Ferramentas para Concursos – Parte II (Estudo)

Dando continuidade à construção do nosso arsenal digital para concursos, vamos falar agora de ferramentas específicas de apoio ao estudo.

Antes, algumas considerações:

  • Não é minha pretensão abordar todos os softwares existentes neste post. Se por ventura omiti algum, antes de me xingar, colabore nos comentários;
  • O mesmo serve se esqueci de citar alguma plataforma em que atua alguma das ferramentas citadas;
  • Se eu disse que uso, é porque realmente uso a ferramente. Quanto as que aparecem como “Outras Opções” pode ser que eu as use também, mas de uma forma mais esporádica ou comecei a usar agora;
  • Hoje sou usuário do Android, ou seja, tenho muito familiaridade com os Apps desta plataforma, por isso eles tem maior incidência na lista. Já usei o Iphone/Ipad, mas já faz tempo;
  • Confesso também que sou usuário de Windows. Assim sendo, seguem minhas desculpas em adiantado por não ter abordado as opções em Linux. Fica também o convite para os fãs do Pinguim colaborarem nos Comentários.
  • Os critérios de escolha são os mesmos descritos no Artigo anterior.

Segurem o fôlego, e vamos às ferramentas.

Leitor/Estante Digital: como não há estudo sem leitura, não poderíamos começar de outro jeito. Que tal um aplicativo que transforme vários quilos de livros em poucas gramas de conhecimento? Melhor ainda se ele for capaz de reconhecer os vários formatos atuais de documentos como pdf, e-pub, etc. A cereja do bolo é permitir a customização do arquivo para facilitar a leitura: marcar páginas, realçar textos, ajustar fonte, iluminação, etc.

Ferramenta que uso: Aldiko (Android), Calibre (Desktop).
Outras Opções: Good Reader (Ipad).

Resolução de Questões: para os afoitos, esse aqui seria o primeiro, pois também não existe estudo efetivo sem o devido teste dos conhecimentos. Mas cuidado para não colocar o carro na frete dos bois! Sites de questões já viraram praticamente commodities no mundo dos concursos. Então os players, na tentativa de se diferenciar, procuram agregar outras funcionalidades como: resolução por professores, foco em um nicho específico (TI, por exemplo), análise de desempenho, etc.

Ferramenta que uso: Questões de Concurso (Web), Superprovas (Desktop).
Outras Opções: Gabaritou TI (Web) , Tec Concusos (Web), Open Concursos (Web/Android), iQuestoes (Android/Iphone/Ipad).

Gerenciamento do Conhecimento: Ok, você já estudou e resolveu questões, mas onde você vai guardar os SEUS apontamentos, resumos e outros elementos de destaque? Bom, se for apenas para guardar, você guarda em qualquer lugar, normalmente, em um doc no meio dos seus GBs de HD. Contudo, o importante aqui é rapidez na recuperação da informação, juntamente com a a capacidade de garimpar apenas o que é necessário para um determinado contexto. Por exemplo, quanto tempo você demoraria para me mostrar tudo que já destacou sobre ITIL desde que começou a estudar? Se é que conseguiria… No meu caso, segundos!

Ferramenta que uso: Evernote (Multiplataforma).
Outras Opções: One Note (Windows).

Mapas Mentais: tem gente como eu que é mais visual, ou seja, consegue assimilar melhor quando as informações estão distribuídas espacialmente na forma de árvore, em vez da lista linear. Esse tipo de disposição também me ajuda a pensar melhor a resolução dos problemas e estruturar textos (discursivas). Por exemplo, todos os meus artigos aqui, passam primeiro por uma maturação na forma de mapas mentais. Também tem gente que aproveita os recursos para deixar os mapas mais coloridos, radiantes, etc. Definitivamente, não é o meu caso.

Ferramenta que uso: Mind Meister (Web/Android/Iphone).
Outras Opções: FreeMind (Desktop), Mindomo (Web/Android/Iphone), Xmind (Desktop).

Podcast: outros modais (modalidades) que devem ser explorados são o áudio e o vídeo, pois, quanto mais sentidos você empregar nos seus estudos, maior será a sua capacidade de absorção. Fora isso, não dá para você estudar por meio de leitura, quando dos deslocamentos diários (engarrafamentos, metrô, etc). Porém, como fazer para não se perder na infinidade de videoaulas e podcasts a que temos acesso hoje em dia? Primeiro, filtre o lixo, óbvio. E o que sobrar, gerencia com um bom aplicativo de podcast. Por favor, não reclame da fartura de possibilidades! Na minha época a gente se matava para conseguir qualquer material.

Ferramenta que uso: Podcast Addict (Android).
Outras Opções: Pocket Casts (Android/Iphones/Ipad), BeyondPod (Android), itunes (Iphones/Ipad).

Revisão: claro que a maioria das ferramentas apresentadas até agora servem também para revisão. É só repetir! Mas que tal uma ferramenta que explore a sua curva de aprendizagem com base no método dos Flashcards? Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecer esse método na época de concurseiro. O que vi mais parecido com isso foram aquelas proteção de telas (de Desktop) que ficavam repetindo questões de certificação à exaustão, contando que você aprendesse por “osmose”. De forma diferente, o método anki tem participação ativa do estudante no passo de repetição.

Ferramenta que uso: AnkiDroid Flashcards (Android).
Outras Opções: Inova M! (Android/Iphone).

