard Snowden e por Julian Assange, do Wikileaks, veremos que há muita controvérsia sobre a proteção da privacidade dos usuários e liberdade dos cidadãos. Felizmente, o Baidu não aparece em meio estas acusações e, reconhecidamente, somos uma empresa transparente que respeita as leis dos países em que atua.
4ª – O Baidu como antivírus é um excelente malware
Creio que já esclareci este tópico no meu comentário acima. Rigorosamente, o Baidu não pode ser acusado de malware embora, claro, qualquer usuário possa livremente dizer que prefere este ou aquele software para proteger seu PC.
5ª – O Baidu abre portas para outros malwares/adwares
Realmente gostaria de entender melhor em que você baseia acusação. Sob qualquer aspecto, o Baidu protege o PC contra a instalação de malwares. Teste o nosso antivírus ativo e tente instalar qualquer malware e notará a alta proteção oferecida por nossa solução.
Um bom argumento é olhar os testes comparativos feitos pela AV Comparatives, entidade reconhecidamente competente e imparcial, que atesta o elevado índice de detecção de nosso antivírus, capaz de bloquear mais de 99,6% das ameaças disponíveis na web.
6ª – O Baidu orienta as buscas para seus parceiros, manipulando os cookies da navegação para apontar/conduzir o usuário para os sites de seus parceiros
Esta informação não procede. Na verdade, o Baidu não tem nenhum controle sobre como o sistema operacional e o browser de terceiros armazena cookies. Nosso serviço de busca tenta entregar a informação mais relevante para o usuário, da forma mais simples e confiável. Qualquer usuário é livre para usar (ou não) nosso serviço de buscas.

Redação PTI
37

Caro Felpe, do escritório Baidu no Brasil, apenas para acrescentar: o portal Profissionais TI não tem responsabilidade sobre a opinião aqui exposta, não é uma crítica nossa.
Somos um agregador de conteúdos para profissionais de TI que permite que autores técnicos da área falem sobre assuntos de sua vontade ou domínio, sendo estes responsáveis pelas opiniões expressas. Nós podemos ter, por exemplo, dois artigos com análises contrárias no histórico do portal, dado esse escopo e abertura em nosso modelo.
Permanecemos à disposição 🙂

José Ferreira Neto
38

Prezado Senhor Felipe, representante do Baidu no Brasil.
Obrigado pelo feedback, pelo esclarecimento.
Querendo ser justo com o site ProfissionaisTI, reafirmando as palavras do Senhor Jackson, o ponto de vista do artigo é exclusiva do autor, que no caso sou eu.
Trabalho como suporte técnico em TI desde 1999, sou formado em Sistemas de Informação, uso computadores/tecnologia desde 1993, sou usuário Linux desde 2006 e uma das motivações em abandonar o Windows foram exatamente os problemas que meus ciientes tem.
Mas vamos ao foco do artigo.
Olá, José Neto. Meu nome é Felipe e trabalho no escritório do Baidu no Brasil. Entendo que o site Profissionais TI tem todo o direito de elogiar ou criticar qualquer software ou solução que deseje.
No entanto, acredito que há algumas incorreções no seu texto e gostaria de apresentar meu ponto de vista.
Sim, eu sei que o Baidu é uma empresa privada, segundo maior buscado do mundo e que ele está localizado na China e com filiais em vários países. Entendo que ele NÃO oferece (mais) downloads de músicas, mas como se lê no artigo, ofereceu no passado e foi alvo de denúncias no EUA contra os direitos autorais.
Sim, entendo que a pirataria na internet é extremamente controversa e que não existe ainda uma lei 100% regulamentada sobre os certames do que seria legal ou ilegal. Aqui no Brasil, por exemplo, é considerado pirataria copiar e distribuir com fins lucrativos e entendo que como buscador, o Baidu também – assim como o Google, Yahoo, Bind, etc – resulta em arquivos legais e ilegais e isto não implica culpa dele, e sim do usuário.
Sim, e como profissional de TI eu entendo que se um programa (se) permite instalar de forma escondida, sem que o usuário perceba ou que tenha pedido para instalar já, por si só, é um malware, porque sua política de instalação não está sendo clara e objetiva, ele está se aproveitando de uma subjetividade, de uma falha de atenção do usuário, ou seja, está sendo “malicioso”.
Entendo que a culpa é desses sites que agregam esses aplicativos e que deveriam, estes, sim, serem acusados de maliciosos (o que eu faço em minhas palestras e cursos de TI).
Como usuário relativamente avançado em informática não vejo como amigável instalar um software que eu não preciso, é como o cliente que vai comprar uma TV e o lojista quer que ele compre um rack…
Tudo bem que cerca de 50% da falha esteja no usuário que clica em “next-next-finish”, mas isto não serve como desculpa para instalar um produto que o usuário não pediu.
Acho que o mais correto é oferecer ao usuário a opção – bem clara – de NÃO instalar, mas já tive casos em que eu mesmo testei e não tive essa opção, quando percebi o Baidu já estava instalado e olha que eu sou cuidadoso.
Na questão da liberdade nem vou questionar porque eu sei como funciona e estou ciente de que privacidade digital é elefante branco… não posso dizer que fico feliz em saber que a empresa respeita a política local porque não existe uma política clara, patente, que garanta ao usuário que ele não esteja sendo espionado, mas entendo que as empresas do ramo de tecnologia são sujeitas à isto.
Recentemente foi publicado no site HackerNews uma suspeita que cita o Baidu, de um serviço oculto que capturava dados de usuários e enviava aos servidores na China, só resta saber até onde isto é verdade e qual o posicionamento da empresa em relação à este fato. Deixando bem claro que eu estou citando fontes de terceiros, não é suposição pessoal.
Com relação ao Wikileaks, NSA e todo esse assunto tenho uma posição pessoal, que já citei, não existe privacidade garantida, isto é fato.
Quanto ao fato de ser o Baidu um malware eu parto do princípio que: se o usuário não escolheu instalar, se foi imposto (assim como o aplicativo da Amazon no Ubuntu) de alguma forma que não ficou clara e evidente, é malware, porque, mesmo que ele não capture dados do usuário, mesmo que ele capture mas não use esses dados, se foi imposto é porque de alguma forma ele foi invasivo, portanto é malware.
Outro fato é que o Baidu instala e/ou altera o sistema de busca e página inicial dos navegadores com o intuito de promover sua “suíte de negócio”, usando, por exemplo o odioso “HAO123”, por exemplo. Se ele faz alterações mesmo que superficiais sem a permissão do usuário, é óbvio que só Deus sabe o que mais ele faz.
É tanto que basta iniciar o antiívirus (Avast, Avira ou outro qualquer) no modo seguro que ele vai encontrar arquivos suspeitos na pasta de aplicativos (C:/Users/Usuario/AppData/Roaming/). É nisto em que me baseio, além do fato de que é comum, cotidiano ouvir do cliente: “eu não instalei esse Baidu…”, “minha página inicial foi alterada para um tal de hao123..”.
Um bom argumento é olhar os testes comparativos feitos pela AV Comparatives, entidade reconhecidamente competente e imparcial, que atesta o elevado índice de detecção de nosso antivírus, capaz de bloquear mais de 99,6% das ameaças disponíveis na web.
Se a suíte HAO123 altera a página inicial e o sistema de busca do navegador, nada mais óbvio que ele pode manipular os cookies (coisa que qualquer site com script em PHP faz, nenhuma novidade) e sua própria citação “Nosso serviço de busca tenta entregar a informação mais relevante para o usuário, da forma mais simples e confiável. Qualquer usuário é livre para usar (ou não) nosso serviço de buscas.
Eu creio que o fato do Baidu ter um desenvolvedor que pretende lançar uma ferramenta importante, além de ter sido avaliada por uma empresa “imparcial” como confiável o fato de já começar desacreditada, com fama de malware e isto se comprova facilmente numa pesquisa na internet, já é uma forma completamente errônea de se auto promover.
Se a empresa tivesse investido antes, usando uma estratégia padrão, como oferecer o produto para ser baixado e gratuíto, ao invés de agrega-lo à adwares, seria uma estratégia mais forte e mais segura. Porque convenhamos que começar uma carreira com descrédito não é a melhor forma de se conquistar clientes pois quem está “se queimando” são vocês mesmo.
No mais agradeço mais uma vez sua resposta e a oportunidade da equipe do PTI de publicar este artigo, com certeza quem ganha é o leitor.
Abraços

João Almeida
39

Baidu é um péssimo antivírus, sei disso por experiencia própria, já utilizei ele como unica solução de antivírus junto com o Baidu PC Faster nas maquinas aqui de casa, no começo tudo funciona bem e com rapidez porem minha irmã conseguiu pegar diversos vírus no computador dela, incluindo Adwares que exibiam diversos popups, vírus bancários entre outros, a outra maquina foi infectada por um vírus de pendrive, resumindo tive de formatar tudo novamente, sendo que na verificação do Baidu dizia que o sistema estava “protegido”.
Na minha opinião e testes quem utiliza o Baidu Antivirus esta quase tão exposto como quem não utiliza nenhum, a mesma coisa vale para o PC Faster, em alguns casos apenas deixou a maquina mais lenta e carregada devido aos vários processos, serviços e softwares adicionais (Baidu Store e etc…), vale muito mais a pena utilizar soluções como o CCleaner.
Já tive de formatar diversas maquinas infestadas de HAO e Baidu por deixar elas quase que inoperantes de tão lentas, por esse motivo acho valido sim classificar quase todos os softwares do Baidu como malwares, pois induzem ao usuário uma situação de rapidez e segurança que é no minimo muito abaixo do esperado.
A forma de divulgação e instalação do Baidu é praticamente um abuso, hoje virou piada na internet, em alguns casos não há sequer a opção de não instalar o software, o desinstalador é confuso e tenta forçar o usuário a não desinstalar.
Achei o artigo “ok”, deveria ter sido apresentado dados mais concretos, fontes e analises do antivírus para não deixar duvida quanto a “qualidade” do software.

netto
40

Obrigado, João pelo seu ponto de vista e você é um exemplo da dificuldade que meus clientes passam quando instalam essas porcarias. O intuito do artigo é alertar e não aferir os softwares citados, por isso não há necessidade de apresentar relatórios e provas.

Douglas
42

Muito TI (ténicu de informatika) aqui….
Acredito que nenhum profissional de TI sensato, com o mínimo conhecimento em Segurança da Informação, instale ou dê credibilidade a algo como Baidu.
Por que um software ‘bom’ tomaria o caminho de Adware, vindo de ‘brinde’ em outros softwares? Avast free, é uma boa solução para quem não quer gastar ou usar keygens… mas Baidu? Hao 123? PC Faster?
A maioria dos usuários leigos (minha mãe por exemplo), baixa um software qualquer, instala, pronto! Recebeu Baidu de presente, e o melhor, ele trabalha em conjunto com outro antivirus!?!
Há poucos dias verifiquei que algumas máquinas saíam do laboratório da empresa com alguns ‘softwares’ de otimização…. ESTAGIÁRIO MALDITO, resolveu modificar por vontade própria o fluxograma padrão de manutenção e incluir alguns softwares…. vindo de um estagiário até compreendo, guri novo..etc., foi orientado nos mínimos detalhes e já quer virar um “Analista de Fraudes”….
Resumindo, usuários do Baidu são os mesmos usuários que lotavam o orkut com gif’s e spam, que querem mudar a cor do facebook, que clicam nos links de vídeos da vizinha que foi flagrada..etc..etc..etc..!
Nunca serão!

