Três guias GRATUITOS sobre Auditoria para Administradores Windows

A auditoria de sistemas Windows é sempre uma tarefa bem difícil. Há uma opinião comum entre os administradores destes sistemas que as funções nativas de auditoria de alterações são bastante complicadas e ao mesmo tempo não ajudam muito. Além disso, estas opções são, em muitos casos, o que constitui um complicador que força a busca por soluções adicionais. Não obstante, sempre é a questão de como o usar: ao configurar as funções nativas de auditoria do Windows da maneira apropriada, elas podem ser úteis e bastante eficazes.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

A Netwrix Corporation, uma empresa dos EUA que desenvolve soluções corporativas para auditoria de alterações, compreende melhor do que todos as necessidades dos administradores Windows, e por isso criou uma ampla gama de guias gratuitos que ajudam a monitorar os sistemas usando só a funcionalidade nativa (sem investir mais verba em auditoria). Agora, os três guias mais populares e usados por administradores de sistemas de diferentes países, estão disponíveis em português – e você pode baixá-los absolutamente grátis a qualquer momento.

Confira abaixo:

  1. Auditoria de Active Directory: guia de referência rápida. Este guia funciona para Windows Server 2003-2012 e contém uma lista completa de IDs de eventos em Active Directory. Com a ajuda desta guia, você pode configurar a auditoria e os logs de AD de tal maneira que o monitoramento da infraestrutura funcione do modo mais eficaz possível. Se você necessita auditar as ações de todos os usuários no sistema, saber quem criou ou excluiu uma conta de usuário ou uma unidade de objeto, e mais, seguramente este guia vai lhe ajudar – e muito!
  2. Auditoria de Windows Server: guia de referência rápida. Este guia oferece dicas muito úteis para os administradores que querem monitorar eficazmente a sua infraestrutura Windows Server. É aplicável a Windows Server 2003, 2008 e 2013 e pode lhe ajudar a monitorar todas as alterações que acontecem na sua rede de servidores. Além disso, este guia explica como configurar o log de eventos apropriadamente.
  3. Auditoria de File Server: guia de referência rápida. Finalmente, o guia de File Server explica como se pode configurar a auditoria de compartilhamento de arquivos. Pode ser especialmente útil para as empresas grandes, onde há muitos compartilhamentos e também muitos usuários que tem acesso a eles. Neste caso, qualquer administrador de sistemas se vê obrigado a monitorar as ações destes usuários e saber quem criou, alterou ou excluiu um arquivo armazenado no File Server. Este guia explica da melhor maneira como se pode fazer isto.

Esperamos que os guias sejam bastante proveitosos e que você possa, inclusive, indicar para outros colegas que atuam na área. Em adicional, não deixe de conhecer o Netwrix Auditor for Active Directory, ferramenta que permite monitorar alterações no sistema e infraestrutura.


A Netwrix Corporation é a desenvolvedora da Netwrix Auditor, a plataforma completa para auditoria de alterações, muito popular nos EUA. A Netwrix oferece soluções para muitos sistemas comumente usados por empresas e organizações, incluindo Active Directory, SharePoint, Exchange, SQL Server, VMware e mais. Além disso, com Netwrix Auditor é possível  auditar quase todos os sistemas ou aplicativos, ainda que estes não tenham registros. Isso é possível graças à gravação de telas dos usuários privilegiados (com as funções de busca e replay) ou o seguimento das configurações armazenadas em base de dados.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!