Cronômetro Inteligente: a próxima pergunta é: quanto tempo você gasta em cada atividade? “Muito”, “Pouco” e “Mais ou “Menos” não são respostas de um concurseiro de alta performance. Por que? Porque simplesmente não são respostas objetivas. Já diz a máxima: “Não se consegue gerenciar o que não se consegue medir”. Portanto, antes de querer gerenciar, que tal começar a medir primeiro? Um relógio de parede ajudar, claro, mas não seria melhor algo que já classificasse os tempos em um extrato consolidado por atividade?

Ferramenta que uso: Timers4Me (Android), Tuctômetro (Android/Iphone).
Outras Opções: Time Balance (Android), Simple Time Tracker (Chrome).

Gerenciamento de Estudos: ok, com essas dicas, você já se tornou um “derrubador de canavial” nato. Mas, que tal se, antes de seguir derrubando cana, você subir em algum mirante e ver se está seguindo pelo caminho planejado, ou mesmo se está no canavial certo?!? Afinal, “não tem coisa menos produtiva do que fazer com eficiência algo que nem deveria estar sendo feito”. E se eu te disse que existem ferramentas nas quais você pode cadastrar todo esse mundaréu de coisas para estudar em seu tempo disponível, e, ao final, montar o tão sonhado cronograma de estudos otimizado e adaptável à sua rotina? Agora, nem tudo é festa! Se as ferramentas tem a capacidade de te retornar um alto valor, elas também costumam cobrar um pedágio caro em suor para a alimentação inicial. Os poucos que superam o esforço inicial, não se arrependem. É muito parecido em começar um controle financeiro pessoal.

Ferramenta que uso: Tuctor (Web).
Outras Opções: iEstudos (Web), Ciclo de Estudo (Web).

Benchmark: por fim, a “crèame de la crèame”! Como saber se todo esse esforço está sendo efetivo? Traduzindo, como saber se eu estou bem ou mal em relação aos meus concorrentes? Afinal, excluídas as discussões filosóficas, é isso que realmente importa. Bom, a solução trivial seria fazer o concurso e depois ver o resultado. Ok, mas eu preciso saber disso ANTES, meu caro Watson, pois eu não estou afim de esperar 3 anos ou mais para só então corrigir meus erros no próximo concurso para a mesma vaga! Alguns vão sugerir então fazer concursos por similaridade (mesma banca, órgão parecido, etc). Boa! Mas, muitas vezes, essa alternativa envolve deslocamentos aéreos e hospedagens, os quais não são nada baratos, confere? A próxima etapa seriam os simulados presenciais e online promovidos pelos cursinhos. Ótimo! Todavia, fora o eterna suspeição sobre o resultado, eles são muito raros na área de TI (uma pena…). Restam, enfim, a abordagem similar à adotada nas provas de certificação, a estatística. Ora, se fizermos um tratamento estatístico APURADO baseado no histórico das notas dos candidatos dos concursos anteriores, conjuntamente com o desempenho dos seus concorrentes atuais nas resolução do mesmo banco de questões, teremos uma boa probabilidade de saber onde você se encontra em relação à concorrência. Se o método não tem a capacidade de dizer precisamente se você vai passar ou não, pelo menos, ele pode indicar se você está no caminho certo, ou se deve correr atrás do prejuízo. ATENÇÃO! As outras soluções propostas não devem ser de forma alguma abandonadas, mas, a partir de agora, podem ser usadas com maior critério, uma vez que temos uma solução alternativa mais barata. Finalizando, essas ferramentas ainda são insipientes, mas prometem à medida que forem sendo descobertas pelos candidatos.

Ferramenta que uso: Qual Concurso (Web).
Outras Opções: Gabaritou TI (Web).

Pronto, você está mais bem armado que o “Comando para Matar”. Agora é só ir buscar sua filha na ilha.

Dá até uma dor no coração, pois queria que alguém tivesse me dado tudo mastigado desse jeito quando eu era concurseiro.

Bons Estudos e até o próximo artigo! (aceito sugestões)


7 Comentários

Marcia
3

Olá Walter
Conhece algum site com podcasts para concursos públicos na área de TI? Procurei no google, mas só consegui encontrar materiais relacionados a notícias e games. O único que, acredito pode ajudar é do site do Ricardo Vargas, que é voltado para gerenciamento de projetos (http://www.ricardo-vargas.com/pt/podcasts/)
Aliás, que tal o provasdeti disponibilizar versões dos vídeos em áudio? Fica a dica 😉

Victor
5

Convido Walter e os demais colegas a conhecer melhor o QualConcurso. Além de sermos “Benchmark”, como descrito no texto, também somos Resolução de Questões (inclusive discursivas), Cronômetro Inteligente e Gerenciamento de Estudos (e muito mais!).
http://www.qualconcurso.com.br

Thiago Brito
6

Realmente, como o Professor Walter Cunha comentou, o Gabaritou TI têm se destacado junto à comunidade de TI por ser um site especializado em questões de concursos para a área de Tecnologia da Informação.
Algumas funcionalidades disponibilizadas por nossa plataforma são diferenciadas, como é o caso do Benchmark, e realmente têm ajudado os nossos alunos a perceberem como estão em relação aos demais alunos, com um detalhe importante: todos os alunos são da área de TI.
O Ranking do Gabaritou TI, também tem se mostrado uma ferramenta muito importante para fomentar uma competição saudável entre nossos alunos, mesmo não tendo como objetivo demonstrar a real preparação dos alunos.
Além disso tudo, todas as questões inseridas no Gabaritou TI são criteriosamente classificadas para possibilitar uma pesquisa eficaz e estatísticas que realmente ajudam nossos alunos a identificarem os assuntos das disciplinas que precisam ser melhorados.
Acesse http://www.gabaritou.com.br e confira!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!