Rodrigo Pestana
43

Neto, esta de parabéns pela matéria.
Trabalho a 12 anos na área e 3 em segurança digital e não sei como ainda conseguem ter esses tipos de argumentos sobre o Baidu ser um bom software…..piada de mau gosto.
Continue assim com opiniões e base no que escreve.
Um abraço.

vanderlei
44

ORA, ORA VAMOS VER QUEM ADIVINHA
O QUE O PT, BAIDU E PSAFE TEM INCOMUM ?
Todos eles tem um monte de militantes pagos na net com perfil fake
isto mesmo pra defender as merdas que eles fazem.
repara nos perfis que aparecem no facebook defendendo está praga é tudo fake kkkkkk
está merda da china vem só pra olhar o que vc faz ou deixa de fazer ….
em um país que nem o youtube é permitido vai esperar o que de bom ?
seu crescimento vem do trabalho escravo …..
att: um beijo no coração de todos vcs

Hebert Leandro
45

Concordo plenamente com a matéria, e digo mais: A culpa do software são tão mal visto é da própria empresa que embutiu SIM dentro de seu instalador OFICIAL, buscadores e softwares de parceiros que se instalam no sistema de forma forçada e obscura. Podem ter mudado de estrategia hoje, mas ficou a impressão negativa com a grande maioria de técnicos e usuários, que não querem ver a palavra “BAIDU” nem pintada de ouro.

Rogerio
46

Sou profissiional da area de TI e confirmo tudo o que diz o artigo. Ha muito tempo venho alertando meus clientes sobre esse programa malicioso que e responsavel pela maioria dos problemas que encontro nas maquinas dos usuarios ,inclusive na empresa onde trabalho. Quero ver o profissional serio e preocupado com a segurança ter coragem de apoiar um software desses ,apenas quem tem o rabo preso . Parabens pelo artigo.

Alverne
47

É óbvio que estas “pessoas” que defendem a Baidu, até enumerando os itens para defender são recrutados pela Baidu. Quem trabalha com informática no dia a dia sabe que os produtos da Baidu são péssimos, deixam as máquinas super lentas e não protegem nada. Se for assim então provem que seus lixos são úteis e que há motivo real para os usuários largarem os bons antivirus confiáveis do mercado e se pegar com estas praagas que vocês produzem. Claro que nem mesmo se a IBM recomendasse a Baidu eu usaria pois pensaria que foi comprada.

Marco Cezar
49

Sou Técnico em Computadores e gosto do Baidu, pq mais de 90% das máquinas que eu pego pra formatar, o problema é justamente o Baidu. Então para mim é uma fonte de renda. Eu recomendo.

ednilson
50

quem disse q o baidu nao instala sem o consentimento do usuario? eu so vivo desinstalando ele! ele vem com pacotes de dowloads atravez de instaladores q induzem vc a instalar ele e esconde a opçao de voce nao querer ele, quem trabalha com ti, e que percebe mas os outros nao!

Edu
51

Ótimo comentário, exceto: o “use linux!”. Linux somente para usuários hardcore. Em nenhuma, mas nenhuma hipótese para usuários normais. Por que digam que é fácil. Infelizmente não é! É muito complicado comparando com windows ou macOS.

José Ferreira Netto
53

Edua, NÃO tem nada de dificil no Linux, talvez você não tenha recebido a instrução e o incentivo corretos, garanto que se você participar do nosso grupo no Facebook vai mudar sua forma de pensar, aliás, te desafio à mudar. Grato

Wildes oliveira
54

eu li este post achando que seria abordado algum contexto técnico quando leio um monte de idiotices nada técnico, nenhuma parte do texto abordado tinha algo de interessante, apenas a visão de um entusiasta .

José Ferreira Netto
55

Caro Wildes, agradeço sua opinião e respeito-a, embora discorde dela por uma questão técnica mesmo, porque eu trabalho como técnico em informática, sou formado em Sistemas de Informação e, usando suas palavras, um entusiasta desde 1993 quando ainda era MSDOS e uso Linux desde 2006. Entendo que você goste e use o Baidu, porém querer “contexto técnico” como argumento é um pouco demais, até porque não há como aferir um software totalmente fechado, como é o caso do Baidu.
Grato

Marcio
56

Sinceramente não entendo como existem ditos profissionais de Ti que defendem esse tipo de software. Pode ser até que o autor tenha exagerado em algum aspecto, mas é inegavel que quando se tem instalado esse software e seus derivados se perde performance, segurança e privacidade. Minha experiência é de anos de suporte e agora como gerente de Ti.

Agnaldo
58

baidu e um lixo, mesmo desmarcando tudo ele se instalou no meu notebook com windows 7. minha intençao era instalar so o format factory, mas alguns minutos depois apareceu psafe, iminent, e outras pragas. ainda bem que sei formatar, entao nao tive que pagar ninguem. so uso windows por causa dos meus jogos.

Augusto
59

Prezados,
Vamos ser técnicos; O fato de baixarem programas contaminados com modificações onde se inclui o Baidu não quer dizer que a culpa é do baidu.
Baixaqui é um site cheio de programas com instaladores que sao incorporados vários aplicativos juntos e isso é o usuário que escolhe baixar de lá então a culpa é do baidu?!!
Já usei o Baidu 1 ano inteiro sem ser contaminado por porcarias pois sei usar bem o computador. Há também sou da sua época Neto, também entendo bem de computadores, Já fiz curso da Microsoft MCSE – Microsoft Certified System Engineer, comecei com o DOS, fiz curso de programação em Clipper a mais de 20 anos atrás, entendo bem de vírus, dou manutenção em micros também e antes de acusar diretamente uma empresa apenas por pensar sobre certos fatos sem julgar o usuário eu pensaria como Jesus fez… Atire a primeira pedra quele que não tem pecado.
Hoje eu não uso o Baidu Antivírus muito menos o PCfaster pois realmente o que não gosto é do PCfaster, mas o Baidu Spark Browser ainda não achei nenhum navegador com aquele programa de midia de baixar videos e transformar em mp3 igual ao Baidu Spark Browser e para mim ele é maravilhoso.
Não julgo o seu conhecimento.. cada caso é um caso… Mas para se afirmar como vc o fez sobre o Baidu, tem que ter provas e provas irreputáveis coisa que vc não o fez.
Corre o risco de receber um processo da Baidu por difamação mentirosa e ser obrigado a provar ai vai cair do cavalo…
Pra provar vc em que abrir o software (engenharia reversa) entender o que está escrito no código dele e pegar algum flagra referente ao que acusa. Coisa que infelizmente não o vi vc fazer… Sei disso pois entendo de programação como disse anteriormente.
Até lá vou julgando os usuários como os infelizes baixadores de porcarias e instalarem porcarias pois meu pc está sempre limpinho ou quase pois adoro fuçar e aprendo muito com isso.

netto
60

Augusto.
Obrigado pelo seu comentário… mas quero que você saiba que eu não temo pelo que eu falo, falo com certeza e me baseio em experiência. Sim, também já fui programador – e dos bons – já programei em C++, Delphi (Object Pascal) e já usei engenharia reversa… hoje eu sou professor de informática e ativista de SL e GNU/Linux. Se alguém me por à prova, buscarei o conhecimento e provarei minhas teorias. Mas o que me garante que eu digo a verdade é a própria rejeição que o mercado faz dos produtos dessa empresa nefasta. Ah, que bom que você usa o Baidu, PC Faster, e o scambau… eu, graças à Deus me livrei do Windows em 2006 e nunca mais voltarei à usa-lo, nem que o mercado me obrigue à isto.
Basta frequentar grupos e fóruns sobre segurança que você vai ver que a segurança que você tem em usar o Spark Browser prova seu desconhecimento nos quesitos de segurança e privacidade. Mas respeito sua opinião, seja feliz com sua escolha.

Leandro Falout
61

Essa noção de “determinado software da Baidu se instala sozinho no sistema quando você esta instalando outro software” é puro desleixo do usuário. Os softwares da Baidu se instalam no sistema por falta de atenção do usuário com os instaladores da internet e dos próprios softwares que oferecem a instalação de softwares da Baidu.
Único software realmente agradável da Baidu é o Navegador Spark Browser, que é o melhor existênte atualmente; O anti-vírus é fraco, e suspeito. PC Faster mais interfere do que ajuda. E na questão da Baidu fornecer seus dados ao governo…O próprio Google também faz isso, a difrença é o fornecimento dos dados ao governo chinês ao invés do americano.

Alverne
62

Trabalho com computadores desde que apareceram os 286 rodando DOS do disco de papel e trabalho em uma instituição pública , administrando uma rede que tem 300 computadores , e posso afirmar não apenas que todos os pontos citados no texto estão corretos como ainda faltou muito mais para ser uma descrição fiel do que é essa porcaria chamada Baidu. Diariamente eu tenho que me deslocar ou pedir pra algum colaborador ir resolver problemas causado por estas pragas que , de forma maliciosa é defendida por alguns , se instalam nos computadores sem permissão. Nunca vi utilidade no Baidu Antivirus e nem mesmo no Antivirus de onde dizem que ele é derivado , que é o Avira. Inclusive já usei o Avira em testes em nossa rede assim que ele surgiu e vi que não se passava um antivirus fraquíssimo não chegando aos pés nem mesmo da versão free do Avast. Hoje usamos o Kaspersky e esse sim é um antivirus.
Por falar nisto, gostaria muito que a Kaspersky usasse a mesma política safada de se instalar nos computadores dos clientes pois assim , pelo menos, nós estaríamos protegidos.
Baidu é um lixo e nada mais e acredito que se eles querem mesmo ganhar mercado de alguma forma eles deveriam fazer marketing de seus lixos, digo produtos, e convencer aos usuários a baixarem e instalarem de forma voluntária seus lixos, digo programas, assim como eu faço com o Panda Antivirus, o Kaspersky, o AVG, O Norton , o NOD e outros tantos produtos comerciais .

Acrisio
63

Eu so digo uma coisa, não confiem em um “prossional de TI” que quer enfiar na sua cabeça que a familia baidu é uma coisa boa. Tenham certeza que esses não são profissionais de TI.
Estou a pouco mais de 1 ano tralhando na area, mas como usuario ja tenho muitos anos e meu contato com esses malwares vem desde os tempos de usuarios. Sempre foram um problema, forçam vc usar seus softwares e em alguns casos é quase impossivel remove-los.

Ernane Velozo
64

Baidu deveria se chamar “várzea” e só vacilão diz que usa, msm pq não dá pra usar uma coisa que detona o sistema em sã consciência. Não dá pra levar à sério usuários do Baidu…

Claudio Santoro
65

Olá autor da matéria, realmente gostei dessa abordagem e de seus pontos de vista, sobre o famoso Baidu. Sou Claudio, pesquisador de Internet das Coisas, na Universidade de Brasilia, e gostaria de escrever algumas outras informações, para vocês que amam Baidu.
Primeiramente, eu pensei, realmente ponderei, que alguns dos comentários só poderiam ser brincadeira ou palhaçada, então vamos lá.
1. Baidu não é, nunca foi,um Antivírus. Pelo simples fato de não existir nenhuma API e Interface de Varredura implementada nele. De fato, o Baidu geralmente alerta a existência de virus no computador, instale um antivirus de conhecimento público e verifique, se o mesmo apresenta dizer a existência do virus. Usando programas de feedback da rede, não irei citar algum especifico para não realizar promoção de software, você verá que alguns pacotes de dados são solicitados aos servidores do Baidu, mas veja a coincidência, é requisitado ao servidor do Baidu, nomes de virus, e falsas informações. Onde quero chegar é que o Baidu diz ter virus que não existem, e para ficar mais realista, ele consulta dados de seus servidores sobre “trending” de virus. Verifique, e se desconecte da Internet por vamos dizer uma semana, ironicamente o Baidu não irá dizer nada. Mesmo se você colocar un pendrive que tenha virus no PC!
2. De jeito nenhum a Avira compartilharia sua API e Metadados e seu código fonte do “motor” de seu antivírus para outra empresa. Isso não existe. São propriedades registradas. De onde tiraste essa informação? Prove-me que Baidu possui implementação do Avira, só se ironicamente for roubada hehe.
3. De onde viu esta analise dizendo que 360 é o melhor antivirus. Meus senhores, Kaspersky ganha faz 4 anos o melhor Home and Internet Safe Tools seguidos pelo Fórum de Segurança Digital (CID). Além disso, se você for ver a lista de tipos de virus conhecidos no portal da IEE, verá algo como: com.adware.baidu, com.antrax.baidu, com.spyware.baidu, etc.,etc.
4. Baidu solicita sim informacoes constantes do seu computador. Basta ir no Registro de Chaves do seu Windows o famoso Registry. Nele verá em LOCAL MACHINE, AUTH SOFTWARES, Softwares com permissões de todos os tipos. Você pensa que ele não vê, mas ele vê. A partir do Windows 8.1 você pode ver os subprocessos de um programa. Você verá que o Baidu usa constantemente o Host de Serviços do Windows, e o Console Local. Ambos processos importantes, para programas, terem acesso a sua linha de comando.
5. Baidu entra de forma venenosa. Mesmo você desmarcando a opção de aceitar. Há entrelinhas como,”ao clicar em continuar, está aceitando os termos”.
6. Baidu não se desinstalá, mesmo clicando em desinstalar. Ele aparenta estar removido,mas veja lá os processos dele ficam ocultos, e hã arquivos em AppData e ProgramData.
7. Baidu faz diversas outras coisas, que não citarei, pois não irei perder meu tempo, discutindo com “Geeks”, ” Nerds” ou Brasileiros Convencidos, que são tontos ao ponto de ignorarem recomendações de um IT Specialist que atua antes mesmo de vocês nascerem. Não que a palavra dele seja absoluta, mas muitos de seus comentários gigantescos e formais, são apenas “ladrainha” e papo furado.
Querem dialogar ou ainda tem duvidas? Contate comigo. Dúvida de minha veracidade? Basta contatar. Não irei citar aqui meus diplomas, certificados, tal tal. Pois não estou aqui para dizer que sou melhor que alguem.
Abraços ao Autor da Matéria.
Sincerly,
Claudio A. S. W.

netto
66

Muito obrigado, Claudio Santoro, seu comentário/feedback é muito importante para que os usuários entendam que a ideia do artigo é preveni-los com relação à estes programas nocivos.
Obrigado mesmo, gostei do seu comentário.
Abraços

Silvana
67

Excelente post. Eu tenho muita raiva da Baidu. A primeira vez eu gastei um tempão tentando arrumar, e tive que gastar dinheiro mandando formatar. A segunda vez foi a mesma coisa. Sem contr que isso acaba com o desempenho do PC.

Luciano
69

Neto,
Ja tentei migrar para o linux varias vezes contudo, sempre volto para o windows , talvez não tenha tido a orientação correta para continuar e saber me virar por la. Eu já estava aprendendo a usar as linhas de códigos e tudo mais, eu usei o Ubunto.
O que acontece e que gosto de jogos online e sei que da pra fazer funcionar no linux mas nunca consegui.
Eu gostaria de saber onde posso encontrar aulas boas para lidar com eventuais problemas, tipos programas incompatíveis, sempre tive essas duvidas e acabava me aguniando e formatando o pc voltando para o windows.
Não vou criticar o Windows uso sempre, ja tive problemas com esse baidu que na minha opinião não e um programa confiável, mas enfim.
Caso possa me passar alguma orientação de qual versão do linux eu possa usar já que seria pra iniciante.

Luciano
70

Perceberam que o Baixaki, desativou os comentários dos usuários quando vai la pra baixar o BAIDU? Porque sera?

Marvin
72

Esse baidu é uma das maiores pragas do universo digital. Só quem é maluco defende isso.

Everson Ferreira
73

Baidu é uma farsa, uma porcaria de programa sem vergonha q do nada aparece no seu computador e dá um baita trampo pra tirar.. e ainda fala q é antivírus. Tem q banir

Robson Kramer
74

O jovem José Ferreira Neto está de parabéns em sua corajosa análise e crítica. Sua visão está plenamente de acordo com a abordagem técnica que os profissionais da área de TI possuem à respeito das duvidosas e ineficientes aplicações baidu, muito embora sua visão não agrade aos que se limitam a encarar o assunto pelo mero senso comum….
Como Gerente de Projetos de Implantação de Infraestrutura Tecnológica SAP NetWeaver, e com formação na área de Ciência da Computação USP desde 1994, endosso a visão de José Ferreira Neto. e reitero, com absoluta convicação, de que o antivírus baidu não passa de uma farsa; é um conjunto de aplicações que tendem a gerar inúmeros problemas de instabilidade e performance, além de notória quebra de segurança, principalmente em plataforma operacional Windows.
Analistas de Sistema experientes, bem como DBAs Oracle, SQL e DB2 IBM simplesmente torcem o nariz para qualquer aplicativo baidu, haja visto a enorme quantidade de problemas que estes produtos chineses causam em Sistemas Multiusuários ( Windows 2008 Server, Windows 2012 Server Enterprise, SQL Server 2012, isto para citar somente aplicações Microsoft, geralmente mais vulneráveis aos danos que o baidu pode ocasionar numa rede corporativa ).
Já pude observar e analisar, junto a Consultores Microsoft e Linux certificados, acerca da imensa quantidade de falhas operacionais e de conexão remota a que Sistemas Windows estão sujeitos, quando gerenciados e monitorados por antivírus baidu, por exemplo: estruturas de segurança .dll são adulteradas em seu código original, duplicações desnecessárias na chave de registro ocorrem constantemente, perda acentuada de performance se torna o problema mais comum, além de falhas de segurança em conexões http, ftp, vpn e vnc, num produto que já é frágil no quisito Segurança, em sua própria concepção; se sistemas de rede corporativa, mais bem monitorados e ajustados por profissonais competentes, podem sofrer tais danos, o que dizer então de usuários comuns em seus monolíticos Windows XP, 7, 8.1 e 10…..
Os que discordam da CORRETÍSSIMA visão de José Ferreira Neto, ou não conhecem o assunto mais a fundo, o que é mais comum de se constatar, ou ainda não tiveram experiência suficiente, controlada através de pesquisa estatística, para poderem ter uma visão referencial mais técnica e menos baseada nas impressões de um leigo na questão.
O software baidu é malicioso sim, somente os menos experientes se agradam desta aplicação, simplesmente porque nem sequer entendem como funciona o processo de monitoração de um antivírus num sistema Microsoft – é a propaganda e o marketing, mais do que a eficiência técnica, que torna estas aplicações chinesas atrativas para os leigos no assunto; simples assim…..
Tenho em minha equipe de trabalho, consultores Microsoft que já executaram todas as fase de tuning de SO em uma rede corporativa de pequeno e médio porte ( o que é mais comum de se ver, em se tratando de Plataformas Operacionais Microsoft ), e todos são unânimes em afirmar que Baidu é uma farsa, que causa mais prejuízo de instabilidade operacional, queda de tempo de resposta em execuções de missão crítica, e perda de conexões na transferência de grande volume de dados – quando são executadas queries num Banco de Dados Relacional SLQ Server 2012 ou 2014, por exemplo – do que eficiência na contenção de vírus e ataques hackers.
O fato de um dos motores de varredura do Baidu serem da Avira, não o torna mais seguro, pois em tudo o mais, ele é imprestável, à médio prazo.
Uma aplicação que funciona em paralelo a um modelo de negócios duvidoso, que ela mesma trata de veicular em suas conexões http não é digno de confiança para ninguém que tenha um mínimo de conhecimento técnico e bom senso….
O suposto “desempenho” do Baidu cai por terra, quando comparado ao antivírus 360 Total Security, que também é gratuíto, e possui 4 motores de varredura, e que funcionam de fato, ao contrário do que vemos no Baidu…..
Chega a ser um despropósito comparar OpenBSD, o quisito “segurança de dados” aos engodos e embustes que o Baidu pode acarretar numa rede de computadores…..
Em vários testes simulados de tráfego de rede, transferência de dados via conexões nativas de Bancos de Dados e Plataformas BI e ERP ( SAP e Microsiga, por exemplo ), ativação controlada TCP/IP entre Windows e UNIX AIX IBM, o Baidu se mostrou completamente ineficaz e limitado, além de oferecer comportamento típico de um malware, no redirecionamento de páginas html e xml – conheço dois Desenvolvedores PHP e ASP, ambos nível Sênior, que atestaram isto, através de testes profundos, no núcleo dos próprios códigos das aplicações, e concluíram por fim: Baidu não é nem um pouco seguro, e de forma alguma, cumpre o que promete….
Portanto, as afirmações do autor deste artigo, são totalmente dignas de crédito, e endossadas por Profissionais da área Certificados e Experientes, e não por usuários comuns que acham que se dedicam à informática, apenas porque navegam pela interface gráfica de um Windows monolítico e privado.
Os que acham a visão do autor ridículas, é porque não conseguiram detectar antes de tudo, o QUANTO É RIDÍCULA A PRÓPRIA VISÃO DELES no assunto, além de ser geralmente uma visão tecida por usuários imprudentes e precipitados, que pouco, ou quase nada conhecem do assunto tecnicamente.
O que muitos ingênuos não conseguem entender, simplesmente devido seu despreparo intelectual no assunto, é que não basta um sistema não apresentar explicitamente seu comportamento malware; basta que dentro de seu processo operacional se confirme, através de exame detido, que as falhas e invasões acontecem, para se ter a mesma certeza que os peritos no assunto já mantém há muito tempo.
Portanto, parabenizo o Excelente e Acessível artigo redigido corajosamente por este Brilhante e Capacitado Jovem, Voltarei a ampliar a análise crítica aqui iniciada, em favor do autor, contra este engano digital que é o Baidu.

Jully
76

Eu gostei muito do post e achei esclarecedor. Eu não estou surpresa em saber que é uma empresa sem ética que força a barra para oferecer seus produtos ruins. Acredito até que o procon deveria fazer alguma coisa em relação a Baidu.

Elizabeth Silva
77

Olá. Adorei o artigo e ainda mais os comentários técnicos dos profissionais. “Caí ” nessa matéria depois de pesquisar sobre uma pasta chamada Baidu que “surgiu” nos arquivos do Android, após a instalação (imposta pela atualização do software do celular) de um App que é desenvolvido pela Baidu.
Como simples usuária de computadores, há anos, vejo problemas em máquinas de pessoas que só sabem fazer as coisas mais básicas de informática, causados por conta desses instaladores 171 que existem na maioria dos sites que oferecem downloads gratuitos . Após muitas derrapadas, acabei aprendendo a me livrar dessa merda de Hao 123 e afins pq passei a ler com calma todo diálogo exposto no processo de instalação. No meu trabalho, recentemente, a máquina de uma funcionária passou a exibir anúncios na home do Google e em tudo o que era lugar. Olhei na gaveta de adicionar e remover e vi que inúmeros apps foram instalados junto com outros programas que só Deus como o TI deixou isso passar. E olha que não sou TI.
Até vejo o Baidu tentando mudar sua péssima imagem no mercado através de artistas do Porta dos Fundos, mas como foi observado nos comentários, quer mudar a imagem depois de permitir que sites oferecessem/promovessem seus apps de forma tão escrota aos usuários? Sei que o usuário precisa ficar atento ao que instala, ler as coisas com calma,mas a opção mais correta seria a de não vir junto com nenhum outro programa. Minha opinião.
No caso do Android, a atualização do software do telefone trouxe um App desenvolvido pela Baidu e não, não havia nenhuma pergunta do tipo “deseja instalar o App x? “A permissão partiu da empresa fabricante do celular. O App não tem em seu nome, a palavra Baidu, mas a pasta está lá…
Obrigada pelo esclarecimento e desculpe por ter me prolongado no comentário.

Marcos
78

Parabéns pela iniciativa mas….
1- Vocês não conseguem ver que esse negócio não quer dinheiro ? Ele é mais perigoso do que imaginam.
2- Alguém pode por um método de remoção sem ter que formatar o pc?

Fernando
79

Ola, vou ser breve no meu comentário.
Sou Técnico informático, trabalho na área da programação e neste momento estou a concluir a minha tese em linguagem Ruby.
Acho o artigo bastante acessível e ponderado, fazendo uma análise correcta do que é este software para o usuário comum.
Apenas quero deixar o meu feedback de que este software a que chamam “Baidu” está longe de ser um antivírus ou um motor de busca normal..ele até pode ser isso, mas ele é muito mais que isso. Conheço duas pessoas que recentemente me mostraram o tipo de actividades que esta empresa pratica..e aparentemente as intenções são piores do que pensava. Cabe a cada utilizador formado ou não, especialista ou não especialista em TI, informar-se e ler pois conteúdo na internet sobre este tema não falta.
Cumprimentos.

Juarez Pereira Mendes
80

Gostei muito dos comentários, tem muitos caras cobras no assunto aqui, a começar pelo autor da matéria !
Por isto mesmo, gostaria de saber com Você, José Ferreira Netto, se o Advanced System Protector na versão paga é confiável, uns falam bem dele, outros falam mal, inclusive em artigos técnicos na internet.
Preciso saber sobre este aplicativo, pois desinstalei o baidu, este não quero ver no meu note nunca mais, nem pintado de ouro; mas, esta opção que apresentei, é confiável ?
Continue com este trabalho, é nota 10 !

José Ferreira Netto
81

Prezado Juarez, eu costumo usar como regra o seguinte: use uma ferramenta comum e que a maioria fala bem dela… a mesma coisa se aplica aos antivírus. O site Olhar Digtal, essa semana, apresentou 4 antivírus: Avast, Avira, AVG e Panda… o Avast ganhou em todos os quesitos. Esse Advanced System Protector é um malware, não tem nada de protetor… fuja dele também. Eu faço a seguintes indicações e até as aplico aos meus clientes (sou suporte técnico): Para processadores mais “fraquinhos” (Atom, Celeron, Via), use o MS Essencial Security, para os demais, use Avast ou Avira… AVG é muito pesado. O Avast está melhorando cada vez mais.

Luiz Antonio Queiroz
82

Pessoal eu estava usando Spark Browser da Baidu, ao meu modo de ver até ler esses comentários eu achava o melhor navegador mas depois disso voltarei para o Explorer 11.
Parabéns a todos pelos comentários.
Abraços!!

Guilherme Machado
83

Não dá pra considerar o Baidu, que prejudica sistemas e faz práticas nocivas, concorrente do Google. São produtos completamente diferentes em propaganda e o principal, em qualidade. A Baidu tem uma forma muito apelativa de fazer com que usuários conheçam os pgms e apks

Rossano
84

“Vocês acham que pode existir coerência num antivírus que ao ser desinstalado exibe a mensagem de que ele é compatível com outro antivírus que está instalado?? Piada da semana.”
Olá José, tenho licenciatura plena em Sistemas de Informação e iniciei na informática em 1995. Resolvi testar esse tal de baidu e realmente, é muito estranho na tela de instalação, ele dizer que é compatível com todos antivírus. Sendo que todos sabem o uso de dois antivírus juntos pode dar conflito. Se tu parar pra pensar, baidu, 360 safe, e psafe (que se diz ser nacional) são tudo farinha do mesmo saco. Sobre o pacote Comodo, tu tens alguma opinião? Abraço!

José Ferreira Netto
85

Prezado Rossano, obrigado pelo comentário e pela visita.
Realmente o Baidu tem enganado muita gente…
Com relação ao Comodo eu nunca vi ele em teste por uma empresa séria, como Olhar Digital (só pra citar) e eu acho ele muito pesado, já monitorei um sistema com ele instalado e o consumo de processador era muito alto, mas se você tem ele instalado, abra o sistema de monitoramento do Windows (pressionando a tecla Windows + R e digitando taskmgr e olha na aba desempenho) e teste com ele executando.
Eu uso Linux desde 2009 mas meus clientes usam Windows em sua maioria, porém eu sempre instalo Avast e para note/nets mais básicos (processador Atom ou Via), eu instalo o MS Essencial Security (da MS).
Abraços

Andersson José
86

Bem neto, que dizer, nem sei se posso lhe chamar assim, mas quero uma dica de progamas, que eu possa usar para uma bom funcionamento do meu pc.
Agradeço desde já.

José Ferreira Netto
87

Bom dia, Anderson.
Sim, pode me chamar de Neto…
Depende muito do quê você faz ou como usa o computador.
No site http://ninite.com tem praticamente todos os programas que você necessita para o uso comum do computador, basta selecionar e clicar no botão “Get Installer” que eles serão instalados em seu computador, atualizados e sem adicionar programas maliciosos.
Grato

Robson Kramer
88

Reconsiderando o uso do Antivírus 360
Em meu comentário sobre o Baidu à respeito da matéria elaborada pelo Nosso Expert em Linux, José Ferreira Netto, fiz uma observação um tanto descuidada, no que tange à suposta qualidade do antivírus 360, e de fato, em alguns testes simulados que fiz, ele sobrepujou o Baidu (mas isto não é um argumento técnico consistente, visto que o teste foi feito em condições não controladas, muito rapidamente, com parametrização de varredura ausente e sem uma simulação mais extensa de situações de risco de infecção).
Pois bem, desta vez fiz alguns poucos testes de monitoração do desempenho de um Windows XP SP3 e de um Windows Pro 8.1 64 bit, através de minha máquina OpenBSD 5.3 (arquitetura amd64), e os mesmas simulações num antigo FreeBSD 4.1 (32bit), que ainda mantenho em um velho desktop por 9 anos, e os resultados foram bem diferentes, para pior, obviamente.
Se eu tivesse lido antes um artigo anterior, redigido por Nosso Ilustre José Ferreira Netto, não teria defendido, até certo ponto, esta outra porcaria que é o 360.
Sou usuário root em sistemas BSD há 9 anos, venho do ambiente corporativo UNIX AIX v3.2, da época em que ainda se administrava backup Oracle em versão 6i, através de shell script C, o que eu era obrigado a fazer dentro do SMIT; ou então acionando-os pelas opções ‘tar’, prmtrs % tar -cvf /dev/rmt0 /yourdata, e depois o restore % tar xvf /dev/rmt0 /yourdata, para servidores IBM Risc 6000 – as famosas geladeiras pretas da época, rs – isto, quando o cliente era mais purista, e mais velhaco em UNIX, rs. Confesso que meu foco não é mais Windows, há um bom tempo também, e por esta razão, fui precipitado na opinião acerca do outro lixo chinês, o mascarado e administrador de malwares 360.
Os artigos do Nosso Estimado e Altamente Capaz Jovem José Ferreira Netto (que também é um Super Usuário, Administrador de Sistemas UNIX, perito no Maravilhoso e Poderoso Linux) estão cheios de insights e dicas decisivas, para que saibamos lidar melhor com as limitações e falhas de segurança nativas, do ambiente Windows.
Eu e alguns colegas fizemos há uns meses atrás, testes em workstations Windows, através de console UNIX AIX, e o resultado foi exatamente o que José Ferreira já sabia bem antes de nós – Baidu é um engodo, não presta para nada, não ser para prejudicar o seu Sistema, e o 360 não fica muito atrás – talvez deva ser só melhor mesmo que o Baidu, rs.

José Ferreira Netto
89

eita, me senti valorizado agora! hehehehe
obrigado, meu amigo, pelo feedback e pelos elogios….
não sou tão root assim, mas já trabalho na área de segurança e técnica há mais de 15 anos, já dá saber algumas coisas…
em breve mais umas dicas de segurança.
abraços

André
90

os apps da baidu na maioria das vezes sao instalados sem a gente perceber.
no meu caso foi assim, fui instalar um app e sem querer instalei o baidu pc faster e depois disso tenho ele ate hj e nao tenho nada de reclamar dele.
apesar de ser pesado no inicio do sistema.
com ele meu pc duplicou a velocidade e inicia em menos de um minuto mesmo com + de 300 apps instalados no meu pc.

Robson Kramer
91

Recado ao André, acerca de seu comentário postado no dia 9 de julho de 2015
A sua observação à respeito da afirmação de que o baidu pc faster tornou seu sistema melhor, é baseada na idéia de que ele tornou a inicialização de seu computador mais rápida, o que é discutível, já que qualquer aplicação baidu não tem esta capacidade, e muito menos num computador com mais de 300 aplicativos instalados.
Já fui Analista de Infraestrutura em Plataforma UNIX/Windows no passado, tenho 32 anos na área de Informática; já atuei como Operador de Sistemas, Programador JCL em Mainframes (venho do mundo Mainframe, meus primeiros trabalhos na área profissional escolhida começaram em 1984) Analista de Suporte Windows NT, Windows Server 2000 e sucessores, Analista de Infraestrutura em Plataforma UNIX/Oracle, DBA Oracle/DB2/SQL Server, Analista de Plataforma SAP NetWeaver e Desenvolvedor C, C++, Python em Open Source BSD Systems, e me vejo, assim como me sinto também, em condições de fazer, PESSOALMENTE, um teste bastante amplo e profundo em seu computador, se você me permitir, um Tuning de Sistema Operacional completo, bem como uma Análise de Diagnóstico técnico igualmente completa, e com referências, para Você.
Eu farei gratuitamente este trabalho de Consultoria, sem nenhum custo adicional para o usuário, e te PROVAREI que isto não acontece, e que um computdor com mais de 300 aplicações instaladas (ou muito menos que isto), só teria perda de rendimento e performance comprometida seriamente, utilizando-se de qualquer aplicativo Baidu.
Para isto, deixe um endereço eletrônico, ou canal IRC, PalTalk ou Skype, poderia ser até mesmo uma conta de facebook sua, o recurso que você preferir além destes citados, entrarei em contato com Você e marcaremos esta Análise de Varredura e Checklist em seu PC.
Também podemos utilizar uma conexão remota, posso te sugerir algumas, caso aceite este suporte técnico e entre em contato comigo.
Assumo este compromisso com Você, não apenas para te ensinar mais tecnicamente sobre o assunto – embora os comentários de nosso Caro José Ferreira Netto sejam bastante amplos e esclarecedores, e elaborados por um Profissional Competente da Área, um Usuário e Perito em LINUX, diga-se de passagem, – mas, principalmente, para salvar seu computador de transtornos futuros (ou de alguns bugs que já atuam de forma subliminar em suas conexões de rede, prejudicando-a perigosamente, e tornando sua rede completamente vulnerável à espionagem remota ou futuros ataques hacker, e você sequer desconfia disto…), ao se utilizar de sistemas da Baidu.
Te pergunto: Por quê será que Profissioais Qualificados da área de Informática, praticamente Todos, são unânimes ao afirmarem que NENHUMA aplicação Baidu é recomendável para o computador, seja um servidor ou um desktop pessoal ?

Vinícius Domingues
92

Não tenho muita experiência mas sou técnico em informática e já vi muitos computadores com a linha inteira da empresa Baidu kk e você tem toda razão, porém não é necessário utilizar distribuições Linux, eu utilizo Windows e nunca tive problemas com o Baidu instalando sozinho, basta tomar cuidado. E parabéns pelo artigo.

Daniel Marques
93

Olá, essa é a minha opinião e concordo com seu artigo, se o BAIDU fosse realmente bom, o melhor, ele não precisaria usar vários recursos e artimanhas para se instalar em seu Sistema Operacional sem sua permissão. Concordo +- que ele não se instala sozinho, mas ele sempre vem desapercebido junto com outros programas indesejáveis e normalmente o usuário com pouca experiência que paga o pato. O resultado disso é uma dor de cabeça tremenda, porque ele nunca vem só e o que deveria ser proteção logo se percebe que não tem lógica e que algo esta errado . Para quem já tem uma certa experiência por “enquanto” fica fácil optar ou não em instala-lo, mas para quem não tem (maioria) isso é muito oportuno e ultimamente quando que se fala lentidão no S.O, travamento, paginas que não entram ou não voltam ao seu estado anterior, será que é sempre mera conhecidencia que BAIDU esteja ativo no Sistema sem autorização consciente do usuário.

Rosana Alencar
94

Baidu é a maior porcaria que tive o desprazer de ter no meu computador e não consegui tirar mais

altair
95

Instalei o antivírus Baidu em meu pc , por no momento não ter condições de pagar pelo o que já estava , no caso o Norton .
Após algumas semanas de instalação e de verificações ele esta apresentado ” cavalos de troias ” TROJANS nas verificações . Ao verificar do que se trata os tais trojans , constatei que são instalações do proprio Baidu .
Pretendo desinstalar o antivírus ( Baidu ), tão logo ao saber como fazer isso .

netto
96

Basta ir em Painel de Controle e depois em Adicionar e/ou remover programas e dar dois cliques em cima do Baidu e clicar em desinstalar….

Alan
97

Caraca, alem de odiar esse baidu, psafe e outras pragas, que tenho que desinstalar em quase todo computador de leigos que apenas queriam instalar um outro e foram vitimas desses malwares, os caras dessa porcaria de empresa ainda tem uma equipe para postar mentiras em todo blog e na internet, como os idiotas que postaram aqui. Esse pessoal lembra os petistas. O autor do post esta totalmente correto. Parabéns! E estranho o silêncio dos sites especializados sobre o baidu e ouros adwares. Nao falam bem, mas também nao falam mal.

Alessandro Fidugo
98

Esse papo complicado de linux e unix é coisa do capeta, tá amarrado. Eu uso o Windows Vista com Baidu, e o resultado é ótimo, estou livre de vírus, porque o Baidu cuida dele pra mim.
Antes eu tinha meu pc rápido, abria tudo rapidinho e a net também, o que significa que eu tava em perigo, já que um vírus podia entrar nas brechas da rapidez, entre um site e outro, e se instalar no meu pc.
Depois que o baidu chegou ( ele se instalou automaticamente, sem eu precisar fazer nada, o pessoal do baidu é super legal, eles te poupam deste trabalho e vem pra te ajudar), meu pc começou a ficar bem lento e tudo travando, mas isto é pro seu bem, porque significa que o antivírus tá checando pra ver se tem alguma coisa lá dentro das pastas do seu pc, entendeu ?
Agora, eu sei que, depois das checagens do baidu (que demora um pouquinho, por isto minha ia inicialização do meu pc leva em média, cerca de 30 minutos) meu pc está seguro.
Por este mesmo motivo, eu demoro pra chegar às minhas pastas pessoais no pc, e mais demorado ainda é abrir a internet, porque ele faz mais checagens para não te deixar em risco.
Vira e mexe, aparece uns programas novos, o baidu procura na net as novidades e instala de graça pra vc !
To super contente com este antivírus, o meu hd, não sei porque, diminuiu muito de tamanho, de 2 semanas pra cá, é como se eu tivesse instalado ou colocado mais de 5 GB de arquivos, mas eu não instalei mais nada depois do baidu, e os programas que entraram são de menos de 150 KB, então não sei oque aconteceu, mas sei que agora estou protegido !!!
O técnico que tem uma loja aqui, me recomenda o baidu, tanto que, agora ele me sugeriu que eu leve sempre o pc lá, uma vez por mês, para ele calibrar o baidu e assim, ele catar mais vírus pra mim. Pago um dinheiro a mais, mas sei que tudo é pro meu bem, pois o baidu é completo, tem 3 motor antivírus, ou seja, vale por 3 antivírus, e tem todas as funçoes de graça pra mim !!
Há programas que não rodam mais, arquivos que foram apagados, e os travamentos só aumentam, além do tempo enorme para iniciar o pc, mas isto tudo é pro meu bem – os arquivos que foram apagados, é porque provavelmente tinha um vírus escrito lá dentro, sem eu saber, os travamentos aumentaram porque a segurança para checar o pc só aumenta, a cada atualização do Baidu, e os programas que não rodam mais, o baidu descobriu pra mim que é por que eles tem bugs, por isto não funcionam direito.
O processador do meu pc força tanto agora pra trabalhar, que às vezes eu sinto cheiro de queimado, mas acho que é os carros e caminhões que passam lá fora.
Sou imensamente grato ao Baidu, graças à ele, sou mais bem informado do que antes !

netto
99

Tem gente que adora ser enganado… pra mim isto é masoquismo…
É claro que não tem mais vírus, o Baidu está reinando, não deixa pra mais ninguém… experimente instalar o Avast e mande escanear pra você ver a surpresa.
Uso linux desde 2006 e desconheço o que seja vírus, travamentos, hd superlotado…

Raquel Justiniano
100

O problema do Linux é que é para pessoas muito inteligentes. Como não é meu caso, não tenho outra alternativa a não ser ficar no velho Windows e seus pepinos.
Tentei usar LInux no passado (Linux Mint), mas me dei mal; tive dificuldades para configurar algumas coisas; no fórum do linux mint, não fui bem recebida; percebi uma certa prepotência das pessoas que estavam lá, e que conheciam o sistema mais a fundo, justamente as que podiam me ajudar. Desisti e voltei ao Windows (XP na ocasião).
Passei por uma experiência que desejo nunca mais passar.

Gilmar Araújo
101

Instale o Baidu browser, indicado por um colega, pois n foi meu amigo, por me orientar erradamente em instalar um navegador rápido, melhor do que o Chrome, mas fui induzido ao erro. Veio junto os Baidu PC Faster, Cleaner e um antivírus sem permissões. E agora a minha satisfação de desinstalar. Uma dificuldade enorme. Principalmente o PC Faster, que tive que instalar o C Cleaner, para solucionar a desinstalação do Faster da Baidona. Ele envolve os usuários que n entende muito de TI e, deita enrola nas instalações. Consegui tirar essevBaidy do meu smartphone e desktop. Eu tenho Kaspersky pago e ele travou a internet. Os dois antivírus, ficaram em conflitos. Reconhecendo um do outro. Desistalei o Baidu. Tudo voltou ao normal e mais rápido a abertura da tela.

Walbert junior
102

Amigo, você está desatualizado. Baidu não é Malware, ele não se instala sozinho. O problema que ocorria a anos atras na softonic, baixa aki…é que ela induzia seus parceiros a baixarem extensões do navegador como hao 123, e vinham com vírus. Isso foi corrigido; no entanto o Baidu tem seu site proprio. De fato meu PC ficava lento…coisa que foi corrigida pelo Baidu, e hoje te garanto que meu Note está mais rápido depois que ele eliminou 18 problemas sendo 17 Win32 e um Adware que nem mesmo o Windows Defender e o Avast conseguiram detectar. O Baidu é totalmente gratuito porque ele vive de seus parceiros, como hao 123…mas ele não te obriga a instala-lo, clica quem quer. Já viu a apresentação do site? Conhece as novas ferramentas do Baidu? Baidu sempre detectou ameaças que muitos outros Anti vírus detectaram. Abraços!

Walbert junior
103

Fiz um teste, acionei o Windows defender e o Avast e nenhum dos dois detectaram o Baidu como alguma ameaça.

netto
105

Walbert junior, realmente estou desatualizado… deve ser porque eu uso Linux desde 2006… Já tentei instalar o Baidu no Linux e não consegui…
Espero que o Windows 10 seja tudo isto que os sites de segurança falam, criado especialmente – assim como o Baidu, para pessoas como você.
Boa sorte.

Robson Kramer
106

RESPOSTA À WALBERT JUNIOR – PARTE I
Não é provável que o jovem José Ferreira Netto esteja desatualizado. Ele sabe do que fala, e suas teses não são as de um amador, e sim, as de um Profissional Qualificado e Experiente em Distribuições com kernel Linux; já você, mostra claramente que não sabe porque defende o Baidu, visto que, estes critérios pelos quais você se baseia, tentando citar qualidades supostamente existentes neste “antivírus”, são um tanto amadorísticos, e não refletem o rigor das pesquisas técnicas que levam Analistas, Programadores e Engenheiros de Sistemas, a rechaçarem este Malware chinês, e a terem a visão que têm desta enganosa aplicação.
Para facilitar a Análise da questão, irei enumerar as razões do porque o Baidu não é tido pelos Profissionais da Área, como um aplicativo sério e idôneo; serão apenas algumas razões básicas, visto que os métodos de diagnóstico de invasão são constantes e ininterruptos.
Além do mais, as explicações técnicas elaboradas pelo Autor da Matéria já são, por si só, suficientemente claras e didáticas, apenas irei postar esta contra-crítica, visando atualizar a abordagem, já que ainda há os teimosos e equivocados que insistem em achar que este recurso gratuíto made in China, apresenta alguma relevância útil aos usuários do Windows (contudo, estão todos, redondamente enganados, e os fatos provam isto)….
1) O Baidu é um Malware SIM, tem todas as características básicas que nos permitem a definí-lo como sendo tal: ele não detecta nada precisamente, por não possuir os mecanismos lógicos de varredura e análise de dependências entre os arquivos que são nativos do Windows, e aplicativos instalados neste, homologados ou não pela Microsoft.
Por este mesmo motivo, muitas vezes, ele identifica, corrompe ou remove um .dll da própria pasta de configuração System32 como sendo um malware, um trojan, um addware, sem que de fato, este arquivo o seja.
É importante salientar que este .dll citado, age como recurso de plugin para algum aplicativo que é instalado, “plugando” este aplicativo com o sistema operacional e assim, estabelecendo a ligação lógica e física dele com os arquivos de configuração gerenciados pelo Windows Installer, afim de que tal software seja reconhecido pelo sistema de arquivos do Windows, e possa ser instalado.
Como o sistema de arquivos NTFS é bastante limitado no quisito ‘segurança’, tal procedimento ocorre de forma natural e rápida, algo inimaginável de se acontecer numa Distribuição Linux ou BSD, já que os sistemas de arquivos destas Distribuições UNIX-like são incomparavelmente mais seguros.
Sistemas de arquivos UNIX são imunes aos ataques de vírus; ao contrário de um sistema NTFS (Microsoft), os sistemas de arquivos EXT3, EXT4, ZFS, Hammer, XFS, ReiserFS, JFS possuem uma estrutura de código fonte que simplesmente impossibilita que, qualquer uma das costumeiras incursões que um Baidu costuma fazer nos sistemas Windows, possa ser feita do mesmo modo num GNU/Linux ou num Sistema DragonFlyBSD ou OpenBSD.
Esta característica de um aplicativo que não é um antivírus eficaz (mas que age de forma parasitária,substituindo funções do Sistema Operacional, para poder agir no lugar delas), faz com que, muitas vezes, partes inteiras do Windows deixem de funcionar corretamente, porque o Baidu ‘apaga’ este .dll nativo do Windows, interpretado pelo mecanismo de varredura do Baidu como sendo um arquivo intruso ou nocivo – e não é, trata-se de um arquivo vital, e que está ali por um propósito previamente determinado pelos Desenvolvedores da Microsoft, é um arquivo nativo, da própria instalação do Windows, e não um acessório que possa ser dispensado, ainda mais, da forma arbitrária e inconsistente como o Baidu o faz.
Simplesmente ocorre isto por que Baidu não presta e não é funcional como antivírus, sendo muito mais sensato, do ponto de vista da Lógica de Programação, encará-lo como malware, addware, trojan, spyware, worm, pois é isto o que ele de fato faz, e, convenhamos, não são atribuições positivas para quem quer ter seu sistema Windows seguro e estável…).
A eliminação ou corrupção de qualquer arquivo de configuração da pasta System32, trará como consequência imediata, a instabilidade e perda de funcionalidade, parcial ou total, do Sistema Operacional, e é isto, o que o Baidu, definitivamente causa num SO Microsoft Windows.
Nesta infeliz circunstância, o Windows poderá duplicar chaves .dll ao ser inicializado, tornando-se lento e tendo as funções básicas comprometidas, irá instalar novos programas nocivos, pela simples inicialização do browser, terá suas pastas Meus Documentos, Meus Vídeos, ou Minhas Imagens, congeladas, toda vez que você tentar abrí-las, ou até mesmo poderá vivenciar o travamento completo de todo o sistema operacional, tornando-o inoperante.
Há casos em que o registro de inicialização é afetado, tornando a inicialização do Windows impossível: isto ocorre quando o arquivo boot.ini é corrompido por alguma ação invasiva do Baidu ( que se não é, por definição, um vírus de boot, ou um trojan, ou um worm, no mínimo funciona como portal de acesso para que, toda sorte de pestes virtuais acabem invadindo o seu sistema Windows ).
Nesta circunstância, toda vez que se tentar iniciar o Windows, a tela de inicialização entra num estado de tentativas constantes de inicialização e reinicialização, sem que o Windows chegue a ser carregado por completo: o nome deste fenômeno é looping, e somente uma reparação completa, re-editando o registro de inicialização do Windows, é que fará com que a situação seja normalizada – é um processo não intuitivo, precisa ser feito via linha de comando do DOS, no Console de Recuperação, e a maioria dos usuários Windows sequer tem a menor idéia de como executar tal tarefa de reparação.
É muito comum também a página principal do seu navegador ser substituída pelas páginas de busca do Baidu ou de parceiros comerciais deste ( a odiosa e muito inconveniente hao123 é um exemplo típico), além de dados cadastrais seus serem visualizados por um computador remoto, que atua como Servidor malicioso, intruso ou invasor, coletando e armazenando seus dados pessoais, através da infecção causada pelo Baidu em seu browser (Hijackers).
Resultado: toda vez que você abrir seus e-mails, informações sigilosas e importantes poderão ser espionadas, para seu azar – dados de contas bancárias, cadastros comerciais, em que você registrou seu RG, CPF, número de cartão de crédito, poderão ser furtados, e você já sabe a consequência disto para sua vida… ( já houve relatos em fórums técnicos, de que o Baidu simula a ação de um keylogger, tipo de vírus que captura seus dados pessoais, gravando logs de execução, através da monitoração da digitação que o usuário faz em seu desktop ou notebook ).
Cada forma nociva de manifestação do Baidu sobre o Sistema Operacional, irá depender dos tipos de aplicativos que cada usuário possuir no seu computador, pois para cada conjunto de softwares instalados, haverá uma modalidade peculiar de ação do Baidu sobre o Windows e sobre estes softwares em questão – ele poderá ser um malware em um dado momento, um trojan em outro, um addware, um rootkit, um hijacker em outra instalação Windows com configurações ligeiramente diferenciadas pelos tipos específicos de programas instalados, e funções ativadas ou não, pelos usuários…
Um exemplo simples seria simular as operações do Baidu num Windows XP Pro SP3 de 32 bits, e depois estas mesmas operações num Windows XP Pro SP2 x64 (64bits), cujo kernel deste último, é o mesmo de um Windows 2003 Server, com vários dispositivos de rede e de funções multiusuário, multitarefa e multiescolha removidos ou desativados por padrão; em seguida, proceder à um Tuning de Sistema Operacional, amplo e detalhado, que possa executar todas as checagens e ajustes nas áreas do Windows, de forma integral e consistente.
No primeiro caso, o Baidu pinta e borda sobre um sistema que não possui quase nenhuma segurança efetiva contra malwares ou vírus de várias categorias; já num Windows XP Pro SP2 x64, mesmo sendo este um SO que não pode ser igualado, nem de longe, aos excepcionais níveis de segurança de um UNIX-like (como Distros GNU/Linux e alguns Sistemas BSD), o expectro de ação do malware chinês é reduzido em cerca de até 45%, em comparação com o Windows da versão 32 bit.
Não há grandes inovações de segurança, do XP para o 7, 8, 8.1, e já arrisco dizer, para o Windows 10, pois, segundo pesquisas já feitas pelo site ‘Clube do Hardware’ (um dos mais respeitados e qualificados sites técnicos, voltados à suporte e dicas de hardware e software no Brasil), pesquisas estas levadas adiante com base em monitoramento e levantamento estatístico dos hábitos de navegação de usuários do Windows 7, 8 e 8.1, boa parte dos problemas de segurança vivenciados na navegação do Windows XP e Vista, continuam a ocorrer nestas versões mais recentes do S.O Windows.
2) O Baidu traz uma sintaxe que copia de forma aproximada, os arquivos de configuração nativos do Windows; ele só consegue fazer isto, simulando o comportamento do Windows, quando este ativa alguns destes seus arquivos nativos, necessários para que funções operacionais possam executar uma determinada tarefa, exigida pelo usuário, ou quando este for rodar um simples programa.
Somente assim o Baidu consegue operar sobre um componente original do Windows, uma vez que não é possível para ele (nem para qualquer um de nós) ‘ler’ a estrutura binária destes códigos originais, guardados à sete chaves, pelos Projetistas da Microsoft.
Ao fazer isto, ele se torna um sistema nativo, sem que de fato o seja, como se fosse uma aplicação standard da Microsoft (como o Internet Explorer).
Tornando-se um programa que tenta simular, de forma grosseira, as mesmas propriedades dos programas padrão do Windows, pode se esperar todo tipo de ação arbitrária, inescrupulosa e maliciosa, da parte de um aplicativo, cujos objetivos sempre são por demais ocultos, para que se possa levá-lo à sério como antivírus, e atribuir à ele, uma série de qualidades que ele, na verdade, não as possui.

netto
107

wow!
Obrigado, Robson, pela defesa!
Este artigo foi escrito para pessoas como você e são meu orgulho e incentivo para continuar.
Abraços

Neilto Sousa
109

Meu amigo, acho que você mandou mal no seu post, eu uso o baidu ha muitos anos, meu sistema é o windows 8.1 e não tenho nenhum problema com o baidu, ele protege meu sistema com muita competencia, ja o spark browser na minha opinião é o melhor navegador do momento, desde que eu conheci eu desinstalei o firefox que tambem é muito bom mas não tem as funcionalidades do spark browser da baidu e o spark tem a vantagem de baixar torrents pelo navegador, converte e baixa videos do youtube, ainda da um shouw de velocidade, em materia de navegador não tem pra ninguem, é Spark browser.

netto
110

Nelito, considerando que de cada 100 pessoas, 95 não recomendariam o Baidu eu acho que quem está mandando mal é você. Pesquise um pouco mais e vais descobrir que o Baidu foi feito para você.
Abraços

Robson Kramer
111

RESPOSTA À NEILTON SOUZA,
Na verdade, quem mandou mal foi você, pois chega a ser ridícula a sua pretensão de se achar em condições de avaliar a abordagem técnica de um Analista Usuário de Sistemas Linux, haja visto que, o normal nesta circunstância em que Você se encontra, é Você ser avaliado por um usuário Linux, por ser usuário Windows, e não o contrário….
Você ACHA que o Baidu protege seu computador com muita competência, provavelmente porque sequer deve saber de se utilizar de critérios técnicos básicicos para monitorar o desempenho geral de sua máquina, então não pode discernir se ela está boa ou não, se está com o rendimento ideal ou abaixo do possível para ela, dentro das características de hardware da mesma…..
Baidu não tem nenhuma propriedade antivírus eficiente, mas é muito eficiente como malware, por exemplo, se você acha que isto é producente para sua navegação em seu Windows, vá em frente, rs !
Spark Browser é um engodo também, não é sequer listado nos vários sites especializados como um browser dotado das características técnicas mínimas para ser julgado como um seguro e eficiente navegador, mas é cheio de atrativos que enganam o usuário ingênuo, e você é justamente o exemplo ideal do que é afirmado aqui.
Nunca tente avaliar a visão de um Analista UNIX-like, como o Nosso Jovem Prodígio José Ferreira Netto, a qualidade de seu artigo é simplesmente endossada por Todos os Profissionais Qualificados que trabalham com Segurança de Redes, de Sistemas e de Aplicativos.
Se o Spark Browser fosse melhor do que Firefox, já teria sido incorporado aos Sistemas Open Source em substituição à este, mas isto está bem longe de ocorrer – na verdade, tenho quase certeza de que nunca irá chegar a se concretizar.
O artigo do Netto é simplesmente Perfeito, Completo, Amplo, Técnico e Claro, estruturado de uma Forma Lógica e provido da máxima consistência na argumentação, leia o artigo com mais cuidado, veja onde está publicado, num dos mais renomados sites técnicos atuais, e quando quiser opinar de novo, estará mais bem embasado do que em sua condição atual, e não verá mais suas publicações serem rechaçadas pelos Profissionais da Área.
Sugiro que leia também a ‘ RESPOSTA À WALBERT JUNIOR – PARTE I ‘ , que redigi para um outro desavisado que, como você, está com a cabeça cheia de inocências acerca dos sistemas chineses – este artigo endereçado ao Walbert, é igualmente destinado à Você…..

Robson Kramer
112

Caro José Ferreira Netto,
Peço-te um favor: antes de publicar meu novo texto, tome a liberdade de corrigir a palavra que ficou incorreta no 2º parágrafo – na passagem ‘ critérios técnicos básicicos para monitorar ‘ ( a palavra ‘ básicicos ‘ ficou horrível, tinha que ter sido digitada ‘ básicos ‘, por favor, arrume isto para mim, antes de validar a publicação do artigo ).
Desde já Muito Obrigado e Abraços !

netto
113

Obrigado, Robson…
Bela defesa, acertou no queixo do cabra… kkkkkk
Na verdade esse pensamento dele (do Walbert e Neilton) é bem típico de usuarios que não conhecem o sistema, como o próprio nome designa “usuário”, se você perguntar pra ele quanto de memória RAM tem seu PC ou qual o tamanho do HD, ele não saberá dizer porque computador é como roupa: “gostei, comprei, mas não sei se cabe bem em mim”…
Eu não me importo com esses argumentos porque, embora você tenha sido gentil em me chamar de “jovem”, eu já trabalho como suporte há mais de 15 anos e já conheço todas essas coisas…
Abraços e muito obrigado mais uma vez.

Robson Kramer
114

Caro José Ferreira Netto,
Na verdade, o ‘Jovem’ que utilizo para me referir à você, é devido sua agilidade de raciocínio, algo típico de Jovens Prodigiosos e Destacados Intelectualmente, e se trata justamente do seu caso.
Sei que se trata de um Homem Maduro, mas que se preocupa em abordar sobre assuntos da maior relevância, principalmente para o público geral, e sobre assuntos Tecnológicos, que são da mais alta importância para o público jovem.
Tem também um sentido elogioso, pois as pessoas que se renovam em Mente e Espírito, merecem ser descritas como Pessoas Jovens, ou de Espírito Jovem, já que há os exemplos contrários – jovens em idade cronológica, mas velhos e reacionários em suas concepções e mente – mentes engessadas, diga-se de passagem, o que mais constato naqueles que contestam sua Visão Moderna sobre antivírus.
Ainda aguardo que VC corrija para mim, por favor, o erro de grafia que cometi, acidentalmente, no artigo descrito acima.
Abraços.
Robson

Flávio
115

Ufa! Bastante acirrada a disputa aqui, mas, eu na minha simplicidade no uso de Internet acho que todo cuidado é pouco, muito pouco, todos os produtos que encontramos na rede são como times de futebol, cada um jogando o seu jogo, e o que importa é ganhar, não adianta ficar discutindo se o melhor time para se torcer é o time “A” ou o time “B” ou “C”, qualquer que seja, todos estão fazendo aquilo que sabem de melhor, jogar, e o objetivo é ganhar o jogo, e com jogo.
A Internet está aí pra o que der e vier, e toda segurança será burlada mais cedo ou mais tarde.
“Saudações a quem tem coragem” (alguém já falou isso em uma música, mas não me lembro quem).

Antonio Costa
116

Otima materia, Neto, sou tecnico em informatica a mais de 10 anos, nao tenho curso superior mas tenho muita experiencia de bancada, ja tive muito trabalho com o tal baidu,
a pouco tempo comecei a testar o baidu browser por este ter funcionalidades que nao existe em outros, dai comecei a perceber que eu mudava nas configuraçoes para fazer minhas pesquisas com o google e de repente estas eram mudadas sem meu consetimento,
conclusao; bobo fui eu em achar que algo vindo de baidu poderia ter um cunho serio e respeitar o usuario, realmente sera dificil esta empresa(se é que se pode chamar assim)
fazer algo da maneira correta e clara em respeito as pessoas que utilizam os mais diversos produtos e ferramentas que lhe convem, para quem acha isso correto, boa sorte.

Victor Assis
117

Baidu e seus componentes, só serve pra dar dor de cabeça, sou técnico ja faz tempo, e é uma das piores porcarias que tem em Windows, a lentidão causada é enorme, maior ainda que alguns outros antivírus considerados como “pesados, como avast, por exemplo.
Ele não se auto insta-la, só discordo deste ponto, pois a maioria dos usuários só dão “next next” e não observam os detalhes, mas convenhamos, se eu quero baixar uma agenda por exemplo, pra que eu iria querer instalar juntamente um “antivírus”?
Isso só piora a fama do baidu, muito bom o artigo, e aposto que quem está o defendendo, não usa.

Walbert junior
118

Netto, seria muita presunção ou prepotência da sua parte dizer que não sei o tamanho da memória RAM e do HD do meu PC.

Paulo
119

Para ser bem sincero, até onde eu sei, Baidu não instala seus programas sem o consentimento do usuário. Mas há um truque malicioso durante a instalação do programa principal. O box vem assinalado e se o usuário recusar, na próxima janela aparece novamente e é onde o usuário acaba sendo ludibriado. Há portando um jogo sujo.

Rosalie
120

Olá , eu sempre utilizei o baidu , e nunca ocorreu nenhum erro. Começei a usar quando eu tinha o windows xp , para mim parecia ótimo.
Não entendo muito sobre esses programas , mas para mim sempre foi bom . *-*
Mas ao ver os comentarios me deu um pouquinho de medo …
Tem uma coisa que eu discordo …
Algumas pessoas não sabem se quer entrar em um site direito , e acabam clicando onde não devem abaixando programas indejável, outros se quer leiam a descrição , e acaba baixando.
O baixaki é um exemplo, você instala um programa , se não prestar a tenção na descrição ele coloca diversos programas no seu pc .
Acho que falta um pouco de leitura de algumas pessoas aqui , as vezes não é nem o baidu que se aloja no pc , mas a pessoa que insta-la ele sem perceber.
Expresei meu ponto de vista, ainda não estudei o suficiente para jugar algumas pessoas , mas esperar oque de uma garota de apenas 15 anos *_*
Baidu pode ter seus erros e tals … mas não irei juga-lo , sem intender como funciona .
Muitos dos meus antivirus trouxe problemas , então nenhum é completamente seguro .
Obrigado pra quem leu até aqui , kk

netto
121

Rosali, minha cara, você – com esses 15 anos e com a inteligência e intimidade que vocês, jovens dessa geração tem, está dando bobeira ao “jugar, sem intender” o estrago que o Baidu faz… se ele o fizesse descaradamente, tudo bem, mas ele ache em background, ou seja, na obscuridade, oculto, sem que você saiba.
Mas olha só como ele está protegendo os usuários do Android: http://thehackernews.com/2015/11/android-malware-backdoor.html.
O que você não sabe é que o Baidu usa o Avira como base (http://thehackernews.com/2013/03/chinese-search-engine-baidu-launches.html) e como ele é um sistema de buscas que ganha dinheiro com propagandas, ele finge que está te protegendo enquanto monitora suas buscas e controla (usando adwares – programas como VuuPC, aqueles que trocam sua página inicial do navegador, ext…) tudo que você faz… é como ter um irmão pirralho que fica fuçando seu PC quando você não usa, mesmo com senha…
Pense bem… seja inteligente…
Obrigado pelo seu contato e seu comentário… seu feedback é muito importante pra nós.

Paulo
122

Baidu é apenas uma gota no oceano de maldades que é a Internet, que hoje está praticamente entregue ao diabo. Quem faz uso dela corre um enorme risco de ser depenado literalmente. Quem está atrás desses programas, softwares, maliciosos ou não são humanos que ao contrário da vida real, ninguém conhece, ninguém nunca viu. Salve-se quem for o mais esperto.

Adilson muricy
123

Realmente Baidu é uma ferramenta duvidosa, assim que vc instala vem no pacote mobogenie e iminent.

Jorge
124

Cara!!! Depois de ler tantos comentarios defendendo e criticando a materia e o software, cheguei a uma conclusão.
1 – Vários “Técnicos de Informática” simplesmente preferem formatar o pc.
(Acredito que procurar uma solução demora e a mas rápida e óbvia sera a formatação já que TEMPO é dinheiro) Nem se dão o trabalho em achar a solução para simplesmente resolver a questão, formatar um pc qualquer pessoa faz e não precisa ser técnico em informatica para isso, neste ponto eu só vejo problemas, infelizmente tendo 15, 20 ou 30 anos nesta área ainda não aprenderam direito sobre como manter o sistema operacional funcional Seja ele qual for.
2 – Falam mal de tudo desde o software em si ate a matéria escrita.
Minha Opnião:
O software como o artigo aqui escrito é como um ditado popular diz:
“Opnião é igual Bunda, Cada um tem a sua”.

Jone
125

Eu discordo da suas razões, o Baidu no ano de 2014 sofreu varias mudanças em seu sistemas, o Baidu já impediu alteração de página no meu PC, plugins maliciosos, compras em sites não confiáveis, e assim como o Baidu vende informações para a China, o google vende informações para o Estados Unidos, isso é de fato normal, você deixou suas razões eu deixei a minha, e eu recomendo o Baidu para PC ‘s domésticos, Obrigado pela atenção.

netto
126

Tentar convencer uma pessoa à deixar de usar o Baidu como antivírus é igual tentar convencer um terrorista à não explodir uma bomba… desisto.

Robson Kramer
127

RESPOSTA À JORGE, SOBRE O COMENTÁRIO DE 16 DE NOVEMBRO DE 2015
Na verdade, Informática é uma Ciência Tecnológica e Exata, e não cabe este “adágio” apresentado por Você, neste ramo do conhecimento humano….
Somente os leigos, e que querem continuar a serem eternos leigos, num assunto que lhes diz respeito (e não somente aos técnicos de informática), é que vêem desta forma imprecisa, algo que, para ser aprendido, obedece à critérios lógicos e matemáticos, assuntos que são a base da Ciência e da Engenharia da Computação como um todo.
Claro que não se espera de usuários comuns um conhecimento aprofundado, mas este conhecimento deve evoluir, à medida em que cresçam as necessidades de cada um, pois, em qualquer segmento profissional atualmente, e de qualquer atividade humana, formal ou informal, há a exigência imperativa de que se alfabetizem na Informática, para poderem se precaver e se defender das propostas digitais malandras que só se multiplicam, ainda mais, para usuários Windows….

Robson Kramer
128

RESPOSTA A JONE, SOBRE COMENTÁRIO DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015
CARO JONE, A GRANDE QUESTÃO É QUE O BAIDU NÃO É UM APLICATIVO CONFIÁVEL, SE VOCÊ TIVESSE UMA IDÉIA APROXIMADA DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E TESTES DOS QUAIS INÚMEROS PROFISSIONAIS DA ÁREA JÁ FIZERAM USO, PARA PODEREM SE CERTIFICAR COM EMBASAMENTO, ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS REAIS DESTE APLICATIVO, CERTAMENTE VOCÊ NÃO TERIA ESTA VISÃO.
SUGIRO QUE APRENDA MAIS SOBRE O TEMA, A VITRINE E A PROPAGANDA SÃO ÓTIMAS, MAS O CONTEÚDO, DO PONTO DE VISTA RIGOROSAMENTE TÉCNICO, É SIMPLESMENTE DEPLORÁVEL.

Marco Bruno
129

Eu li seu comentário e achei seus argumentos muito mais coerentes e não se preocupe pois não vou confiar 100% no que vc disse kkkk
José Afonso
7 de janeiro de 2015 às 16:09
As pessoas não entendem que a questão não é a maneira como o baidu se “infiltra” se “prende” dentro do computador e instala outras coisas, a questão é que ele é malicioso? Essa é a questão e muitos estão somente dando suas experiências frustradas de não conseguir desistalar mais nenhum diz de vírus que pegou ou que não foi detectado pelo baidu. Da msm forma que ninguém aqui ta dizendo que continuará usando, muitos que falaram nem usam como o meu caso, nós só estamos argumentando que é muito injusto dizer algo de um programa sem ter fatos congretos comprovatorios, esse artigo deveria estar num blog chamado “O povao falou” pq os argumentos são de tão baixo conhecimento técnico, eu não sei muita coisa mas se vc colocar argumentos tecnicos eu sei como analisar e descobrir sobre o que foi tratado e verificar em outras fontes e assim ainda de quebra acabo aprendendo mais! Rsrs

Robson Kramer
130

RECADO PARA MARCO BRUNO, SOBRE RELATO PUBLICADO EM 24/11/2015
Lamento informar, mas você deve estar confundindo este site com algum teológico de sua preferência, pois este não é um endereço religioso ou místico, onde a idéia de ‘crença’ seja relevante.
Informática é um assunto que deve ser aprendido através de estudo, análise e práticas, combinados com o raciocínio lógico, e pensar na questão, através do prisma da crença, é simplesmente ridículo….
Portanto, não vos peço para ‘acreditar’ em mim, nem me esforçaria para que Você procurasse compreender ou não a minha abordagem; ela é dirigida, sobretudo, aos que desejam aprender, pelo viés da Informática, e não pelos que se prendem ao da credulidade, e basicamente se aprende, quando deixamos nossa visão pré-concebida sobre as coisas, e procuramos aprender primeiro (para depois podermos criticar), com os Profissionais da Área.
A matéria do Baidu não teria sido publicada num Site Profissional da Área de TI, se não fosse relevante, assim como os comentários e críticas técnicas acerca do Baidu, e se Você não consegue avaliar a questão por este enfoque, lamento novamente ter que informar, mas, está perdendo o seu tempo aqui….

José Junot Duarte
131

A única serventia que o Baidu Browser tem é baixar vídeos.Fora isso só serve para instalar programas às escondidas em nosso pc.

juca
132

Netto, você ao menos sabia que o Baidu Antivírus usa o motor do Avira? Para quem é técnico há 15 anos você é muito arrogante em não se informar ao menos disso e já sair metendo o pau. Informe-se melhor, meu caro. Algumas coisas que você escreveu são verdades, mas as informações distorcidas fazem desacreditar o arquivo. Fato: absolutamente nenhum produto da Baidu se instala no computador sem o consentimento do usuário.

Rafael Costa
133

Bom eu uso Baidu antivirus a 1 ano aproximadamente, mas eu tive de restringir metade das funções dele, como a tal proteção de página inicial que fica trocando para o
HAO123 e baixa um navegar doido, ele parece funcionar normalmente, mas depois de ler alguns comentários com melhores informações técnicas que justificam a minha desconfiança e a opinião do Autor do post, eu realmente quero trocar de antivírus e queria uma sugestão de algum que seja grátis e bom.
Ele (Baidu) também já ofereceu uma extensão que ”monitora e protege” qualquer compra que vc fizer no cartão de crédito pelo computador, se fosse algum usuário que não gosta de ler eu teria me ferrado bonito, e a detecção de Malwares é extremamente ineficaz, precisa usar um anti-malware bom para proteger seu pc até mesmo do Baidu, já que ele tenta baixar programas suspeitos.

Cleber
134

Netto parabéns pela matéria .Existe vários aplicativos free ,a maioria contem algum adware .Mas tem aplicativos ótimos ainda. Cara os 4 citados em segurança free são os melhores avast avira ,avg,panda.Avast primeira escolha ,sempre.

intheen cnet
135

Eu conheco bem esse baidu, uma vez ele falou pra mim, para eu fazer uma verificação, ai quando esta completando mostrou ali que na verdade ele estava instalando outros APPS, vem programas muito amigáveis do inferno como o hao123 o gameo ( eu gostava muito dele ) e como sempre outros belos e baixos porcarias do baidu, agora o meu antivirus e o avast pra mim ele e o melhor do mundo, em segundo lugar vem o malwere bytes (não se preucupe não e virus) e o terceiro eo grary utilities 5 pro eles são os melhores pra mim, o dono do baidu deve ter sido enviado pelo próprio satã (tenho mais ódio desse merda que traiu deus do que ele de mim) , essa gente que fala que não e virus e tu fake e pra VC acredita e toma merda na cara, tenho 12 anos e gracas a deus eu já entendo muito bem dessas merdas de vírus, pessoal se quiserem um download seguro vai nesse site ( apenas programas e jogos, caso o jogo for pago no site, lá também sera, e arquivos não são permitidos, se não acreditem, vá no site do avast e baixa, eles vão redirecionar para esse site ) http://www.download.CNET.com caso o avast não pegue esse malditos dos seus navegadores baixe adwcleaner e junk ware que faz parte do malwere bytes e TB excluíam tudo ( excluíam todos os atalhos e coloque os de volta ) e é isso espero ter ajudado pois infelizmente já fui vitima dessa verdadeiramente porcaria inventada. A pessoal e se inscrevam no meu canal pra ajudar lá OK e intheen CNET lá no YouTube . obrigado.

intheen cnet
136

Esse maldito vive se instalando no meu tablet ( não e falta de experiência, e porque ele otário mesmo ) pra quem e inexperientes em site, nunca baixem em baixaki, super download, softonic e um dos principais pra mim e o 4 shared e caso já viram o ad fly ele e só não clicar nas propagandas, bom ad fly e pra VC encurti sua URL e ganhar din din, mas uma coisa gmail vem virus não a própria gmail mas as propagandas que vem nelas. Esses dias eu vi ali que a imagem não tinha carregado ai eu deci a page ai vi escrito “clique aqui se a imagem não carregou” man eles vão instalar após secretamente sem VC saber de nada, eu aprendi isso num curso que fiz mas tomem bem cuidado.

Natanael
137

Realmente, é um programa malicioso, embora fosse instalado junto a outros programas baixados pela internet, e sem seu conhecimento, agora ele tem a estratégia diferente de oferecer um serviço completo, com muitas ferramentas atrativas e com os dizeres “sempre gratuito” e é justamente aí que a pessoa se deixa levar e por vontade própria faz o download. Bom, falo por experiência própria, usei ele por duas vezes e na segunda vez é que me dei conta de que vários programas, extensão de navegador, popups, redirecionamento de páginas no navegador, adwares e banners que passaram a infernizar meu computador do nada, estavam relacionados ao Baidu. Todos redirecionavam, mencionavam ou apresentavam interface em escrita “chinesa” e ainda tinha informações ocultas em geral ligadas a Tencent. Tive sérios problemas com vírus e queda de velocidade na rede e ao verificar achei estes no meu PC diretamente relacionados ao Baidu: Tencent, Wajam, Tencentdl, QQ pctray, QQ Pc realtime, AV_exe32. Vejam por vocês mesmos. Após um tempo estes começam a tomar conta da sua máquina e ao usar uma outra ferramenta anti-vírus sua vida vai virar um inferno, momentâneo, mais vai.
Open your eyes!!!

Luiz
138

Pode até ser um bom antivírus, porém se instala de forma maliciosa, se aproveitando e muito do fato de muitos brasileiros terem a tal preguiça de ler, outra que qdo chegou a maioria dos instaladores e desinstaladores fornecidos estavam no idioma de origem, um verdadeiro caos pra retirar criando diversas pastas e nomes distintos para não ser retirado do sistema, mesmo tirando o corpo fora do hao123, eles sempre andaram juntos. Nenhuma empresa que ser considerada séria faria algo assim, o seu crescimento no país de origem se deve as complicações que o mesmo fez com a Google.
Sua estratégia de marketing queimou seu próprio produto… eu particularmente não recomendo, sequer falaria bem, mesmo utilizando um bom motor de outra empresa, força a barra pra tomar página inicial e instalar outros aplicativos agregados, se tem escritório no Brasil, ao menos poderia fazer como outras empresas, deem moral ao consumidor, uma atenção lá no reclame aqui, empresas realmente sérias atendem e reconhecem o serviço.

Lídio Alves
139

Pessoal, pessoal…não se desgastem!
Deixem que digam, que falem, que tentem vender suas idéias…no fim, o choro é livre!
B A I D U = Baixo Índice de Utilidade
E pronto!

paulo
141

entao nao vamos usar nenhum antivirus… sao todos baseados em tecnologia ultrapassada.
Pois até o Polêmico, John McAfee admite: ‘os antivírus morreram e perderam o sentido’…
veja:
http://www.tecmundo.com.br/antivirus/85861-polemico-john-mcafee-admite-antivirus-morreram-perderam-sentido.htm
então eu acho que nenhum antivírus por melhor que seja é realmente necessário. então não adianta falar mal do BAIDU pois nenhum antivírus protege o PC de verdade, pois os hackers estão a dez passos na frente da atualização de qualquer antivirus.
eu particularmente uso o CIS porque é baseado em whitelist, tem um ótimo firewall e auto sandbox e eu só navego pelo sandbox onde acho mais seguro.

paulo
142

Os demais antivirus detectam o baidu como software potencialmente indesejado, ou seja, aquele que se instala sem o consentimento do usuário, mas não como vírus. Porque se for assim, o google chrome também é vírus porque também se instala sozinho se o usuário for leigo assim como o baidu tambem… um exemplo é ao instalar o ccleanner ou o formact factory que também trazem o chrome junto. Mas o baidu nao pode fazer isso por é um soft chines, eu acho isso um certo preconceito.

netto
143

Paulo, se é malicioso, é vírus… a diferença do CCleaner, do Chrome ou do Format Factory é que eles são úteis e você sabe para que eles servem, agora o Baidu NÃO SERVE como antivírus, pelo contrário, ele abre portas para outros programas maliciosos de parceiros dele, como YAC (que abre brecha para seu computador ser acessado remotamente) e outros como Shopper que exibem anúncios nos navegadores e até na sua área de trabalho… comparar Baidu com Chrome é, no mínimo, simplicidade sua… mas cada um é cada um… se você acha que é preconceito, que seja… abraços

paulo
144

Eu só quiz dizer que o chrome se instala sozinho ao instalar o ccleanner por exemplo, mas ninguem reclama… eu mesmo prefiro o firefox e comodo dragon.
Obrigado pela resposta. valeu.

Sóstenis
145

Sou técnico em informatica e eletrônica e não usei os prodotos baidu antes de 2008 por não telos conhecido antes, na minha opinião são os melhores com a vantagem de ser gratuitos, quem nunca testou o navegador spark browser não sabe o que esta perdendo. o baidu pc faster é o melhor limpador que já testei muito bom mesmo!!!

Perez
146

No final, a solução para remover o Baidu é uma propaganda do Linux? Meus “parabéns”, realmente muito “útil” sua artigo e “resolveu” todos os meus problemas!

Tenorio Veloso
147

Excelente artigo. Excelentes comentarios.
Concordo em 100% ………………… Tudo que vem do Baidu é suspeito. Sem contar com a forma invasiva que esses programas se instalam ainda tem a questao da procedencia.
Parabens

Robson Oliveira
148

Vejo que a Baidu pagou vários funcionários para virem aqui elogiar o Baidu.
Impressionante a cara de pau da Baidu.
99% dos profissionais de informática, que lidam com micros danificados por vírus e spywares diariamente, atestam com total convicção, que os produtos da Baidu são os maiores ladrões de dados pessoais do mundo. Roubam dados para vender á empresas que enviam spam via e-mail e sms.
Fora os mini aplicativos da Baidu que ficam redirecionando páginas para sites deles, ou exibem publicidades no navegador, do nada, durante a navegação até em sites governamentais.
Quem defende a Baidu, ou é funcionário da empresa, ou não entende nada sobre vírus e spywares.

laercio
150

Pelo menos uma coisa o Neto tem razão, essa praga do RegClean-Pro, simplesmente destrói o registro do Windows, sendo que foi desenvolvido para não fazê-lo. Há uns anos atrás precisei simplesmente reformatar o windows, de tanta merda que ele fez.
Antivírus hoje é mais uma ferramenta de espionagem do que proteção, acreditem pois já passei sérios problemas com isso.
Falo isso com certa propriedade, mormente pela bagagem de conhecimento desde os anos 70, quando programava Cobol em IBM 370, aquele supercomputador da época, que operava em enormes megabytes, sendo que isso temos hoje no bolso, com nossos celulares e mais potente ainda. Depois vieram os mini computadores, depois micros no início dos anos 80, sinclair, TRS-80, CP/M, Dbase, Unix, PC, Apple etc, passei por vários OS´s e linguagens, até assembly, e estou vivo!!! Kkkk. Abraço a todos pelas opiniões, por final ajuda a todos!

Celso
151

Trabalho com o Baidu a anos e minhas máquinas raramente dão problemas e rodam melhor do que as que usam outros antivirus. O baidu usa o mesmo motor do Avira pago, só que gratuito. Tá aí o motivo das grandes empresas que criam vírus e depois o antivirus pago para combater a própria criação
Este pensamento que o programa se instala sozinho, é papo de quem não sabe manusear ou fica entrando nestes sites de programas gratis e é claro que várias coisas instalam, mas nenhuma sem permissão.
A um ano atrás minha irmã estava com um daqueles PCs antigos com o sistema travando e quase impossível o uso. Instalei o Baidu Pc Faster que é apenas um melhorador e não um antivirus, ele detectou mais de 100 malvares e vírus e eliminou todos, até hoje está ótimo sem formatar, a todo vapor.
Entendo a raiva do Baidu, os brasileiros adoram babar em tudo dos americanos e o Google tem o Baidu como concorrente classificando assim como ameaça.

netto
153

Vírus encubado nunca vai incomodar até que chegue o momento de ferrar o hospedeiro…
procure saber direitinho que você vai ver que tem dados seus “dando sopa” por aí, não vai demorar muito e eles vão vazar.
Opinião minha?
Talvez… acho que um profissional de TI com mais de 20 anos de experiência não sabe do quê está falando…

netto
154

Eu não compraria um carro cujo sistema seja da M$… se até o Linux (que eu uso desde 2009) tem seus problemas (devido à terceiros, claro), imagine você está viajando e o sistema trava, dá tela azul numa curva??? kkkkk

joao roberto ramos
155

Ué !!! o google chorme tambem nao sabe tudo dos usuarios de internet , tambem direciona os conteudos ? somos cubiu dos americanos !!! nao podemos escolher outra plataforma que ja vem o preconceito dos alienados !!! é tudo uma merda só !!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!